Chevette 1.6 para 1.7



  • galera,

    vou tentar adiantar um assunto de meu interesse, até pq desmontei meu motor h? pouco tempo, ainda não tirei os pistões, mas se eu tiver quebrado canaleta vai ser pra onde eu vou partir, o aumento de cilindrada do meu motor de chevette

    pesquisei pelo fórum mas não achei muita informação concreta sobre esse assunto

    a questão é a seguinte, existem diversas formas de aumentar a cilindrada desse carro, vamos por partes:

    dados atuais do meu motor:

    pistão 82 mm - atualmente pistão std de 1.6 dl q é cavado

    curso 75,7 mm

    cilindrada 1599 cm?

    bloco e eixo std de 1.6

    a espessura da parede da camisa é de 5 mm te?ricamente (corrijam se eu estiver errado) eu tenho 10mm de medida de pistão até encostar no bloco, mas é lágico q isso é inviável né

    receita 1: pistão de ap 2.0 gasolina carburado

    pistão 83 ou 83,5 mm

    cilindrada vai para 1638 cm? com 83mm e 1658 cm? com 83,5mm (1.7)

    altura com o bloco: 1 mm abaixo do bloco (precisa rebaixar??)

    trabalhos: retifica do bloco e embuchamento de biela

    vantagem: destaxa mais o motor, pistões mais leves e preão dos pistões

    desvantagem: dizem que a canaleta dos aps é bem mais fr?gil que as dos pistões do chevette, que não compensa se não for forjado

    receita 2: pistão de monza 1.8 fam?lia 1 gasolina

    pistão 84,8 mm

    cilindrada vai para 1710 cm? (1.7)

    altura com o bloco: opiniões divergem, uns dizem q fica mais alto, outros mais baixo, quero a ajuda de vcs aqui, oq vcs sabem sobre???

    trabalhos: retifica do bloco

    vantagem: maior cilindrada, pistão teoricamente mais resistente q os demais

    desvantagem: a possibilidade de plainagem dos pistões, ou a possibilidade de ter q rebaixar muito o bloco, taxa de compressão mais alta caso haja plainagem dos pistões

    receita 3: pistão de monza 2.0 fam?lia 2 gasolina

    pistão 86 mm

    cilindrada vai para 1759 cm? (1.8)

    altura com o bloco: mais alto que o bloco, alguém sabe quantos mm é mais?

    trabalhos: retifica do bloco, rebaixar e abrir as camisas

    vantagem: maior cilindrada

    desvantagem: taxa mais alta

    e aí galera? vamos discutir sobre esses assuntos?

    ajudem o amigo é melhor o miolo do humilde chevettinho dele

    []s



  • dados dos pistões retirados do catélogo da metal leve

    algumas infos descritas eu não entendi, com isso dá pra saber a altura que os pistões ficariam no bloco do chevette?

    pistão chevette 1.6 dl original

    pistão ap 2.0 gasolina carburado

    pistão monza 1.8 gasolina

    pistão monza 2.0 gasolina

    e aí? quero ajuda

    []s



  • no caso, a dist?ncia do centro do pino do pistão até o topo do pistão do de monza 2.0 gasolina, é de 30mm, o primeiro valor da 4 coluna…dapra ter uma boua base assim



  • pra galera que quiser buscar outras informações

    extremamente útil

    http://catalogo.mahle.com.br/catalogos/piston/welcome.do

    []s



  • dudu, pistão de gm não é um ?cone em resist?ncia nem se comparado com pistão de ap. cuidado.



  • dudu, o que o pessoal usa é pistão de monza 1.8 mesmo, mas tem que ser fase 2, posterior a 86. este que vc postou é fase 1, e a altura de compressão é bem maior.



  • dudu, pistão de gm não é um ?cone em resist?ncia nem se comparado com pistão de ap. cuidado.

    [snapback]515016[/snapback]

    oi tia

    a questão que foi levantada pelo meu preparador, num é comparar o pistão de ap com o de gm, é o fato da canaleta do mesmo ser mais fina q a do pistão do chevette, enfim, baseado nisso ele teria mais facilidade pra quebrar se utilizado no motor de chevette

    tendeu? :humpft:

    tá aqui fazendo os calculos, já já posto coisa nova aqui pra galera discutir

    depois de pronto bem que podia virar um hot topic hein to tentando detalhar ao máximo

    []s



  • qdo eu tinha cheva monteio com o 86mm

    mas foi um trampo arrumar junta

    eu montaria com o 84,8mm

    e tem este lance mesmo do fase 1 e fase 2 serem diferentes a altur dos pinos



  • dudu, o que o pessoal usa é pistão de monza 1.8 mesmo, mas tem que ser fase 2, posterior a 86. este que vc postou é fase 1, e a altura de compressão é bem maior.

