Futura injecao eletronica
-
mapa bem feito vc usa em qualquer situação.
concordo em parte… vejamos não preciso de p.ex. 500cv para ficar andando em engarrafamento ou na frente de colegio...entao mapa de 300cv modo on..
é que como o sistema trabalha com tabela de carga x rpm de verdade, a area do mapa que é utilizada no transito ou na frente do colegio vai ser uma, vai ter lambda 1 ou levemente pobre, avanço compativel e tal… a parte onde vem 300cv vai ter uma caracteristica de ponto e mistura, e a parte de 500cv outra totalmente diferente. aí basta você nao pisar todo o acelerador que não vai vir toda a potência, mas a potência que vier terá mistura e ponto coerentes pra ela.
mas no caso de multiplos mapas, demais parametros sao modificados, como por exemplo o mapeamento de pressão da turbina, aí sim, em um mapa mais manso, simplesmente vem menos pressão mesmo você pisando todo o acelerador. mas a parte de ponto e combustivel não necessariamente precisaria ser outra.
velocidade de movimento do acelerador eletronico, limite de abertura da borboleta eletronica em funcao de rpm, tudo isso muda junto com o mapa, entao da realmente pra capar o carro em uma configuração, e deixar tudo disponivel em outra. mas nao necessariamente vai precisar ter mapas de ponto e mistura diferentes entre essas 2 configurações, pois sao os outros parametros que vao mandar até quanto de carga vai entrar no motor. nao sei se da pra entender o que eu qus dizer...
-
algo semelhante sim. fuelbox trabalha com 4 calibrações diferentes e permite alternar entre elas com o motor funcionando sim. ja integrar nos botões originais dessa forma seria complicado…
o launch na fuelbox é um recurso que é ativado dentro da propria calibração, nao sendo necessaria uma calibração toda separada para o launch. mas com o recurso de multiplos mapas, é possivel ter o launch regulado de uma forma em um mapa e de outra forma em outro.
não sei que é esse tipo de coisa que você considera semelhante .
olá … considero semelhante a possibilidade de comutar mapas conforme o uso... no transito mapa mais manso (economico).. no track ou rodovia mais potencia..
aproveitando o que você pensa a respeito [deste módulo…](deste módulo...)
thks…
a ideia é boa, mas eu nao usaria um sistema que corta a injecao de combustivel em um motor turbo.
eles dizem que a temperatura no cilindro se mantem inalterada pois o corte de injecao é total e o cilindro recebe ar puro, mas isso só é possivel em sistemas sequenciais, sem uso de suplementares. qualquer outra configuração faz com que sobre combustivel no cabeçote entre uma injetada e outra.
a fuelbox está desenvolvendo um sistema de controle de tração ativo, proprietario, que vai monitorar as 4 rodas e retirar potencia do motor utilizando uma mistura de limitação de abertura da borboleta eletronica, retardo de ignição (para nao perder tanta rotação no eixo da turbina) e cortes do motor pela ignição e nao pela injeção de combustivel…
aguardem isso na arrancada
-
mas no caso de multiplos mapas, demais parametros sao modificados, como por exemplo o mapeamento de pressão da turbina, aí sim, em um mapa mais manso, simplesmente vem menos pressão mesmo você pisando todo o acelerador. mas a parte de ponto e combustivel não necessariamente precisaria ser outra.
