Preparação de motor 2 tempos
-
fala galera
dei uma sussegada no carro turbo e voltei a correr de kart. voltei pra uma categoria que tem com intenção de manter um custo baixo, na qual usamos motores 2 tempos da moto yamaha rd 135 cc.
enfim, tenho muita coisa ja nele, e não sei mais o que fazer, preciso daquela dica especial que vê fazer a diferença… passei a lista das coisas que ja tenho
-
cabeçote rebaixado (ando no álcool), e trabalhado o squish da camara
-
to usando vela ngk b10egv
-
elétrica de kart, que permite maior rpm
-
carburador de kart, dependendo da pista eu uso carbura?ao simples ou dupla, e uso bura com venturi pra necessidade da pista
-
palhetas de fibra de carbono (mais flexiveis e resistentes que as de aão originais, e as de fibra de vidro)
-
a preparação de cilindro, abri bem a janela de admissão, afiei bem todos os cantos quadrados que causem turbulencia ao fluxo
-
os dutos de transferencia (que levam a mistura do carter pra camara), eu afiei tambem bem o meio dele, q poderia causar algum restrição ao fluxo, e na medida do possivel eu alarguei eles (? dificil, não é qualquer maquina que entra la dentro e faz a curva a 90? que leva pra dentro do cilindro)
-
o escape é facil, alarguei ele tentando seguir uma proporção em rela?ao ao tanto que abri na admissao
-
devem estar se perguntando se fiz diagrama dele, se melhorei... ainda nao fiz nada com rela?ao a isso, pois nao tenho ferramental pra fazer e nem pra medir e conferir, mas levarei fazer pra quem tiver receita pronta desse motor... tenho medo de tentar algo e matar o cilindro... e pra cada pista eh bom um diagrama diferente
-
o virabrequim, os furos dele foram fechados com nylon, pra diiminuir volume do carter e mandar a mistura pra cima com mais pressão
-
escape uso um criado pra usar o motor em karts, dizem que não tem jeito, é esse mesmo que vira melhor tempo, ainda nao criaram outro melhor...
-
a cabeça do pistao, eu quis polir ela, mas fui tão criticado por quem assistia, que acabei deixando pra lá... será que vira polir??
-
a camara do cabeçote eu tambem queria polir.... ajuda né??
-
no cambio, a unica coisa feita é colocar disco a mais na embreagem, pra deixa-la travada sem patinar... no kart nao se usa a embreagem pra nada, pega no tranco e troca marcha no tempo...
-
aaah, tambem meti a furadeira criando 2 furos, um de cada lado, interligando a janela de admissao com os dutos de transferencia...
o que mais eu poderia estar fazendo????
se alguem tambem tiver alguma dica de ferramentas que preciso comprar pra facilitar esse serviço... já possuo uma dremel, mas ela nao entra legal la pra dentro dos dutos...
acredito que agora é só ficar brincando de acertar diagrama e venturi de bura pra cada pista q for... mas ai haja carburadores e cilindros pra ficar fazendo... não consigo lembrar de mais nada q falte
valeu galera
-
-
de prepara` cão de dois tempo não entendo nada….
mas tem um cara aqui em londrina preparando uns moteres de rd 135, que em motos estão andando mais que 7 galo....
e tem gente usando esses motores dele pra por nos karts, derepente se interessar consigo o telefone dele pra vc
kleber londrina
-
em roxo:
fala galera
dei uma sussegada no carro turbo e voltei a correr de kart. voltei pra uma categoria que tem com intenção de manter um custo baixo, na qual usamos motores 2 tempos da moto yamaha rd 135 cc.
enfim, tenho muita coisa ja nele, e não sei mais o que fazer, preciso daquela dica especial que vê fazer a diferença… passei a lista das coisas que ja tenho
- cabeçote rebaixado (ando no álcool), e trabalhado o squish da camara
pra girar em alta? pq não fez c?mara hemisf?rica? esse squish (como odeio esses termos técnicos em ingles qdo são usados no brasil…) nada mais é que uma c?mara com um achatamento. que eu saiba, isso ajuda no torque e não na potência (giro).
- to usando vela ngk b10egv
se tiver queimando legal (só pra pista mesmo), blz.