    [snapback]515034[/snapback]

    pistão monza 1.8 fase 2

    segue as specs do 1.8 fase 2 hehehehehe

    []s



  • em ap, quando se quer transformar um 1.8 num 1.9, o ideal é os pistões de 84,8mm mas, nesses casos, o bloco tem que ser rebaixado um pouco (não sei o quanto)…então, o pistão de monza 1.8 fase ii é mais baixo que o de ap 1.8...

    vc colocou o curso do vira mas qual o tamanho das bielas...???

    vc sabe qual o r/l...???

    seu carro é aspirado ou turbo...???

    galera,

    vou tentar adiantar um assunto de meu interesse, até pq desmontei meu motor h? pouco tempo, ainda não tirei os pistões, mas se eu tiver quebrado canaleta vai ser pra onde eu vou partir, o aumento de cilindrada do meu motor de chevette

    pesquisei pelo fórum mas não achei muita informação concreta sobre esse assunto

    a questão é a seguinte, existem diversas formas de aumentar a cilindrada desse carro, vamos por partes:

    dados atuais do meu motor:

    pistão 82 mm - atualmente pistão std de 1.6 dl q é cavado

    curso 75,7 mm

    cilindrada 1599 cm?

    bloco e eixo std de 1.6

    a espessura da parede da camisa é de 5 mm te?ricamente (corrijam se eu estiver errado) eu tenho 10mm de medida de pistão até encostar no bloco, mas é lágico q isso é inviável né

    receita 1: pistão de ap 2.0 gasolina carburado

    pistão 83 ou 83,5 mm

    cilindrada vai para 1638 cm? com 83mm e 1658 cm? com 83,5mm (1.7)

    altura com o bloco: 1 mm abaixo do bloco (precisa rebaixar??)

    trabalhos: retifica do bloco e embuchamento de biela

    vantagem: destaxa mais o motor, pistões mais leves e preão dos pistões

    desvantagem: dizem que a canaleta dos aps é bem mais fr?gil que as dos pistões do chevette, que não compensa se não for forjado

    receita 2: pistão de monza 1.8 fam?lia 1 gasolina

    pistão 84,8 mm

    cilindrada vai para 1710 cm? (1.7)

    altura com o bloco: opiniões divergem, uns dizem q fica mais alto, outros mais baixo, quero a ajuda de vcs aqui, oq vcs sabem sobre???

    trabalhos: retifica do bloco

    vantagem: maior cilindrada, pistão teoricamente mais resistente q os demais

    desvantagem: a possibilidade de plainagem dos pistões, ou a possibilidade de ter q rebaixar muito o bloco, taxa de compressão mais alta caso haja plainagem dos pistões

    receita 3: pistão de monza 2.0 fam?lia 2 gasolina

    pistão 86 mm

    cilindrada vai para 1759 cm? (1.8)

    altura com o bloco: mais alto que o bloco, alguém sabe quantos mm é mais?

    trabalhos: retifica do bloco, rebaixar e abrir as camisas

    vantagem: maior cilindrada

    desvantagem: taxa mais alta

    e aí galera? vamos discutir sobre esses assuntos?

    ajudem o amigo é melhor o miolo do humilde chevettinho dele

    []s

    [snapback]514917[/snapback]



  • carro é turbo, não sei o tamanho das bielas, consequentemente nem o r/l

    []s



  • enfim, fiz uns calculos e aqui está os resultados

    pistão do dl

    diametro: 82 mm

    diametro do pino: 23 mm

    altura do centro do pino ao topo do pistão: 33,23 mm

    resultado: fica rente ao bloco (digamos assim, pq tem a folga etc)

    pistão ap 2.0

    diametro: 83 mm ou 83,5 mm

    diametro do pino: 20 mm (precisa embuxar as bielas)

    altura centro-topo: 29,30 mm

    resultado: 4 mm abaixo do bloco

    pistão gm 1.8 fase 1

    diametro: 84,8 mm

    diametro do pino: 23 mm

    altura centro-topo: 40 mm

    resultado: tem que tornear 7mm do pistão = pistões retos

    pistão gm 1.8 fase 2

    diametro: 84,8 mm

    diametro do pino: 21 mm (precisa embuxar as bielas)

    altura centro-topo: 33,25

    resultado: 0,02 mm acima do bloco, será q tem problema??

    pistão gm 2.0 fase 2

    diametro: 86 mm

    diametro do pino: 21 mm (precisa embuxar as bielas)

    altura centro-topo: 30 mm

    resultado: 3,25 mm abaixo do bloco (possivelmente rebaixar o bloco)

    enfim, acho q seria interessante o pistão gm 1.8 fase 2

    oq vcs me dizem?

