Carro aspro com pressão positiva no coletor de adm
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o grande lance aqui que ninguém atentou ainda é que 0,1 é muito se um ram air dá 0,1 já é maravilhoso pro motor… pra soprar 0,1 bar precisa muito ar... quem já não tentou soprar um manometro com a boca ???
portanto, se um carro aspirado está com 0,1 de pressao positiva na admissão, alias, nem precisa tanto... se tiver 0,001 de pressao positiva... já foi resolvido todo o problema de enchimento volum?trico.... ou seja, o carro que antes enchia 80-85% dos cilindros... agora enche pelo menos 100 %
por isso que a gente fala que turbo funciona mesmo na lenta...
não se trata da diferença de um motor com 1 bar para um com 1.001 bar... e sim um com equivalentes 0,8 bar para um com 1.001 bar
a diferença é grande...
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não estou bem lembrado tb, mas efeitos de compressibilidade e ondas de choque só são levadas em conta acima de mach=1
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não. isto ocorre como o rodrigo diz abaixo, a partir de uns m=0,3
só que com m=1 vc tem o máximo de fluxo mêssico
sim, a regra geral é considerar incompressável abaixo de m=0,3.. (cerca de 410km/h). mas eu não tinha nem pensado em escoamento compressável.. a estagnação ocorre a qualquer velocidade, bota a mão pra fora do carro em forma de concha a 80km/h e lá está ela…
mas 5a feira agora estarei em contato com parte da nata da engenharia mecânica na área térmica, vou numa defesa de dissertação de mestrado amanhã, aih já vou ver ver meus amigos mestres mestrandos e doutorandos, então aproveito para refrescar a minha memória nesse assunto...
a resposta está no próprio tópico ram air = altas velocidades... logo, para a utilização civilizada do veículo, coletores vari?veis dão muito mais resultado.
eu sei bem como é redução de custos em montadora...
[]s
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bate um papo com o pessoal que está com a mente fresca, e depois poste os resultados, ok? eu não atuo mais na área, a não ser por lazer desde que me formei, h? dois anos….
qdo a utilizar ou não ram-air... qualquer ganho é vantagem. e como o sistema é simples, vale a pena usar.... mas acredito que outros sistemas sejam muito mais eficientes...
oia que acho que nao eh bem assim nao viu kra… eh soh achar na net info sobre o ganho em cv usando isso e calcular em %...
se me lembro bem, os 0.1 aconteciam a 160 ou 180kmh... a velocidade forma uma boa pressao sim, eh soh vc por a mao pra fora do carro que da pra ter uma nocao.... nao tenho formulas nem nada, mas visto o ganho que tem, inclusive usado em f1 e tudo, da uma pressaozinha sim... por feeling, 0.1 a 180kmh eu acho possivel, sem me basear em formulas, soh por feeling mesmo.
? questao de pesquisar os ganhos em quanto de velocidade...
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lost:
vou mostrar como 0,1bar é bastante:
1bar=100.000pa (pa é unidade do sistema internacional, e equivale a 1n/m^2)
0,1bar=10.000pa (esta é modelo a)
0,01bar=1000pa (esta é modelo
nossa mão se fosse um ret?ngulo poderia ser estimada (ou acochambrada) por 16cm*9cm=144cm^2=0,0144m^2
então se colocarmos a mão para fora do carro (sem contar a área do bra?o) a uns 180km/h que nos meus cálculos davam uns 0,01bar teremos:
tb analiso a hipotese de termos 0,1bar….
p=f/a (pressao = força / área)
f=p*a
fa= 10.000*0,0144 = 1440n = 144kgf
fb= 1000*0,0144 = 144n = 14,4kgf
ninguem (talves o hulk) consegue suportar 144kgf na palma da mão
alguns loucos conseguem suportar 14,4kg na palma da mão (eu não tenho muita coragem não...) o que nos leva a ver que o numero mais correto parece ser o da ordem dos 14kgf e não dos 140kgf.
deu para acompanhar ou ficou muito nerd???
portanto, se um carro aspirado está com 0,1 de pressao positiva na admissão, alias, nem precisa tanto… se tiver 0,001 de pressao positiva... já foi resolvido todo o problema de enchimento volum?trico.... ou seja, o carro que antes enchia 80-85% dos cilindros... agora enche pelo menos 100 %
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fahrell: não concordo com o q vc colocou, pois mesmo q vc tenha 0,1bar positivo na pressurizacao, vc ainda tera todas as perdas ate chegar ao motor, e la vc nao tera pressao positiva….
