Turbinando o sevel 1.9
-
vcs tao me deixando com medo… sempre confiei nas valvulas nacionais, pois pessoalmente ninca tive problemas graves...
porem nao tenho mais idade nem saco de errar... a alivio vai ser tao bem escolhida quanto o turbo/pistoes/bielas
-
a única nacional que eu confio é a macktech.
-
diafragma, outro ponto crítico, conforme o flávio e jonas já comentaram.
coloca-se uma pressão danada na mola de modo que a infeliz da wg não abra com a pressão dos gases de escape e a compressora toca de enfiar pressão até que a membrana diafragma se rompe e aí vai tudo para o saco.
o conjunto mola/diafragma deve ser muito bem balanceado de fábrica e a partir deste momento acaba o parafuso.
é o que se acha entre as importadas.
como o fabricante tupiniquim aqui acha que mola é tudo igual mete-lhe um parafuso na testa de maneira a transferir a responsabilidade do controle de qualidade na mão do comprador.
variações de 0,5 a 1,5 bar declarados por um fabricante nacional famoso como o range a ser ajustada na sua wg é, no mínimo, uma infelicidade tecnológica.
não há necessidade de parafusos, ajusta-se a pressão usando-se a famosa torneirinha ou o booster eletrônico com relé de ar ligados entre o topo e parte de baixo do diafragma.
gente, não é à tôa que tial e outras tantas marcas confiáveis acabaram com os parafusos a milênios ou talvez até nunca os colocaram.
flávio, abre o olho.
-
pera e veja se entendi…
tanto nas com parafuso quanto as sem se o diafragma rasgar fufu tudo... maaaaas, nas importadas sem parafuso usase uma pressão bem menor na mola (apenas o suficiente para não abrir com os gases do escape então necessita de menas pressão no diafragma para movê-lo, fazendo-o durar mais. mas ainda assim se furar fode tudo.
-
por isso sempre prefiro os turbos com válvula incorporada, não é atoa que as montadoras sempre o preferem também…
e tem turbo de gente grande com valvula incorporada? não conheço….
-
por isso sempre prefiro os turbos com válvula incorporada, não é atoa que as montadoras sempre o preferem também…
2º ou 6º opção de caixa quente.
[gt3582r internal wastegate](gt3582r internal wastegate)
-
esse meu amigo aí tocou exatamente num ponto que iria comentar mais adiante.
pelo o que já pesquisei nenhum carro de fábrica que venha com turbo original tem a titica do parafuso de regulagem da wg.
usa-se sempre um rele pneumático ajustado pela própria ecu da injeção do carro, inclusive os diesel.
o conjunto mola/diafragma precisa operar equilibrado e para isso a altura da mola precisa ser fixa.
os fabricantes renomados de wg para obterem molas de diferente pressão alteram o diâmetro do fio de aço que comporá a mola.
isso significa que a excursão da mola será sempre a mesma e manterá uma pressão praticamente constante em cima do diafragma, independentemente se ele estiver inflado ou não.
-
respondido flávio???? existe outro mundo além das apl
-
o que acontece em terra tupiniquim é que usam motores jurássicos para obter potência exorbitante, com isso nosso esporte a motor se resume a 4kg de pressão de turbo.
lá fora, usam-se motores de ultima geração, com rendimento muito maior… qualquer projeto gringo usa pressão de 15 a 20psi e obtem os mesmos 600cv que a gente tira aqui no brasilis... 4kg de turbo é coisa de dragster não carro de rua
-
respondido flávio???? existe outro mundo além das apl
claro que respondeu… porem ficou claro que isso nao é realidade nos turbos vendidos no br... os turbos de gente comumente vendidos aqui (hx40, mp super 70, kkk27, etc...) nao tem essa caixa quente como opção estampada...
-
amigos, para os anais do preparados, a configuração da pressurização controlada pelo booster eletrônico ficou da forma do primeiro desenho abaixo.
no segundo desenho, que é a configuração padrão, não se mantinha a pressão desejada. ficava instável.
provavelmente pela wg estar praticamente sentada em cima do coletor a pressão dos gases de escape sobre a válvula é muito grande, forçando a abertura e instabilizando a pressão desejada.
estas gravuras são do manual da turbosmart ultra-gate 38.
gente, isso vale para o meu caso mas é bom saber-se que há outro modo de gerenciamento da pressão que funciona a contento caso o método tradicional não dê certo.
