Da série: eu odeio meu mecúnico
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hoje, 10 da manha, uma chuva danada e eu voltando de um fornecedor todo limpinho dentro do carro…
uns 150 metros depois de ligar o carro, quando faão uma curva rápida pra direita, a luz de óleo da uma piscada de 1/2 segundo...
da? pensei: foi a curva, deixa eu ver como tá a pressao no manometro...
zerada
desligo e encosto, fico olhando pro carro
quando abro o caput (no meio da chuva), vejo que a mang. que sai do caninho da turbina tava solta, e que a turbina literalmente estava jorrando oleo na pista...
pqp o mec nao apertou direito
resumindo: tive que tirar sapato, camisa, empurrar carro pro posto (que por sorte tava a 50 metros), tirar tapete do carro, deitar embaixo dele, me empo?ar todo de óleo (parecia um dalmata ) pra conseguir por tudo de colta e ainda comprar 3 litros de vs pra a vareta comecar a dar sinal de vida...
poxa, se ali nao tem pressao, sera que o mec deixou literamente frouxa? ou a temp. + oleo + vibração pode ter soltado naturamente?
rezei, takei oleo, dei uma 4 viradas de 1 volta no motor sem deixar ele pegar, depois dei na chave... em 3 seg o man. volta para os 7 paus na lente/friu...
outra pergunda que implica em onde instalar o manometro ... o meu em cimado do filtro de oleo, e a cebolinha eh quem acende no painel... meu manometro estava zerado e o painel so deu uma piscadinha no meio da curva... mais gracas ao manometro, eu sabia que ao menos no carter/bomba, nao tinha mais oleo, porem no cabecote ainda restava um vestigio de oleo ao pondo de nao acender direto a lambada...
pergunta: se o man. tivesse ligado no cabeçote, nesse meu caso eu nao teria perdido a parte de baixo do meu motor???
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eita… normalmente meu mecânico faz o retorno do c?rter meio comprido e a mangueira de retorno da turbina pro c?rter acaba encapando todo o caninho e o caninho de esgoto da turbina, aí abre a bra?adeira inteira e coloca ela aberta e aperta.. mas a mangueira fica tão presa que imagino que até sem bra?adeira ali fique seguro.
o que já me aconteceu foi ressecar essa mangueira (quando eu usava uma outra marca vagabunda) e vazar bastante óleo por ali.
tá achando que ele simplesmente esqueceu de conectar a mangueira no retorno hein...
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canseeeeeeeeeeeeeeeeeei de falar q o local certo e útil pra ligar o manometro de óleo é no cabeçote no mesmo local que a fabrica ligou o luz espia de oleo do painel
mas não, vcs tem mania de ligar no local mais facil mesmo q seja errado, ali onde ta o seu só serve pra dizer se a bomba de oleo ta funcionando
quanto a mangueira ter soltado, é mais provavel q não apertaram direito e por isso ela escapou.
imagina: borracha + oleo + tubo de metal. imaginou q o atrito é praticamente inexistente? se a bra?adeira não tiver bem apertada, escapa mesmo.
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mais ka, a luz do painel nao acendeu (deu uma leve piscada) e se manteve acessa… lembra que a cebolinha do cabeçote so acende e a pressao baixar de 0.5k
ja ali no filtro, ja estava zerado de pressao...
no meu entender, na bomba/carter ja tava seco, e no cabeçote ainda tinha óleo (por isso nao secou tuxo nem acendeu a luz). não esperei a luz acender, quando vi o man. zerado, desliguei logo o carro...
se eu tivesse ignorado o manometro, e esperado secar o oleo até no cabecote ao ponto da liz acender, a brozinas nao iriam sofrer não???
penso que o ideal são 2 manometros, um na bomba/filtro e outro no cabeçote então so assim vc percebe se tem algo errado/entupido em varias partes do motor...
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eu meão a pressão no cavalete de óleo.. a pressão que vem medindo lá é 1kg em ml e com po no fundo vem 5, com motor bem quente e lenhando
se medir no cabeçote, vem a mesma coisa ?
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o carter pode até esvaziar, mas não significa que não tem óleo na linha.
o vira não fica mergulhado no óleo, certo?
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concordo o que ka e pix tão falando…
a pergunta ?:
o comeão la linha eh la embaixo no cavalete do oleo, que é a saida da bomba... o final da linha eh no retorno do cabecote, e é no cabecote que esta a cebolinha...
quando acaba o oleo na cebolinha no cabeçote, e acende o painel, la em baixo ja nao esta seco a muito tempo? ao ponto de danificar algo?
fluff: vc me xingou, mais na verdade seu xingamento eh roteado ao mecanico, nao tenho nada haver com a incompetencia dele... pra minha sorte, consegui desligar o carro antes que a luz ficasse 100% acesa e nem pegou nada na mecanica/turbina... apezar de que o carro engoliu 3 litros de oleo...
