Avaliação “ peugeot rcz 1.6 16v thp 2012
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fotos: marcus lauria
o peugeot rcz tem méritos que poucos carros tem, principalmente por ser um cupê esportivo, o modelo faz parte de um segmento restrito para poucas marcas, que não investem muito nesses carros por muitas razões, a principal é o preço elevado e a pouca procura por parte dos consumidores, que preferem carros maiores e que caibam mais gente, como os sedãs e suvs. mas a peugeot sempre foi ousada em seus modelos, e não foi diferente com esse cupê esportivo e criou um rival para o desejado audi tt, porém, com uma diferença significativa, o preço. para se ter uma ideia, o tt de entrada, vendido aqui no brasil custa r$ 196 mil, enquanto que o rcz sai a r$ 139.900. mesmo que o modelo da audi tenha um motor mais potente (200 cv), o esportivo francês não decepciona tanto assim.
lançado no brasil em outubro de 2011, os emplacamentos do modelo passaram a ser feitos em janeiro deste ano, com um total de 79 unidades comercializadas até esse mês. o esportivo francês chama a atenção por onde passa, seu baixo coeficiente aerodinâmico de 0,32 influem nas suas linhas fluidas. o modelo é construído sobre a plataforma 2 da psa, a mesma utilizada nos já conhecidos 3008 e 308.
as linhas do peugeot rcz são muito atraentes e desviam olhares por onde passa. difícil é ficar sem olhar para o belo cupê. o destaque de suas linhas são os para-lamas volumosos que engolem as rodas de 18 polegadas com desenho exclusivo. não fica de fora dos olhares o vidro traseiro curvo em formato de bolha dupla, que deve custar um bom dinheiro, se for necessário ser substituído.
na parte dianteira, nada de inédito, o esportivo trás a conhecida grade “bocão†com o emblema do leão em destaque no centro do capô. os enormes faróis que invadem as laterais seguem o dna da marca. outro detalhe fica por conta das portas, que são pesadas, não possuem esquadro superior, deixando o modelo sem coluna central, típico dos cupês.
ainda por fora, destacam-se ainda os arcos superiores cromados que envolvem as laterais e o teto de vidro. a parte traseira é comprida e acomoda as lanternas de leds na cor vermelha, com formato de bumerangue e um aerofólio escamoteável. as linhas ousadas são finalizadas com o discreto pára-choque traseiro.