a fuelbox está desenvolvendo um sistema de controle de tração ativo, proprietario..cortes do motor pela ignição e nao pela injeção
a idéia que tenho é essa mesmo…02 mapas... o 1º baixa pressão para uso civil... o 2º .. yes we can...rs
corte via ignição ...[lembrei da kms](lembrei da kms)
-
a fuelbox está desenvolvendo um sistema de controle de tração ativo, proprietario..cortes do motor pela ignição e nao pela injeção
a idéia que tenho é essa mesmo…02 mapas... o 1º baixa pressão para uso civil... o 2º .. yes we can...rs
corte via ignição ...[lembrei da kms](lembrei da kms)
entao, mas ai a diferença ta na pressao, nao na calibração
para o controle de tração, não só corte de ignição, mas retardo e atuação na borboleta do acelerador tambem, porque só cortar a ignicao faz com que ao ativar o motor novamente, se perca a tração novamente, forçando a cortar novamente e assim por diante…
abraço e pare de perder tempo procurando fora o que ja existe aqui, e vc tem acesso direto e na sua lingua
-
eu não concordo com essa coisa de um mapa só pra qualquer condição. e digo isso por experiência própria.
tem situações com giro mais baixo que mesmo com 50-60% de tps você já chega na pressão atmosférica, ou muito próximo dela.
só que com um mapa só você ou vai andar com lambda 1.0 - ou até mais pobre - nessa situação (que não vai derreter seu motor), ou você acaba andando um pouco mais rico pra privilegiar o torque.
então acima de um x de tps, eu acho interessante chamar outra tabela de combustível ligeiramente mais rica, e eventualmente uma de ponto também. daí você pode andar com 60% de tps mais pobre e pé no fundo mais rico mantendo a economia no dia-a-dia, quando não é necessário gastar combustível.
na injeção do lost tem a correção de combustível por tps, então é fácil de fazer. na motec (você usa motec né jakka?) há de ter também.
trocar de mapa com botãozinho, eu só faria se quisesse o carro pra andar num circuito. aí acho que o que se privilegia é sempre a maior potência disponível, não importando a posição do acelerador, pra ganhar nos décimos e centésimos de segundo hehe…
mas até aí, se você tem uma injeção programável é só espetar um notebook e carregar uma calibração trackday . na rua, se você for acelerar com alguém, pouco importa pq é basicamente pé no fundo direto.
-
eu não concordo com essa coisa de um mapa só pra qualquer condição. e digo isso por experiência própria.
tem situações com giro mais baixo que mesmo com 50-60% de tps você já chega na pressão atmosférica, ou muito próximo dela.
só que com um mapa só você ou vai andar com lambda 1.0 - ou até mais pobre - nessa situação (que não vai derreter seu motor), ou você acaba andando um pouco mais rico pra privilegiar o torque.
então acima de um x de tps, eu acho interessante chamar outra tabela de combustível ligeiramente mais rica, e eventualmente uma de ponto também. daí você pode andar com 60% de tps mais pobre e pé no fundo mais rico mantendo a economia no dia-a-dia, quando não é necessário gastar combustível.
na injeção do lost tem a correção de combustível por tps, então é fácil de fazer. na motec (você usa motec né jakka?) há de ter também.
trocar de mapa com botãozinho, eu só faria se quisesse o carro pra andar num circuito. aí acho que o que se privilegia é sempre a maior potência disponível, não importando a posição do acelerador, pra ganhar nos décimos e centésimos de segundo hehe…
mas até aí, se você tem uma injeção programável é só espetar um notebook e carregar uma calibração trackday . na rua, se você for acelerar com alguém, pouco importa pq é basicamente pé no fundo direto.
**eu usava dta fast p80, atualmente uso fueltech e detesto o comportamento do carro é bom, mas a oscilação da sonda me irrita, eu arrumo e ela fica ruim de novo.
no corsinha é mbe 9a4, um mapa só.**
-
hummm…me deu uma idéia... um netbook ta uma merreca mesmo… de repente ja deixa incorporado no car... com o botão motherfucker piscando....rsrsrs
-
hummm…me deu uma idéia... um netbook ta uma merreca mesmo… de repente ja deixa incorporado no car... com o botão motherfucker piscando....rsrsrs
brian earl spillner mode on
-
mas o mapa sendo 3d, você consegue acertar o carro por map e rpm, o que naturalmente ja vai estar levando em consideração o tps. uma x posicao de tps em uma determinada rpm te da um certo valor de map. É como uma regra de 3 onde tendo 2 dos valores se tem o terceiro.
