Milesette
-
eu sou do tipo de cara que curte carro girador… piro nos vtec virando 11k rpm ... ap no caso seria mais pra ego, tentaaaando aliar giro e um pouquinho de durabilidade... meu amigo ta sem pc, mostrei pra ele o debate, ele achou muito interessante, e quem tiver mais dicas ai podem ficar avontade
abra
-
acho que todo motor tem suas faixas de eficiencia.. se saiu da faixa de eficiencia ainda rendendo potencia, é porque ja esta forçando os componentes internos…
nunca vi uma curva de torque de dinamometro de ap 1.8+ que apos os 6000rpms+/- a queda do torque seja bem acentuada... ele da um pico de torque e ja vai diminuindo.. onde acredito ja ter acabado a eficiencia do motor....
um motor de curso curto, gera pouco torque, mas este se mantem constante ate altas rpms... nada de cair... so cai quando a eficiencia do motor cair..
-
eu ( particularmente ) prefiro um motor que nao precise girar tanto e atinja a potencia almejada com mais boost.
uma vez vi uma materia que falava disso, 2 motores que geravam a mesma potencia, um turbo ou aspro, o turbo gerando a cavalaria no regime original de giro do mesmo o aspro a giros maiores ( lágico ), e no teste ( de durabilidade ) o turbo aguentou bem mais
[snapback]634093[/snapback]
não é bem assim
turbo em corrida de longa duração, a não ser que se gaste uma quantidade de dinheiro muito grande em cima (qdo eu digo muito grande, é ao ponto de precisar de apoio da fábrica, inclusive com capital), quebra é mais cedo do q o aspro…isso é um fato comprovado...tanto é que turbo nesse tipo de competição é muito raro
-
engraçado, tb ouvi dizer o contrario quarteto… nao sei se na epoca dos f1 turbo, mas os endurance sobrealimentados eram mais duraveis...
[snapback]634140[/snapback]
dá pra fazer um carro de endurance turbo ser durável….o problema é que o dinheiro, tempo e necessidade de engenhenheiros pra fazer um motor assim é exponencialmente maior em relação a um aspro...
fora que aguentar uma prova onde se roda mais de 1000 km só na corrida, e sem aliviar o po, o motor tem que ser muito bem projetado, mas muito mesmo nisso vai um caminhão de dinheiro (a? q entra o investimento das fábricas)
vó aí as 24 horas de le mans...os caras ficam um dia inteiro correndo e uma boa parte da volta com o po no porão e o motor rendendo tudo que dá...qual vc acha que tem mais chances de quebrar primeiro? o que foi todo projetado e dimensionado pra aguentar altas rotações ou o que gira tanto quanto o original, mas que trabalha admitindo uma quantidade monstro de mistura, o que gera mais calor e pressão interna em cima de pistões, bielas, etc. na hora da combust?o?
pode ver q em corrida de longa é muito raro um motor turbo...? só pesquisar um pouco...
-
a verdade é mais simples que isso…
vamos apenas por partes... um motor 2.0 16v tipico tem uns 20nm de torque...se fizer ele virar potência máxima a uns altos 9.000rpm vai render algo perto dos 220cv...
o que pode quebrar ?... bom partes de desgaste m?veis se resolve com lubrificação (carter seco, bomba de óleo, etc)... pistões forjados e bielas dão conta do stress mecânico...
agora o mesmo motor 2.0 16v tipico que tem lá uns 140cv a 5.600rpm, pra render 220cv num se precisa de mais de uns 0,4bar no alcool pra tirar isso...
eu garanto que ele aguenta até mais pau que o aspro... principalmente se for feito sem economia (leia sistema de injeção adequado, taxa adequada, intercooler eficiente, turbina escolhida a dedo)
o problema é que nego quer correr com 300cv em vez dos 220cv ...a? num aguenta mesmo.
a marea turbo da fiat corria direto em endurance competitivamente e olha que o bagulho pesa pacas (1.450kg original... ela depenada deve pesar uns 1.100kg ou mais) e com 260cv... detalhe no avgas... e num quebrava direto (no mesmo naipe de um aspro dessa potência)
-
dá pra fazer um carro de endurance turbo ser durável….o problema é que o dinheiro, tempo e necessidade de engenhenheiros pra fazer um motor assim é exponencialmente maior em relação a um aspro...