    []s



  • só pra constar

    considerando bielas de mesma medida

    curso do 1.6 = 75,7 mm

    curso do 1.4 = 66,2 mm

    temos 9,5 mm de diferença, ou seja, q ele fica mais baixo

    altura centro-topo

    • pistão do 1.6: 33,3 mm

    • pistão do 1.4: 38,0 mm

    temos 4,7 mm a mais de altura que o outro pistão

    9,5 - 4,7 = 4,8 mm

    enfim, baseado nisso, digo que o bloco de 1.4 é 4,8 mm mais baixo originalmente que o bloco de 1.6

    alguém confirma?

    []s



  • resultado: 0,02 mm acima do bloco, será q tem problema??

    [snapback]515124[/snapback]

    pistão do celta vhc fica a 0.3mm acima do bloco….hehehe



  • brow, eu jah vi usar pistão do monza fase 1.8 fase um e ficar com 128 cv aspirado com comando 288, um cabura weber de motor cht e uma 4 x 1



  • galera,

    pra constar, medi a biela do meu chevette

    tem 117 mm

    do centro do pino ao centro de onde vai no eixo

    []s



  • baseado no minha medição da biela (que pode não ser tão exata)

    r/l = ( curso / 2 ) / biela

    r/l = (75,7 / 2) / 117 = 0,32

    um pouco ?spero mesmo, achei uns outros cálculos legais sobre velocidade média dos pistões

    giro_____curso____velocidade (m/s)

    1000_____75,7_____2,52

    1500_____75,7_____3,79

    2000_____75,7_____5,05

    2500_____75,7_____6,31

    3000_____75,7_____7,57

    3500_____75,7_____8,83

    4000_____75,7_____10,09

    4500_____75,7_____11,36

    5000_____75,7_____12,62

    5500_____75,7_____13,88

    6000_____75,7_____15,14

    6500_____75,7_____16,40

    7000_____75,7_____17,66

    7500_____75,7_____18,93

    7928_____75,7_____20,00

    8000_____75,7_____20,19

    até onde entendi, a velocidade dos pistões para evitar desgaste excessivo não pode ultrapassar 20 m/s, ou seja, tenho um curso bom pra meu motor ser virador?

    []s



  • galera,

    nas minhas andan?as e conversan?as peguei vêrias opiniões

    a questão é a seguinte:

    segundo a pessoa que preparou inicialmente meu carro, pq quem ta metendo a cara sou eu (tudo eu q to fazendo na minha garagem) mesmo os outros 3 pistões estando inteiros, pode ter rolado microfissuras q não compensariam mante-los, pq até com baixa pressão eles iam acabar abrindo o bico

    ou seja, pra fazer direito troca-se os 4

    pensando nisso, eu trocaria pelos gm 1.8 fase 2, ia pra 1.7

    mas o trabalho de desmontar tudo, retifica, dinheiro gasto com os trabalhos é mais etc, será q não compensa comprar logo os pistões forjados e lançar lá???

    1. será q eu consigo pistões de chevette forjados???

    2. se conseguir, mesmo assim precisarei de retifica??? mesmo com medidas std ??

    3. oq compensa mais??

    se bobear eu vou é comprar outro jogo std da mahle e bola pra frente

    falem ae

    []s



  • e ae gente, me ajudem com idéias, eu to viajando aqui na maionese com idéias mirabolantes e formulas de professor pardar

    descobri que a iasa fabrica pistões 82 mm com pino deslocado, q dá pra usar na boa no meu bloco… pistão pra montar ap 1.9

    82 mm - 20 mm pino - 32,30 de altura do pino ao topo

    só q entrei em contato com o sórgio da beepturbo e segundo ele esse jogo de pistões quase não vende, ou seja tá em falta..

    iasa é uma boa marca de pistão forjado?

    iapel, ross, wiseco, je, probe tem pistões com essas medidas da iasa tb ??

    que marcas de pistões forjados vcs recomendam?

    []s



  • e ae gente, me ajudem com idéias, eu to viajando aqui na maionese com idéias mirabolantes e formulas de professor pardar

    descobri que a iasa fabrica pistões 82 mm com pino deslocado, q dá pra usar na boa no meu bloco… pistão pra montar ap 1.9

    82 mm - 20 mm pino - 32,30 de altura do pino ao topo

    só q entrei em contato com o sórgio da beepturbo e segundo ele esse jogo de pistões quase não vende, ou seja tá em falta..

    iasa é uma boa marca de pistão forjado?

    iapel, ross, wiseco, je, probe tem pistões com essas medidas da iasa tb ??

    que marcas de pistões forjados vcs recomendam?

    []s

    [snapback]516102[/snapback]

    cac? usa iasa e recomanda …tira tuas conclusões....hehehe


Entre para responder