Queimou junta, por quê???
-
bom pessoal, ontem montei o que faltava no meu carro e sai para ver como tava e ir acertando… rodei 8 km dentro da cidade, ou seja, só estiquei 1ª, 2ª e 3ª... uma vez coloquei uma 4ª e dei wot até uns 4500 rpm para ver a mistura... ficou bala, marcava no hall fueltech em torno de 0,900
resultado: cheguei em casa e a fumaceira no escape pegando... cilindro 1 tah entrando mais agua do que no radiador
motor:
-
sevel 1.6
-
turbina t2
-
0,7 bar de pressão (wastegate original da turbina)
-
bico extra com gerenciador
-
ponto final de 55º (loucura total, por isso não fui andar na estrada pra esticar)
-
motor foi aberto, feito cabeçote e fechado com junta taranto (tão dizendo q o problema e a taranto q nao rola)
-
cabeçote verificado na retificadora, sem empeno algum
-
torque de 4 kgf mais 2 etapas de 90º, conforme manual da junta.
-
não foi trocado os parafusos do cabeçote
-
feito limpeza nas roscas dos parafusos pra não ficar sujeira
-
temperatura não passou de 90º em momento algum
pelo que sei, o que gospe junta é pressão... 0,7 eh muito sussa pra esse motor... então foi algo na montagem... o que acham q pode ter dado errado???
tem q trocar os parafusos??? eles são elásticos???
sujeira/água nas roscas???
bloco empenado??? (cabeçote foi aberto em perfeito estado, jah tinha rodado 20 mil km desde a ultima mechida e não tinha nenhum defeito)
cabeçote empenado???
pouco torque pro turbo???
-
-
amigo,abaixe o ponto pra no max 28graus,se nao queima junta e quebra as canaletas todas dos pistao,use junta sabo,(aguenta mais pra turbo)e acho uma t2 muito pequena pra motor 1.6.
-
nunca reaproveite um parafuso de cabeçote…. no meu, eu fiz prisioneiros...
esse motor força muito a junta, pois a camara é muito larga..
nenhum motor usa mais de 35graus de ponto final com carga.
na hora do aperto de parafusos, siga o manual do fabricante, nao da junta.
para fiat, continue utilizando juntas taranto, pois sao as melhores.
sempre que desmontar um cabeçote, é necessario um passe de limpeza
no meu motor com prisioneiros, o mecanico puxa 12kg final, depois de funcionar
-
nunca reaproveite um parafuso de cabeçote…. no meu, eu fiz prisioneiros...
esse motor força muito a junta, pois a camara é muito larga..
nenhum motor usa mais de 35graus de ponto final com carga.
na hora do aperto de parafusos, siga o manual do fabricante, nao da junta.
para fiat, continue utilizando juntas taranto, pois sao as melhores.
sempre que desmontar um cabeçote, é necessario um passe de limpeza
no meu motor com prisioneiros, o mecanico puxa 12kg final, depois de funcionar
pois então duka, jah arranquei o chip alcool fora e botei o original de volta… quanto ao aperto, eh o mesmo que o fabricante recomenda, segundo o manual haynes do fiat tipo
to achando mesmo que foi falta de aperto...dei as duas puchadas de 90º e nem estralou... achei estranho...
vamo lah então, plaina de cabeçote, parafusos novos e um reaperto depois de aquecido... vamos ver se aguenta... 0,7 eh brincadeira de criança, não devia ter aberto o bico...
-
creio q o seu problema seja o ponto final excessivo…
esta é a duvida… antes de inventar e fazer a montagem fora da especificação do fabricante, ponto queima junta???
até onde sei ponto excessivo fura pistão e as vezes quebra canaleta... agora pelo que eu saiba o que queima junta eh muita pressão e não muito ponto
-
ponto excessivo pode queimar junta sim… depende de uma série de fatores contrucionais... mas pode fazer isso sim...
mas por outro lado usar parafusos antigos pode fazer com que fiquem elasticos demais, ai não aperta suficiente... qdo vc abrir pra trocar deve dar pra ver se foi um ponto de queima (ponto excessivo) ou um ponto de passagem (falta de aperto devido ao parafuso ter cedido).
de toda forma 55° foi medido de que jeito ?..com scanner e carro parado (sem carga, só acelerando) da algo perto disso mesmo principalmetne se for um chip de conversão...mas com carga deve cair substancialmente (depende do que foi feio no chip)
se precisar de algo de chip me da um alô que eu mexo com isso...
-
sempre gostei das taranto.
mas pra turbo o canal eh junta de aço mesmo…
outra coisa, tava falando com 2 mecanicos, e eles me falaram q se apertar mt o cabeçote, ele empena mais facil, pois deforma todo o cabeçote com o aperto.
alguem mais confirma isso? pq tava usando 12kg de aperto, mas depois dessa converça, to pensando seriamente em manter os 9kg originais .
