Avaliação “ renault clio expression 1.0 16v 2013
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no fim do ano passado, a renault lançou o modelo 2013 do clio com um face-lift considerável, visando seguir o padrão visual da marca na europa. em sua segunda geração e à venda no brasil desde 1999, o renault clio abandonou o sobrenome campus e recebeu novo visual na dianteira e traseira, além de alterações mecânicas e mudanças no pacote de equipamentos. seu preço inicial é de r$ 24.150, na versão authentique de 3 portas.
o exemplar cedido pela renault é um clio expression, de 5 portas, que custa a partir de r$ 25.880 quando básico. nosso carro contava com o pack que inclui ar-condicionado e direção hidráulica (r$ 3.750), único opcional de fábrica do modelo. vidros, travas elétricas e alarme (r$ 1.146) são acessórios, assim como o rádio h-buster (r$ 411), rodas aro 14†com pneus 175/65 r14 (r$ 1.979) e o kit adesivo sport (r$ 299), composto por faixas na carroceria e teto em cor branca. no total, o carro sai por salgados r$ 33.465.
verificando as alterações visuais, nota-se empobrecimento nos faróis, que agora usam parábola simples. seu vidro traseiro curvo deu lugar a um vidro menor enquanto as lanternas seguem novo visual, mais interessante. outra economia foi feita na abertura do porta-malas, que abandonou o botão embutido no logotipo. no interior os bancos recebem novos tecidos e não há alterações significativas no painel.
o cluster é semelhante ao que foi introduzido na linha 2012, mas agora conta com computador de bordo e novas grafias. além disso, a renault posicionou o acionamento elétrico dos vidros nas portas, liberando espaço para um porta-copos e um porta-objetos à frente do câmbio.
na prática a sensação de pobreza no interior é bem evidente, com plásticos de aspecto ruim e ligeiramente mal-encaixados. no carro avaliado, os botões dos vidros elétricos foram montados de forma deficiente, com rebarbas afiadas e chegando a desencaixar no caso de um acionamento menos suave. a posição de dirigir é interessante, com boa regulagem longitudinal do assento, que é ancorado em boa altura. os encostos dos bancos apóiam bem as costas e são relativamente confortáveis, mesmo após longa utilização. não há regulagem de altura dos bancos, cintos dianteiros ou da coluna de direção.
o espaço interno é bom para quem viaja na frente, mas na traseira o teto baixo atrapalha a vida de pessoas acima de 1,75 m nas laterais, enquanto o assento do meio só serve para crianças ou adultos pequenos. seu porta-malas de 255 litros é satisfatório. já em relação à visibilidade, os retrovisores laterais cresceram, cumprindo bem seu papel. em contrapartida, o vidro traseiro menor faz com que motoristas altos só enxerguem carros na retaguarda quando eles estão bem próximos.