- elétrica de kart, que permite maior rpm
ok
- carburador de kart, dependendo da pista eu uso carbura?ao simples ou dupla, e uso bura com venturi pra necessidade da pista
da um trabalhinho, mas nada vem facil
- palhetas de fibra de carbono (mais flexiveis e resistentes que as de aão originais, e as de fibra de vidro)
legal, eu usava palhetas de fibra de carbono mesmo qdo tinha mobilete, vale a pena pq não flutuam em alta
- a preparação de cilindro, abri bem a janela de admissão, afiei bem todos os cantos quadrados que causem turbulencia ao fluxo
desaconselhavel pq detona os aneis rapidinho, o certo ali é deixar um angulo fresado tanto dentro do duto qto na parte do cilindro. vc pode evitar restrições, mas ali não é uma boa.
- os dutos de transferencia (que levam a mistura do carter pra camara), eu afiei tambem bem o meio dele, q poderia causar algum restrição ao fluxo, e na medida do possivel eu alarguei eles (? dificil, não é qualquer maquina que entra la dentro e faz a curva a 90? que leva pra dentro do cilindro)
** cuidado o desenho interno dos dutos tem import?ncia absurda no direcionamento do fluxo. se vc alterar esse desenho, pode estar mandando mistura na direção da janela de escape ou pra fora da zona central da c?mara. jamais mecha ali sob risco de perder seu cilindro experiencia propria
vc tem como ver pra que lado esta indo o fluxo de cada janela, bastando muita paciência, visão perfeita, limpeza impecavel do pistão e sensibilidade**
- o escape é facil, alarguei ele tentando seguir uma proporção em rela?ao ao tanto que abri na admissao
n???çãoooo faz assim vcs tem mania de tudo q é maior é melhor vc aumentando a janela de escape vai alterar todo o diagrama do cilindro. as janelas equivalem ao comando de valvulas de um motor 4t. vc só pode mecher ali caso tenha conseguido ou tenha extraido vc mesmo o diagrama do seu cilindro, pensado muito e ai sim alterado tb pela admissão. o risco ai é vc estar jogando mistura fresca pra fora antes da compressão. ou seja: dependendo do que vc fez, é cilindro condenado.
- devem estar se perguntando se fiz diagrama dele, se melhorei… ainda nao fiz nada com rela?ao a isso, pois nao tenho ferramental pra fazer e nem pra medir e conferir, mas levarei fazer pra quem tiver receita pronta desse motor... tenho medo de tentar algo e matar o cilindro... e pra cada pista eh bom um diagrama diferente
bom, se vc tem acesso a outros cilindros pra ir trocando, tudo bem, fora isso vc pode estar estragando seu equipamento. literalmente piorando em relação ao original. detalhe: uma vez me foi explicado como ler o diagrama direto pelo cilindro, bastando ter um paquimetro e um transferidor escolar. não lembro exatamente o esquema, mas é basicamente isso.
- o virabrequim, os furos dele foram fechados com nylon, pra diiminuir volume do carter e mandar a mistura pra cima com mais pressão
legal, vc pressurizou o carter. isso ajuda bastante. tem gente que usa rolha de corti?a por ser muitas vzs mais leve que o nylon. só não equece de abrir o motor a cada corrida pra trocar os tampões. inclusive tem que preencha com solda algumas partes do carter, tb na intenção de aumentar a pressão.
- escape uso um criado pra usar o motor em karts, dizem que não tem jeito, é esse mesmo que vira melhor tempo, ainda nao criaram outro melhor…
escape em motor 2t é tão (ou até mais) importante do a propria admissão. vc ja deve ter escutado que em motor 2t, quem faz a admissão funcionar direito é o escapamento. vc tem acesso a solda de acetileno? da pra ir sintonizando seu escape, aumentando ou reduzindo o acumulador de acordo com o que se precisa na pista em relação a torque e giro.
- a cabeça do pistao, eu quis polir ela, mas fui tão criticado por quem assistia, que acabei deixando pra lá… será que vira polir??
polir, deixar espelhado não ajuda, mas deixar liso ajuda no fluxo de mistura que vem pelas janelas, e tb ajuda a evitar detonação.
- a camara do cabeçote eu tambem queria polir…. ajuda né??
não faz andar mais, mas ajuda a evitar algo q causa perdas.
-
no cambio, a unica coisa feita é colocar disco a mais na embreagem, pra deixa-la travada sem patinar… no kart nao se usa a embreagem pra nada, pega no tranco e troca marcha no tempo...