-
esta é a duvida… antes de inventar e fazer a montagem fora da especificação do fabricante, ponto queima junta???
até onde sei ponto excessivo fura pistão e as vezes quebra canaleta... agora pelo que eu saiba o que queima junta eh muita pressão e não muito ponto
ponto nao fura pistao, o que fura pistao é falta e falta tbm faz queimar junta… mas como vc disse que tava com mistura gorda nao deve ser isso...
-
dr 147, qt sai essa junta? achei no clube do fiat por 70 reais…
overspeed, os 55º foram medidos andando com o scanner kaptor ligado no carro... pé no assoalho em 4500 rpm marcou 55º dae soltei o pé...
quanto ao chip é chip de conversão pra alcool e potenciado ...
overspeed, o que pode ser feito a nível de chip nele??? será que tem como vc fazer uma programação mais ou menos sem ter o carro pra testará?
-
o meu gerenciador é o unidesign, ele tem atraso de ponto mas não tá funcional… pois os fios da bobina do tipo 1.6 são bem grossos, são fios de sinal negativo mas são de 6mm... não sei se passa uma corrente muito forte ali ou se o fio eh grosso por frescura dos italianos...
até fiz um topico sobre isso mas nada conclusivo... dae to com medo de ligar no gerenciador e torrar ele por excesso de corrente
-
vamo lá então.
falei com o piu. é o seguinte: até dá pra usar atrasando o ponto, mas o problema é a bobina. ela não é amplificada, então vc precisaria trocá-la por uma que o fosse (de corsa ou de ap flex, por exemplo).
o sinal que iria para a bobina vc joga em um resistor de 220r x 5w, e da saída do resistor entra no gerenciador.
e tem mais uma coisa: pode ser (não tenho certeza) que sua injeção perceba que não tem bobina ligada nela e entre em modo de emergência. não sei até que ponto essa ie sua é burra, por ser relativamente antiga.
-
vamo lá então.
falei com o piu. é o seguinte: até dá pra usar atrasando o ponto, mas o problema é a bobina. ela não é amplificada, então vc precisaria trocá-la por uma que o fosse (de corsa ou de ap flex, por exemplo).
o sinal que iria para a bobina vc joga em um resistor de 220r x 5w, e da saída do resistor entra no gerenciador.
e tem mais uma coisa: pode ser (não tenho certeza) que sua injeção perceba que não tem bobina ligada nela e entre em modo de emergência. não sei até que ponto essa ie sua é burra, por ser relativamente antiga.
pois é, só testanto para ver se ela entra em modo de segurança… é uma pena... acho que vou ir a procura de uma mpi de uno/siena 1.6...
o gerenciador da hardware atrasa o ponto com a minha bobina... mas custa 600 dinheiros... se procurar bem é capaz de achar uma mpi por esse valor, que com certeza é bem melhor que a minha ie
por enquanto vamos rodando de junta de cobre com o ponto original do modulo... deve dar uns 40º de final, acho que o sevel aguenta...
-
consigo uma junta de cobre pra este motor.. tenho um contato que fez pro meu 1.300 , dá pra andar 1,5 kg tranquilo…
certamente o excesso de ponto contribuiu para a quebra.
é o mesmo valor, se fosse vc colocava, já que vai ter que desmontar o cabeçote mesmo, aproveita a m.o… aí dá pra acelerar tranquilo.
-
dr 147, qt sai essa junta? achei no clube do fiat por 70 reais…
overspeed, os 55º foram medidos andando com o scanner kaptor ligado no carro... pé no assoalho em 4500 rpm marcou 55º dae soltei o pé...
quanto ao chip é chip de conversão pra alcool e potenciado ...
overspeed, o que pode ser feito a nível de chip nele??? será que tem como vc fazer uma programação mais ou menos sem ter o carro pra testará?
é deve estar com bastante ponto mesmo… assim é dificil, o máximo que daria pra fazer se for só mexer em ponto (levando em consideração que aliementa bem com este chip) seria ler o arquivo, mexer só em ponto e faze algo assim bem básico...
ou então tentar algo genérico que pode ou não cair bem no teu caso...
-
é deve estar com bastante ponto mesmo… assim é dificil, o máximo que daria pra fazer se for só mexer em ponto (levando em consideração que aliementa bem com este chip) seria ler o arquivo, mexer só em ponto e faze algo assim bem básico...
ou então tentar algo genérico que pode ou não cair bem no teu caso...
qt eu gasto pra vc remapear só o mapa de ponto do chipo?? a alimentação aparentemente tá bacana, é que nem consegui testar bem o carro… andei uns 5 minutos e se foi a junta...
vou medir o ponto do chip original... se ainda ficar alto vou ter q recorrer pro chip mesmo