nao é necessario trocar de mapa, pois por ser map x rpm automaticamente em cada area de rpm vc tem possibilidades diferentes de acerto por map. voce teria essa necessidade em um sistema que nao cruza de verdade rpm e map.
sim, na fuelbox ainda existe correção por tps, mas eu mesmo nao uso no meu carro por simplesmente nao existir necessidade.
posso andar com lambda 1,05 até por exemplo 4000 rpm x pressao atmosferica, e trabalhar mais rico caso venha pressao nessa rotacao, ou tenha mais rotacao, tudo isso sem precisar corrigir por tps simplesmente por trabalhar rpm x map, daí nao existe necessidade de troca de mapa.
voce só vai precisar trocar de mapa, se quiser por exemplo uma calibração que trbalhe com 0,90 de sonda a 1 bar e rpm > que 4000 e com isso tem uma calibração com uma quantidade de ponto, ai tem outra calibração que trabalha com 0,80 e mais avanço por exemplo, ai sim vai ser necessario trocar de mapa pra ter um comportamento diferente na mesma faixa que voce tinha outro comportamento no outro mapa.
. tambem nessa outra calibração pode ter outra calibração de pressao da turbina, liberando mais pressao desde rpms mais baixas até la em cima, mudanto totalmente a caracteristica do carro e realmente liberando mais cvs. tudo bem que os cvs voce controla no acelerador, mas todo mundo sabe que se ta disponivel voce acaba usando sempre. se puder manter o carro em uma calibração que limita mais a pressao e trabalha com lambda mais pobre e ponto mais tranquilo mesmo com pressao e tal, e trocar pra uma calibração que libera mais pressao na turbina, mais mistura e ponto, é legal sim. o problema vai ser manter o carro na calibração mais mansa, pq o natural vai ser querer andar só na mais forte sempre né
acho que ta meio confuso pra entender… qqr coisa pergunta ai que eu tento melhorar a explicação... escrever é uma porcaria...
-
mas o mapa sendo 3d, você consegue acertar o carro por map e rpm, o que naturalmente ja vai estar levando em consideração o tps. uma x posicao de tps em uma determinada rpm te da um certo valor de map. É como uma regra de 3 onde tendo 2 dos valores se tem o terceiro.
pois é, o problema é que não se trata de uma regra de 3… talvez em rpms mais altos dê pra assumir isso, mas em baixa, não.
a partir de uma determinada abertura de tps, a pressão do coletor já vai ser máxima praquela condição, não sendo esse valor de tps necessariamente igual a 100%. a 1500 rpm, depois de sei lá, 50% de tps seu valor de map não muda. só que se você engordar um pouquinho a mistura vai ter mais torque nessa situação. só que com 50% de tps você quer todo o torque do mundo é não. então vai andar com 1.0-1.05 de lambda... aí se você precisar de mais um gás, com mais tps a mistura vai engordar pra 0.86-0.90 (onde a maioria dos motores acaba tendo torque máximo).
não é à toa que as injeções originais tem outro mapa depois que o tps passa de um valor x que acaba sendo mais rico.
pra ilustrar, eu me refiro às faixas que deixei destacado no meu mapa de combustível. os valores do eixo y são a pressão do coletor em kpa :
abs
-
mas o mapa sendo 3d, você consegue acertar o carro por map e rpm, o que naturalmente ja vai estar levando em consideração o tps. uma x posicao de tps em uma determinada rpm te da um certo valor de map. é como uma regra de 3 onde tendo 2 dos valores se tem o terceiro.
pois é, o problema é que não se trata de uma regra de 3… talvez em rpms mais altos dê pra assumir isso, mas em baixa, não.
