Polemica: mode on
-
bem farkatt,
muita gente sai da unicamp pra trabalhar c/ calibracao na delphi, bosch, e marelli que sao empresas daqui de perto que trabalham com calibracao.
evidentemente eu troco ideia c/ alguns deles e afirmo pra vc que em alguns casos a mistura eh bem rica dependendo da condicao do motor, ou seja, da pra tirar mais potencia, sim.
em determinados casos o fator lambda fica abaixo de 0.8, eh bem rico. isso eh informacao que provem de dentro da bosch … vou ver se consigo andar no carro e filmar o lambdameter p/ mostrar pra vcs que nao acreditam que montadora nao deixa margem.
e mais uma coisa pra botar a mao na consciencia, numa faixa de motor de 1.8l por exemplo, aspirado, 8v, fica dificil fugir muito da faixa dos 110cv para todas as montadoras. eh uma limitacao da cilindrada em si. da pra melhorar c/ componentes mais nobres é claro que da, mas isso tem um custo a ser repassado ao consumidor final que nao vai pagar uma fabula por 10cv a mais que vao durar os mesmos 200 ou 300 mil km para os quais o motor foi projetado...
potencia vende carros é sim, claro que vende... mas potencia custa, e custa caro tanto no processo de projetar, construir, testar, validar ate ir pro carro...
o buraco no meio da industria eh bem mais embaixo... sei que vc trabalha com publicidade, o trabalho da fabrica eh fazer um carro que de lucro, o de vcs eh convencer o consumidor de que aquele carro eh o melhor pra ele...
[snapback]661202[/snapback]
falou tudo campeao … tem o fator custo ... o pessoal acha que a briga é somente por cavalaria em um ambiente cada vez mais dificil pra potencia... custos, custo final do veiculo, polui?ao durabilidade e etc ... sem contar impostos encima de potencia ... apesar disso, eu acreditaria vendo isso em um dinamometro serio, e vendo essa calibração em tempo real, comeão a abrir mais a mente, tem muita gente competente no mercado, associado a margem que as montadoras deixam... a briga atual é mais encima de lucros, imagem, consumo poluição doq velocidade, velocidade essa que nunca pode ser usada como marketing do contrario de polui?ao e consumo...
-
bem farkatt,
muita gente sai da unicamp pra trabalhar c/ calibracao na delphi, bosch, e marelli que sao empresas daqui de perto que trabalham com calibracao.
evidentemente eu troco ideia c/ alguns deles e afirmo pra vc que em alguns casos a mistura eh bem rica dependendo da condicao do motor, ou seja, da pra tirar mais potencia, sim.
em determinados casos o fator lambda fica abaixo de 0.8, eh bem rico. isso eh informacao que provem de dentro da bosch … vou ver se consigo andar no carro e filmar o lambdameter p/ mostrar pra vcs que nao acreditam que montadora nao deixa margem.
e mais uma coisa pra botar a mao na consciencia, numa faixa de motor de 1.8l por exemplo, aspirado, 8v, fica dificil fugir muito da faixa dos 110cv para todas as montadoras. eh uma limitacao da cilindrada em si. da pra melhorar c/ componentes mais nobres é claro que da, mas isso tem um custo a ser repassado ao consumidor final que nao vai pagar uma fabula por 10cv a mais que vao durar os mesmos 200 ou 300 mil km para os quais o motor foi projetado...
potencia vende carros é sim, claro que vende... mas potencia custa, e custa caro tanto no processo de projetar, construir, testar, validar ate ir pro carro...
o buraco no meio da industria eh bem mais embaixo... sei que vc trabalha com publicidade, o trabalho da fabrica eh fazer um carro que de lucro, o de vcs eh convencer o consumidor de que aquele carro eh o melhor pra ele...
concordo em genero numero e grau .. e alem disso tudo as montadoras fazem carros pra um ze-ruela qualquer que ande igual a um tarado nao se importando com qualquer sintoma do carro … ateh para um tiozinho que ande a 2000 rpm fazendo media de km na cidade ...
