Pistão t-jet
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obrigado pela ajuda pessoal. acabei comprando os pistões do t-jet.
nos dois o diâmetro é 72mm e pinos de 18mm. já a distância entre a borda do pistão até o centro do pino no 8v tem 26,4mm e no t-jet tem 27mm. na bacia o 8v tem profundidade de 6mm e t-jet tem 7mm, sendo que o 8v tem essa bacia deslocada apenas de um lado, e o t-j tem ela por completa sendo o centro da bacia um pouco abaloada. as cavas das valvulas ficam na borda do pistão e são bem rasas, podendo usá-lo normalmente no 8v pelo fato de ter todos os detalhes centralizados. tambem há bastante material nessa borda no caso de precisar desbastá-las, o que faria com que sumisse as cavas das valvulas e chegaria a 26,4mm na altura. certamente vi destaxar, já que esse é um ponto critico nesse carro: 10,35:1
li em algum lugar que no trofeo linea andam com 1.3bar e 215cv naquela pressão de corrida usando esses pistões…devem ser fortes e aguentar até uns 300 cv não?
abs, e mais uma vez obrigado pelas valiosas dicas.
fredy
é cara, acho que vai ficar bom. o desenho da cabeça claro que é resultado de toda a engenharia empregada pra ganhar gramas de torque e econimizar os fios de cabelo de combustivel. mas aqui fora, sabe como é né… a gente tenta se virar da melhor forma possivel... perto das gambiarras que se ve por ai, essa até que nao é das mais feias...
comprou pistoes, bielas, pinos e travas né freddy? qual a classe? seria interessante aumentar um pouquinho de nada a folga pegando a classe menor, ja que a diferença é de 0,01.
só pra esclarecer sobre pistoes forjados e sensor de detonção:
os sistemas modernos de injeção eletrônica possuem filtros digitais (processamento digital de sinais ou dsp) para filtrar e isolar a frequencia caracteristica da batida de pino para determinado motor, dependendo de condicoes de pressao e carga.
os pistoes forjados mais modernos, quase que nem batem e trabalham com praticamente a folga original.
sendo assim, é um belo mito esse de pistoes forjados serem confundidos com detonação. se fosse facil assim, folgas de valvulas tambem seriam.
freddy, acho que vai dar certo os pistoes e baixando a taxa, melhor ainda só nao se esqueça de dar uma virada com a mao no motor com o cabeçote, pra ver se as valvulas nao pegam no pistao
ah, no trofeo linea, a taxa é de 9,8:1, original do t-jet. a taxa nao foi modificada pra categoria. só a turbina foi substituida pela do marea turbo.
o meu ficou com 8,5:1 acho que vai dar pra por uma boa pressao. o medo ai é o vira que é de ferro. do t-jet é de aço
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aí eu discordo. desenho do pistão é fruto de todo trabalho da engenharia pra tirar o pelinho de torque q o lost citou. cara não ta la dentro fazendo um puta desenho à toa não, se não deixava reto e foda-se. não é aqui fora q vai se fazer algo melhor não acredite.
agora sobre a detonação… sim alguns carros tem filtros até pro ruido do garfo de embreagem, mas ruido das folgas de valvulas tbm são pré-estabelecidos na hora de calibrar o ks, ou não? eu acho que eles testam os motores em condições de uso novo e sob condições de desgaste tbm, aí os forjados, mesmo que tenham folgas minimas, entram com esse ruido a mais, ou só pelo fato da camara ter ja um desenho diferente a combustão ja teria uma forma de onda diferente... mas sei la, só sou eu falando aqui, vai q to errado. não sei q ano saiu, mas por exemplo amigo nosso palio 1.8r depois q colocou forjado no motor dele nunca se acertou, teve q fazer chip pra poder funcionar, provavelmente anulou o ks.
