Confiável, compacto e eficiente: estreia mundial do compacto volkswagen suv taigun no brasil
-
a volkswagen apresenta em são paulo o conceito de um futuro suv da classe a00
taigun de 3,86 metros de comprimento traz motor turbo de alta tecnologia e design sofisticado
wolfsburg / são paulo, outubro 2012. a volkswagen promove no salão internacional do automóvel de são paulo 2012 (entre os dias 22 de outubro e 4 de novembro) a estreia mundial do conceito de um novo suv compacto: o taigun! este utilitário apresentado em são paulo é uma homenagem ao mercado brasileiro – se chegar à produção em série, o novo volkswagen poderá ser comercializado internacionalmente, e não apenas na américa do sul. do ponto de vista técnico, o taigun se caracteriza pela sua proximidade com a moderna new small family da volkswagen, que ele complementa como modelo topo de linha.
o visual exterior do conceito segue o dna global de design marcante e limpo da volkswagen, definido pelos chefes de design walter de silva (grupo) e klaus bischoff (marca). o novo sport utility vehicle apresenta assim uma aparência sofisticada e de elevada qualidade. o taigun tem comprimento de 3.859 mm, largura de 1.728 mm e altura de 1.570 mm. entre os para-choques dianteiro e traseiro, apresenta uma distância entre-eixos de 2.470 mm, relativamente longa em relação ao comprimento exterior. o resultado são balanços curtos e proporções dinâmicas. o interior espaçoso do conceito revela a interpretação da volkswagen do que deve ser um suv compacto, requintado e versátil, a preços acessíveis.
novo motor turbo de alta tecnologia com 110 cv
o taigun de quatro lugares é equipado com um novo motor 1,0 litro tsi (turbo com injeção direta de gasolina) de 81 kw / 110 cv de potência (a 5.000 rpm). isso com um consumo médio combinado de apenas 4,7 litros/100 km (110 g/km co2). o motor turbo com sistema de injeção direta do taigun também é uma estreia mundial. o novo motor amplia a gama de propulsores a gasolina de três cilindros com base na família ea211, oferecendo sistema de injeção direta e turbo, abrindo um novo capítulo na estratégia de downsizing da volkswagen. o novo motor é muito eficiente e disponibiliza um elevado torque logo a partir das baixas rotações (175 nm a 1.500 rpm). o tsi de três cilindros constitui assim a motorização ideal para o taigun. com o novo motor, o protótipo (peso: 985 kg) acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,2 segundos. nas rodovias alemãs, onde basicamente não existe limite de velocidade, o taigun alcançaria uma velocidade máxima de 186 km/h. o motor está acoplado a uma transmissão manual de 6 marchas.
esc é um controle de estabilidade eficiente
o taigun, equipado com rodas de liga-leve de 17 polegadas e pneus nas medidas 205/55 r17, mostra as suas capacidades até em terrenos mais irregulares, graças ao elevado torque do motor e à grande altura em relação ao solo. todavia, este volkswagen foi concebido claramente para um ambiente urbano. seja onde for, o suv conta com potentes freios a disco. outra vantagem no campo da segurança ativa é o controle eletrônico de estabilidade (esc), que reduz significativamente o risco de derrapagem.
design limpo, poderoso e confiante
o design do protótipo pintado na cor "seaside blue" condiz com o conceito de tecnologia de alta qualidade. o visual exterior do taigun, compacto e ao mesmo tempo dinâmico, é exclusivo, confiante, muito lógico e limpo. observado de perfil, saltam à vista os para-lamas salientes, cuja forma atlética se integra de forma harmoniosa às laterais e que se estendem até as portas. as seções dianteira e traseira do carro-conceito estão ligadas visualmente pela vincada linha abaixo dos vidros laterais, que se funde com a coluna c. a forma exclusiva da coluna c é típica de um volkswagen. aí, os designers integraram os puxadores das portas traseiras, totalmente nivelados com a carroceria, de forma aerodinamicamente ideal. toda a silhueta emana robustez e segurança.
