Crise da f1 deixa categoria preocupada com futuro
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as ausências de caterham e marussia das provas nos estados unidos e brasil deixa escancarada uma crise financeira na fórmula 1, com contornos jamais vistos.os dois times, que ao lado da hrt foram escolhidos por max mosley (o ex-presidente da fia) entraram na categoria em 2010 após um processo seletivo que barrou organizações como prodrive, euskadi e n technology, pois estas não queriam usar motores cosworth, como era o desejo do ex-mandatário da fia. ao longo deste período nunca mostraram competitividade o suficiente para estar no grid da f1. destas escuderias, a primeira a deixar a categoria foi a hrt, no fim de 2012.
caterham e marussia seguiram e a segunda foi a primeira a somar pontos, ao conseguir o nono lugar no gp de mônaco, com jules bianchi. no entanto, os custos cresceram e isso culminou em discussões e nomeações de administradores nos dois times. o fato é que os equipamentos dos dois times não vão ser embarcados para os eua e brasil.
a situação chega a um nível de preocupação tal que um dos ex-dirigentes da caterham, tony fernandes, clama por uma mudança na categoria.
'bernie ecclestone realizou um trabalho excepcional na f1, mas chega um momento em que se faz necessária uma reflexão', disse.
queixas também partiram de um dos pilotos que esteve ligado à essas equipes 'nanicas', o indiano narain karthikeyan, que defendeu a hrt.
'a fórmula 1 é cara demais e completamente insustentável para as equipes menores'.
o diretor da force india, bob fernley, é outro que reclama da concentração de poder nas mãos de bernie ecclestone e dos times grandes.
'só cinco equipes tem a palavra da administração da f1, e por causa disso poderemos perder mais times se continuarmos a agir dessa maneira', comentou.
a solução no curto prazo é fazer com que as outras oito equipes coloquem um terceiro carro na pista. ferrari e red bull já teriam dado o aval para isso. a mclaren ainda reflete sobre o assunto e isso, na opinião de helmut marko, resolveria outro problema da f1.
'temos os meios para resolver essa situação, e isso nos daria uma solução para o fato de termos muitos bons pilotos no mercado e poucos carros para eles', concluiu.