Fia aceita proposta de bernie, e campeonato será decidido por vitórias
-
piloto com maior número de triunfos ao longo do ano será coroado campeão mundial
warm up
a fia decidiu ousar. a entidade que rege o automobilismo anunciou nesta terça-feira (17) que o mundial de pilotos de f-1 de 2009 será decidido pelo número de vitórias. o campeão será o corredor que chegar mais vezes em primeiro lugar ao longo das 17 etapas da temporada, conforme desejava bernie ecclestone. as outras posições receberão pontos conforme acontecia até o ano passado.
o anúncio da mudança acontece pouco menos de duas semanas antes do começo da temporada, que se inicia na austrália no próximo dia 29. e é, sem dúvida nenhuma, a maior alteração já feita no sistema de pontuação da f-1. de acordo com o comunicado emitido pela fia, o conselho mundial do esporte a motor aceitou a proposta da formula one management para dar o título ao piloto que vencer mais vezes durante a temporada .
entretanto, o sistema olímpico que ecclestone tinha em mente não foi confirmado. se dois ou mais pilotos terminarem o ano com o mesmo número de vitórias, o título será dado ao piloto que tiver mais pontos, considerando o atual sistema de 10, 8, 6 etc. o restante da classificação, de segundo a último, continuará sendo decidida através da pontuação atual. não haverá entrega de medalhas para os três primeiros, e o mundial de construtores não foi alterado.
medida tomada pelo conselho provocaria diversas alterações no panorama geral dos campeonatos ao longo da história da f-1. em 2008, por exemplo, o título teria ficado com felipe massa, vencedor de sete gps, e não com lewis hamilton, que faturou cinco vitórias. além da mudança na pontuação, outras alterações importantes também foram confirmadas nesta terça. a fia anunciou também um limite de orçamento para a próxima temporada — mas que não será compulsório. parece complicado, e é mesmo: os times que pretenderem manter a liberdade nos seus gastos podem fazê-lo, mas terão de se submeter às regras vigentes atualmente e que estão garantidas até 2012.
por sua vez, quem se submeter ao limite orçamentário de £ 30 milhões (cerca de r$ 95 mi) por ano terá maior liberdade para mexer em detalhes técnicos, como a possibilidade de utilizar um fundo mais eficiente em termos de aerodinâmica — e padronizado para aqueles que decidirem usá-lo —, além de asas móveis e motores não sujeitos a limite de giros ou congelamento. a ideia é fazer com que novos times, dispostos a gastar menos, tenham tanta condição de brigar por vitórias quanto aqueles que escolherem gastos ilimitados.
outras alterações foram feitas com relação aos testes: entre o final da temporada, que acontece em abu dhabi em novembro, e o dia 31 de dezembro de 2009, os times poderão fazer três treinos de um dia com pilotos novos, que não tenham participado de testes por mais de quatro dias nos dois anos anteriores.
as equipes também poderão realizar oito testes aerodinâmicos em linha reta ou em curvas de raio constante ao longo da temporada, incluíndo o período do mundial. os locais de treino precisam ser aprovados pela fia.
por fim, a entidade destacou também novidades que servirão para maior conhecimento do público e da imprensa sobre o que acontece ao longo das corridas. a fia irá publicar, após cada treino de classificação, os pesos dos carros, revelando a quantidade de combustível com que cada um irá largar.
os pneus de chuva tiveram seus nomes modificados, com as peças para precipitação normal renomeadas para intermediárias e as de chuva extrema de chuva . os pilotos também serão obrigados a conceder autógrafos em um espaço designado pelas equipes no pit-lane ao final do primeiro dia de treinos livres, e os corredores eliminados no q1 e q2 da classificação têm de se colocar à disposição da imprensa assim que deixarem os seus carros, bem como os pilotos que abandonarem os gps.
a mídia também terá à sua disposição um porta-voz de cada time, além dos pilotos que não ficarem nas três primeiras posições.
por essa eu não esperava. vamos ver o que acontece nesse campeonato.