-
aaah, tambem meti a furadeira criando 2 furos, um de cada lado, interligando a janela de admissao com os dutos de transferencia...
isso é controverso, como nunca fiz, prefiro não opinar.
o que mais eu poderia estar fazendo????
se alguem tambem tiver alguma dica de ferramentas que preciso comprar pra facilitar esse serviço… já possuo uma dremel, mas ela nao entra legal la pra dentro dos dutos...
**compre um cabo extensor, assim vc não precisa por a dremel dentro do cilindro, e sim o cabo onde na ponta vc prende a ponta montada de pedra, lamina, disco de corte…
e cuidado com isso de deixar os dutos do cilindro espelhados. é outra coisa que tem gente (q manja mto) que diz pra não fzr.**
acredito que agora é só ficar brincando de acertar diagrama e venturi de bura pra cada pista q for… mas ai haja carburadores e cilindros pra ficar fazendo... não consigo lembrar de mais nada q falte
faça com cabeça, tudo mto bem pensado. muuuuuitas vzs vc pode ter feito uma coisa que de fato aumentou o rendimento, mas fez outra que tirou grande parte desse rendimento q vc tinha ganho. no final, até andou (por exemplo) 20% a mais, mas era pra ter andado 40% se tivesse feito certinho. ai aparece um concorrente que fez tudo certinho e te despacha.
valeu galera
[snapback]506512[/snapback]
-
esqueci: troque os rolamentos do carter e verifique a centragem do virabrequim dentro do carter e tb a centralização dos contrapesos, inclusive imagino que vc tb tenha balanceado o vira. outra coisa a ser trocada sempre são os retentores do vira ainda mais com carter comprimido, o risco é de vazar pressão pelos retentores, ai ja viu pra onde vai todo seu trabalho…
coisas como passe no cilindro + anéis sobre medida com as pontas ajustadas manualmente tenho certeza q vc ja fez.
-
posso perguntar p/ 1 amigo meu daki q corre de moto c/ este motor…
obs: karol...? impressão minha mas tudo oq vc já teve era fu?ado? carrinho de autorama fu?ado, carrinho de controle remoto fu?ado, kart fu?ado, carro fu?ado e agora o melhor...mobylete tbm fu?ada? huhauhauhauhauhuahuha......vai ser viciado assim na casa do capeta
-
- cabeçote rebaixado (ando no álcool), e trabalhado o squish da camara
pra girar em alta? pq não fez c?mara hemisf?rica? esse squish (como odeio esses termos técnicos em ingles qdo são usados no brasil…) nada mais é que uma c?mara com um achatamento. que eu saiba, isso ajuda no torque e não na potência (giro).
bom, squish é realmente essa parada, nas bordas da camara, que faz ficar achatadinho, com o objetivo de direcionar toda a mistura para o centro da camara… não sabia que ajudava no torque só isso... sei que todos tem usado assim...
usamos ele muito taxad?o, acho que é por isso que tem esse squish ...
- a preparação de cilindro, abri bem a janela de admissão, afiei bem todos os cantos quadrados que causem turbulencia ao fluxo
desaconselhavel pq detona os aneis rapidinho, o certo ali é deixar um angulo fresado tanto dentro do duto qto na parte do cilindro. vc pode evitar restrições, mas ali não é uma boa.
não entendi bem… eu afiei as pontas bem antes de chegarem na camisa, na parte de metal macião mesmo do cilindro... nos pontos que precisei desgastar a camisa, eu fiz, porem depois vim por dentro do cilindro, e dei uma comidinha na borda da camisa, afim de retirar qualquer coisa que possa danificar aneis... isso ja resolve o desgaste dos aneis???
lembrando que eh um motor de competi?ao, sem muito compromisso com durabilidade, e pistao e anel eh baratinho e facil de trocar...
- os dutos de transferencia (que levam a mistura do carter pra camara), eu afiei tambem bem o meio dele, q poderia causar algum restrição ao fluxo, e na medida do possivel eu alarguei eles (? dificil, não é qualquer maquina que entra la dentro e faz a curva a 90? que leva pra dentro do cilindro)
cuidado o desenho interno dos dutos tem import?ncia absurda no direcionamento do fluxo. se vc alterar esse desenho, pode estar mandando mistura na direção da janela de escape ou pra fora da zona central da c?mara. jamais mecha ali sob risco de perder seu cilindro experiencia propria
vc tem como ver pra que lado esta indo o fluxo de cada janela, bastando muita paciência, visão perfeita, limpeza impecavel do pistão e sensibilidade
entendi bom, eu tenho sido muito cauteloso em tudo que mexo… tambem fiquei com receio de mexer nos dutos de transferencia, alterar a caracteristica deles, então só afiei o meio mesmo, nao mexi nada mais alem disso... embora ja tenha visto muitos cilindros de outras pessoas totalmente arrombados...
imaginei que abrindo demais esses dutos, possa ficar acumulada mistura demais ali sem subir pra camara...
