Projeto bora t 2006
-
li, e pergunto:
pra 300cvs a taxa original do bora é alta né? pra qto teria que destaxar? tenho algumas opções de pistoes pra algumas taxas? 8,5:1 nao seria pouco nao?
ate pq pelo o que eu vi com esse jetta da vortex com 0,8 bateu 230 com motor stock, o meu com comando, cabeçote, intercooler, talvez chegue nos 300 com pouca coisa mais que 1bar.
e agora sabendo que o bloco nao é de aluminio, to mais tranks heheh
sei la, opinem
[snapback]215106[/snapback]
la fora se usa gasolina. se fosse com alcool, usariam outras pressões e turbinas adequadas é realidade do combustivel em relação ao poder calor?fico e capacidades detonantes.
quanto a sua pergunta (se a taxa é alta pra 300 cvs), isso não é problema, desde que o miolo do motor aguente. 8,5 é uma taxa baixa e da certa margem de segurança pra essa cavalaria, só não boto fã em motores com miolo original suportarem (se é que geram de verdade esses 300cvs) essa cavalaria de forma util, ou seja, não ter 300cvs só pra medir no dino, e depois baixarem a potência pro dono do carro poder andar sem quebrar o motor todo por excesso de carga nas peças m?veis do motor.
pode paracer absurdo, mas isso é muito praticado por preparadores no exterior.
-
la fora se usa gasolina. se fosse com alcool, usariam outras pressões e turbinas adequadas é realidade do combustivel em relação ao poder calor?fico e capacidades detonantes.
quanto a sua pergunta (se a taxa é alta pra 300 cvs), isso não é problema, desde que o miolo do motor aguente. 8,5 é uma taxa baixa e da certa margem de segurança pra essa cavalaria, só não boto fã em motores com miolo original suportarem (se é que geram de verdade esses 300cvs) essa cavalaria de forma util, ou seja, não ter 300cvs só pra medir no dino, e depois baixarem a potência pro dono do carro poder andar sem quebrar o motor todo por excesso de carga nas peças m?veis do motor.
pode paracer absurdo, mas isso é muito praticado por preparadores no exterior.
[snapback]215205[/snapback]
verdade, sempre eskeão que la fora nao tem alcool com a facilidade que temos aki.
o fato é que nao vou turbinar o bora, de jeito nenhum, sem estar com o miolo forjado. entao, de acordo com o que eu li no topico que citou, seria melhor destaxar pra conseguir mais potencia, isso levando em consideração que o motor vai ser regulado com unichip e podendo brincar mais com o ponto devido a taxa menor.
mas essa manobra ainda é valida quando pensamos que o motor vai ter no maximo 300cvs e que acredito que chegasse nisso com apenas 1bar ( taxa original ) devido ao complemento da preparação ( comando, cabeçote, intercooler… ) que o gringo nao tem e bateu 230cv com 0,8?
meu maior medo é ter o carro morto em baixa, e talvez com essa taxa baixa fique assim na fase aspro, mesmo tendo o unichip olhando isso e a turbina .58bi deixando pouca fase aspro.
sei la, nao tenho experiencia com turbo, que que vc acha? vale a pena destaxar visando a menor possibilidade de quebras, mesmo sabendo que nao vai passar dos 300cvs e com aprox 1 bar na tx original?
abs
-
gili, tem um cara por aqui rodando com 6,82 de taxa num 2.0 turbo, e na fase aspro, o carro de xoxo não tem nada. andei e me surpreendi.
[snapback]215492[/snapback]
bom saber disso….. existem vêrias opções de pistão? tipo se quiser deixar a taxa em 10, ou 9, 8,5 ou 8?
acredito, pelo o que eu li, que 8,5:1 ficaria bom né? mas isso influenciaria na escolha do comando, certo?
-
bom saber disso….. existem vêrias opções de pistão? tipo se quiser deixar a taxa em 10, ou 9, 8,5 ou 8?
acredito, pelo o que eu li, que 8,5:1 ficaria bom né? mas isso influenciaria na escolha do comando, certo?
[snapback]215516[/snapback]
o mais comum é vc ver pistões com 8,5 / 10 / 12,3 taxa.
sim, precisa pensar em tudo antes de escolher o comando, sob o risco de perder torque em baixa no caso de muito pouca taxa ou de não aproveitar todas as características do comando em motor com taxa mto alta.
só um coment: esse tal carro com 6,82 foi comparado por um outro 2.0 com 10 de taxa (mi) com turbina bem menor, e mesmo assim o mi não teve nem chance logo de cara. ah, ambos com a mesma pressão (1 bar).
