Avaliação “ volkswagen fusca 2.0 tsi 2013
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o novo fusca não tem quase nada do antigo fusquinha, da época em que vendia tanto que era difícil não ver um desses em nossas ruas. o modelo atual, batizado novamente de fusca usa as linhas básicas do modelo que lhe deu origem e só. trata-se de uma evolução muito bem feita do new beetle (1997†2010). no modelo 2013, avaliado por duas semanas pelo nosso site foi possível notar essas diferenças, o carro é outro, agora com mais recursos tecnológicos, segurança e mecânica proporcional as suas linhas esportivas e simpáticas.
a nova geração não usa mais a antiga plataforma da quarta geração do golf (a mesma do golf vendido por aqui). a nova base vem do golf vi, vendido na europa. em nosso país, o novo fusca só será oferecido com uma única motorização, ou seja, com o excelente motor 2.0 tsi turbo, que rende 200 cv e 28,6 kgfm de torque (o mesmo do jetta tsi/tiguan e passat, além dos “primos†audi a3, a4, a5 e tt), segundo o fabricante, o besouro faz de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e alcança uma velocidade máxima de 223 km/h. em conjunto está o excelente câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem, ambas de seis marchas.
por fora o novo fusca cresceu o visual chama a atenção por onde passa, as linhas arredondadas mescladas com traços retos em algumas partes dão aquela sensação de agressividade e remete ao antigo fusquinha, suas medidas são de 4,27 m de comprimento, 1,80 de largura, 1,48 de altura e 2,53 de entre eixos. observando de lado, a área envidraçada ficou menor e o carro perdeu o formato característico de arco do new beetle, dando a aparência de um carro mais baixo.
em seguida destacam-se os arcos de roda, que na verdade são os para-lamas e a linha de cintura alta que faz conjunto com os vidros laterais mais estreitos, transmitindo esportividade ao modelo. um detalhe é que as porta perderam a moldura, sustentando apenas o enorme vidro dianteiro, que de um certo modo, fica até mais bonito de se ver. a traseira conta com as novas lanternas com desenho redondo em uma das pontas e reto na outra, que se integra ao corte da tampa do porta-malas, além de duas saídas de escapamento cromados. de frente a diferença maior é vista nos faróis bi-xenon, que ficaram mais “ovalados†e contam com uma meia lua de leds diurnos e o para-choque mais “quadradoâ€.
por dentro é possível notar que realmente você está em um modelo atual da volkswagen. a maioria dos botões são encontrados em outros modelos da marca. logo de cara é notado o novo painel, que agora é mais recuado e traz inserções que podem ser na cor do carro ou em tonalidades escolhidas pelo dono. o painel de instrumentos tem o velocímetro central que tem ainda o conta-giros e medidor de combustível. no centro, o novo corpo ganhou sistema multimídia rcd 510 ou rns 315 com navegador e rádio.
o volante multifuncional tem base chata e visual típico dos modelos mais esportivos, garantindo boa performance ao condutor mais ousado. outro detalhe interessante é uma tira de elástico para segurar garrafas ou outro objeto na porta, muito útil. também existe um pequeno porta-luvas de abertura para cima, à frente do passageiro. para quem vai atrás, o espaço fica complicado para quem tem mais de 1,80 m. o porta-malas também é pequeno, cabem apenas 310 litros.