Lançamento “ nissan sentra 2014
-
fotos: marcus lauria
a nissan apresentou essa semana para a imprensa brasileira, no rio de janeiro, o novo sentra, que está em sua sétima geração. o modelo que já se encontra em todas as 166 concessionárias da marca espalhadas pelo país chega totalmente renovado e muito maior e mais luxuoso.
de acordo com a marca, o novo sentra usa uma nova plataforma e foi repensado a partir do zero. o modelo chega para disputar um segmento com muitas opções – que corresponde a 7% do total das vendas no brasil. ele é comercializado em mais de 120 países. _com o lançamento do novo sentra, a nissan reforça sua filosofia de oferecer no brasil produtos modernos e globais, que carregam conforto e muita tecnologia, por preços competitivos. agora é a vez de mexermos com o segmento de sedans médios_, diz carlos murilo moreno, diretor de marketing de produto da nissan do brasil.
comparada a geração anterior, o novo sentra foi totalmente modificado, as linhas mais retas da carroceria e do interior deram espaço a um estilo mais moderno e fluido. alinhado com a atual identidade visual da nissan. as linhas da carroceria permitiram chegar a um coeficiente de arrasto menor que o da geração anterior (de 0,34 para 0,29), e estender a traseira, solução que aumentou a capacidade do porta-malas para 503 litros (+ 61 litros), sem perder conforto ou espaço interno.
detalhes como faróis e lanternas de led fazem a diferença no nosso sentra. assim como as rodas de alumínio como item de série desde a versão de entrada (aro 16 com pneus 205/55 r16 para 2.0 s e 2.0 sv e aro 17 com pneus 205/50 r17 para a topo de linha 2.0 sl). _detalhes que reforçam a elegância do design estão disponíveis de série desde a versão de entrada, em itens que normalmente encontramos nas versões mais completas e caras dos concorrentes. maçanetas cromadas, led nos farois e lanternas, entre outros, dão ao novo sentra aspectos de inovação e de ser de categoria superior. é um carro muito bem pensado em todos os detalhes, para agradar aos que já o conhecem e aqueles que vão ainda descobri-lo_, afirma alexandre clemes, gerente de marketing de produto da nissan.
o entreeixos de 2,70 m, permite aos passageiros altos, com mais de 1,80, por exemplo, acomodar-se com muito conforto, sem encostar os joelhos nos bancos dianteiros mesmo quando estão totalmente recuados. bem aproveitado, o carro transmite a sensação de amplitude, mesmo com os bancos na cor mais escura.
importado do méxico, o sentra 2014 chega bem equipado, o sedã será vendido por aqui em três versões de acabamento (s, sv e sl), ele traz na versão de entrada s itens de fábrica como chave com sistema i-key, acendimento automático dos faróis, freios com abs/ebd, rádio cd player com mp3 e quatro alto falantes, direção elétrica com assistência variável, airbags frontais, rodas aro 16³, retrovisores externos com regulagem elétrica, lanternas e faróis com led s, volante multifuncional com acabamento em couro, ar-condicionado, sistema eletrônico de ignição, entres outros.
enquanto que a versão top sl vem equipada com airbags laterais e de cortina, rodas aro 17³, sensor de estacionamento, câmera de ré, teto solar e sistema de navegação integrado ao painel, além de todos os itens da s e sv. os valores variam de r$ 60.990 para o modelo s equipado com câmbio manual de seis marchas, r$ 65.990 para o sv com transmissão cvt e r$ 71.990 para o top sl.
embaixo do capô está o conhecido motor 2.0 16v flex que desenvolve 143 cv de potência e 20,3 kgfm de torque. de acordo com a marca, foram feitas melhorias no cabeçote, na cabeça dos pistões e na calibração do sistema de injeção, além de implantar o sistema flex start, que elimina o tanquinho de gasolina. a boa notícia é que o propulsor recebeu a etiquetagem a tanto na versão manual quanto na automática nas avaliações de consumo do inmetro.
confira a tabela de preços do nissan sentra 2014:
sentra 2.0 s “ r$ 60.990 (câmbio manual de 6 marchas)
sentra 2.0 sv “ r$ 65.990 (automático “ cvt)
sentra 2.0 sl “ r$ 71.990 (automático “ cvt)primeiras impressões
rio de janeiro/rj “ logo ao entrar no novo sentra é possível notar o nível de acabamento superior aos concorrentes, são materiais de ótima qualidade, sem rebarbas, com estilo soft-touch mais agradável ao toque e que inspiram qualidade. destacam-se o volante de couro, os bancos feitos do mesmo material oferecendo o devido conforto ao motorista e passageiros. esses, por sinal, tem uma vantagem comparado com a concorrência, o espaço traseiro é bem aproveitado e não deixa ninguém no aperto.
è fácil achar a posição de dirigir, não falta opção de regulagem no banco e volante, o que deixa o motorista pronto para desfrutar da ótima dirigibilidade do sedan da marca japonesa. o modelo possui muitos porta-trecos espalhados pelo interior, que fica ainda mais requintado com o teto-solar de fácil utilização.
na hora de acelerar, o motor de 2.0 litros 16v flex que desenvolve 143 cv de potência e 20,3 kgfm de torque não deixa nada a desejar, suficiente para empurrar os mais de 1.300 kg da carroceria, sua aceleração é suave e constante, deixando o motorista mais tranquilo em uma ultrapassagem. outro ponto positivo foi o trabalho da suspensão, que transforma o carro em um verdadeiro trem andando sobre trilhos, revelando ser seguro nas curvas, mesmo que em velocidades acima da média. enfim, é um sedã que vai chamar a atenção diante de tantas opções em nosso mercado, basta comparar e tirar a sua dúvida.
*evento a convite da nissan do brasil