Pra quem não sabe, eu comprei um zetec
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ol? pessoal
como acabei de adquirir um zetec 1.8 16v e o veneno corre nas veias…...... pensei em primeiro pegar umas especificações do carro pra decidir o que teria um melhor custo/benefício.....aspro m?dio (+ - 160cv) ou turbo leve ( + - 250cv)
se eu estiver postando coisas repetidas, por favor, coloquem o link do outro post.............. e se souberem sites em ingl?s que expliquem alguma questáo, podem mandar também............
então vamos lá:
primeira coisa: quanto um escort 99/00 pesa ???
e sobre a potencia ser maior que os 115cv ditos pela ford é alguém ja mediu no dino um originalzão é e as médias de 0-100 e velocidades ......alguém já g-tech? algum original....heheheee..........???????
sobre o cabeçote:
qual a graduação dos comandos ???
qual o tamanho das válvulas ???
qual tamanho da borboleta de admissão?
as molas de valvulas originais aguentam bem quantos rpms sem flutuar ???
alguém ja mediu ou sabe o fluxo do cabeçote em cfmês ???
sobre o bloco do motor:
qual liga ele é feito ???
aguenta bem um turbo forte ???
suporta qual medida máxima de pistões ???
por exemplo: aguenta o do mondeo 2.0 + 1,0mm de sobremedida (85,8mm) ???
os da marca sulloy aguentam um aspiradinho medio ou 1,0 bar de turbo ???
alguém ja usou pistões de ap ou gm nesse motor???
as bielas originais parecem fortes: são mesmo ???
e o vira........aguenta cacete como um vira de ap original, que roda com mais de 500cv sem chiar ???
qual as pressões de óleo que esse motor trabalha em alta e lenta ???
tem algum problema crúnico na parte de lubrificação ou arrefecimento???
sobre os perif?ricos:
a caixa de marchas pode (engrenagens) podem seintercambiadas com os outros modelos ford, como ka, fiesta, etc...???
e o diferencial? posso por um de ka, por exemplo, pra encurtar a relação de marchas ???
o sistema de transmissão desse carro tem algum ponto mais fraco e/ou sensivel ???
o sensor maf dá muita canseira na hora de fazer uma preparação ? ?
dizem que a injeção fic é bem moderna, né ?
qual o modelo desse meu carro ??? qual o limite de corte de giros??? tem como alterar o corte ou mesmo remapear a central ???
tem sensor de detonação???
essa injeção se adapta bem com turbo ??? e aspiradinho........dá muita falha ???
tem algum coletor de escape da linha original que seja tubular........tipo 4x2x1 e que possa ser usado no zetec ???
por enquanto é isso............se for lembrando de mais algumas coisas eu coloco............... hehehehehee.................
abraços
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o essencial de uma preparação vc ja sabe, é b?sico pra todo e qualquer motor. e nesse não é diferente. o restante vc vai descobrindo…? até divertido.
só não vai dar uma de alice no pa?s das maravilhas e acreditar que apenas com escape de 500 polegadas + xip de 3 mil reais vc vai chegar nos 200 cavalos.
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segundo o manual pesa 1.185kg;
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segundo o manual faz 0-100 em 9,8s e 198km/h de final;
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segundo o manual tem 115cv mas ja teve escort original dando de 115 a 120 e poucos cavalos no dina;
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graduacao eu esqueci;
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valvulas tem 32/28mm, focus 2.o tem 33/28;
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borboleta tem 47mm. focus/mondeo 2.0 tem 56mm;
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medi o fluxo do meu cabecote de 2.0 mas tenho ke procurar o laudo.
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bloco é de ferro;
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la fora tem gente ke usa pistao de uns 86mm mas é aspro;
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a mahle comecou a vender pistao pro zetec tbem;
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eu ja usei pistao de ap mas o motor fica destaxado por causa da posicao do pino;
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o evandro usava virabrequim oroginal no focus dele de 500 e pouco cavalos;
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a caixa do escort é a ib5, mesma dos focus 1.8, fiesta e ka. da pra intercambiar entre eles.
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ponto fraco da transmissao é as planetarias;
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na preparacao aspro a maf nao apresenta problemas;
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o escort usa a fic eec-iv, é moderna mas tem pouca gente ke meche com ela;
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o corte original é 6750 rpm mas apresenta variacao entre os carros.
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tenho vontade de pegar esse motor, ou até o 2.0, e colocar num ford ka…
deve ficar cadeira elétrica style...