fora que aguentar uma prova onde se roda mais de 1000 km só na corrida, e sem aliviar o po, o motor tem que ser muito bem projetado, mas muito mesmo nisso vai um caminhão de dinheiro (a? q entra o investimento das fábricas)
vó aí as 24 horas de le mans...os caras ficam um dia inteiro correndo e uma boa parte da volta com o po no porão e o motor rendendo tudo que dá...qual vc acha que tem mais chances de quebrar primeiro? o que foi todo projetado e dimensionado pra aguentar altas rotações ou o que gira tanto quanto o original, mas que trabalha admitindo uma quantidade monstro de mistura, o que gera mais calor e pressão interna em cima de pistões, bielas, etc. na hora da combust?o?
pode ver q em corrida de longa é muito raro um motor turbo…? só pesquisar um pouco...[snapback]634142[/snapback]
a maioria dos carros que correm le mans são turbo…...pelo menos a maioria que ganha
eu acho que tudo é uma questão de custo beneficio...... se o cara quer até x cavalos ele vai de aspro por ser mais facil .......
se quer x? vai de turbo........e da? vem o gasto ? mais para se ter a mesma confiabilidade dos aspros. tem bico a mais, intercooler a mais, gerenciamento de ponto melhor e demais variaveis que encarecem o projeto mas trazem potencia em troca simples
ninguém espera que um 4cil aspro renda 500cv em setup de endurance…... assim como fazer um turbo 4cil pra ter s? 200cv também não rola......
cada caso é um caso ............ e esse negocio de turbinar ap com miolo original e 300cv e querer correr 1000 milhas de interlagos sem quebrar..... só nés brasileiros mesmos..........
apenas minha opinião.
-
como fica a vmp e r/l de um ap bloco longo com vira do ap600? girando lá pelos 10, 11k???
[snapback]634156[/snapback]
vmp não muda se não mudar o vira…..... é 11.000rpm = 28,38m/s
rl 1.6 com bielas de 159mm é 0,2434
se não errei nada é isso aí.........
-
não é bem assim
turbo em corrida de longa duração, a não ser que se gaste uma quantidade de dinheiro muito grande em cima (qdo eu digo muito grande, é ao ponto de precisar de apoio da fábrica, inclusive com capital), quebra é mais cedo do q o aspro…isso é um fato comprovado...tanto é que turbo nesse tipo de competição é muito raro
[snapback]634127[/snapback]
mesma potencia.
seria por ex, um ap 1.6 gerando 145cv turbo @ 5600 rpm x ap 1.6 gerando 145cv aspro a 7500 rpm. qual será que dura maisó como o over disse, o turbo seria sobrealimentado por um levissimo boost.
-
le mans de 87 a 2007
vencedores aspro: peugeot 905 (2x), jaguar xjr9-lm, jaguar xjr12, mazda 787b, mclaren f1 gtr, bmw lmr
vencedores turbo: porsche 962c, sauber-mercedes c9, porsche 962lm, twr-porsche (2x), porsche 911 gt1, bentley speed 8, audi r8 (5x)
os audi a diesel eu não contei pq aí já é outro tipo de motor, ciclo diferente, etc.
a coisa desequilibrou qdo a audi entrou com o r8 e injeção direta…ela conseguiu aliar economia, bom desempenho e confiabilidade, coisa q até então só a porsche tinha conseguido (h? controvórsias qto a economia...hehehe)...e antes da audi com o r8, salvo raras exceções, só a porsche ia com turbo (know-how alto de corridas e de motores turbo)
agora, vê o naipe das equipes que andam com carro turbo em corrida de longa, só fábricas junto com os melhores fabricantes de chassis...se for ver ao longo de todas as categorias, a maioria do pessoal anda com motores aspro, exceto a porsche, q corre com carro turbo h? dácadas...
e o pessoal tá exagerando tb...dependendo do q for feito, um motor aspro não precisa girar um absurdo pra render potência...eu tiro pelo motor berta de f3, que o limite fica muito antes desses 9000 rpm q vcs estão considerando e rende mais de 260 cv...
o grande lance é o q eu disse anteriormente: não dá pra generalizar que o turbo duraria mais que o aspro ou vice-versa...qdo se gasta muito dinheiro e/ou se tem o apoio da fábrica pra desenvolver o carro (até o exemplo da marea de endurance cai aqui), dá pra fazer carro turbo em corrida de longa render forte e durável...
mas tudo bem...carro de corrida tem outras vari?veis aí que são consideradas, como a distribuição do torque por toda a faixa de rpm útil, a quantidade de torque que o motor gera (dependendo do carro isso é um problema sório), fora a entrada do turbo em meio e final de curva, q deixa o carro muito arisco e em certas pistas é uma desvantagem sória...