na parte inferior da carroceria, repara-se logo na moldura inferior robusta, que inclui as saias laterais, as caixas de rodas e as partes inferiores dos para-choques. agradáveis à vista e convenientes para um melhor aproveitamento do espaço são os balanços curtos: 708 mm na frente e 681 mm atrás. por último, mas não menos importante: o visual da silhueta é complementado pelas práticas barras de teto com luzes de led integradas.
na seção dianteira, os designers do taigun criaram propositalmente semelhanças com os utilitários esportivos tiguan e touareg da volkswagen. da mesma forma, o carro-conceito apresenta linhas dominadas por um design com elementos horizontais. o para-choque integra uma proteção inferior em metal. como de qualquer outro ângulo, o protótipo - com as suas proporções equilibradas – mostra-se robusto e confiante também na dianteira, sublinhando a enorme largura da bitola de 1.473 mm (igual na frente e atrás) em relação à largura total do veículo (1.728 mm sem retrovisores).
a traseira do taigun também se aproxima, do ponto de vista estilístico, dos "irmãos" maiores tiguan e touareg. as lanternas traseiras são ligadas visualmente por uma aresta por baixo do emblema da volkswagen; abaixo dessa linha fica a placa do veículo. de forma geral, as linhas horizontais também marcam o design da traseira. assim como na dianteira, o carro-conceito possui proteção inferior atrás. a tampa traseira do bagageiro é bipartida, de forma visualmente escondida. a parte superior (2/3), até a linha inferior das lanternas, abre para cima. a parte inferior, que vai até a proteção inferior (1/3), abre para baixo. é possível abrir também a parte de cima, com o vidro traseiro separado da tampa.
interior com aproveitamento ideal do espaço
assim como na parte externa, os designers desenvolveram no interior um visual que, com a sua clareza, reflete o espírito do tempo do nosso mundo urbano. quem está habituado a utilizar os smartphones ou tablets atuais também irá gostar do design interno, do contato com as superfícies e da disposição dos elementos no taigun.
o suv é um bom exemplo de aproveitamento ideal do espaço, com porta-malas de 280 litros. rebatendo o banco traseiro, a capacidade aumenta para 987 litros. a elevada posição do assento é típica dos suv e reflete os desejos de muitos clientes de conduzir um veículo que permite um maior conforto ao entrar e sair, assim como uma melhor visibilidade em torno do veículo. na frente, a distância para a cabeça é de 1.036 mm e na parte traseira é de 980 mm. além disso, o generoso espaço na região das pernas proporciona um elevado conforto nos bancos traseiros. o assento do motorista pode ser ajustado de forma ideal a qualquer estatura; a coluna de direção, por exemplo, permite um ajuste de altura para um ângulo de 25 graus.
os designers do habitáculo reduziram sistematicamente o número de funções ao mais essencial. todos os elementos do interior oferecem, consequentemente, uma utilização totalmente intuitiva. o design clean, os inúmeros porta-objetos e a excelente habitabilidade criam uma sensação muito positiva de espaço. além disso, as joviais combinações de cores e materiais sublinham o caráter offroad do taigun. paralelamente, a equipe de desenvolvimento do protótipo concebeu também soluções individuais para o suv. estas soluções incluem mostradores nas saídas de ar do painel, que, pela primeira vez, podem ser utilizados para regular a temperatura e a ventilação, lendo as suas configurações.
o taigun ainda está equipado com um sistema de infotainment no console central, que oferece interfaces para os smartphones mais utilizados atualmente. à direita do sistema de rádio-navegação encontra-se o controle combinado de liga/desliga/volume. abaixo do sistema de infotainment, encontra-se o botão de pisca-alerta, disposto em posição central e de alumínio, bem como as teclas para controlar o aquecimento do vidro traseiro, o descongelamento, o ar-condicionado e a iluminação exterior. acima do sistema de rádio-navegação, no console central, encontram-se três instrumentos auxiliares (pressão do óleo, temperatura do líquido de arrefecimento e pressão do turbo). estes elementos combinam com o volante esportivo de couro de três raios, com a base achatada, e que se encaixa perfeitamente nas mãos.
uma qualidade que se aplica aos conceitos que a volkswagen apresenta nos salões internacionais é que todos eles podem se tornar veículos de produção. é bem provável que o taigun venha um dia a aparecer nas concessionárias da volkswagen - um fator decisivo será a aceitação do público em geral.