carros oiriginais de fabrica sao veiculos projetados para um consumidor burro .. que utilize o carro por 200 ... 300 mil kms nas condi?oes mais avessas as condi?oes otimas de funcionamento ..
grandes exemplos de que os motores sao feitos para durar nas condi?oes mais estupidas possiveis , sao pessoas que sabem utilizar os regimes de rota?ao e de torque , trocam o oleo como indicado , fazem uma manuten?ao meia boca só e conseguem extrair enormes quilometragens finais de um carro ... por exemplo um clio 1.6 8v que temos aki com 280 mil kms rodados , sem nunca ter sido aberto e nao bater um nadinha e consumir 250ml de oleo a cada 5 mil kms
alem destes fatores , existem limita?oes grandes na performance do carro tendo como outro lado da moeda o conforto e suavidade do motor .
emissoes de poluentes eu julgo um assunto muito complicado de se discutir , mesmo porque estes testes de orgaos brasileiros sao uma merda ... alem de no brasil ainda existir o jeitinho ...
creio que 10% até 15% sejam mudanças até de certa forma aceitaveis , mas isto depende de como foi feito o acerto de cada carro pela montadora ..
e é obvio ... 10% a que rotação? isto foi obtido deslocando toda a curva para cima? ou foi só em um pontinho de pico??
nao sei ... acredito na melhora com o unichip .. e isso funciona para usuarios de carros nao leigos como nés .. e nao para carros de qualquer um .
-
acho que tirar cavalos com durabilidade e bem mais dificil do que tirar cavalos as cuias. se nao como disse o camarada leandro gol turbo saia de fabrica com 146cv marea turbo com 220 entre outros.
[snapback]661226[/snapback]
seu eu pegar esse gol turbo, encher de coisa na mala, 5 no carro, descer e subir da praia soldando mesmo ( no limite do limite ) será que ele aguenta o pau?
carro original tem que aguentar… alias a unica recomendação de fabrica quando a isso ?, se o marcador de temperatura adentrar o vermelho, aliviar um pouco, se bem que nem marcador os carros de hj tem...
-
seu eu pegar esse gol turbo, encher de coisa na mala, 5 no carro, descer e subir da praia soldando mesmo ( no limite do limite ) será que ele aguenta o pau?
carro original tem que aguentar… alias a unica recomendação de fabrica quando a isso ?, se o marcador de temperatura adentrar o vermelho, aliviar um pouco, se bem que nem marcador os carros de hj tem...
[snapback]661228[/snapback]
esse motor com 112cv anda junto com um astra flex 2.0 100% no alcool … torque absurdo, é arisco e assusta quem nao é acostumado ... chipado pra 146 muda muita coisa... e esse motor aguenta pau d+ da conta, tem gente ai com 200cv turbina trocada e motor original ... é tudo questao de cuidado ... pode por 5 + bagagem e afundar o po... a durabilidade em cheque nao é do motor, mas sim da turbina, a vw preocupou-se tanto nesse quesito que apos 180km\h a pressao vai caindo caindo pra poupar o turbo compressor, que entra em overspeed pos 1,5 bar a mais de 250 mil rpm, ai os elma chips da vida como o de 146cv na gasolina atinge picos de até 1,7 ... o 155 no alcool 1,9 e o 163 2,0 bar ... e o motor ta la firme... e a turbina só moendo ...
-
acho que tirar cavalos com durabilidade e bem mais dificil do que tirar cavalos as cuias. se nao como disse o camarada leandro gol turbo saia de fabrica com 146cv marea turbo com 220 entre outros.
[snapback]661226[/snapback]
com certeza… seria muito facil só chipar ... isso é para provar de uma vez por todas que existe essa margem, existe essa facilidade... a vw nao socou os 146cv nele, pq viu que os 112cv se enquadravam na espectativas do veiculo, os impostos seriam menores, consumo excelente e durabilidade incontestavel ... isso dentro dos parametros dos engenheiros ... uma garret gt12 dura 10 anos vamos supor... com o chip de 146 duraria 7 anos ... para nos pode ser pouco, mas eles nao pouco se ferrando, querem algo em que possam confiar a garantia de 1 ano, e que os clientes estejam satisfeitos, como disse, consumo aliado a durabilidade rola muito mais marketing que cavalaria ...
