Avaliação é chevrolet volt é voltxpedition
-
fotos: marcus lauria
o carpoint news esteve hoje (28/09), no voltxpedition energias renováveis, um evento realizado pela chevrolet, para demonstrar as novas tecnologias da mobilidade que a marca oferece. a montadora trouxe cinco modelos volt, importados oficialmente para fazer parte dessa expedição que vai percorrer vários estados brasileiros e que também serve para comemorar um século de existência da empresa.
a voltxpedition energias renováveis, vai mostrar as tecnologias alternativas da mobilidade que estão sendo desenvolvidas pela chevrolet em seu compromisso com a sustentabilidade. além de projetos inovadores na área de energias renováveis em algumas das principais universidades e centros de excelência do brasil. a expedição chegou a sua quarta etapa, no rio de janeiro nos dias 28 e 29 de setembro. foi dada uma palestra sobre o novo modelo na universidade federal do rio de janeiro (ufrj) e depois um test-drive com os jornalistas cariocas até a cidade serrana de petrópolis.a voltxpedition já passou pelos estados de são paulo (nas cidades de são caetano, são paulo, são josé dos campos e taubaté), rio grande do sul (porto alegre, osório e gravataí) e rio de janeiro. as próximas etapas serão em minas gerais (belo horizonte), distrito federal (brasília) e pernambuco (recife) e vai até o dia 16 de dezembro deste ano.
o chevrolet volt é movido somente à eletricidade e é fabricado e comercializado nos estados unidos, na planta de detroit. segundo dados do fabricante o modelo tem uma autonomia de até 560 quilômetros. a montadora ainda informa que nos primeiros 80 quilômetros, o volt utiliza a carga armazenada em sua bateria de íon de lítio de 16 kwh para alimentar um motor elétrico de 150 cv. caso a carga do volt acabe, entra em ação um motor gerador, movido a gasolina de 1.4 litros, que gera 84 cv, e carrega até 35 litros de combustível para fornecer energia elétrica, realimentando as baterias, assim sua autonomia passa dos 50 km (somente com eletricidade), para 480 quilômetros, chegando a 600 km, dependendo do uso. o modelo é o primeiro veículo elétrico com autonomia estendida da indústria automotiva mundial.
nos estados unidos, o volt custa us$ 41.000 (us$ 33.500 com a isenção de taxa fornecida pelo governo americano, que pode chegar até us$ 7.500). o preço já inclui a taxa de us$ 720 referente ao frete. foram comercializadas até o momento 10 mil unidades, que já estão sendo entregues a clientes dos estados da califórnia, nova iorque, michigan, connecticut, texas, nova jersey e em washington d.c. segundo a montadora, o chevrolet volt é o único veículo elétrico no mercado capaz de operar em diversos tipos de clima e condições de rodagem, sem limitações ou preocupações com relação a surpresas desagradáveis com a bateria. o volt vem equipado de fábrica com uma extensão para a recarga em tomadas de 120 volts, possibilitando recarregar o carro em uma tomada comum, em casa ou na garagem do trabalho ou em uma estação de recarga de 240 volts.
por dentro, chama a atenção o sistema de navegação e áudio, fabricado pela bose, que contempla uma tela de sete polegadas no painel. lá nos estados unidos o volt oferecer cinco anos do sistema onstar, que conta com serviços de navegação, de auxílio imediato em casos de acidentes ou roubo. o volt é recheado de itens de séries que prezam pela segurança como oito airbags é dois frontais, de dois estágios, dois laterais, de joelhos e dois para a cabeça é controle de estabilidade e de tração.
o teste do volt no rio de janeiro foi feito até petrópolis, no trajeto, os jornalistas convidados puderam avaliar o modelo no trânsito pesado da cidade e na serra, que é recheda de curvas fechadas. o volt se comportou muito bem durante todo o trajeto, apesar de estar configurado para rodar nos estados unidos e não ter recebido nenhuma tropicalização. para ligar o veículo, não é necessário a utilização da chave, que pode ficar no bolso do motorista. o processo é feito através de um botão azul, localizado no console central, ao lado do banco do motorista e com o pé direito no freio, assim que acionamos o botão, não se ouve nada, apenas temos a indicação que o carro está funcionado através das telas de lcd localizadas no centro do painel, atrás do volante e em outra no console central que ficam ligadas.
após ajeitar os retrovisores interno e externo e afivelar o cinto de segurança, basta engatar o câmbio automático cvt de seis velocidades na posição ?dá (drive) e pisar no acelerador, a arrancada é suave e progressiva, só se ouve o rolamento dos pneus no asfalto. dentro do volt, silêncio absoluto e o conforto também é destaque do carro, que tem bancos individuais, até para quem vai atrás. nesse caso, quem tiver mais de 1,90 metros de altura, pode arrastar a cabeça no teto, que se inclina para baixo, para priorizar a aerodinâmica e poupar energia do veículo.
ainda na parte interna, as duas telas de lcd informam tudo que é necessário saber para economizar ao máximo a energia das baterias de íons de lítio, com símbolos e medições instantâneas da carga utilizada. quando a carga da bateria acaba, entra imediatamente em ação o pequeno motor a combustão, movido a gasolina, que começa a transferir energia para as células da bateria, aumentando a autonomia do volt. pequeno, o porta-malas comporta apenas 300 litros.
durante todo o teste, o carro se comportou bem nas curvas, mantendo a trajetória o tempo todo, assim como nas retas, aonde foi possível chegar facilmente aos 150 km/h sem perder o fôlego. os freios são sensíveis e seguram bem o carro, graças ao auxílio do sistema abs. a posição de dirigir é fácil de achar e a direção elétrica ajuda nas manobras, que tem a ajuda da câmera de ré, pois o vidro traseiro é muito estreito, deixando a visão através do retrovisor prejudicada. o design segue a linha da chevrolet, com a grade dividida ao centro e a gravatinha dourada em destaque. na parte traseira a chevrolet acertou em cheio no desenho do volt, o modelo mostra linhas harmoniosas e futuristas. uma pena o volt ser tão caro e não ter ajuda do governo para chegar a nossas ruas, segundo cálculos de um assessor de imprensa da chevrolet, o volt chegaria aqui por uns r$ 210 mil.