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mais ka, a luz do painel nao acendeu (deu uma leve piscada) e se manteve acessa… lembra que a cebolinha do cabeçote so acende e a pressao baixar de 0.5k
ja ali no filtro, ja estava zerado de pressao...
no meu entender, na bomba/carter ja tava seco, e no cabeçote ainda tinha óleo (por isso nao secou tuxo nem acendeu a luz). não esperei a luz acender, quando vi o man. zerado, desliguei logo o carro...
se eu tivesse ignorado o manometro, e esperado secar o oleo até no cabecote ao ponto da liz acender, a brozinas nao iriam sofrer não???
penso que o ideal são 2 manometros, um na bomba/filtro e outro no cabeçote então so assim vc percebe se tem algo errado/entupido em varias partes do motor...
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errado seu raciocinio. ja expliquei (inclusive pra vc) trocentas vzs o pq.
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errado seu raciocinio. ja expliquei (inclusive pra vc) trocentas vzs o pq.
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se esplicou, confesso que nao entendi… se puder esclarecer (esse eh o motivo do topico)
pois eh assim que eu, o daniel ali em cima e o próprio fluff usava...
veja se meu raciocinio ta correto:
pressao medida no cavalete:
mede a pressao na saida da bomba, com isso vc sabe quantos bar maximo ela consegue empurrar e se tem oleo no carter... mede tb quantos bar ta chagando tireto na turbina...
pressao medida do cabecote:
mede a pressao/quantidade de oleo que ta chegando no cabeçote, com isso sabempos que ele ja passou pelo vira e ta chegando numa pressao adequada lá em cima e não tem nada estupido na linha.
a questao ?: quem devemos monitorar pelo problema da fata de óleo, o cabecote ou a bomba/turbina? pq se eu andasse com pressao zero na bomba/turbina, eu teria hoje um cabeçote std bom e uma turbina fumando...
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vou falar só mais uma vez e de forma resumida:
**o que interessa é saber quanto de pressão e se tem pressão no ponto mais alto do motor, que é o cabeçote.
que tem pressão (desde que tenha oleo no carter né pq se não tiver nada de pressão a luz original do painel vai avisar e não precisa de usar manometro algum pra essa função ) ali no filtro se sabe.
agora, se vc tiver com algum problema, alguma folga de mancal, algum entupimento num duto, se tiver escoando oleo por algum lugar no circuito, vc só vai saber se tiver lendo a pressão no último ponto do circuito, q é o cabeçote.
vc prefere ficar olhando pro manometro vendo 7 bar só pq é bonito? ou prefere saber a real pressão que o circuito de oleo esta recebendo no seu ponto mais critico??**
questão de lágica, flavio.
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mede tb quantos bar ta chagando tireto na turbina…
esse é o ponto, na minha opinião.
enquanto tiver passando óleo e pressão adequados ali, pra mim ta ?timo.
t?, tá. no original vem do cabeçote, mas não é mais original e a pressão vinda dali do cavalete influencia bastante no caso de um turbo.
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ligando no filtro só serve pra isso, pra virar o manometro do avesso, enquanto pode estar com 0,5 bar de pressão de oleo la na parte de cima do motor.
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voce consegue me afirmar com certeza qual a pressão e se tem óleo suficiente chegando na turbina pela tomada na cebolinha?
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voce consegue me afirmar com certeza qual a pressão e se tem óleo suficiente chegando na turbina pela tomada na cebolinha?
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pra saber se tem oleo com pressão na turbina, só ligando um manometro na turbina, do mesmo jeito q se faz ligando no cabeçote pra saber a pressão de oleo no final do circuito de lubrificação.
se a inteção da sua suposição for ligar manometro no filtro pra saber se ta indo oleo pra turbina, não esque?a que tem a mangueira ainda pela frente, q pode vazar e deixar a turbina seca mesmo com o manometro la indicando pressão no talo, pq ele ta lendo só o filtro, só até ali.
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estao se fomor por essas nuancias.. nao tem jeito.. 2 manometros…
como meu cabeçote vale 1/3 da minha turbina, prefiro ver como chega nela
se eu tiver um cabecote pf de r$1600 reias, ai sim, no cabecote eh a melhor medida...