-
tópico com a minha assinatura…
eu sou da opinião que nada mais diferente do que 2 motores iguais, e p/ mim é aonde o unichip ataca.
o custoxbeneficio eu acho péssimo, mas é naquelas, quem pode pagar ou está disposto, que mal tem?
eu não creio que carro original saia afinadissimo de fábrica. concordo com a opinião do 16volts. entendo a linha do fahrell, mas dávido que alguma fábrica coloque um carro na linha de produção no limite. ainda mais aqui no brasil, com diversos tipos de gasolina (com álcool, com solvente, com mijo, etc...).
-
bom, então do jeito que tão falando ai, o que dá pra entender do unichip ?:
-
ganha 20 cv tirando o que a fábrica nao tira por que nés brasileiros somos burros e n ão sabemos dirigir
-
polui pra caralho, pois quem que mais potência tá nem ai pro meio ambiente e quer mais que o carro ande mesmo.
-
bebe pra caralho, pq cavalo anda, cavalo bebe, e quem quer economia anda de uno mille ou de barra-forte.
-
motor quebra com kilometragem rid?cula, pq como a fabrica tinha pensado nisso, quem quer mais potência não liga muito pra isso, pois o importante é a tropa em baixo do capo.
isso eu entendi tudo, só nao entendi o preço.
r$ 3000
/ 20 cv
–--------
r$ 150,00 por cv
-
-
-
ganha 20 cv tirando o que a fábrica nao tira por que nés brasileiros somos burros e n ão sabemos dirigir
-
polui pra caralho, pois quem que mais potência tá nem ai pro meio ambiente e quer mais que o carro ande mesmo.
-
bebe pra caralho, pq cavalo anda, cavalo bebe, e quem quer economia anda de uno mille ou de barra-forte.
-
motor quebra com kilometragem rid?cula, pq como a fabrica tinha pensado nisso, quem quer mais potência não liga muito pra isso, pois o importante é a tropa em baixo do capo.
r$ 3000
/ 20 cv
–--------
r$ 150,00 por cv
[snapback]661308[/snapback]
acho que que tem unichip pode falar da durabilidade e do consumo. poluição só medindo.
o custoxbeneficio é péssimo, como eu disse.
-
-
?… mas na prática.. sinceramente eu nunca vi um gt durar tanto assim. ou 90% dos donos não cuidam ou tem um problema mais grosso ai na história.
[snapback]661236[/snapback]
é … 70 mil km com um chip 155 com pico de 1,9 bar nao é o bastante?
com motor original ... falo pq tenho, é só ter cuidado
-
bem farkatt,
tópico com a minha assinatura…
eu sou da opinião que nada mais diferente do que 2 motores iguais, e p/ mim é aonde o unichip ataca.
o custoxbeneficio eu acho péssimo, mas é naquelas, quem pode pagar ou está disposto, que mal tem?
eu não creio que carro original saia afinadissimo de fábrica. concordo com a opinião do 16volts. entendo a linha do fahrell, mas dávido que alguma fábrica coloque um carro na linha de produção no limite. ainda mais aqui no brasil, com diversos tipos de gasolina (com álcool, com solvente, com mijo, etc...).
[snapback]661285[/snapback]
-
-
-
-
r$ 3000
/ 20 cv
–--------
r$ 150,00 por cv
[snapback]661308[/snapback]
concordo com o 16volts e com o pix, essas materia de revista é logico que os caras pegam aquele carro q deu mais diferença pra fazer propaganda do produto né?
claro que na media o valor não chega nem proximo a isso mais em alguns carros por algum problema os veiculos sairam com cvós a menos e ai com acerto fino a diferença dá esses absurdos anunciados.
-
-
eu não creio que carro original saia afinadissimo de fábrica. concordo com a opinião do 16volts. entendo a linha do fahrell, mas dávido que alguma fábrica coloque um carro na linha de produção no limite. ainda mais aqui no brasil, com diversos tipos de gasolina (com álcool, com solvente, com mijo, etc…).
