Futura injecao eletronica
-
eu sei over, ao inves de simular, eu ligo o modulo no carro e vejo isso real em tempo real.
o que eu tava falando eh que nao importa, se vc tem uma tabela de correcao por map x rpm, vc ajusta isso sem precisar dum barometro. naquele momento que a pressao atmosferica chegar no coletor, gerando a maior potencia possivel, o map vai ler isso e só pelo map é possivel colocar a quantidade de combustivel necessaria…
tendeu? eu sei que nao chega toda a pressao atmosferica no coletor todo tempo, toda a admissao tem restricao a fluxo, a propria borboleta e tal, mas sendo o map um sensor absoluto, o que chegar ele vai ler, tendeu? ai ficaria a correcao pelo barometro realmente pela proporcao de oxigenio existente em 1000mbar nao ser exatamente 10% maior do que a existente em 900mbar (bsb). ai sim precisa de uma correcao pelo barometro. pq se nao for assim, esses 10% vao ser ajustados pelo map e pronto.
tendeu? falem alguma coisa ae por favor...
-
uma dúvida…
atr?vez do map e do maf eu não conseguiria saber a densidade do ar???
eu saberia o volume de ar admitido e a pressão que está sendo gerada com esse volume?
com isso não daria pra saber a pressão externa?
-
com o maf sim vc precisa muito mais do barometro pra poder calcular a densidade pois o maf mede fluxo=velocidade e nao densidade. ai crusando maf com barometro e mat vc calcularia o volume… mas com map, se mede a pressao em funcao da rotacao. em ambos os casos pra saber a densidade, ainda precisa da temperatura do ar, que é o mat. o que to dizendo é que o aumento do volume, devido a maior pressao atmosferica, é sentida pelo map, se nao fosse assim, pra que as montadoras colocariam um map capaz de medir 1.15bar de pressao absoluta pensando na holanda que fica abaixo do nivel do mar? com isso a ecu consegue colocar mais combustivel e pronto... o problema é se realmente a concentracao de oxigenio por milibar for aumentando quanto mais pressao atmosferica, que acho que esse é o caso real...
coisa triste, a pressao externa só da pra medir com um sensor de pressao mesmo... no caso quando se tem 1 sensor só, armazena-se a pressao ao iniciar o sistema, com o motor desligado. se tiver 2 sensores, um map e um barometro que seria o mesmo sensor soh que nao montado no coletor, pode-se atualizar a pressao atmosferica constantemente, o que é o correto, porem, mais caro.
-
alow?
? pra funcionar sim… imagino que seja essa a estratégia que as ies originais usem (se é que usam né...)
na ms é bem assim mesmo. grava a leitura inicial antes do motor ligar.
se bem que eu não acho que quem coloca uma ie programóvel vai sair de santos e ir até são joaquim (sc) com o carro , ou seja, não sei se isso incomodaria, pois é um recurso que dificilmente alguém sentiria necessidade.
mas vc tá certo, tem q fazer direito desde o começo.
-
pois é, mas que da pra por o segundo sensor da… mas ai entra a questao do custo...
hj coloquei alguma estrategia de correcao pela sonda. consegui um comportamento parecido com o da injecao original, oscilando a mistura em marcha lenta. mas isso ainda vou ter que trabalhar mais...
ainda falta o sensor de temp do ar... queria usar por enquanto o meu, que é um bosch integrado mat + map. mas nao tenho os valores dele pra converter pra grau
alguem por ai tem?
-
lost, eu descobri esses valores do meu map+mat na raca mesmo.
coloquei ele no congelador junto com um termopar q veio junto com meu mult?metro. deixei um tempo bom, coisa de uma hora mais ou menos, até estabilizar a leitura. medi a temperatura e a resist?ncia.
fiz a mesma coisa com água na temperatura ambiente, e depois com água fervendo.
-
?, acho que vou ter que fazer isso… ou ligar o carro no scanner e ver o que a injecao ta lendo ja em comparacao com a saida em tensao, ja que vou ligar em paralelo com a injecao original a resistencia nao adianta muito, teria que saber a resistencia aplicada pela injecao tb pra poder pela saida de tensao saber a resistencia do sensor... vou ver se faco isso logo...
e sobre o mapo nao tem mais nada pra falar nao ricardo? falei muita abobrinha? se falei corrige ae por favor...
abraco
-
esses displays so via pc? nao rola uma telinha no projeto final com os reloginhos?
-
por enquanto é só pc, mas depois vai rolar em pocket pc(windows mobile, nao palm)
[snapback]597809[/snapback]
-
temp da agua e ar implementados. falta agora levantar os valores dos sensores do meu carro pra poder liga-los.
os sensores sao parametrizaveis, assim se pode calibrar mais de um modelo de sensor.
falta implementar as correcoes pela temp do ar e da agua. mas isso é o mais facil, tendo a leitura dos sensores funcionando.
-