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e bom que do 1.8 pro 2.0 só mudam os pistões…......
já tá na lista de upgrades...........
o essencial de uma preparação vc ja sabe, é b?sico pra todo e qualquer motor. e nesse não é diferente. o restante vc vai descobrindo…? até divertido.
só não vai dar uma de alice no pa?s das maravilhas e acreditar que apenas com escape de 500 polegadas + xip de 3 mil reais vc vai chegar nos 200 cavalos.
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certo, ka…...........e vc já ouviu falar sobre a resistencia das bielas ou do motor em só ???
eu peguei umas bielas e te digo que no olho são bem mais parrudas que as de ap.................mas vem nego e me fala que 1,0bar já é demais pra esse motor..........
acho que no zetec a unica limitação seria o ponto.............mas tem que testar pra ver..............
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segundo o manual pesa 1.185kg;
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segundo o manual faz 0-100 em 9,8s e 198km/h de final;
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segundo o manual tem 115cv mas ja teve escort original dando de 115 a 120 e poucos cavalos no dina;
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graduacao eu esqueci;
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valvulas tem 32/28mm, focus 2.o tem 33/28;
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borboleta tem 47mm. focus/mondeo 2.0 tem 56mm;
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medi o fluxo do meu cabecote de 2.0 mas tenho ke procurar o laudo.
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bloco é de ferro;
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la fora tem gente ke usa pistao de uns 86mm mas é aspro;
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a mahle comecou a vender pistao pro zetec tbem;
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eu ja usei pistao de ap mas o motor fica destaxado por causa da posicao do pino;
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o evandro usava virabrequim oroginal no focus dele de 500 e pouco cavalos;
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a caixa do escort é a ib5, mesma dos focus 1.8, fiesta e ka. da pra intercambiar entre eles.
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ponto fraco da transmissao é as planetarias;
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na preparacao aspro a maf nao apresenta problemas;
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o escort usa a fic eec-iv, é moderna mas tem pouca gente ke meche com ela;
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o corte original é 6750 rpm mas apresenta variacao entre os carros.
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valeu magoo
se eu for turbinar tá pensando em botar un pistões de ap…......
abraços
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e bom que do 1.8 pro 2.0 só mudam os pistões…......
já tá na lista de upgrades...........
certo, ka..............e vc já ouviu falar sobre a resistencia das bielas ou do motor em só ???
eu peguei umas bielas e te digo que no olho são bem mais parrudas que as de ap.................mas vem nego e me fala que 1,0bar já é demais pra esse motor..........
acho que no zetec a unica limitação seria o ponto.............mas tem que testar pra ver..............
valeu magoo
se eu for turbinar tá pensando em botar un pistões de ap.........
abraços
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eu concordo com o que te falaram sobre 1 bar ser demais . esse motor com essa pressão já bate na casa dos 300cv (pelo menos os 2.0)
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qual a taxa de compressão desse motor????
se for muito alta socando pressão ele não aguenta mesmo…
se for baixa é algo que tem que estudar os pontos a serem melhorados...
que nem falavam que vtec não poderia colocar mais que 1 de pressão...
? só colocar uma pecinha por causa das galerias de agua que resolve o problema...tem gente do forum rodando com 1.7 de pressao em um b16a....
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o carro tem 9.8:1 de taxa .. com 1 kg ja teve gente chegando perto dos 340 cvs … a caixa eh longa .. um tesao ... eu gosto ....
as bielas originais aguentam bem .. (tive um amigo que rodou com 1kg com pistoes iapel) ele fez 94 mil km e vendeu o caro sem abrir o motor nem uma vez ... chegou a cair a mangueira da west e ele dar 1 puxada de terceira com 2,5 kg... ele usava acho q uma 70/50 masper power .. nao lembro o eixo
a caixa ib5 como dizem aguenta ateh uns 350 cvs .. e a mtx-75 (mondeo e focus 2.0) aguenta na casa dos 450 ... mas no escort eh foda colocar ...
o corte dizem que eh 6750 ... mas o meu escort corta a 7100...
o carro eh bom e confortavel .. os freios sao uma merda .. corra logo atraz das pinças dianteiras do escort xr3 2.0 i da ate-teves pra discos de 260mm... e se achar um eixo trazeiro de escort xr3 ou pointer gti eh plug and play soh por atraz e fica freio a disco nas 4 ... fluido dot5.1 e seja feliz
pra turbinar .. excensial vc por um coletor de adimissao de metal .. eh de plastico .. vai quebrar ...
eh um carro que tem potencial .. o magoo usava a biela original acho e eu vi um video em q ele trocava terceira a 8300 rpm
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thiago sou seu amigo por isso vou te dizer…...o dinheiro que tu vai aplicar neste carro é inviavṍl. tu sabe e conhece a receita, ap na veia.....pega esse anda origem, compra um golzin e manda vento pra dentro dele........po aparece.....
