Coluna mecânica online® n° 25 é alta velocidade na pista do aeroporto
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fotos: divulgação
é isso mesmo que esperamos quando estamos dentro da aeronave e prontos para decolar é alta velocidade. mas quando estamos num automóvel nessa mesma pista? a definição é a mesma! uma ação que já foi organizada no brasil quando da apresentação do audi r8 gt, também aconteceu nos estados unidos no lançamento do lamborghini aventador lp 700-4 roadster. acelerar ao máximo e com segurança.
um evento dos sonhos para os amantes da velocidade, que foi realizado na pista do aeroporto internacional de miami, permitindo ao mais recente lançamento da lamborghini atingir a velocidade máxima de 338 km/h, tudo isso nas mas perfeitas condições de segurança e com autorização e acompanhamento das autoridades aeroportuárias.
a marca alcançada pelo aventador lp 700-4 roadster supera até mesmo velocidades de decolagens das principais aeronaves que frequentam o aeroporto de miami. na hora da decolagem os aviões alcançam entre 240 km/h e 290 km/h. todo esse desempenho do veículo fica por conta do propulsor v12 de 6,5 litros que produz 700 cavalos de potência e precisa de menos de 3 segundos para sair da inércia e atingir os 100 km/h. a velocidade máxima, segundo o fabricante, é de 350 km/h.
eventos de lançamento sempre despertam a criatividade dos fabricantes na melhor forma de impressionar seus participantes. em agosto de 2011, na pista da embraer, localizada em gavião peixoto (sp), a fabricante alemã audi resolveu demonstrar as virtudes do r8 gt.
a performance do mais novo r8 gt foi de tirar o fôlego. o motor 5.2 v10 com bloco de alumínio e moderna injeção direta de combustível fsi, tem lubrificação por cárter seco que garante a quantidade certa de óleo mesmo em acelerações laterais e durante a velocidade máxima do esportivo. com sua central eletrônica modificada, o motor produz 540 nm (55,1 kgfm) de torque a 6.500 rpm, e sua potência máxima é de 560 cv a 8.000 rpm. para fazer o tradicional 0-100 km/h, apenas 3,6 segundos.
a marca brasileira, comparando que temos motores de 700 cavalos de potência no aventador e 560 cavalos de potência no r8 gt, podemos dizer que estão bem próximas. enquanto a ação americana alcançou 338 km/h, a brasileira chegou na máxima de 326,5 km/h, para um modelo que tem como máxima 330 km/h.
no aspecto bolso, poderíamos falar de valores aproximados. o novo lamborghini aventador lp 700-4 roadster tem preço inicial de 300 mil euros, sem impostos, para os eua. já o audi r8 gt foi oferecido em seu lançamento no mercado brasileiro por cerca de 1 milhão de reais. no final o que realmente importa não é apenas a sensação de velocidade, mas principalmente, as condições seguras para essa condução de alta performance.
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começamos 2013 e a honda já apresenta a versão 2014 do novo civic. o que mudou? externamente muita pouca coisa, mas quando o assunto é mecânica temos o que falar. o modelo ganha a motorização 2.0 litros 16v flex que produz 155 cavalos de potência nas novas versões lxr e exr, incluindo câmbio automático de 5 marchas com aletas para trocas no volante.
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o salão bike show 2013 mais uma vez foi sucesso total. em sua terceira edição, realizada entre os dias 24 e 27 de janeiro no pavilhão 4, no riocentro, contou com quase 100 expositores, numa aérea de 13.000m², e uma estimativa de público de 57 mil pessoas (entre público pagante e presente) até o final do evento.
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a ford, daimler e nissan assinaram um acordo para acelerar a comercialização de veículos elétricos com células de combustível (fcev). o objetivo dessa colaboração é desenvolver um sistema comum de veículos elétricos com essa tecnologia, reduzindo os custos associados de investimento em engenharia. cada empresa vai investir em partes iguais no projeto.
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o centro de pesquisas da universidade de southampton, no reino unido, criou um tipo de nanofibra baseada em sílica que consegue ser 15 vezes mais resistente que o aço. as nanofibras transformadas em nanofios, ao contrário dos nanotubos de carbono é considerados os mais resistentes do mundo até então ?, podem ser produzidas em larga escala e em tamanho variável.
contatos do autor: tarcisio dias é profissional e técnico em mecânica, além de engenheiro mecatrônico e radialista, é gerente de conteúdo do portal mecânica online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a coleção automecânica. e-mail: rb.moc.enilnoacinacemnull@oacader
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