[snapback]661285[/snapback]
a fabrica que colocar um carro no limite hj no mercado nacional está fadada ao fracasso absoluto, pois os motores quebrarão numa quilometragem ridicula
[snapback]661298[/snapback]
mas minha gente, é tanta resposta que acho que não dá pra vcs lerem com detalhes o que eu postei.. em nenhuma hora eu falei que não tem uma margem, apenas que não é tão grande quanto se apregoa… no máximo estourando uns 5% e mais devido a erros de linha de montagem do que segurança propriamente dita como vcs falam...
resumindo tudo, sem entrar em detalhes que vcs até mesmo falaram, somando multiplicando e tirando os noves fora, as fábricas né prática fazem a maioria dos carros sim no limite, senão perde 1 cv pro vizinho e perde centenas de compradores por isso (milhares se for carro tipo gol, palio, celta, clio etc)
repetindo: na prática... já descontados essas margens , risco de processos por motores quebrados, erros de linha de montagem, diferenças de gasolixo, o aval do jur?dico da empresa etc, etc, etc, etc
-
farelo, me desculpe mais isso não existe
fabrica nenhuma faz carro no limite da resistencia fisica pra conseguir mais potencia, senão nenhum motor aguentaria ser turbinado
fabrica nenhuma faz carro no limite de ganho de potencia de forma eletronica (leia-se: mapeamento da injeção), senão uma gasolina batizada deixaria o cidadão apo
a margem de segurança que a fabrica usa é enorme… se vc pegar um palio flex de tanque vazio, colocar 40% de agua da torneira e só o restante de alcool, ainda assim ele vai funcionar e te levar pra onde vc quizer... eliminando esses gargalos, é possivel tirar uma potencia razoavel dos carros...
? obvio que essa potencia a mais não é extatosferica, principalmente nos aspirados... porem, qualquer ganho é sempre bem vindo...
-
as injeções originais tem uma coisa maravilhosa, que essas qq coisa tech ou qq coisa tronic nao tem, que é sensor de detonação.
que anda com o ponto sempre perto do limite antes de grilar .
isso eh coisa de computador que faz milhoes de calculos por segundo e vai variando isso pra sempre o motor tá firmeza em qq situação… seja com mijo ou podium no tanque...
isso nao eh verdade?
-
esse motor com 112cv anda junto com um astra flex 2.0 100% no alcool … torque absurdo, é arisco e assusta quem nao é acostumado ... chipado pra 146 muda muita coisa... e esse motor aguenta pau d+ da conta, tem gente ai com 200cv turbina trocada e motor original ... é tudo questao de cuidado ... pode por 5 + bagagem e afundar o po... a durabilidade em cheque nao é do motor, mas sim da turbina, a vw preocupou-se tanto nesse quesito que apos 180km\h a pressao vai caindo caindo pra poupar o turbo compressor, que entra em overspeed pos 1,5 bar a mais de 250 mil rpm, ai os elma chips da vida como o de 146cv na gasolina atinge picos de até 1,7 ... o 155 no alcool 1,9 e o 163 2,0 bar ... e o motor ta la firme... e a turbina só moendo ...
[snapback]661232[/snapback]
e a temperatura de oleo? e as velas é ou usa fria para não dar pre-ignicao e morre na carbonização em uso ou usa quente e quebra o motor em alta. e o sistema de arrefecimento? se a vw aumentar a turbina, além de aumentar custos vai gerar lag que a maior parte das pessoas que compra um carro original simplesmente acha uma merda.
tudo são coisinhas que vão encarecendo… e carro original não se precisa dirigir com cuidado, a vw diz para não passar por exemplo de 7000 rpm, é pro carro aguentar dando final em 6500 em quinta por quanto tempo quiser, pois é um situação de uso correto.
complicado falar assim em motor original, que pode cair tanto na mão de uma senhora de idade, de uma madame , de um mlk que gosta de moer, de alguem que gosta de sentar a bota de final...