- o escape é facil, alarguei ele tentando seguir uma proporção em rela?ao ao tanto que abri na admissao
n???çãoooo faz assim vcs tem mania de tudo q é maior é melhor vc aumentando a janela de escape vai alterar todo o diagrama do cilindro. as janelas equivalem ao comando de valvulas de um motor 4t. vc só pode mecher ali caso tenha conseguido ou tenha extraido vc mesmo o diagrama do seu cilindro, pensado muito e ai sim alterado tb pela admissão. o risco ai é vc estar jogando mistura fresca pra fora antes da compressão. ou seja: dependendo do que vc fez, é cilindro condenado.
calma vcs tem mania… acho q é algo muito generalizado pra se sair falando assim...
eu sou burro mas não tanto, eu não alterei diagrama justamente com medo de perder o cilindro... acontece que no rd, tem o buraco na camisa, que é maior que o duto subsequente a ele, do bloco... no duto de escape, passada a camisa, tem tipo uma diminuição da area, eh meio achatadinho.... eu dei uma leve desgastada ali... coisa muito pouca mesmo... e estou esperando ir pra pista testar, antes de fazer mais alguma coisa no escape...
esqueci: troque os rolamentos do carter e verifique a centragem do virabrequim dentro do carter e tb a centralização dos contrapesos, inclusive imagino que vc tb tenha balanceado o vira. outra coisa a ser trocada sempre são os retentores do vira ainda mais com carter comprimido, o risco é de vazar pressão pelos retentores, ai ja viu pra onde vai todo seu trabalho…
coisas como passe no cilindro + anéis sobre medida com as pontas ajustadas manualmente tenho certeza q vc ja fez.
[snapback]506539[/snapback]
ah, esqueci deste detalhe importante eu já uso um rolamento próprio pra motores de kart, q giram acima de 18 mil rpm… é especial, com folga c4 e o caralho a 4...
tudo isso dito ai ja foi feito, é o basico que se faz mesmo... não pode bobear nesses detalhes de montagem...
valeu ai pela ajuda
devagarzinho vai se saindo um canh?ozinho hehehe
-
posso perguntar p/ 1 amigo meu daki q corre de moto c/ este motor…
[snapback]506562[/snapback]
se puder seria legal postar aqui alguns macetes
obs: karol…? impressão minha mas tudo oq vc já teve era fu?ado? carrinho de autorama fu?ado, carrinho de controle remoto fu?ado, kart fu?ado, carro fu?ado e agora o melhor...mobylete tbm fu?ada? huhauhauhauhauhuahuha......vai ser viciado assim na casa do capeta
[snapback]506562[/snapback]
ah bruno, parece zoação, mas tudo o que eu compro vem com rendimento abaixo do normal, ai não tem jeito, sabe que gosto das coisas rendendo nem mais e nem menos do que devem.
-
vou procurar no fds alguma coisa sobre mecanica de motos aqui em casa e scaneio pra vc ver o lance dos chanfros nas quinas.
obs: dizem que o tal squish favorece o surgimento de detonação.
[snapback]506576[/snapback]
grande kaaa ficarei grato por mais uma vez
-
de prepara` cão de dois tempo não entendo nada….
mas tem um cara aqui em londrina preparando uns moteres de rd 135, que em motos estão andando mais que 7 galo....
e tem gente usando esses motores dele pra por nos karts, derepente se interessar consigo o telefone dele pra vc
kleber londrina
[snapback]506522[/snapback]
opa se esse motorzinho engole 7 galo mesmo, e for facil vc me passar o contato dele, eu ficaria grato
abraços
posso perguntar p/ 1 amigo meu daki q corre de moto c/ este motor…
obs: karol...? impressão minha mas tudo oq vc já teve era fu?ado? carrinho de autorama fu?ado, carrinho de controle remoto fu?ado, kart fu?ado, carro fu?ado e agora o melhor...mobylete tbm fu?ada? huhauhauhauhauhuahuha......vai ser viciado assim na casa do capeta
[snapback]506562[/snapback]
]
opa toda informação é bem vinda
e realmente, karol nao prestaaa
então gente, temos tambem excelentes preparadores desse motor aqui em sao paulo, conheão varios q poderiam fazer pra mim…
mas a gra?a ta em eu mesmo fazer...
eu tenho 2 motores, um ta sendo preparado por um japa q fazia moto rd pra corre em autodromo e o outro motor, pra treino, eu mesmo to fazendo... q eh esse q comentei aki...
abraços e obrigado a todos
-
ah bruno, parece zoação, mas tudo o que eu compro vem com rendimento abaixo do normal, ai não tem jeito, sabe que gosto das coisas rendendo nem mais e nem menos do que devem.