-
bom gili, talvez te ajude,
eu tinha um golf 2.0 2002 com e-gas e coletor de pl?stico, abaixo a preparação:
coletor de ferro fundido
turbina kkk k16
vólvula waste gate
pressurização giba
coletor de alumínio (paguei 150 )
bicos retrabalhados
his
escape giba
chip overspeed
intercooler original golf gti
turbinei o carro com 15.000km, com 48.000 passei no dinamometro dynojet:
218,2 hp nas rodas @ 0,9 bar
te?ricos 270hp no motor….
rodei com o carro até os 69.000km, abaixo o que lembro de manutenção:
coxim do motor
amortecedores
embreagem ( c/ 50.000 começou a patinar ai eu pus de ceramica )
velas
bomba de combustável ( c/ 36.000 a original abriu o bico, então pus uma preparada)
eu só usava óleo valvoline super competição e trocava óleo + filtro a cada 5.000km, o carro rodava é álcool e fazia 8,5 km/l no misto cidade / estrada ( vou de barueri para sbc todo dia )
a turbina pegava já em 2500rpm e crescia bem até 6500 qdo mudava de marcha, enfim foi uma preparação leve porém criteriosa que além de render uma boa potência não me deu dor de cabeça alguma....na verdade eu estaria até hoje com ele se não fosse um vagabundo ter me roubado.....
acredito ser este o limite para andar na rua....
-
bom gili, talvez te ajude,
eu tinha um golf 2.0 2002 com e-gas e coletor de pl?stico, abaixo a preparação:
coletor de ferro fundido
turbina kkk k16
vólvula waste gate
pressurização giba
coletor de alumínio (paguei 150 )
bicos retrabalhados
his
escape giba
chip overspeed
intercooler original golf gti
turbinei o carro com 15.000km, com 48.000 passei no dinamometro dynojet:
218,2 hp nas rodas @ 0,9 bar
te?ricos 270hp no motor….
rodei com o carro até os 69.000km, abaixo o que lembro de manutenção:
coxim do motor
amortecedores
embreagem ( c/ 50.000 começou a patinar ai eu pus de ceramica )
velas
bomba de combustável ( c/ 36.000 a original abriu o bico, então pus uma preparada)
eu só usava óleo valvoline super competição e trocava óleo + filtro a cada 5.000km, o carro rodava é álcool e fazia 8,5 km/l no misto cidade / estrada ( vou de barueri para sbc todo dia )
a turbina pegava já em 2500rpm e crescia bem até 6500 qdo mudava de marcha, enfim foi uma preparação leve porém criteriosa que além de render uma boa potência não me deu dor de cabeça alguma....na verdade eu estaria até hoje com ele se não fosse um vagabundo ter me roubado.....
acredito ser este o limite para andar na rua....
[snapback]218696[/snapback]
falae cara, vlw por aparecer pra contribuir pro projeto. sinto muito pelo seu carro. golf é muito roubado, essa semana roubaram + um de um cara do golfclub aki no rio.
bom, la vão as perguntas:
1. ja me falaram muito mal desse e-gas, ate que nao pode atuchar o po de um vez só pq senao da problema, tipo corta injeção ou outra coisa e que demora alguma coisa pra responder a pisada. acontecia isso com vc? me fala os pros e contras dele.
2. a kkk16 é mono né? quais as dimensoes dela? e dos eixosó wastgate incorporada? se nao, qual marca usou?
3.pressao controlava na de alivio mesmo né?
4. esse coletor de aluminio é plug and play ou faz alguma adaptação? arrumou em ferro velho?
5.só usou os bicos retrabalhadosó sabe a vazão em ml? nao né? to vendo que usou his, tinha extra né?
6. como é o calculo desses teoricos cvs no motor?
7. tinha partida a frio? reservatorio de que carro cabe?
8. que grau de velas usou?
9. que bomba preparada usou? do golf mesmo só que preparada? interna ou externa? só uma mesmo? tinha hpi?
10. miolo do motor original? mexeu na taxa?
essa lista da manutenção que vc citou eu pretendo alterar qdo pegar o carro, tipo embreagem, bomba, coxim
o oleo eu tava na duvida mesmo, ja tinha visto esse aí.
tem fotos do motor? se tiver manda pra [email protected]
forte abraão e vlw mais uma vez
-
falae cara, vlw por aparecer pra contribuir pro projeto. sinto muito pelo seu carro. golf é muito roubado, essa semana roubaram + um de um cara do golfclub aki no rio.
bom, la vão as perguntas:
1. ja me falaram muito mal desse e-gas, ate que nao pode atuchar o po de um vez só pq senao da problema, tipo corta injeção ou outra coisa e que demora alguma coisa pra responder a pisada. acontecia isso com vc? me fala os pros e contras dele.