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aí eu discordo. desenho do pistão é fruto de todo trabalho da engenharia pra tirar o pelinho de torque q o lost citou. cara não ta la dentro fazendo um puta desenho à toa não, se não deixava reto e foda-se. não é aqui fora q vai se fazer algo melhor não acredite.
agora sobre a detonação… sim alguns carros tem filtros até pro ruido do garfo de embreagem, mas ruido das folgas de valvulas tbm são pré-estabelecidos na hora de calibrar o ks, ou não? eu acho que eles testam os motores em condições de uso novo e sob condições de desgaste tbm, aí os forjados, mesmo que tenham folgas minimas, entram com esse ruido a mais, ou só pelo fato da camara ter ja um desenho diferente a combustão ja teria uma forma de onda diferente... mas sei la, só sou eu falando aqui, vai q to errado. não sei q ano saiu, mas por exemplo amigo nosso palio 1.8r depois q colocou forjado no motor dele nunca se acertou, teve q fazer chip pra poder funcionar, provavelmente anulou o ks.
marcel, o filtro é aplicado para deixar passar apenas o que interessa, e não tentar eliminar o que não interessa como seria o caso de filtrar pra eliminar o ruido de folga de válvulas.
é um tipo de filtro band-pass onde se deixa passar o que interessa. a partir daí ainda são aplicadas outras lógicas antes de se determinar que realmente se trata de batida de pino .
quanto ao carro que você está mencionando: foi passado scanner e realmente visto que o sistema estava detectando batida de pino?
menegotto, eu concordo sim que às vezes o que a fabrica faz realmente não é o melhor para o usuário, ainda mais levando em consideração as inumeras questões que eles levam em consideração, e ainda mais a principal questão que determina grande parte do que é um carro: custo e preço final da categoria onde vai se enquadrar. sobre o desenho do pistão, acredito sim que tenha ganhos e que seja muito bem desenvolvido, mas talvez os ganhos sejam tão inexpressíveis que não tenha problema algum em se modificar. afinal, o carro foi turbinado agora, e quando o pistão foi desenhado pela fábrica, não foi levada em consideração a aplicação de turbo, não é mesmo?
quem está preocupado com alguns gramas de torque e com o consumo, quando instala uma turbina no carro pra mais que dobrar a potência e torque originais?
eu mesmo baixei a taxa de compressão do meu motor de 10,2:1 pra 8,5:1. se fosse aspirado, seria totalmente inviável, mas com turbo, 0,1 de pressao ja devolvem a taxa pra proximo do original, e isso ocorre a menos de 2000 rpm. a vantagem é que no final, o volume dinâmico aumenta e a taxa dinâmica diminui. posso trabalhar com mais pressão e alcançar maior potência final.
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aí eu discordo. desenho do pistão é fruto de todo trabalho da engenharia pra tirar o pelinho de torque q o lost citou. cara não ta la dentro fazendo um puta desenho à toa não, se não deixava reto e foda-se. não é aqui fora q vai se fazer algo melhor não acredite.
agora sobre a detonação… sim alguns carros tem filtros até pro ruido do garfo de embreagem, mas ruido das folgas de valvulas tbm são pré-estabelecidos na hora de calibrar o ks, ou não? eu acho que eles testam os motores em condições de uso novo e sob condições de desgaste tbm, aí os forjados, mesmo que tenham folgas minimas, entram com esse ruido a mais, ou só pelo fato da camara ter ja um desenho diferente a combustão ja teria uma forma de onda diferente... mas sei la, só sou eu falando aqui, vai q to errado. não sei q ano saiu, mas por exemplo amigo nosso palio 1.8r depois q colocou forjado no motor dele nunca se acertou, teve q fazer chip pra poder funcionar, provavelmente anulou o ks.
cara, vc está redondamente enganado no tocante ks…. só se a coisa for muito tosca (tipo as feitas com aerolitos ou com pressostato) para ruído de válvulas ou outras coisas serem confundidas com pré-detonação.... isso é falácia, em especial que uma faiscador mega ultra top costuma falar... mas não é verdade.... já vi carro com tuchos mecânicos, cheio de folga no cilindro, batendo muito saia de pistão, que não ocorria detecção de pré detonação... exceto quando havia pré-detonação de verdade..... quanto ao formato do pistão... isso é chute puro.... o formato dele leva em conta a taxa original sem turbo... mudou isso não é mesma condição de teste.. e, sendo turbo, se perde alguma coisa, toca 0.1 mais de pressão....