[snapback]506577[/snapback]
q azar né…tudo vem bixado...uheheueuhueeehuhe.......
-
tshiii, eu li tudo mas nao entendi bem… vc ja abriu as janelas do pistao? o basico que se faz nesse motor é trocar as palhetas e dar uma abridinha pra cima e pra baixo nas 2 janelinhas do pistao, que sao arredondadas em cima e embaixo certo? ja pra mexer na janela de admissao do cilindro é foda... tenta acertar a direcao do fluxo metendo agua pelo duto pra vc ver pra onde ta indo o fluxo... ai vc pode abrir e direcionar... nao sei qual a direcao certa, mas acredito que seja na diagonal pra cima, meio que apontando pro cabecote...
taxar e andar no alcool é sinistro hein meu irmao tinha uma rd135 que virava 13 mil rpm só com palhetas + janelas do pistao abertas. a bixinha hora que abrir levantava a frente sozinha em segunda marcha.
-
carol ve se consegue postar ai como ler o diagrama pelo cilindro, bastando ter um paquimetro e um transferidor escolar.
fiquei muito curioso.
[snapback]506747[/snapback]
isso me falaram, não li em livros então não tenho como colocar algo mais detalhado aqui.
a explicação foi simples mas não captei direito.
-
acho que o transferidor não deve ser pra se usar diretamente no motor, e sim pra se construir em casa um disco de grau…
mas tipo, vai precisar disso apenas pra saber quantos graus ta o cruzamento, pq na pratica mesmo acredito q vc possa ir tomando referencias somente medindo com o paquimetro do alto da camisa até os furos.... já dá uma noção
-
tshiii, eu li tudo mas nao entendi bem… vc ja abriu as janelas do pistao? o basico que se faz nesse motor é trocar as palhetas e dar uma abridinha pra cima e pra baixo nas 2 janelinhas do pistao, que sao arredondadas em cima e embaixo certo? ja pra mexer na janela de admissao do cilindro é foda... tenta acertar a direcao do fluxo metendo agua pelo duto pra vc ver pra onde ta indo o fluxo... ai vc pode abrir e direcionar... nao sei qual a direcao certa, mas acredito que seja na diagonal pra cima, meio que apontando pro cabecote...
taxar e andar no alcool é sinistro hein meu irmao tinha uma rd135 que virava 13 mil rpm só com palhetas + janelas do pistao abertas. a bixinha hora que abrir levantava a frente sozinha em segunda marcha.
[snapback]506690[/snapback]
não custa confirmar, mas pelo q vi, o furo no pistão já é bem maior que os das janelas
uma vez me falaram pra fazer um furinho de coisa de 2 mm de diametro um pouco acima dos buracos no pistão, quase rente a cabeça dele, a fim de jogar um pouco de mistura fresca debaixo dele e resfria-lo melhor, naquele local entre o pino e sua cabeça, que tende a acumular gases quentes…
-
vamos la agora com algumas ilustrações. o livro é antigo, comprei qdo eu tinha 14 ou 15 anos.
em primeiro lugar, um motor 2t por dentro, pra quem nunca viu:
escapamento progressivo de motor 2t:
repare sobre aquilo q eu disse qto a sintonia ajustando o acumulador (c?mara).
chanfro:
formato correto dos riscos do brunimento (vale tb pra motor 4t):
ilustração ninja, nem preciso comentar nada:
-
ka, que mal lhe pergunte vc teria o nome do livro , editora, autor…. é dificil achar livros assim em portugues e isso interessa muito um amigo que anda de kart
[snapback]506818[/snapback]
a versão traduzida que tenho aqui se chama (em portugu?s): manual completo da moto.
procure por editora hemus .
esse livro não ensina preparação, mas mostra muito do funcionamento b?sico dos motores. ai o resto é com a gente