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bom, sei la, eu concordo com o farhell sim, pq a pressao se mede no coletor, entao a perda que ainda existe eh pequena, por conta do interior do coletor, duto de admissao do cabecote, diametro de valvulas, sede, comando….
mas se tem 0,001 no coletor com certeza vai entrar mais ar no motor do que sem esses 0,001 pq o motro vai fazer menos força pra aspirar... menos força diminui a perda por bombeamento (presa, lembra da palestra dos kras da fordá aquele ciclo de trabalho do motor que indicava as perdas por bombeamento?) e tambem enche um pouquinho mais... eh soh achar algo dizendo quantos cv tem uma moto com e sem ram-air, a mesma, pra tentar ter uma ideia do ganho do dito cujo...
sobre os calculos, nao entendi muito bem se vc quis dizer que forma pressao ou nao...
imagine a pressao sobre o para-brisa? eh enorme nao eh? quantos kg sera que da? sei la, se nao fosse valido, nao usariam até em moto, com entradinhas pequenas...
pra mim, o que forma a pressao é a velocidade, porem, como o motro consome esse ar, vc tem que ter volume, senao nao forma pressao, entao a boca tem que ser grande, e por ai vai...
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to pesquisando aqui sobre ram-air em moto, que eh onde é mais facil de achar alguma coisa, e achei isso up to 120 mph when the boost hits 20mb diz que no caso na kawasaki zx-11 d, significa 12cv a mais…
20mb=0.02 de pressao... ve se combina com a formula presa... acho que eu confundi 10mb com 0.1 bar... hehehehe vai ve foi isso...
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….there?s a neat chart in august ?06 sport aviation describing ram air pressure from 0-450 knots.
100 knots = .24 psi, 150 = .54, 200 = .96, 250 = 1.52, 300 = 2.23
450 knots = 5.34 psi ....
se nao me engano, 1n?=1,852mm certo? 100 nés = 185.2 kmh = .24 psi = 0.016 bar ...
5.34 psi = 0.36bar, ou seja, a 833kmh se tem 0.36 de pressao.... hehehehe
vo botar um scoop funcional no meu palio
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fahrell: não concordo com o q vc colocou, pois mesmo q vc tenha 0,1bar positivo na pressurizacao, vc ainda tera todas as perdas ate chegar ao motor, e la vc nao tera pressao positiva….
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por isso que eu coloque aspas quando falei nos 0,8bar que são quando o carro é aspirado… claro que não tem isso tudo de vêcuo, são muitos fatores envolvidos... mas a maioria deles é relacionado com a necessidade de aspirar ar atraves de todo o sistema... a maioria dessas perdas acabam quando o ar está entrando sob pressão (nem que seja 0,001) atravṍs do mesmo sistema... até mesmo as perdas por tempo de abertura das valvulas diminui...
a ci?ncia é exata, mas os resultados palpoveis para nés mortais pode ser aproximada e ainda assim ficar bem próxima da realidade...
ps... quem aqui já acabou de montar um carro turbo, sem pressão nenhuma ainda, apenas a turbina colocada no lugar e o carro já dar mistura pobre praticamente sem pressão ??? ou seja, mesmo sem gerar pressão positiva, só o fato dela estar lá, diminuindo o vócuo de um motor normalmente aspirado, já aumenta e muito o enchimento do cilindro...
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….there?s a neat chart in august ?06 sport aviation describing ram air pressure from 0-450 knots.
100 knots = .24 psi, 150 = .54, 200 = .96, 250 = 1.52, 300 = 2.23
450 knots = 5.34 psi ....
se nao me engano, 1n?=1,852mm certo? 100 nés = 185.2 kmh = .24 psi = 0.016 bar ...
5.34 psi = 0.36bar, ou seja, a 833kmh se tem 0.36 de pressao.... hehehehe
vo botar um scoop funcional no meu palio
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opa então é melhor você prender bem a lostronic dentro do carro, hahaha pq se vc tiver q frear a 833km/h ela pode quebrar
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eu acredito que ajude
mas pq o kadet vermelho piloto ricardo
tem um acrilico na frente das borboletas ??????????????
turbulencia?