[snapback]502069[/snapback]
tsc tsc
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o carro tem 9.8:1 de taxa .. com 1 kg ja teve gente chegando perto dos 340 cvs … a caixa eh longa .. um tesao ... eu gosto ....
as bielas originais aguentam bem .. (tive um amigo que rodou com 1kg com pistoes iapel) ele fez 94 mil km e vendeu o caro sem abrir o motor nem uma vez ... chegou a cair a mangueira da west e ele dar 1 puxada de terceira com 2,5 kg... ele usava acho q uma 70/50 masper power .. nao lembro o eixo
a caixa ib5 como dizem no forumford aguenta ateh uns 350 cvs .. e a mtx-75 (mondeo e focus 2.0) aguenta na casa dos 450 ... mas no escort eh foda colocar ...
o corte dizem que eh 6750 ... mas o meu escort corta a 7100...
o carro eh bom e confortavel .. os freios sao uma merda .. corra logo atraz das pinças dianteiras do escort xr3 2.0 i da ate-teves pra discos de 260mm... e se achar um eixo trazeiro de escort xr3 ou pointer gti eh plug and play soh por atraz e fica freio a disco nas 4 ... fluido dot5.1 e seja feliz
pra turbinar .. excensial vc por um coletor de adimissao de metal .. eh de plastico .. vai quebrar ...
da uma olhana no furum ford .. www.forumford.com se vc mandar ver na pesquiza la vc vai achar mtaaaaaaaaaaaaaaa mas mtaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa coisa ...
eh um carro que tem potencial .. o magoo usava a biela original acho e eu vi um video em q ele trocava terceira a 8300 rpm
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thiago sou seu amigo por isso vou te dizer…...o dinheiro que tu vai aplicar neste carro é inviavṍl. tu sabe e conhece a receita, ap na veia.....pega esse anda origem, compra um golzin e manda vento pra dentro dele........po aparece.....
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oba rumo a categoria monomarca de turbinados no brasil
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thiago sou seu amigo por isso vou te dizer…...o dinheiro que tu vai aplicar neste carro é inviavṍl. tu sabe e conhece a receita, ap na veia.....pega esse anda origem, compra um golzin e manda vento pra dentro dele........po aparece.....
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ahhh .. thiagoiano umas coisas q nao vi te responderem direito …
as caixas ib5 sao usadas na maioria dos fords ... engrenagens de diferencial e da caixa sao intercambiaveis ...
eu creio que tenha mais do que os 115 hp ... meu escort no gtech fez 9,4 0-100 nos 0-60 mph antes de eu tirar o catalizador ... mas o meu eh o sw
outras pessoas de sao paulo com o hatch fizeram na marca dos 9.1 ...
problemas crooooonicos do zetec do escort sao a embreagem feita de margarina hehehe (ceramica soluciona)
lubrifica?ao dele eh legal nao forma borra .. rodando com um oleo 10w40 ou 5w30 nao encomoda ...
tem que ser fino porque senao bate os tuchos de manha cedo....
rpm o meu vira 7100 original sem encomodar nao sinto perda por flutua?ao nem nada ...
bom .. creio que voce vai ter sorte mechendo ...
eu estou afim de colocar uma rela?ao mais curta no meu .. eu colocaria soh coroa e pinhao do diferencial do endura 1.3 para o meu caso ...
existem varias rela?oes .. se voce quizer tem lugares com todas as rela?oes dos cambios ford ib5
mas acho aidn a que um aspro com seus 160 170 cvs com rela?ao 4,27:1 no diferencial ia ficar interessante ...
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mas afinal…
as bielas aguentam 1kg ou não?
thiago...
também tenho um zetec e pretendo turbinar o bicho em breve...mas pretendo seguir uma receita bem pesada. para isso tenho conversado algumas vezes com o evandro, já que o mesmo montou um zetec com 514cavalos.
não pretendo tudo isso para fase 1 do meu projeto(na verdade nem almejo isso tudo rsrsrsrrs)
vou te mandar uma mp com meu msn, dai podemos trocar ideias sobre projetos
abraços
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o carro tem 9.8:1 de taxa .. com 1 kg ja teve gente chegando perto dos 340 cvs … a caixa eh longa .. um tesao ... eu gosto ....
