F-e: a pista é estreita e rápida, diz bruno senna sobre punta del este
-
em sua primeira visita ao uruguai, bruno senna já sabe o que encontrará pela frente neste sábado no circuito urbano de punta del este, palco da terceira etapa da fórmula e – o campeonato mundial de carros elétricos da fia. “vai ser treta. a pista é rápida e estreita”, resumiu o piloto da mahindra racing, que busca os primeiros pontos da nova categoria. em sua conturbada estreia em pequim, o brasileiro nem conseguiu participar da tomada classificatória e abandonou com a suspensão quebrada logo na primeira volta. a seguir, em putrajaya (malásia), envolveu-se em acidente quando brigava pelo terceiro lugar no final da corrida.
bruno chegará na quinta-feira ao sofisticado balneário uruguaio com conhecimento limitado do traçado de 2,8 quilômetros montado na playa brava e que percorre partes já utilizadas pela tc2000 argentina. são 20 curvas e poucas mas velozes retas, sempre cercadas muito de perto por muros e barreiras de proteção. “o arquivo da pista só me chegou hoje e nem pude trabalhar direito no simulador”, explicou.
“mas é muito diferente das anteriores, porque é mais aberta. como é ao lado da praia, isso significa muito vento e areia. e tem duas curvinhas lentas, ainda mais lentas que o grampo de putrajaya”, analisou.
principal novidade do automobilismo em 2014, a fórmula e continua atraindo pilotos egressos da fórmula 1, que se constituem na maioria no grid de 20 carros. em punta del este, a chegada do francês jean-eric vergne à andretti racing, como companheiro de franck montagny, deve atrair ainda mais holofotes para a categoria. mesmo tendo deixado uma boa impressão na fórmula 1, vergne não teve seu contrato renovado com a toro rosso. “e sempre bom contar com pilotos da qualidade dele. só aumenta o prestígio da fómula e. ele será bem-vindo, mas acho que terá um pouco de dificuldades a princípio porque os carros são completamente diversos”, afirmou bruno.
como é marca registrada da fórmula e, toda a programação será cumprida em apenas um dia, com duas sessões de treinos livres, o qualifying que definirá as posições de largada e a prova. serão 20 voltas, com início às 16 horas, e a parada nos boxes para a troca de carros em função da pequena autonomia das baterias. a fox sports exibirá toda a programação ao vivo.