Cambio



  • fala .

    já que vai demorar um pouco pra turbinar o meu carro, estou tentando ver um cambio pra ele.

    gostaria de saber se tem alguma formula pra calcular a velocidade tendo a relação de marchas e a rpm. pra tentar decidir que relação usar pra 5? marcha.

    ? mais ou menos assim:

    1? do meu cambio px

    2? do ps ( é mais longa, mas pra velocidade que está não tem muito problema de vento na cara e dá pro motor empurrar)

    3? do meu cambio px

    4? do cambio pv ( é mais curta, pra ajudar a ganhar velocidade já que o motor
    não tem muita força pra empurrar nesta velocidade)

    5? é ? aqui que está o problema, pois eu quero que nesta marcha o carro fique economico na estrada. queria uma velocidade de uns 120 km/h e um giro menor que 4000. pra manter economia e ter pouco barulho .

    será que tem geito, ou estas relações não estão legais?

    te mais

    adriano nogueira



  • cambio não eh o meu forte..
    ja olhou as relações de todos eles?



  • eu tava vendo isso agora .

    mas a minha duvida é a quinta, pois achei a do pv muito curta, e tá com medo de ficar esgoelando quando estiver viajando.

    te mais

    adriano nogueira



  • me passa os dados dos seus pneus + rotação maxima do seu motor.



  • a 5a poderia ser do ps, com aro 15 pneus 195x50 a 3000rpm tá a 120km/h



  • pneu 195-50-15
    rotação maxima vai ser uns 7000, apesar de já chegar a 8000 , mas flutuando pra caramba .

    te mais

    adriano nogueira



  • cuidado ao mexer em escalonamento ..

    vc quer um cambio 5 marchas reais ou um 4+e é

    cuidado ao mecher em escalonamento, já que quanto maior a marcha, menor deve ser o degrau entre elas pra vencer a resist?ncia do ar ..

    eu se fosse vc faria um 2.0t beeem torcudão e mandaria um ps + 3,89:1

    abs



  • hehehe do jeito q estão os ap turbo hj em dia,não existe mais o efeito 4+e =p



  • uq eh 4+e?



  • 4+e se eu nao me engano tinha na primeira versao do novo corsa 1.8(nao sei se foi descontinuado) e acho tbm que ate hj tem no santana..

    the tuner: 4+e eh o cambio com 4 marchas reais (final de 4ta) e a quinta marcha eh com uma relacao + alta pra viagem mesmo… o carro fica com giro baixo... menos consumo e tal..



  • ah ta…

    valeu



  • cruiz credo…..que escalonamento doido é esse....

    pega um pv e coloca a quinta do px, que melhora em viagens já...

    o escalonamento do pv é mto bom pra aspro...da? só com a quinta mais longa vc já tem um 4+e....o problema é o buraco que vai ficar entre a 4a e a 5a....



  • cruiz credo…..que escalonamento doido é esse....

    pega um pv e coloca a quinta do px, que melhora em viagens já...

    o escalonamento do pv é mto bom pra aspro...da? só com a quinta mais longa vc já tem um 4+e....o problema é o buraco que vai ficar entre a 4a e a 5a....

    escalonamento doido ?

    leia de novo.
    o cambio seria um pv com 2? de ps e 5? é definir.
    se o carro tem mais força qual o problema de colocar uma segunda mais longa que vai cair matando em cima quando passar a 3? ??

    para 400 mts tá bom. e a 5? só pra economia mesmo.

    ? claro que não dá pra fazer em cima do px dele. a 1? e 2? são integradas no eixo. ou compra um ps e muda tudo ou manda fazer eixo especial.

    []?s



  • a 5a poderia ser do ps, com aro 15 pneus 195x50 a 3000rpm tá a 120km/h

    tem certeza???

    o meu carro eh o pg (gol bola 1.6 atlanta)…. nao tao longo quanto o ps, mas eh o mais proximo...

    de velocimetro.. em quinta

    80km/h @ 2500 rpm

    100km/h @ 3000 rpm

    120hm/h @ 3500 rpm

    amanha vejo se bato fotos....



  • tem certeza???

    o meu carro eh o pg (gol bola 1.6 atlanta)….  nao tao longo quanto o ps, mas eh o mais proximo...

    de velocimetro.. em quinta

    80km/h @ 2500 rpm

    100km/h @ 3000 rpm

    120hm/h @ 3500 rpm

    amanha vejo se bato fotos....

    não dá 120… 115,83 km/h.

    isso desconsiderando todas as vari?veis discutidas na sóde?rre naquele tópico legal pra caramba onde o assunto principal desvirtuou-se para escorregamentos, deformações do pneu, etc.

    []?s



  • só um detalhe:
    o cambio px era tido como 4+e qdo em motor aspro original (ja que em turbo,a 5?. vai até o fim como na 4?.)
    e o cambio psó onde a 4?. ja é mto longa e 5? então nem se fala…



  • só pra exemplificar melhor:

    todos com 195/50/15 e trocando a 7000 rpm:

    cambio pv:

    cambio px:

    cambio ps:



  • q dahora esse esquema hein..
    oq eh?



  • ? o soft q uso pra calculos.
    repara q ele tb mostra (logo abaixo do km/h ) ha qtos rpms vai cair a proxima marcha



  • sim, isso me chamou a atenção.

    ps: nada de e-mail ainda.