2. a kkk16 é mono né? quais as dimensoes dela? e dos eixosó wastgate incorporada? se nao, qual marca usou?
3.pressao controlava na de alivio mesmo né?
4. esse coletor de aluminio é plug and play ou faz alguma adaptação? arrumou em ferro velho?
5.só usou os bicos retrabalhados? sabe a vazão em ml? nao né? to vendo que usou his, tinha extra né?
6. como é o calculo desses teoricos cvs no motor?
7. tinha partida a frio? reservatorio de que carro cabe?
8. que grau de velas usou?
9. que bomba preparada usou? do golf mesmo só que preparada? interna ou externa? só uma mesmo? tinha hpi?
10. miolo do motor original? mexeu na taxa?
essa lista da manutenção que vc citou eu pretendo alterar qdo pegar o carro, tipo embreagem, bomba, coxim
o oleo eu tava na duvida mesmo, ja tinha visto esse aí.
tem fotos do motor? se tiver manda pra [email protected]
forte abraão e vlw mais uma vez
[snapback]218800[/snapback]
1. eu usava normal, na verdade eu não percebi diferença entre cabo e e-gas, a única coisa que notei é que o carro fica mais economico.
2. a k16 não lembro as medidas mas era standard, como vem da fábrica. a waste gate era uma acho que da beep.
3. para controlar a pressão usava uma pop-off
4. o coletor é plug and play pois era de golf só que 2001, a única adaptação foi o encaixe do map pois o coletor de alumínio era pra carro com maf então foi só fazer o buraco.
5. os bicos eram trabalhados e não lembro a vaz?o, usava extra sim
6. é a potência na roda medido no dyno + 20%
7. com his não precisa partida frio pois vc pulsa alcool mesmo, enriquecendo bastante o carro pega…de manhã dava uma pulsada de 2s e já pegava.
8. usava as originais do gol turbo, depois pus v-power
9. pelo que o overspeed disse na época, era a mais forte da metrorepair, usava uma bomba interna no lugar da original
10. motor 100% original
as fotos tão no trampo, segunda feira te mando..
faloe
-
se puder postar as fotos, eu agradeceria, também tenho curiosidade de ver o setup.
-
4. o coletor é plug and play pois era de golf só que 2001, a única adaptação foi o encaixe do map pois o coletor de alumínio era pra carro com maf então foi só fazer o buraco.
[snapback]218804[/snapback]
vc deixou só o map ou ficou com map e maf ( se isso é possível ).
partindo do principio que o e-gas funcione perfeitamente com turbo, qual o melhor sensor a ser usado? ja que o coletor é relativamente facil de arrumar? tem que usar clamper?
essa adaptação é complicada ou com boa vontade qualquer um faz?
nao eskece das fotos hein
abs
-
vc deixou só o map ou ficou com map e maf ( se isso é possível ).
partindo do principio que o e-gas funcione perfeitamente com turbo, qual o melhor sensor a ser usado? ja que o coletor é relativamente facil de arrumar? tem que usar clamper?
essa adaptação é complicada ou com boa vontade qualquer um faz?
nao eskece das fotos hein
abs
[snapback]220486[/snapback]
minha injeção usava map, é que o coletor era para carro com maf, portanto não tinha o furo do coletor, foi só faz?-lo….
quanto ao melhor sensor não sei direito, acho que um map de pressão positiva....
não usei clamper, o overspeed controlou isso no chip...
adaptar o coletor? só precisa fazer o furo e soldar uma chapinha de alumínio para encaixar o sensor...
achei as fotos mas falta scanear....
