Avaliação é fiat uno sporting 1.4 é 4 portas 2011
-
fotos: marcus lauria
tenho saudades dos tempos em que no brasil eram produzidos esportivos de verdade, com ?alma? (motor) e visual mais agressivo. nessa época existiam muitos concorrentes nesse segmento, entre as décadas de 80 e 90, como volkswagen gol gti, chevrolet kadett gsi, ford escort xr3 entre outros. nessa disputa por uma atenção maior entre os poucos fabricantes de carros que existiam no brasil, a fiat também apresentou suas opções, como o uno 1.5r em 1987, 1.6r em 1990, 1,6r mpi em 1993 e o mais esportivo de todos, o uno turbo 1.4 com 116 cv em 1994, além de outros modelos da marca com as mesmas características esportivas, como o tempra turbo.
mas ultimamente com o pensamento no lucro e nas vendas, as montadoras vêm adotando outra forma de conquistar mais consumidores, com versões que tem apenas o visual esportivo, são os ?pseudo-esportivos?, que chegam para atrair aquela pessoa que gosta de um modelo diferenciado dos outros, mas com a performance que deixa a desejar qualquer um que goste de modelos com um motor mais forte. É o caso do modelo avaliado pelo carpoint news por 10 dias, o novo uno sporting 1.4 com quatro portas.
o fiat uno sporting é o tipo de carro que chama a atenção por onde passa, mesmo não sendo uma novidade (o novo uno foi lançado em 2010). a versão com visual esportivo é cheia de perfumarias espalhadas pela carroceria e interior, a única alteração mecânica fica por conta da suspensão, que deixou a versão sporting 2 cm mais baixa, com molas mais rígidas em relação às versões de entrada (vivace e attractive) e a barra estabilizadora dianteira ficou com maior diâmetro e passou de 17 para 18 mm. segundo a montadora, essa alteração foi feita para melhorar a dirigibilidade, o que não deixa de ser uma verdade, o carro se comporta bem melhor que as outras versões.
por fora, a uno sporting oferece um visual mais esportivo que o restante da linha, com faróis e lanternas com máscara negra, para-choque dianteiro com spolier, faixas e minissaias laterais, aerofólio traseiro, ponteira dupla do escapamento cromada, rodas de liga leve polidas de 15 polegadas e adesivos nas laterais com a inscrição ?sporting?. o modelo cedido para o teste estava pintado na cor laranja nemo, bem chamativa. por esse motivo o modelo avaliado foi alvo de muitos olhares dos pedestres e motoristas dos outros carros que passavam ao lado.