a partir de uma determinada abertura de tps, a pressão do coletor já vai ser máxima praquela condição, não sendo esse valor de tps necessariamente igual a 100%. a 1500 rpm, depois de sei lá, 50% de tps seu valor de map não muda. só que se você engordar um pouquinho a mistura vai ter mais torque nessa situação. só que com 50% de tps você quer todo o torque do mundo é não. então vai andar com 1.0-1.05 de lambda... aí se você precisar de mais um gás, com mais tps a mistura vai engordar pra 0.86-0.90 (onde a maioria dos motores acaba tendo torque máximo).
não é à toa que as injeções originais tem outro mapa depois que o tps passa de um valor x que acaba sendo mais rico.
pra ilustrar, eu me refiro às faixas que deixei destacado no meu mapa de combustível. os valores do eixo y são a pressão do coletor em kpa :
abs
a regra de 3 que eu disse funciona sim, e se assume em qualquer condição, porem, se mantendo o mesmo lambda. no seu exemplo, voce inseriu uma quarta variavel aí que é o tps com a intenção de modificar o lambda mesmo estando em uma mesma situação de map. entao no seu exemplo, é como se fosse 4d e não 3d.
entendi melhor a sua posição, é que é uma calibração um tanto avançada para a maioria do pessoal que mexe com sistemas programáveis onde nao se tem nem acerto por rpm x map x t.i. quanto mais rpm x map x tps x t.i.
totalmente valida a sua colocação, porem, mesmo assim, nao é necessario mudar de mapa. basta uma tabela de correção por tps x rpm. onde por rpm se conhece o valor de map para cada situação de tps, e pode-se prever que terá pressao atmosferica acima de x% de tps em uma determinada rpm e entao pode-se alterar a mistura propositalmente em função do tps mesmo com o mesmo valor de map.
voce só vai precisar mudar de mapa, se pra mesma situação de rpm x map e rpm x tps quiser outro lambda por exemplo…
nas marelli de competição, se tem diversos mapas de rpm x map, um pra cada situação de tps. entao ao mudar o tps ele muda de conjunto de mapas. um inferno pra calibrar, entao preferi na fuelbox implementar o mapa de correção por rpm x tps que da o mesmo efeito e é mais simples de ajustar
na fuelbox é assim:
map x rpm x t.i.
% tps x rpm x % correção sobre t.i.
-
mas o mapa sendo 3d, você consegue acertar o carro por map e rpm, o que naturalmente ja vai estar levando em consideração o tps. uma x posicao de tps em uma determinada rpm te da um certo valor de map. é como uma regra de 3 onde tendo 2 dos valores se tem o terceiro.
abs
a regra de 3 que eu disse funciona sim, e se assume em qualquer condição, porem, se mantendo o mesmo lambda. no seu exemplo, voce inseriu uma quarta variavel aí que é o tps com a intenção de modificar o lambda mesmo estando em uma mesma situação de map. entao no seu exemplo, é como se fosse 4d e não 3d.
entendi melhor a sua posição, é que é uma calibração um tanto avançada para a maioria do pessoal que mexe com sistemas programáveis onde nao se tem nem acerto por rpm x map x t.i. quanto mais rpm x map x tps x t.i.
totalmente valida a sua colocação, porem, mesmo assim, nao é necessario mudar de mapa. basta uma tabela de correção por tps x rpm. onde por rpm se conhece o valor de map para cada situação de tps, e pode-se prever que terá pressao atmosferica acima de x% de tps em uma determinada rpm e entao pode-se alterar a mistura propositalmente em função do tps mesmo com o mesmo valor de map.
voce só vai precisar mudar de mapa, se pra mesma situação de rpm x map e rpm x tps quiser outro lambda por exemplo…
nas marelli de competição, se tem diversos mapas de rpm x map, um pra cada situação de tps. entao ao mudar o tps ele muda de conjunto de mapas. um inferno pra calibrar, entao preferi na fuelbox implementar o mapa de correção por rpm x tps que da o mesmo efeito e é mais simples de ajustar
**zézão que o diga.
digo pelo meu caso no marea com 10 bicos, falta uma ie pra fazer isso.**
-
**zézão que o diga.
digo pelo meu caso no marea com 10 bicos, falta uma ie pra fazer isso.**
porque falta?
