Ford usa tecnologia de imagem térmica para oferecer mais conforto interno nos carros
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foto: divulgação
engenheiros da ford desenvolveram um equipamento com base na tecnologia de imagem térmica para encontrar e eliminar vazamentos de ar nas cabines dos veículos. resultado: menos ruído do vento e melhor acústica interna para um bom som de músicas ou, até mesmo, para se ?ouvirá o silêncio o que melhora o nível de qualidade de uma viagem.
a tecnologia de imagem térmica, através de câmeras fotográficas que registram o calor no ambiente, é a mesma que os agentes policiais usam para rastrear criminosos e também na área militar. é a primeira vez que uma indústria automobilística utiliza o sistema.
nos testes da ford, vazamentos de ar aparecem numa tela como uma imagem infravermelha que identificam os pontos de calor, no momento em que o ar quente interno escapa do veículo. trata-se de mais uma inovação tecnológica que a empresa desenvolve, através de ferramentas avançadas, na permanente busca de satisfação do cliente em relação à redução de ruídos e vibrações na cabine dos modelos da marca.
dados do sistema de pesquisa da ford eua em qualidade global mostram que o ford fusion 2013 obteve um índice de aprovação de 67 por cento para a tranquilidade interior em comparação com 58 por cento do concorrente toyota camry 2012.
o trabalho da engenharia da ford foi inspirado na ideia de se aquecer o ar do interior da cabine de um veículo e tomar as imagens térmicas para localizar, de imediato, os pontos por onde o ar quente esta escapando. o procedimento permite testar diferentes maneiras de se conter o ar por meio de alterações no design e dos materiais isolantes empregados.
o resultado do uso da nova tecnologia é a identificação rápida de várias áreas-chave que são vulneráveis a vazamentos de ar que provocam ruídos dentro da cabine, incluindo os que se originam nos vidros de janelas, guarnições das portas, na tampa do porta-malas, nas portas traseiras e na base do para-brisa. além de reduzir o ruído interno, a vedação de vazamentos de ar aumenta a eficiência dos sistemas de aquecimento e arrefecimento.
antes dessa tecnologia, os engenheiros da ford se baseavam nos resultados sensoriais para analisar vazamentos de ar. eles enchiam o carro de fumaça, em seguida, assistiam a fumaça sair de pequenos buracos. aí, andavam ao redor do veículo e procuravam por vazamentos de ar. também usavam estetoscópios para tentar ouvir fugas de ar da cabine.
embora bem sucedidas, estas abordagens não eram consistentes. com o uso de imagens térmicas, os engenheiros podem acelerar o tempo de desenvolvimento, encontrando resultados mais rapidamente.
fonte: www.fordparatodos.com.br