Mateus Henrique

Siena 1.6 16v torque argentino

Salve galera,

Venho acompanhando faz tempo o grupo e sempre encontro informaçoes valiosas aqui.

Bem tenho um projeto meio fora da caixinha, turbinar meu Siena 1.6 16v, batizado de catchup. A ideia e turbinar o carro com 200cv de roda, nao quero mais que isso pois sera meu carro do dia-a-dia. Ja acompanhei varios canais, enquetes e grupos sobre o assunto.

Estou acabando as partes esteticas, instalei o painel de instrumento do uno turbo, rodas da alfa 166 e freio a disco traseiro, quero um carro discreto mas que quando precisar deixar  os desavisados de boca aberta.

Minha ideia seria trocar o virabrequim pelo do Linea 1,9 lt, comando de valvulas dimensionado ( Olhei na Race Preparaçoes) e quero olhar com o Carlline tambem, reforça parte de baixo, duvida entre bico suplementar ou intercooler, turbina Master Power 4449 pulsativo, Injeçao Fueltech FT450, cambio forjado sapinho ( pensei em normal ate a 4'), radiador de oleo, radiador metal horse e etc.

Gostaria de ideias de quem ja preparou, conhece ou indica lugares onde posso encontrar produtos e serviços de primeira.

Aceito sugestoes de voces pois estou entrando agora nesse universo da preparação. Nao quero algo com muita pressao, ja entendi com o pouco que estudei que o que importa e o fluxo e nao pressao.

VAMOS QUE VAMOS POIS ESTOU EMPOLGADO

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Mateus... tambem tenho um Palio ( hatch ) com mesmo motor que o seu e inclusive turbinei ele um tempo atras.

Faz bem pensar em Fueltech, pois a injecao original (1AB) eh meio chatinha andando no alcool e com pressao positiva. Sempre ouvi dizer que a parte de baixo desse motor eh bem parruda, com 0.8bar acho que vc ja bate os 200cv e ainda fica confiavel.

Problemas com o meu:

• Olhe com carinho o angulo que ira soldar o retorno de oleo, pois ele sai na direçao do semi eixo do lado do passageiro e ele se desloca com o movimento da suspensao, da primeira vez que fiz meu carro quase perdi o motor pois o semi eixo furou a mangueira do retorno;
  • Outra coisa, a saida do turbo fica bem proxima ao alternador, tem que pensar oque fazer ali pois acaba pegando muito calor no regulador de voltagem;
  • Outro probleminha, escape de 2 polegadas vai passar apertado na suspensao traseira e ja pegando com mais de 3 pessoas no carro. Precisa pensar num solucao para isso tb.

Andava com meu carro, com 0.5bar na gasolina podium, bicos IWP043 acertados no HPi, embreagem ainda era original e evitava levar ao limite exatamente por conta dela. Andava muito bem. Contudo eu usava uma APL, eu acho que esse motor ficaria bom com turbo bem menor, falta torque...

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pelas dicas Skyper.... to vendo que tem experiencia na preparação desse motorzinho, ja sabe ate onde o calo doi !!!

Esse lance dos bicos ainda irei fazer o calculo certo pois datasheet ta osso de encontrar viu.

Me indica algum coletor de escape pra turbina pulsativa ( Master Power 4449.3?

Sua bomba de combustivel foi interna ou externa?

• Outra coisa, a saida do turbo fica bem proxima ao alternador, tem que pensar oque fazer ali pois acaba pegando muito calor no regulador de voltagem; Qual a solução vc arrumou
  •  
  • Outro probleminha, escape de 2 polegadas vai passar apertado na suspensao traseira e ja pegando com mais de 3 pessoas no carro. Precisa pensar num solucao para isso tb. Nossa estava pensando num escape 2,5 pol ... fudeu                                                                                            

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, skyper disse:

Bom dia Mateus... tambem tenho um Palio ( hatch ) com mesmo motor que o seu e inclusive turbinei ele um tempo atras.

Faz bem pensar em Fueltech, pois a injecao original (1AB) eh meio chatinha andando no alcool e com pressao positiva. Sempre ouvi dizer que a parte de baixo desse motor eh bem parruda, com 0.8bar acho que vc ja bate os 200cv e ainda fica confiavel.

Problemas com o meu:

• Olhe com carinho o angulo que ira soldar o retorno de oleo, pois ele sai na direçao do semi eixo do lado do passageiro e ele se desloca com o movimento da suspensao, da primeira vez que fiz meu carro quase perdi o motor pois o semi eixo furou a mangueira do retorno;
  • Outra coisa, a saida do turbo fica bem proxima ao alternador, tem que pensar oque fazer ali pois acaba pegando muito calor no regulador de voltagem;
  • Outro probleminha, escape de 2 polegadas vai passar apertado na suspensao traseira e ja pegando com mais de 3 pessoas no carro. Precisa pensar num solucao para isso tb.

Andava com meu carro, com 0.5bar na gasolina podium, bicos IWP043 acertados no HPi, embreagem ainda era original e evitava levar ao limite exatamente por conta dela. Andava muito bem. Contudo eu usava uma APL, eu acho que esse motor ficaria bom com turbo bem menor, falta torque...

Valeu pelas dicas Skyper.... to vendo que tem experiencia na preparação desse motorzinho, ja sabe ate onde o calo doi !!!

Esse lance dos bicos ainda irei fazer o calculo certo pois datasheet ta osso de encontrar viu.

Me indica algum coletor de escape pra turbina pulsativa ( Master Power 4449.3?

Sua bomba de combustivel foi interna ou externa?

• Outra coisa, a saida do turbo fica bem proxima ao alternador, tem que pensar oque fazer ali pois acaba pegando muito calor no regulador de voltagem; Qual a solução vc arrumou
  •  
  • Outro probleminha, escape de 2 polegadas vai passar apertado na suspensao traseira e ja pegando com mais de 3 pessoas no carro. Precisa pensar num solucao para isso tb. Nossa estava pensando num escape 2,5 pol ... fudeu                                                                                            
Editado por Mateus Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Experiencia nao tenho kkk

A bomba usava um refil de 4 bar flex, dava conta, lembrando que andava na gasolina, com isso se exige muito menos do sistema de alimentaçao. Com 3.5 bar em alta alimentava quase com excesso os 0.5bar de turbo.

O alternador nao solucionei. Coletor ou vc manda fazer de cano ( a SPA vendia mas nao vi mais no site ) ou usa o fundido da Beep, que eh oque eu usava. Cheguei a comprar uma saida universal de 3pol da SPA, ela tem a curva mais acentuada e passa mais longe do alternador, mas nao cheguei a montar. Cuide para que o cano de respiro de ar fresco do alternador esteja no lugar.

Escape... nao sei oque fazer.

Esse motor original usa os bicos IWP001 de 190cc a 3bar, mas sao bicos angulados, agora ate onde isso influencia, pois ele funciona extremamente liso com os IWP044, que sao de 200cc mas sem angulacao.

PS: Andei por um tempo com os IWP043, o restante tudo original ( sem turbo ) e alcool no tanque. Posso afirmar que perfeito nao fica, fica com um pequeno buraco na saida da lenta, principalmente com ar condicionado ligado e perde um pouco de torque em baixa tambem... mas acima de 4000rpm eh outro motor em relacao ao alimentado a gasolina...

Editado por skyper

Compartilhar este post

Link para o post

Comente utilizando suas redes sociais

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0