esta coisa do original é sempre melhor, não é assim 100%, pois quando vc muda as caracteristica do motor muda todos os dados usado na engenharia original... novamente estes papos me parece coisa de um faiscador e sua corja de alienados....
cuidado com o bando de porcarias que espalaharam por ai... muitas delas são parecidas com as que os nossos avós falavam, tipo: que manga com leite empedra... que cobreiro é uma aranha que passou por cima do seu pé.... cuidado
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eu mesmo baixei a taxa de compressão do meu motor de 10,2:1 pra 8,5:1. se fosse aspirado, seria totalmente inviável, mas com turbo, 0,1 de pressao ja devolvem a taxa pra proximo do original, e isso ocorre a menos de 2000 rpm. a vantagem é que no final, o volume dinâmico aumenta e a taxa dinâmica diminui. posso trabalhar com mais pressão e alcançar maior potência final.
concordo, q na hora de turbinar esse lance de desenho vai pras cucuias. a taxa baixa pra caramba não influencia na pegada da turbina não, na fase aspirada, etc?
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eu mesmo baixei a taxa de compressão do meu motor de 10,2:1 pra 8,5:1. se fosse aspirado, seria totalmente inviável, mas com turbo, 0,1 de pressao ja devolvem a taxa pra proximo do original, e isso ocorre a menos de 2000 rpm. a vantagem é que no final, o volume dinâmico aumenta e a taxa dinâmica diminui. posso trabalhar com mais pressão e alcançar maior potência final.
concordo, q na hora de turbinar esse lance de desenho vai pras cucuias. a taxa baixa pra caramba não influencia na pegada da turbina não, na fase aspirada, etc?
influencia um pouco sim até 2000 rpm, daí 0,1 de pressao ja resolve o problema. pegada em si nao perde não.
a taxa não é baixa pra caramba . é taxa de turbo de fabrica um pouco mais antigo. t-jet tem 9,8:1 e é gasolina, eu to com 8,5:1 no alcool, ou seja, da pra botar mais pressão e tirar mais potencia com segurança
taxa alta em turbo atrapalha, vai por mim que você passa de ano
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valeu lost…mas não quero passar de ano, quero ter esse carro andando com segurança e confiabilidade para andar alguns milhares de kms. tô conciente do que tenho no resto do conjunto e o pico de pressão não vai passar de 1.2, 1.3bar. passando de 200cv já estou feliz e satisfeito. abs.
abs
eu mesmo baixei a taxa de compressão do meu motor de 10,2:1 pra 8,5:1. se fosse aspirado, seria totalmente inviável, mas com turbo, 0,1 de pressao ja devolvem a taxa pra proximo do original, e isso ocorre a menos de 2000 rpm. a vantagem é que no final, o volume dinâmico aumenta e a taxa dinâmica diminui. posso trabalhar com mais pressão e alcançar maior potência final.
concordo, q na hora de turbinar esse lance de desenho vai pras cucuias. a taxa baixa pra caramba não influencia na pegada da turbina não, na fase aspirada, etc?
influencia um pouco sim até 2000 rpm, daí 0,1 de pressao ja resolve o problema. pegada em si nao perde não.
a taxa não é baixa pra caramba . é taxa de turbo de fabrica um pouco mais antigo. t-jet tem 9,8:1 e é gasolina, eu to com 8,5:1 no alcool, ou seja, da pra botar mais pressão e tirar mais potencia com segurança
taxa alta em turbo atrapalha, vai por mim que você passa de ano
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olá lost,
sim, pistões, pinos, anéis e travas. caramba, os pinos do t-jet tem quase o dobro da espessura interna comparada com as do 8v. não sei se o material dos pistões são diferentes (devem ser, alguém sabe?) mas é notável a maior robustez das do t-jet, principalmente nas áreas de carga. ainda não testamos mas provavelmente os pistões vão pro torno pra tirar alguns décimos da borda. acho que vai pegar nas valvulas. não pude escolher a classe pois eram os únicos que tinham a preço interessante pra mim. são classe a.
