Coluna alta roda extra é espaço para cima
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foto: divulgação
embora nos grandes centros urbanos dos países centrais o crescimento da frota seja quase exclusivamente vegetativo, ainda continua a aumentar. como espaço para ampliação das vias está esgotado, algo precisa acontecer para manter o fluxo de veículos no futuro dentro de parâmetros razoáveis. até entre os emergentes o problema de circulação vai se agravar ao longo do tempo.
se não se torna possível alargar ou abrir novas ruas e avenidas, o jeito é diminuir o tamanho dos veículos. carros estreitos apresentam limites. há planos da volkswagen, mas até agora não existe um citadino de produção seriada, de dois lugares, em que o passageiro viaje atrás do motorista, reduzindo de forma drástica a largura. outra forma é encurtar o comprimento. mas também aí os ganhos são limitados.
a única dimensão em que os automóveis podem crescer, sem ocupar espaço viário, é para cima. assim, mais pessoas se acomodariam a bordo, sem agravar tanto os problemas de trânsito. elevar o teto aumenta área frontal e piora a aerodinâmica, porém não é problema em baixas velocidades dos deslocamentos urbanos.
agora surge um carro-conceito da visionária empresa suíça rinspeed. o fundador e principal executivo, frank rinderknecht, consegue todos os anos, no salão de genebra, apresentar algo novo. sempre criativo, às vezes propõe coisas que beiram o delírio, mas dessa vez decidiu não exagerar.
na próxima edição do salão, de 7 a 17 de março, frank apresentará o micromax que, para ele, revolucionaria a locomoção de curta distância, capaz de juntar os meios de transporte pessoal e público. ?recursos modernos de compartilhamento de veículos são baseados na internet e em telefones inteligentes, em tempo real. para ir ao trabalho ou às compras pode consultar quem está disposto a oferecer ou aceitar uma carona. o micromax oferece flexibilidade única em razão dos bancos que permitem motoristas e passageiros sentar eretos sem causar incômodos em curtas distâncias?, explica.
o carro tem apenas 3,6 metros de comprimento (9 cm menos que um mille, por exemplo) e espaço amplo para motorista, três passageiros e um carrinho de bebê ou de compras. com 2,2 metros de altura, permite instalar bancos em que as pessoas viajam quase em pé, sem perder muito conforto, e protegidas por cintos de segurança de três pontos. a sensação é de estar em uma sala de casa, pois inclui máquina de café, minibar refrigerado e sistema completo de conectividade e entretenimento.
o executivo espera que o seu veículo não sirva apenas como táxi, mas também possa atrair pessoas engajadas na ideia do transporte solidário e preocupadas em diminuir os congestionamentos e as emissões de co2. ele também imagina que um modelo desse tipo deva utilizar apenas propulsão elétrica. nada comentou como conseguiria homologar o micromax sem bolsas de ar e itens de segurança passiva.
viajar em posição quase em pé ou semissentada surgiu na companhia aérea irlandesa de baixo custo ryanair. a proposta era diminuir ainda mais as tarifas em voos curtos, ao transportar mais passageiros no mesmo espaço. até os cintos de três pontos eram semelhantes. a ideia, porém, não prosperou.