-
o capelli fez uma estatistica interessante: http://www.blogdocapelli.com.br/2009/03/na…cariam-de-maos/.
nao adianta, o mais justo eh valorizar a vitoria com diferenca maior de pontos para o primeiro colocado.
-
agora neguinho vai brigar com unhas e dentes pela vitória junte-se a isso o fato de que não existirão mais reabastecimentos em 2010 e o novo pacotte aerodinâmico vigente = o bicho vai pegar.
-
-
-
10
6
4
3
2
1
-
e um ponto extra para pole..
e outro para melhor volta da corrida…
-
voltaram atrás com a parada, até q enfim
com o perdão dos amigos, um jabá básico do meu blog
http://speedchallenger.blogspot.com/2009/0…qui-sou-eu.html
rio de janeiro - nem tudo nesse mundo está perdido. há pouco mais de uma hora caiu decisão mais ridícula e infame da história da f1: nada da babquice de quem vence mais leva a taça. voltemos aos pontos que é melhor. até por quê ninguém gostou da idéia mesmo.
a semana inteira correu entre críticas e esculhambos em cima da decisão cometida por tio bernie e vovô max. rosberguinho definiu bem com apenas uma palvra: nonsense. só um louco ia inventar um troço desses. quando tudo parecia perdido, o milagre acontece, e a fota consegue contornar a situação. e com um ótimo argumento, pois segundo as equipes, foi feito na tretinha, já que como ficou bem claro, nenhum time sequer concordou com a proposta, quanto mais houve unanimidade. provavelmente temendo alguma revolta entre as equipes, os velhotes voltaram atrás. segue abaixo o comunicado da fota:
“em função da decisão tomada pelo conselho mundial no dia 17 de março com relação à definição do campeão, as equipes se reuniram e concordaram, por unanimidade, em questionar a validade da medida.
a fota havia feito uma proposta [de nova pontuação] que foi baseada nos resultados de uma grande pesquisa de mercado, que ouviu as preferências do público, e acreditamos que essas indicações deveriam ser devidamente consideradas.
a emenda feita pelo conselho ao regulamento esportivo não seguiu o que o anexo 5 do documento prevê, e de acordo com o artigo 199 do código esportivo internacional da fia é muito tarde para que a federação imponha, para a temporada 2009, mudanças que não tenham sido tomadas com a unânime aprovação dos competidores que estão inscritos no campeonato de f-1 deste ano.
já que a mudança no sistema de pontuação proposta pelos times e apresentada à fia não foi aprovada pelo conselho, nenhuma outra alteração pode ser feita em 2009. as escuderias gostariam de tornar pública a vontade que têm de colaborar com a fia para, em conjunto, definir um novo sistema de pontos para 2010, que considere medidas que estimulem o aumento da atratividade do esporte.”
em suma: seu bernie e seu max, quem manda nessa porra não vocês. são as equipes, os pilotos, e talvez principalmente os fãs. ouçam-nos e nunca faltará o show que vocês dizem ser tão necessário.
na bunda tio bernie

-
eu colcoaria o 1º com 10 ou 12 pontos e o segundo com 5 ou 6 . e pontuação só até o 6º .
mas isso vai ser menos pior que o modelo atual , pelo menos vão se arriscar pela vitória .
até que enfim , briga no primeiro pelotão faz uns 20 anos que não tem isso de verdade .
-
se vai continuar como está , não entendo a comemoração .
gente , para um purista a única coisa a fazer é não assistir f1 , pois as alterações já ultrapassaram todos os limites do aceitável . não ví tanta avacalhação assim nessa proposta do vermie . já houve tanta avacalhação nesse arremedo de categoria automobilística .
e os fãs não apitam nada nesse circo …
-
caiu
tio bernie zé das medaia sentou no quibe
http://esporte.ig.com.br/grandepremio/form…10+4951039.html
quem disse q quando as equipe querem não conseguem