Toyota hilux e sw4 2012 ganham novo motor a diesel e novos itens de série
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fotos: divulgação
a toyota revelou hoje (27) novidades para a linha hilux e sw4 2012 para o mercado brasileiro. a partir de agora os modelos contam com uma nova motorização a diesel, o motor d-4d 3.0l 16v com intercooler, tgv (turbo de geometria variável), common rail e injeção direta, que geram potência máxima de 171 cv a 3.600 rpm e um torque plano máximo de 36,7 kgf.m entre 1.400 e 3.200 rpm, com a transmissão automática.
segundo a marca, o novo propulsor atende às exigências do proconve l6 (programa de controle da poluição do ar por veículos automotores), criado pelo conselho nacional de meio ambiente é conama para veículos leves de até 3,5 toneladas. o programa estabelece níveis de emissões veiculares mais baixos a partir de 2012. o motor também conta com um de controle de emissões com funcionamento cíclico fechado que ajusta a injeção de combustível eletronicamente, favorecendo a redução das emissões de poluentes, por meio da queima completa do combustível antes da sua liberação no escapamento. o sistema ajusta automaticamente a quantidade e o momento da injeção do combustível na câmara de combustão.
o sistema multimídia com gps integrado para navegação também conta com tecnologia complementar 3d gyro e speed pulse que analisa o posicionamento e andamento do veículo através de referenciais inerciais e evita a perda de navegação por eventual sombra no sinal da constelação de satélites ao percorrer o interior de túneis, garagens, encostas de morros, entre outros.
a linha hilux 2012 a diesel ganhou a versão cabine dupla sr 4x4 com transmissão automática, que completa as versões intermediárias, antes oferecidas somente com transmissão manual de cinco velocidades. agora a hilux possui nove configurações com motor a diesel, são elas: chassi/cabine 4×4, standard cabine simples e dupla com tração 4×4, standard cabine dupla com tração 4×4 e power pack (vidros, travas e retrovisores elétricos), sr cabine dupla 4×4, a/t (transmissão automática) ou m/t (transmissão manual), srv cabine dupla 4×4 a/t (transmissão automática) ou m/t (transmissão manual) e srv top 4×4 com transmissão automática. completam a linha hilux, ainda, as novas versões da hilux 2.7 vvt-i flex fuel: srv 4×4 e sr 4×2 (ambas com transmissão automática).
já a linha hilux com motor diesel 2.5l d4d de 102 cv foi descontinuado, o que significa que as versões standard da hilux passam a ser equipadas também com o novo motor diesel 3.0l d4d turbo intercooler de 171 cv. enquanto que a linha de utilitários esportivos sw4 também ganha uma nova versão, a sr 4x4 diesel 3.0l d-4d com transmissão automática de 5 velocidades para 5 passageiros. que completa a linha com cinco versões: sr 4x4 diesel 3.0l d-4d para 5 passageiros, srv 4x4 diesel 3.0l d-4d em configurações para 7 ou 5 passageiros, agora também equipadas com transmissão automática de 5 velocidades, uma versão srv 4x4 4.0l v6 a gasolina com transmissão automática para 7 passageiros e a recém lançada sr 4x2 2.7l flex fuel com transmissão automática para cinco passageiros.