Motor md
-
hoje tive uma pessima noticia na retifica. meu motor e um md 1.5 com pistoes 1mm.
mas agora to com vira 1.6 stander e pistao 1.6 stander a gasolina.
mandei abrirbo bloco para os pistoes.
sera que cai ficar bom essa m..
com coletor dimensionado bura 2e e cabecote com valvulas maiores?
-
qual o diâmetro das válvulas de antes e qual o que será usado? em relação ao uso de bronzinas, recomendo o uso da vw. se as válvulas casarem com o novo nível de turbulência, você terá 90% de sair satisfeito com este novo motor.
-
vou fazer umas contas aqui e depois te passo os resultados ok?
-
vamos colocar os dados em ordem e depois manipulá-los para descobrir qual a melhor estratégia e verificar se o serviço que vai fazer vai ficar dentro de parâmetros de fluxo realmente bons.
motor md:
segundo o catálogo da trw as válvulas do cabeçote do motor md 1.5 tem o mesmo diâmetro que o cabeçote 1.6, ou seja, 33,95 mm ou +/- 34 mm.
o que falta apenas é o curso do virabrequim do motor 1.6 e a rotação máxima que o motor atinge ou a que você pretende que ele suporte
-
de acordo com o catalogo diz que o motor 1.5 tem um virabrequim 80 mm.
-
então vamos manipular os dados, pois dados sozinhos não nos ajudam. precisamos transformá-los em informações úteis.
com um comando com uma duração do 049g pode oferece quase 6000 rpm(é o comando que mais influencia da na capacidade máxima de um motor). então vamos nos valer destes dados para obter a velocidade média do pistão - vmp.
vmp=(curso do pistão x rpm)/30000= (80x6000)/30000= 16 m/s
então obtivemos a vmp=16 m/s
falta descobrir a relação diâmetro da válvula/lift do comando.
qual a necessidade de achar este valor? É que essa relação é que determina o nível de turbulência ou velocidade de admissão da mistura ao sair do duto e entrar no cilindro.
-
que comando pretende usar?
-
então, o lift deste comando é 9,8. com o diâmetro da válvula de admissão do cabeçote que você citou tem 38 mm, vamos fazer as contas:
9,8/38= 0,2578. para efeitos de cálculo eu colocaria 0,26
essa relação é adimensional e por isso não tem nenhum unidade como m, mm ou cm. trata-se de um coeficiente que diz o quanto veloz ou turbulenta entra no cilindro. os livros de engenharia orientam que esta relação não deve ultrapassar o intervalo de 0,25 ou 0,35. abaixo de 0,25 temos uma turbulência tão alta que atrapalhará a queima quando a vela lançar a centelha. acima de 0,35 tem-se uma velocidade de admissão muito alta a ponto de diminuir a turbulência e dificultar a atomização perfeita da mistura fazendo com que o motor tenha dificuldade de subir o giro. como no seu caso os valores estão dentro do que é preconizado pelos livros e também dentro do que bons preparadores estimam podemos prosseguir.
-
minha net não me ajuda!
o que nos falta? praticamente nada. falta juntar todos os dados em uma única equação que muito chamam de Índice de mach ou simplesmente número de mach que é uma comparação entre a velocidade com que a mistura passa pelos dutos e chega ao cilindro com a velocidade do som. É consenso que este número deve ser o mais próximo possível de 0,5 e se possível, não ultrapassá-lo.
-
desculpe-me, mas esqueci de perguntar o diâmetro do pistão do 1.6? É 79,5 mm mesmo?
-
Índice de mach=(diâmetro do cilindro/diâmetro da válvula de admissão)² x [velocidade média do pistão/velocidade do somx constante de escoamento x (lift do comando de válvula)]
então, vamos preencher o quebra cabeças e verificar o que casa ou não.
-
im=(79,5/38)²x[16/340x1,45x(9,8/38)]
-
casantosef,curti esses calculos,mas agora me surgiu um monte de duvidas,da uma força pra entendermos isso melhor,como faço para achar o lift do comando?bom no meu caso estou montando um ap 1.9 com valvula de admição 40 e esc 33 comando 49g pistão 83.3 curso 86.4,segundo o calculo de valvula e comando ficou um valor de 24.5,pensei nesse diametro pois estou usando tbi e adm do 2.0,então pensei em um fluxo maior,sera errado?