abs.
obrigado pela ajuda pessoal. acabei comprando os pistões do t-jet.
nos dois o diâmetro é 72mm e pinos de 18mm. já a distância entre a borda do pistão até o centro do pino no 8v tem 26,4mm e no t-jet tem 27mm. na bacia o 8v tem profundidade de 6mm e t-jet tem 7mm, sendo que o 8v tem essa bacia deslocada apenas de um lado, e o t-j tem ela por completa sendo o centro da bacia um pouco abaloada. as cavas das valvulas ficam na borda do pistão e são bem rasas, podendo usá-lo normalmente no 8v pelo fato de ter todos os detalhes centralizados. tambem há bastante material nessa borda no caso de precisar desbastá-las, o que faria com que sumisse as cavas das valvulas e chegaria a 26,4mm na altura. certamente vi destaxar, já que esse é um ponto critico nesse carro: 10,35:1
li em algum lugar que no trofeo linea andam com 1.3bar e 215cv naquela pressão de corrida usando esses pistões…devem ser fortes e aguentar até uns 300 cv não?
abs, e mais uma vez obrigado pelas valiosas dicas.
fredy
é cara, acho que vai ficar bom. o desenho da cabeça claro que é resultado de toda a engenharia empregada pra ganhar gramas de torque e econimizar os fios de cabelo de combustivel. mas aqui fora, sabe como é né… a gente tenta se virar da melhor forma possivel... perto das gambiarras que se ve por ai, essa até que nao é das mais feias...
comprou pistoes, bielas, pinos e travas né freddy? qual a classe? seria interessante aumentar um pouquinho de nada a folga pegando a classe menor, ja que a diferença é de 0,01.
só pra esclarecer sobre pistoes forjados e sensor de detonção:
os sistemas modernos de injeção eletrônica possuem filtros digitais (processamento digital de sinais ou dsp) para filtrar e isolar a frequencia caracteristica da batida de pino para determinado motor, dependendo de condicoes de pressao e carga.
os pistoes forjados mais modernos, quase que nem batem e trabalham com praticamente a folga original.
sendo assim, é um belo mito esse de pistoes forjados serem confundidos com detonação. se fosse facil assim, folgas de valvulas tambem seriam.
freddy, acho que vai dar certo os pistoes e baixando a taxa, melhor ainda só nao se esqueça de dar uma virada com a mao no motor com o cabeçote, pra ver se as valvulas nao pegam no pistao
ah, no trofeo linea, a taxa é de 9,8:1, original do t-jet. a taxa nao foi modificada pra categoria. só a turbina foi substituida pela do marea turbo.
o meu ficou com 8,5:1 acho que vai dar pra por uma boa pressao. o medo ai é o vira que é de ferro. do t-jet é de aço
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material é diferente sim…
bielas sao do t-jet tb né? vai ficar bacana...
ve se nao tira muito dos pistoes nao... tenta calcular o levante da valvula e tal e a distancia pra cabeça do pistao pra ver se tem que tirar mesmo
se for o caso, monta o cabeçote com 4 parafusos sem apertar muito, passa a correia e tal, poe a correia no pont e da uma virada no motor pra ver se pega... vai que nem pega cara... ai nem precisa mexer...
suave cara, a questao da classe, se der tempo, da uma olhada por baixo do bloco na borda perto do sub-bloco de aluminio, vai ter 4 letras pinadas (escritas com pino)
tipo aabb
sao as classes dos cilindros
se der tempo, da uma olhada só por curiosidade pra ver se ta muito misturado o seu... se tiver, significa que vai ter diferença de folga entre um e outro... mas nao acho nada que va comprometer o motor nao...