as bielas originais aguentam bem .. (tive um amigo que rodou com 1kg com pistoes iapel) ele fez 94 mil km e vendeu o caro sem abrir o motor nem uma vez ... chegou a cair a mangueira da west e ele dar 1 puxada de terceira com 2,5 kg… ele usava acho q uma 70/50 masper power .. nao lembro o eixo
a caixa ib5 como dizem aguenta ateh uns 350 cvs .. e a mtx-75 (mondeo e focus 2.0) aguenta na casa dos 450 … mas no escort eh foda colocar …
o corte dizem que eh 6750 … mas o meu escort corta a 7100...
o carro eh bom e confortavel .. os freios sao uma merda .. corra logo atraz das pinças dianteiras do escort xr3 2.0 i da ate-teves pra discos de 260mm... e se achar um eixo trazeiro de escort xr3 ou pointer gti eh plug and play soh por atraz e fica freio a disco nas 4 ... fluido dot5.1 e seja feliz
pra turbinar .. excensial vc por um coletor de adimissao de metal .. eh de plastico .. vai quebrar …
eh um carro que tem potencial .. o magoo usava a biela original acho e eu vi um video em q ele trocava terceira a 8300 rpm
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se a mangueira da valvula de alivio cair a turbina não dá pressão….....o que deve ter acontecido é a valvula interna ter travado fechada.............
e pq não cabe a mtx-75 no escort ??? falta de espaço ou não encaixa ???
e saberia dizer quanto de pressão o coletor original aguenta? tem algum da linha original que seja de aluminio e possa usar ???
valeu...
ahhh .. thiagoiano umas coisas q nao vi te responderem direito …
as caixas ib5 sao usadas na maioria dos fords … engrenagens de diferencial e da caixa sao intercambiaveis ...
eu creio que tenha mais do que os 115 hp … meu escort no gtech fez 9,4 0-100 nos 0-60 mph antes de eu tirar o catalizador ... mas o meu eh o sw
outras pessoas de sao paulo com o hatch fizeram na marca dos 9.1 ...
problemas crooooonicos do zetec do escort sao a embreagem feita de margarina hehehe (ceramica soluciona)
lubrifica?ao dele eh legal nao forma borra .. rodando com um oleo 10w40 ou 5w30 nao encomoda …
tem que ser fino porque senao bate os tuchos de manha cedo….
rpm o meu vira 7100 original sem encomodar nao sinto perda por flutua?ao nem nada ...
bom .. creio que voce vai ter sorte mechendo ...
eu estou afim de colocar uma rela?ao mais curta no meu .. eu colocaria soh coroa e pinhao do diferencial do endura 1.3 para o meu caso ...
existem varias rela?oes .. se voce quizer tem lugares com todas as rela?oes dos cambios ford ib5
mas acho aidn a que um aspro com seus 160 170 cvs com rela?ao 4,27:1 no diferencial ia ficar interessante ...
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essas caixas ib5 tem a desvantagem de ter todas as relações pregadas no eixo piloto, né ? ? não dá pra escalonar de uma a uma como numa caixa de gol, por exemplo…....
falando em embreagem: quem faz umas de cer?mica 3b ??? (boa-bonita-barata)
no caso do meu motor não sei qual o oleo tava usando............mas não bate nada de manhã..........mas tá com medo de botar um óleo + fino e começar a sinfonia .......... heheheee..........
alguma sugestão ? ?
ap é ap… ehehehehe
[snapback]502500[/snapback]
e zetec é zetec
não entendi a sua…....
mas afinal…
as bielas aguentam 1kg ou não?
thiago...
também tenho um zetec e pretendo turbinar o bicho em breve...mas pretendo seguir uma receita bem pesada. para isso tenho conversado algumas vezes com o evandro, já que o mesmo montou um zetec com 514cavalos.
não pretendo tudo isso para fase 1 do meu projeto(na verdade nem almejo isso tudo rsrsrsrrs)
vou te mandar uma mp com meu msn, dai podemos trocar ideias sobre projetos
abraços
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opa…....blz ? ?
como esse é meu carro de uso di?rio, tá analisando o melhor custo benefício: pode ser um aspiradinho esperto com caixa curta..........ou se eu puder seguir minha preferência mesmo..........vai de caracol...........hehehehee........
eu só quero casar aguns fatores como: resistencia mecanica do conjunto pistão+bielas, escalonamento e resistencia do câmbio, pressão de turbo com funcionamento sem falhas da injeção original e etc....
se eu conseguir casar isso tudo com uma boa eficiencia, consumo e custos dentro da média ...................acho que iremos espirrar.......heheheee........
abraços