Psa peugeot citroën mostra tecnologia híbrida diesel hybrid4 com biodiesel 100% brasileiro
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fotos: divulgação
a psa peugeot citroën apresentou ontem (13), no rio, pela primeira vez no mundo, seu projeto voltado para o desenvolvimento de tecnologias mais limpas no setor automotivo. trata-se do hybrid4 (com motores a diesel e elétrico) para carros de passeio com sistema híbrido diesel usando o biodiesel 100% brasileiro e vegetal (b30).
o grupo francês aproveitou a ocasião para mostrar e oferecer um breve test-drive de 25 minutos pelas ruas da zona sul do rio de janeiro, dos modelos peugeot 3008 hybrid4 e citroën ds5 hybrid4, que utilizam o mesmo conjunto mecânico. os dois veículos já são comercializados na europa. mostrados pela primeira vez no brasil, tanto o 3008 e o ds5 estão rodando abastecidos de maneira inédita com o biodiesel b30, desenvolvido como parte do projeto biodiesel brasil, uma parceria entre a psa peugeot citroën e o ladetel (laboratório de desenvolvimento de tecnologias limpas), da universidade de são paulo. desta forma, os modelos hybrid4 se tornaram os híbridos, com menor nível de emissões de co2/km a rodar no brasil.
segundo o grupo, os modelos vão fazer parte da frota de veículos das marcas peugeot e citroën utilizada nos testes da fase iii do projeto biodiesel brasil e participarão também dos testes de viabilidade do biodiesel b100 (100% bio). o grupo psa está investindo r$ 1,5 milhão nesta fase do projeto até 2013. ?nossas equipes locais estão se tornando referência dentro do grupo psa em dois campos onde o brasil tem muito potencial: materiais verdes e biocombustíveis. a inclusão dos carros híbridos enriquecerá ainda mais as nossas pesquisas com o biodiesel brasileiro?, afirma carlos gomes, presidente brasil e américa latina da psa peugeot citroën.
?da mesma maneira que fazemos com nossos automóveis produzidos na região, como o citroën c3 aircross e o peugeot 308, demonstramos mais uma vez que projetos globais podem se beneficiar de soluções regionais para terem suas características e entregas potencializadas, tanto em termos de conforto e desempenho quanto em comprometimento ambiental. no caso da união da tecnologia hybrid4 com o biodiesel brasileiro, conseguimos reduzir ainda mais as já baixas emissões de co2 de nossos híbridos, sem comprometer o excelente desempenho?, complementa carlos gomes.
com a utilização de biodiesel, em uma mistura b30 (composto por 30% de biodiesel e 70% de diesel comum) os carros tem seu nível de de emissões de co2 mais reduzidos, e chegam a apresentar emissões de apenas 75g de co2/km rodando com o biodiesel brasileiro, contra 99g com diesel normal. para comparar os modelos brasileiro com o nível de emissões mais eficiente atinge aproximadamente 100g de co2/km, isso pesando cerca de 800 kg, equipado com motor 1.0 flexfuel com menos de 70 cv de potência e sem equipamentos de conforto, como direção hidráulica e ar condicionado. a média de consumo do hybrid4 é de 26,3 km/l.
o sistema hybrid4 já integra, atualmente, também versões dos citroën ds5 e peugeot 508 e 508 rxh comercializadas na europa. o hybrid4 associa um motor térmico, no caso, a diesel, localizado sob o capô dianteiro, a um motor elétrico, situado na parte traseira do veículo, e o funcionamento pode ser realizado de forma conjunta ou separadamente. o ds5 tem uma potência de 200 cv, um consumo de 26,3 km/l ) e emissões de 99g de co2 por quilômetro com diesel normal. as rodas são movimentadas por um motor a diesel 2.0 hdi de 120 kw (163 cv), equipado de série com um filtro de partículas (fap), e as rodas traseiras são acionadas por um motor elétrico de 27 kw (37 cv), permitindo a tração nas quatro rodas. além e utilizar o sistema stop & start, que trabalha em conjunto com um câmbio mecânico automatizado de seis marchas. uma pena o governo não apoiar esse tipo de iniciativa e deixar carros pequenos utilizarem motores à diesel.