toca 10 bicosó 5 de alta impedância e 5 de baixa impedância? lâmbda ativo tem tb? sério, quero acertar o carro e não mexer mais controle de pressão e afins
-
a fuelbox tem 6 saidas individuais pra controle de injetores/boost/nitro. cada saída pode ser configurada individualmente com relação ao que ela faz, por exemplo, se é injetor primeira bancada, segunda bancada, boost ou nitro.
pra sua configuração, poderia usar 5 saidas nos bicos de alta impedancia (baixa vazao ou primeira bancada) pra trabalhar semi-sequencial e ter dirigibilidade original, e usar a saída 6 pra tocar os 5 bicos de baixa impedancia (baixa impedancia se usa peak and hold).
porem, o controle de pressão de turbo é feito através dos mesmos canais de controle dos injetores, entao dessa forma, já estaria utilizando os 6 canais e nao sobraria pra controlar a pressao de turbo.
eu sugiro montar com apenas 5 bicos bons (deka, bosch ou até trickflow) trabalhando semi-sequencial (gastando 5 saidas com os injetores) e a sexta saída utilizar para o controle de pressao.
estamos montando um marea assim.
sim, tem lambda ativo…
sim, se nao tem algo hoje, amanha pode ter
po, da uma lida na documentação... eita povo preguiçoso...
-
**lost, eu já sabia disso o lance é que eu rodo já com fueltech e toda a adaptação feita, uso 5 siemens de alta impedancia de 80lb e + 5 trickflow de 120lb de baixa impedância.
eu tenho já o visor da fueltech de sonda wideband e tenho o booster controller da fueltech tb. ando todo dia com o carro e já subiu aqui em brasília 660cv na roda.**
-
tanto é que antes de postar isso aí pra cima dei uma pesquisada sobre a fb gostei muito da ideia.
infelizmente na megasquirt eu não tenho acesso a isso, então uso o table switching , que pra cima de 85% de tps o mapa é trocado por outro pouco mais rico nessa faixa.
jakka, pq não usar 5 bicos no marea com injeção sequencial ?
-
zézão que o diga.
digo pelo meu caso no marea com 10 bicos, falta uma ie pra fazer isso.
faltar nao falta. o equipamento que voce usa é que nao faz.
**lost, eu já sabia disso o lance é que eu rodo já com fueltech e toda a adaptação feita, uso 5 siemens de alta impedancia de 80lb e + 5 trickflow de 120lb de baixa impedância.
eu tenho já o visor da fueltech de sonda wideband e tenho o booster controller da fueltech tb. ando todo dia com o carro e já subiu aqui em brasília 660cv na roda.**
que lance? nao entendi.
poderia usar só 6 bicos bosch de 160 ou 220lbs…
se vc nao mexer na instalação, nao vai resolver o problema(foi voce quem disse que tem problema, que nao está 100% satisfeito)
desculpe se me fiz entender errado, mas este tópico nao é um classificados e o intuito não é vender nada mas sim discutir questões técnicas claro, relacionadas a fuelbox afinal é o assunto do tópico.
-
tanto é que antes de postar isso aí pra cima dei uma pesquisada sobre a fb gostei muito da ideia.
infelizmente na megasquirt eu não tenho acesso a isso, então uso o table switching , que pra cima de 85% de tps o mapa é trocado por outro pouco mais rico nessa faixa.
jakka, pq não usar 5 bicos no marea com injeção sequencial ?
entao concorda que dessa forma, no caso da fuelbox, nao é necessaria a troca de mapa?
no seu caso, voce troca o mapa em 85% em qualquer situação de rpm. no caso da fuelbox, consegue trabalhar de formas diferentes e gradualmente (transição suave) entre uma situação de tps e outra…