Calote restringe o crédito, breca vendas, e consórcio não socorrerá
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financiar um carro não é mais tão fácil como foi até o último trimestre do ano passado. o aperto nas novas concessões de crédito pode ser reflexo do aumento docalote, que provavelmente está tirando o sono dos agentes financeiros.
o fato é que a inadimplência acima de 90 dias, de acordo com dados da anef, vem crescendo desde 2004, quando a taxa foi de 2,1%. os anos de 2008 e 2009 tiveram taxas acima de 4%, mas em 2010 ela recuou para 2,5%. porém, em 2011, pela primeira vez na década, a taxa de inadimplência alcançou inesperados 5% .
naturalmente, os agentes financeiros buscam mais garantia do cliente no ato de liberar um novo financiamento. o mais comum é a exigência do aumento do sinal de forma a reduzir o montante financiado e a exigência de fiador. atualmente, é pouco provável que algum cliente consiga obter financiamento de 100% do valor do veículo, algo plenamente possível de se conseguir em outros anos.
e não se pode dizer que os financiamentos estão reduzindo, poisna verdade vem aumentando bastante. em 2004, o total de crédito do sistema financeiro, segundo dados do bacen, alcançou 24,5% do pib, e em 2011, contabilizou 49,1%. apesar disso, a atual restrição de crédito, caso permaneça, deverá afetar significativamente o desempenho das vendas de carros.
o aperto na concessão de crédito poderá ser, desta vez, ainda mais complicado para as montadoras, pois elas não podem mais contar com o socorro do consórcio. em 2000, a vendas de carros pelo consórcio representava mais de 15%. de lá para cá,ela veio reduzindo e fechou 2011 com apenas 7% .
desta vez, parece não haver muitas alternativas. o jeito, caso a situação se agrave, será criar promoção com descontos no preço de veículo. recorrer a antiga prática de super valorização do carro usado, parece não ser aconselhável, uma vez que a restrição de crédito atinge principalmente o setor de autos usados.
pelo menos três certezas podemos ter: não é a primeira nem a última vez que algo assim acontece. em segundo, a qualidade dos produtos e os preços estão nivelados. finalmente, fica a certeza de que a montadora que tiver equipes de vendas e marketing melhores, preparadas vencerão a batalha pelo ganho de marketshare.
pense nisso e ótima semana,
fonte: bacen e anef.
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evaldo costa
escritor, conferencista e diretor do instituto das concessionárias do brasil
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