Especificação acea para lubrificantes
-
opa..sumi d enovo…
morei na rua cuvba..vim pra sp com 5 anos..
meu avṍ ainda mora snme na costa rica (so sei indo pra la, nunca lembro o nome da rua)...alias..acho q amanha eu tá por aí a tarde
fusca.....nao disse q todos resistem melhor...
o helix azul 10w40 base sint?tica aguentyou mais tranco q ao helix amarelo 15w50 mineral...não quwr dizer q vai aguentar mais q o 20w50 de outra marca....
foi pr amostrar q o sae no r?tulo não diz tanto assim...
a medicao do sae é feita em tubos em laboratorio numa condição tal de temperatura e humidade...
qdo vc enfiar no meio do teu motor, vc vai ter contato com combustivel nao queimado, restos do borra q ja estavam la...e a coisa pod emudar...
nessa hora ter base sint?tica é uma vanategm sobre ser mineral...
só como exemplo...o 50 do helix amarelo tomou pau do 40 do hel;ix azul..mas o 50 do xhp deu uma diferença d e+ de 11o em cima do 40 do helix...
eu usei bastante o magnatec, e o heliz azul,nenhum deles deu pra tr?s no mt...mas é um turbio origes....num turbado com folgas ele pode dar pra tr?s...
como eu nao tinha manometro de oleo nem marcador de temp de oleo...nao posso falar pra vc q ganhos e perdas tive se comparado ao 5w40 ...e com nunca usei 20w50 nesse mt nao tenho base pra comparacao...
tive uma situação, na madruga antes de entregar o mt q foi uma ~despedida~q foram +/- uns 20-25 mins chutando o q podia e não podia na bandeirantes e anhanguera (sem medo de radares pq tinah uma vantagem escondida ) e na volta acendeu luz de injeção, o mt manquificou geral e s[o voltou depois q parei num posto lagoa azual e ele esfriou
o gti_t abriu um topico sobre usar sint?tico e parece q ele encarou 5w40 mineral na goleta....
se ele puder aparecer e dizer como anda o brinquedo, se tiver manometros e medidor de temp, melhor ainda..
-
fusca…..nao disse q todos resistem melhor...
o helix azul 10w40 base sint?tica aguentyou mais tranco q ao helix amarelo 15w50 mineral...não quwr dizer q vai aguentar mais q o 20w50 de outra marca....
foi pr amostrar q o sae no r?tulo não diz tanto assim...
a medicao do sae é feita em tubos em laboratorio numa condição tal de temperatura e humidade...
qdo vc enfiar no meio do teu motor, vc vai ter contato com combustivel nao queimado, restos do borra q ja estavam la...e a coisa pod emudar...
nessa hora ter base sint?tica é uma vanategm sobre ser mineral...
só como exemplo...o 50 do helix amarelo tomou pau do 40 do hel;ix azul..mas o 50 do xhp deu uma diferença d e+ de 11o em cima do 40 do helix...
eu usei bastante o magnatec, e o heliz azul,nenhum deles deu pra tr?s no mt...mas é um turbio origes....num turbado com folgas ele pode dar pra tr?s...
como eu nao tinha manometro de oleo nem marcador de temp de oleo...nao posso falar pra vc q ganhos e perdas tive se comparado ao 5w40 ...e com nunca usei 20w50 nesse mt nao tenho base pra comparacao...
tive uma situação, na madruga antes de entregar o mt q foi uma ~despedida~q foram +/- uns 20-25 mins chutando o q podia e não podia na bandeirantes e anhanguera (sem medo de radares pq tinah uma vantagem escondida ) e na volta acendeu luz de injeção, o mt manquificou geral e s[o voltou depois q parei num posto lagoa azual e ele esfriou
o gti_t abriu um topico sobre usar sint?tico e parece q ele encarou 5w40 mineral na goleta....
se ele puder aparecer e dizer como anda o brinquedo, se tiver manometros e medidor de temp, melhor ainda..
[snapback]455756[/snapback]
bom, como já tinha passado uma decada da hora da troca, ontem eu resolvi esperimentar o helix 10w40 no fusca. o oleo tem um cheiro gostoso (serio). botei e vim pra casa. já no caminho comecei a sentir cheiro de oleo queimado (oleo novo, diga-se de passagem).
hoje de manha ao dar a partida, para minha felicidade nao precisa esperar os tradicionais 2 minutos para o oleo esquentar e a pressao baixar. tava dando 4 kg de pressao na lenta (antes chega a 8kg). sai na manha e fui fazer que tenha que ser feito.
andei muito em trecho urbano, transito pesado, mas, em alguns momentos era possivel chegar a usar 3a ou 4a. marcha.
motor quente, estico a 3a. até 3000 rpm e espero para ver aonde o manometro chega. nao deu 2kg de pressao com o oleo a 80 graus. no mineral sempre vinha cerca de 2,3 a 2,5 kg de pressao. girando 4500 mal conseguiu chegar a 3kg.
oleo quente, 90 graus. marcha lenta, 0,2 kg de pressao e….. cheiro de oleo queimado no ar. 40 kms apos a troca, fiz outra. agora por mineral, 20w50 castrol gtx.
pressao de oleo normal de novo.
conclusao, oleo sintentico nao funciona em fusca. esse negocio presta pra motor que foi feito para usar oleo sintetico. se o motor pede mineral, deve-se usar mineral, pois certamente as folgas sao diferentes e a pressao cai.
ahhh, em tempo, o shell helix da embalagem amarela (15w50), conseguiu destruir um motor apos 25 mil kms de uso. na minha opiniao, é um oleo muito ruim.