-
resumindo pra nao ficar duvida: vc usava o map original só que adaptado no coletor de aluminio de carro que tem maf, mas sem o maf , certo?
ja to começando a pensar em pegar 2003+ ja que vc ta me falando que nao tem problema com e-gas e o coletor é tranquilo pra arrumar.
desculpa, mas o map é igual pra todos os carrosó pelo menos o encaixe e formato? se eu for usar map mesmo, posso comprar akele de pressao positiva que vende no crestana? ou é outro modelo?
abs
-
resumindo pra nao ficar duvida: vc usava o map original só que adaptado no coletor de aluminio de carro que tem maf, mas sem o maf , certo?
ja to começando a pensar em pegar 2003+ ja que vc ta me falando que nao tem problema com e-gas e o coletor é tranquilo pra arrumar.
desculpa, mas o map é igual pra todos os carros? pelo menos o encaixe e formato? se eu for usar map mesmo, posso comprar akele de pressao positiva que vende no crestana? ou é outro modelo?
abs
[snapback]220616[/snapback]
exatamente, eu usava só o map original que veio no carro…qto ao de pressão positiva é melhor consultar seu preparador e comprar o sensor antes, para quando for furar o coletor já furar certo....
agora carro com e-gas é tranquilo quando a pessoa que faz o chip tem o software certo, se não tiver.... é melhor vc checar com seu preparador se ele consegue ou já fez chip para este carro....
que eu sei, aqui em sp o overspeed já fez o meu e uma meia dázia, acho até que se vc montar lá ele consegue o coletor de alumínio barato também..
-
exatamente, eu usava só o map original que veio no carro…qto ao de pressão positiva é melhor consultar seu preparador e comprar o sensor antes, para quando for furar o coletor já furar certo....
agora carro com e-gas é tranquilo quando a pessoa que faz o chip tem o software certo, se não tiver.... é melhor vc checar com seu preparador se ele consegue ou já fez chip para este carro....
que eu sei, aqui em sp o overspeed já fez o meu e uma meia dázia, acho até que se vc montar lá ele consegue o coletor de alumínio barato também..
[snapback]220713[/snapback]
a melhor propaganda é cliente satisfeiro
-
a melhor propaganda é cliente satisfeiro
[snapback]220715[/snapback]
não é pra puxar saco nao, mas vc ta na lista de quem talvez trabalhe no meu carro, se nao fosse a distancia estaria na cabeça da lista, mas vamos ver no que vai dar.
fiquei de te ligar, mas o negocio aki no office ta nor?tico e ainda ta muito longe de pegar o carro ( e nem decidi qto ao ano ) pra ficar te pentelhando pelo telefone, por enquanto é por aki.
o coletor vc consegue por ai? e é possivel fazer o chip só pra emular o mapo pq eu vou regular o carro com unichip que ja tenho. alias, se fizer ai contigo, tem como voltar pro rio dirigindo o carro, tipo com o unichip desligado? ou algum outro jeito?
abs
-
não é pra puxar saco nao, mas vc ta na lista de quem talvez trabalhe no meu carro, se nao fosse a distancia estaria na cabeça da lista, mas vamos ver no que vai dar.
fiquei de te ligar, mas o negocio aki no office ta nor?tico e ainda ta muito longe de pegar o carro ( e nem decidi qto ao ano ) pra ficar te pentelhando pelo telefone, por enquanto é por aki.
o coletor vc consegue por ai? e é possivel fazer o chip só pra emular o mapo pq eu vou regular o carro com unichip que ja tenho. alias, se fizer ai contigo, tem como voltar pro rio dirigindo o carro, tipo com o unichip desligado? ou algum outro jeito?
abs
[snapback]220728[/snapback]
coletor dá pra correr em desmanches e procurar, acredito que ache (ainda mais se procurar antes de começar o serviço)
eu só faão o servião se for fazer pelo meu método, aí não usaria unichip (ou não posso dar a garantia) e apenas remapeamento e outros quesitos…a? se vc quiser melhorar o acerto usando unichip aí no rj...mas aí a garantia de acerto (e alguma eventual quebra relacionada a isso) fica por conta do leo-multi..eu acharia mais sensato vender o unichip e investir no kit (intrecooler, um controlador melhor, embreagem, etc.) mas fica a seu crit?rio
qto ao ka.... sório ?..... vou processar vc?s por pirataria aí num preciso mair trabalhar e faão só por hobby...uhauhauhauha
-
blz, ja vou dando uma olhada no ferro velhos por aki, pq se nao for caro eu ja compro logo e se for o caso vendo depois se pegar um bora 2002-
em relação ao unichip, a hipotese de nao usa-lo é nula, porque a facilidade de acerto que vou ter aki do lado de casa ja compensa, fora as qualidades agregadas que nao kero iniciar nenhuma discussão.
em relação a acerto eu fico tranquilo, mas kero saber se vc montar o carro do meu jeito , vou ter condição de vir com ele pro rio rodando? pra regular o uni aki, ou seja, rodar 500kms sem o unichip e sem risco de dar problemas?
abs