Grupo volkswagen apresenta seu mais recente relatório de sustentabilidade
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- ações de sustentabilidade no brasil ganham destaque no relatório
o grupo volkswagen divulgou o seu mais novo relatório de sustentabilidade sob o título de "economia", "sociedade" e "meio ambiente", no qual apresenta os resultados obtidos no ano financeiro de 2011, por meio de uma administração sustentável. o relatório deste ano foi auditado de acordo com o padrão aa1000as e a global reporting initiative (gri, iniciativa de relatórios globais), que concedeu à volkswagen a nota mais alta possível para este tipo de publicação, a "a+".
no prefácio do relatório, o prof. dr. martin winterkorn, presidente do conselho administrativo da volkswagen aktiengesellschaft (s.a.) e bernd osterloh, presidente do conselho
de fábrica geral e de grupos da volkswagen aktiengesellschaft (s.a.) escreveram: "nossa responsabilidade é garantir o futuro da mobilidade urbana pessoal, mantendo-a acessível, segura e compatível com o meio ambiente. é por isso que, como um grupo, estabelecemos um nível muito mais alto em termos de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, definimos para nós mesmos novas e ambiciosas metas."
os principais focos da companhia têm sido melhorar a compatibilidade dos produtos e da produção com o meio ambiente, assim como promover a saúde e a especialização de mais de 500.000 funcionários da volkswagen em todo o mundo.
o novo relatório de sustentabilidade também apresenta uma visão geral do balanço ambiental de todos os modelos produzidos pelo grupo volkswagen. atualmente, o grupo oferece 155 modelos com emissão inferior a 120 gramas de co2/km; 28 têm, inclusive, emissões inferiores a 100 g de co2/km. o grupo volkswagen está comprometido a melhorar ainda mais a compatibilidade ambiental de seus produtos e trabalha com a meta de reduzir as emissões de co2 da nova frota de veículos europeus em 30% entre 2006 e 2015. o grupo volkswagen pretende ainda reduzir a emissão da frota para menos de 120 g de co2/km em 2015.
paralelamente a essas ações, o grupo volkswagen está melhorando a conservação dos recursos de produção em suas 94 fábricas em todo o mundo. o grupo volkswagen estabeleceu para si mesmo a meta de tornar os processos produtivos 25% mais ecológicos até 2018, em todas as suas fábricas.
o grupo volkswagen também mantém altos padrões junto a seu público interno. a alta atratividade e a satisfação dos funcionários são elementos essenciais para a estratégia mach 2018, meta da empresa de se tornar a líder mundial em vendas de veículos até 2018. é por isso que o grupo volkswagen realiza uma pesquisa anual, padrão em todas as suas operações no mundo, sobre a opinião de seus funcionários: 89% dos colaboradores participam da pesquisa, que é a ferramenta fundamental para determinar sua satisfação, eliminando as deficiências e melhorando os processos de trabalho.
a volkswagen tem publicado relatórios sociais desde os anos 70, e o primeiro relatório ambiental da empresa foi divulgado em 1985. o grupo volkswagen tem emitido relatórios de sustentabilidade desde 2005.
visão geral das metas de sustentabilidade do grupo volkswagen:
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em 2016, o grupo volkswagen deve investir 62,4 bilhões de euros em todo o mundo e mais 14 bilhões na china. bem mais de dois terços desse programa de investimento serão aplicados direta e indiretamente no desenvolvimento de veículos cada vez mais eficientes, motores e tecnologia, assim como para a realização de uma produção mais compatível com o meio ambiente em suas fábricas.
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entre 2006 e 2015, o grupo volkswagen pretende reduzir a emissão de co2 na nova frota de carros europeus em cerca de 30% – superando a marca de 120 g de co2/km pela primeira vez em 2015.
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cada novo modelo a ser lançado na região será 10% a 15% mais eficiente, em média, que seu predecessor.
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os processos produtivos do grupo devem ser 25% mais ecológicos em 2018, em comparação com 2010. em termos concretos, isso significa 25% a menos de consumo de energia e água, além de resíduos e emissões.
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até 2020, as emissões de gases de efeito estufa devem ser reduzidas em 40%, como resultado de inovações no fornecimento de energia para a produção no grupo volkswagen
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nesse contexto, o grupo deve investir cerca de 600 milhões de euros na expansão utilização de recursos renováveis de energia, como solar, energia eólica e hidrelétrica.
ações de sustentabilidade no brasil
a volkswagen do brasil teve destaque na edição do relatório, que mencionou o mercado brasileiro como um dos principais players econômicos para o grupo volkswagen, além de diversas ações de sustentabilidade realizadas pela empresa no país. um dos maiores destaques da publicação é o projeto das pequenas centrais hidrelétricas, que têm proporcionado à volkswagen do brasil a geração de energia limpa e renovável. numa iniciativa pioneira entre as montadoras instaladas no brasil, a volkswagen anunciou a construção de duas pequenas centrais hidrelétricas (pchs), com capacidade para gerar 48,2 mw por ano e que responderão por 40% da energia elétrica da empresa no brasil. a primeira hidrelétrica, a pch anhanguera, garantiu à volkswagen a conquista, em janeiro de 2012, do certificado de emissões reduzidas (cer), também conhecido como créditos de carbono, aprovado pela organização das nações unidas (onu). o certificado atesta que a hidrelétrica é uma iniciativa sustentável de geração de energia, que contribui para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.
outro destaque é o apoio da volkswagen do brasil à revitalização do parque ecológico de são carlos "dr. antonio teixeira vianna", no interior de são paulo. em 2010, a empresa destinou uma verba de r$ 145 mil para o parque, aplicados na reforma de espaços para animais e a reintrodução de vegetação indígena. instalado em uma área de 72 hectares, o parque abriga 900 animais e 60 recintos.
no âmbito das ações sociais, o trabalho de mais de 30 anos da fundação volkswagen também foi destacado, especialmente pelo marco de mais de 1 milhão de alunos beneficiados por seus programas educacionais, conquistado em 2011, e o projeto costurando o futuro, que ensina o ofício da costura a moradores em situação de vulnerabilidade social de são bernardo do campo (sp), confeccionando bolsas e acessórios a partir de tecidos automotivos e uniformes de funcionários da volkswagen que seriam descartados.
os resultados do projeto bomba d'água popular, que permite acesso ao recurso natural a comunidades carentes do semiárido brasileiro, também foram mencionados. desde o início do programa, em 2005, 698 bombas foram instaladas, beneficiando mais de 100 mil pessoas.
ações realizadas junto a funcionários da empresa, como o programa vida sustentável, que ensina a reduzir impactos ao meio-ambiente, o aids care, com foco em prevenção, controle e reabilitação da doença, também fizeram parte do relatório.
o relatório de sustentabilidade do grupo volkswagen pode ser acessado por meio do seguinte link:
www.volkswagenag.com/nachhaltigkeit
o trabalho da fundação volkswagen foi destacado no relatório pela conquista da marca de 1 milhão de alunos atendidos por seus programas educacionais
o projeto costurando o futuro, também da fundação volkswagen, promove a transformação de tecidos automotivos e de uniformes em renda para costureiros
pequena central hidrelétrica anhanguera, inaugurada em 2010, recebeu certificado de emissões de crédito de carbono pela onu