[]s
-
essa de cheirar óleo é nova..não vai viciar, hein
teu motor não curtiu a brincadeira mesmo….
em teoria os vw ar deveriam ter folgas amiores q um motor atual..ao mesmo tempo q germ menor esforão térmico e um deveria equilibrar o outro nessa brincadeira..o q não rolou pelo q vc mediu
ter menor pressão de trabalho da bomba é até de se esperar, afinal o esforão pra fazer este óleo circular deveria ser menor...mas não esperava uma digferen?a tão significativa de pressão ...
o óleo q vc escoou, com q estava? se ele estava atinginjd seu limite térmico, deveria ter formado alguma pelotinhas.....
baixou nível de óleo acima do normal nesse tempo q vc usou o óleo?
-
aki eu coloqui elf sporti 20w50, acea a3.
filtro de óleo novo (seempre…)
percebi que a temperatura média do motor aumentou, apesar que tá fazendo um calor?o.... acabei ficando meio q sem par?metro real.
mas uma coisa que percebi: o giro tá subindo substancialmente mais rápido.
as batidinhas de tucho continuam.
o óleo velho escoou normalmente, sem bolhas, sem calombinhos nem nada.
[]s
-
essa de cheirar óleo é nova..não vai viciar, hein
teu motor não curtiu a brincadeira mesmo….
em teoria os vw ar deveriam ter folgas amiores q um motor atual..ao mesmo tempo q germ menor esforão térmico e um deveria equilibrar o outro nessa brincadeira..o q não rolou pelo q vc mediu
ter menor pressão de trabalho da bomba é até de se esperar, afinal o esforão pra fazer este óleo circular deveria ser menor...mas não esperava uma digferen?a tão significativa de pressão ...
o óleo q vc escoou, com q estava? se ele estava atinginjd seu limite térmico, deveria ter formado alguma pelotinhas.....
baixou nível de óleo acima do normal nesse tempo q vc usou o óleo?
[snapback]455780[/snapback]
escoou como se fosse agua. a temperatura maxima que atinge moendo muito é cerca de 100 graus (coisas que só um radiador de oleo fazem por voce).
nao apareceram as pelotinhas, alias nunca apareceram.
o nivel nao medi, mas se baixou foi muuuito pouco. por sinal, eu perco mais oleo pelo suspiro, que vai para o chao, asfalto, do que pelas guias de valvulas e aneis.
hoje fiz uma viajem de 220 km com o castrol gtx. pressao de oleo sempre em 2,5 kg, andando na base de 110 a 120 km/h.
tambem fiz um ajuste de ponto (tava muito atrasado, pois tava andando com gasolina e fui tacando alcool). mantem 4 kg de pressao @ 6500 rpm, tenta subir mais, chega a dar picos de 5kg, mas, como voce diz, o esforco termico (dissipacao?) forca a pressao a cair para 4kg enquanto o giro vai subindo.
[]s
-
se nao tava formando pelotinha, entao o oleo nao tava dando pra tr?s..tinha vazão no circuito…
krai..100o de temp de óleo? tá show de bola...
vc pode taxcar 0w30 aí q não vai fritar nunca...rsrsrsrsrs
-
pra voce te ideia, dos tempos de turbo @ 1,3kg e combustivel a vontade fornecidos por 2 bicos monoponto suplementares (um para cada bancada), eu fazia trechos de 7, 8 kms com o po no assoalho e o ouvido espichado para tras para ver se nao tava dando pre ignicao. andava a 200~210 por hora durante 3, 4 minutos, aliviava, quase parava e retomava de 2a. 3a. (até 7200 rpm) e 4a. que chevaga entre 6000 a 6200 rpm. parava o carro, deixava funcionando na lenta por uns 40 segundos e a temperatura do oleo passava um pouco dos 100 graus (nunca chegou a 110).
isso durante o verao, de madrugada obviamente, com temperatura do ar na casa dos 28 graus.
hoje para conseguir 100 graus tem que moer muito. como passei a utilizar alcool, apesar do ponto de ignicao bem mais adiantado, a temperatura do oleo esta tendendo a se manter um pouquinho mais baixa do que com gasolina.
segundo informacoes do departamento tecnico da ipiranga (eu usava f1 master na epoca) o oleo mineral deles 20w50 sj é oleo até 119 graus.
0w30?? ja despencou pressao com 10w40, imagine um w30?
um abraco
-
ahh, so uma coisa para complementar. eu havia falado a respeito de lubrificantes industriais. conheco. sae90 e sae 140 (o primeiro usado em caixa de transmissao e o segundo em difereciais de caminhao).
o que eu posso ajudar a acrescentar a respeito desses oleo, sao que o sae90 fede pra caralho o sae 140 fede muito mais pra caralho.
a gente tem na empresa uma maquina extrusora de plastico. sao cerca de 50cv@80 rpm, e isso da um singelo torque de 460kgfm no ultimo eixo da caixa redutora. 1 ano e meio trabalhando sem problemas e sem troca de oleo. a redutora usa sae140 que se aquece por atrito até 65 graus (medido com pistola laser).
[]s
-
100 graus só que o ventilador arma e não sossega enquanto não cair pra 90 graus. isso leitura no painel, né…
uma coisa eu tenho certeza: o ventilador arma com exatos 100 graus medidos no scanner. 100 graus de quem que eu num sei: do motor ou do óleo... huahuaha
[]s