Entenda ˜pulo do gato da ferrari; confira imagens exclusivas
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time italiano introduziu novidades significativas no carro para gp de cingapura, prova dominada e vencida por sebastian vettel; fala sobre inovação, que pode ser ponto de virada na briga pelo…
a vitória dominante de sebastian vettel no gp de cingapura foi à maneira que o alemão costumava fazer nos tempos de red bull: partindo da pole, vettel abriu boa vantagem nas primeiras voltas e administrou a vantagem para receber a bandeira quadriculada em primeiro lugar.
após a primeira intervenção do safety car, o germânico optou por uma abordagem mais conservadora para cuidar dos pneus no início do stint, mas quando ele decidiu acelerar abriu vantagem rapidamente.
o que isso indica, somando à vantagem que vettel exibiu na classificação, é que o alemão estava extremamente confiante à bordo da ferrari, sendo capaz de levar o carro ao limite e saber que ele responderia exatamente do jeito que ele desejava.
piso atual da ferrari com slots de inserção da solução anterior
é de conhecimento prévio que vettel prefere carros que tenham uma performance forte especificamente na parte traseira – ele foi o que mais se aproveitou da era dos difusores soprados, quando os gases do escapamento aumentavam a eficiência dos difusores.
em cingapura, a ferrari introduziu uma mudança significativa de conceito no assoalho, com o objetivo de potencializar o desempenho do difusor. à frente das rodas traseiras, a configuração usual com três cavidades foi substituída por uma com nove.
é a primeira vez que uma equipe opta por tal abordagem. esta é uma clara evidência de que a ferrari está experimentando mais do que os demais na busca por mais performance.
a função destas cavidades e direcionar o fluxo de ar para a parte interna dos pneus traseiros, reduzindo a quantidade de ar que ‘bate’ nas rodas traseiras e se dispersa – o que prejudica o desempenho do difusor. com o ar direcionado para o local ideal, o rendimento da peça é mais eficiente.
sebastian vettel, ferrari sf15-t
photo by: xpb images
a confiança de que o difusor não iria falhar aparentemente permitiu à ferrari correr com um carro um pouco mais próximo ao solo, maximizando o desempenho aerodinâmico do carro. esta era uma característica comum nos tempos de glória na red bull.
detalhe da traseira da sf15-t
foto: divulgação
as novidades no assoalho não foram as únicas introduzidas pela ferrari em marina bay. o time também apresentou modificações na estrutura de impacto na traseira – algo similar ao que a mercedes tem utilizado.
sebastian vettel, ferrari sf15-t
foto: xpb images
interessante notar que, após duas corridas em pistas de alta velocidade (spa e monza), a ferrari utilizou novamente a especificação de carroceria que vinha sendo utilizada até então. o modelo, introduzido no gp da espanha, é mais indicado para provas em pistas que exigem níveis elevados de pressão aerodinâmica – como hungaroring, pista na qual a ferrari dominou e vettel também venceu.
ainda que os problemas da mercedes e a dominância apresentada pela ferrari estejam sendo vistos como eventos singulares, será interessante verificar a forma com que cada uma se apresentará no japão neste final de semana.
terão as novidades no assoalho transformado a dirigibilidade da sf15-t e deixado vettel mais confiante a ponto de ele se tornar, efetivamente, um candidato a se infiltrar na disputa com as ‘flechas de prata’? a ver.