Taxa de aspirado vs turbo
-
cara o assunto já está se tornando repetitivo… tudo isso já tinha sido comentado antes, talvez com palavras mais simples e menos requintes técnicos...
o #fato é simples, um motor aspirado aguenta a mesma taxa de um turbo, sem problema algum... seja ela taxa estática ou dinâmica... pq qualquer turbocomprimido que em alguma condição ultrapassar algo próximo de 15:1 de taxa dinâmica haverá detonação pois é a limitação da gasolina comum vendida no br
-
certo, mas então pegar um motor cru e simplesmente colocar o turbo vai detonar, mesmo mudando a central da ignição e injeção, já que não mudou comando, a ev continua igual e tem a adição do turbo.
turbinei meu motor na gasola, e c 0,3 batia pino p carai…...batia de fazer uma rajada
hj posso usar 1 kg numa boa c álcool e c a central toda original...até 1,4 kgs aguentou ... e só no hpi
-
se pegar um motor original e pindurar uma turbina certamente vai detonar
o que se faz??? alcool, atraso de ponto, mistura rica, etc…. é de conhecimento empirico e mais que provado que um motor gasolina com turbo adaptado não consegue rodar com muito mais que 0,6 bar de pressão sem demandar grandes alterações no projeto original.
-
essas regras e teorias de revista especializada é de cair o cu da bunda mesmo… me lembra da época da teoria de plena carga ondem juravam de pé junto que andar em 5ª marcha em wot e 30km/h era mais econômico do que manter a rotação na faixa usual.
cara, essa regra diz que o maior rendimento está em ter metade da mistura já queimada no pms... isso pq o melhor rendimento se obtém com o pico de pressão na câmara perto dos 20º após o pms... ou seja, quanto maior a pressão do ar que entra no motor, mais fácil ele queima, com isso precisa menos avanço para atender o pico de pressão em volta dos 20º... mas é uma regra teórica pois não existe nenhum meio prático de determinar este fator (metade da mistura queimada) dentro de um motor... a unica coisa que pode ser feita é verificar o pico de pressão e sua posição angular, através de velas com sensor de pressão. e isso varia de cada motor, pode haver o pico de pressão nos 20º oriundos de detonação o que não é saudavel...
motor é uma teoria muito complicada... e prática mais ainda...
-
certo, mas então pegar um motor cru e simplesmente colocar o turbo vai detonar, mesmo mudando a central da ignição e injeção, já que não mudou comando, a ev continua igual e tem a adição do turbo.
turbinei meu motor na gasola, e c 0,3 batia pino p carai…...batia de fazer uma rajada
hj posso usar 1 kg numa boa c álcool e c a central toda original...até 1,4 kgs aguentou ... e só no hpi
gaucho, é porque no brasil não temos gasolina e sim gasilona.
usando pódium, que é a mais parecida com as normais que se vendem no mundo inteiro, consegui ir a 0,8 bar sem batida de pino.
não fui adiante naquela altura pois a temperatura do ar da admissão estava acima de 85°c.
coloquei um ic e já uso o carro com 1,0 bar normalmente. já testei com 1,2 bar e também neca de batida de pino.
lógico que tenho uma boa gestão do knock sensor mas monitorando a ecu com o scanner, o ponto nunca retrocede daquele gravado nos mapas.
qual o segredo? ic e gasolina de qualidade, só isso.
-
se for assim tá cheio de marea usando 1,5bar de overbooster e 1,2bar de pressao final com 8,5 de taxa e intercooler original numa turbina pequena como a chamada f2 e isso com 21° de avanço na gasolina comum…domingo mesmo eu estava num projeto destes...
-
gaucho, é porque no brasil não temos gasolina e sim gasilona.
usando pódium, que é a mais parecida com as normais que se vendem no mundo inteiro, consegui ir a 0,8 bar sem batida de pino.
não fui adiante naquela altura pois a temperatura do ar da admissão estava acima de 85°c.
coloquei um ic e já uso o carro com 1,0 bar normalmente. já testei com 1,2 bar e também neca de batida de pino.
lógico que tenho uma boa gestão do knock sensor mas monitorando a ecu com o scanner, o ponto nunca retrocede daquele gravado nos mapas.
qual o segredo? ic e gasolina de qualidade, só isso.
meu carro original tem 10,8/1 de taxa e agora deve estar c 11 pois dei geral no cabeçote