-
eu vi… mais to daquele jeito (estou voltando de porto de galhinhas/pe farra) pra entender isso... mais ja coloquei como tarefa para amanhã... o homem é um primier para este forum.. vamos respeitar ele que so temos a ganhar (e ele tambem)
-
eu vi… mais to daquele jeito (estou voltando de porto de galhinhas/pe farra) pra entender isso... mais ja coloquei como tarefa para amanhã... o homem é um primier para este forum.. vamos respeitar ele que so temos a ganhar (e ele tambem)
ah se eu tivesse uns 30 anos à menos, ia contigo lá em porto de galinhas…
-
frávio, kkk27 tem modelos com válvula incorporada, inclusive tenho uma com eixo quebrado jogada aqui num canto.
e as gtrs tem a venda no brasil facilmente, o problema é pagar o que elas valem (são turbos automotivos e não diesel como os que comumente usamos)
-
frávio, kkk27 tem modelos com válvula incorporada, inclusive tenho uma com eixo quebrado jogada aqui num canto.
e as gtrs tem a venda no brasil facilmente, o problema é pagar o que elas valem (são turbos automotivos e não diesel como os que comumente usamos)
bom, pelo menos a spa especifica no site que as suas turbinas são para ciclo otto:
•produzido com tecnologia de ponta especificamente para motores de ciclo otto
•análise virtual e validação em bancadas de fluxo
•atende às necessidades atuais das aplicações de alta performance
•balanceamento vsr - executado em alta rotação, testando o conjunto e eliminando possibilidades de falhas na produção
•respostas rápidas / baixo turbo lag
eu não duvido porque uso uma mas devido as boas vendas que eles fazem no mercado americano.
desde 2009 que a dei revende com sucesso as turbinas da spa, as mesmas que se vendem por aqui. [as três opções de turbos da spa t25 (300hp), t3 (350hp) e t3 (500hp) no site da dei](<br />
as três opções de turbos da spa t25 (300hp), t3 (350hp) e t3 (500hp) no site da dei) -
esse meu amigo aí tocou exatamente num ponto que iria comentar mais adiante.
pelo o que já pesquisei nenhum carro de fábrica que venha com turbo original tem a titica do parafuso de regulagem da wg.
usa-se sempre um rele pneumático ajustado pela própria ecu da injeção do carro, inclusive os diesel.
o conjunto mola/diafragma precisa operar equilibrado e para isso a altura da mola precisa ser fixa.
os fabricantes renomados de wg para obterem molas de diferente pressão alteram o diâmetro do fio de aço que comporá a mola.
isso significa que a excursão da mola será sempre a mesma e manterá uma pressão praticamente constante em cima do diafragma, independentemente se ele estiver inflado ou não.
lancia vc esta equivocado… a3 turbo todos tem parafuso de regulagem, marea turbo até 2003 tinha tbm, vc podia rosquear a haste da wg encurtando-a (e aumentando a pressão)..mas a regulagem é, como disse antes, subvertida...ela serve em tese pra pequenos ajustes da abertura na bancada com um compressor e relógio como vc fez...e só
a partir dai os carros turbo modernos usam gerenciamento eletrônico por meta pra controlar a pressão (pid) seja por torque requerido, pressão ou massa de ar pulsando qto de pressão é desviado da wg impedindo-a de abrir como nos desenhos que vc postou acima.
-
já falei nesse ou outor topico mais antigo… qual a diferença de turbina pra ciclo otto e diesel é no otto a egt chega a cerca de 950°c...nos diesel ela fica nos 850°c...como eu duvido que alguem vá fazer um carro de rua tirando o máximo do máximo com egt perto destes 850°c dos diesel vc pode usar indistintamente... mesmo a tão falada refrigeração a água num é nada mais do que uma ajuda pra manter a temperatura mais baixa.
o que realmente muda é pressão de óleo... por isso tem carro que precisa de restritor de pressão qdo usa determinada turbina.
outra coisa... existe sim carro ciclo otto com valvula no coletor, as s2 e rs2 são o melhor exemplo disso...
quanto ao uso de hx40, k27, etc…são sabidamente turbocompressores de ciclo diesel usados em caminhões de cilindrada elevada, 6 cilindros sendo mais indicado o uso da waste no coletor mesmo, com uma grande área de saida de escape (as incorporadas não conseguem por questões de espaço)