Xenon proibido em 2009
-
realmente…tenho certeza que os paraíbas que enchem o carro de xenon xing-ling tão preocupados com a segurança, com as manobras, com as estradas...
fala sério, zorlac...a maioria absoluta bota pra tirar onda. mas só agora que custa 300 pila. quando era 1.5k, não tinha ninguém preocupado em enxergar nem acendendo farol às 10 da matina...
realmente, a maioria coloca só por estetica mesmo, se nao tivesse barateado tanto o povo continuaria com aqueles led/pingos azuis pra deixar o farol tang.
o meu coloquei não por estetica e sim por funcionalidade, pego muito trecho de estrada a noite voltando da faculdade, no meu bairro e no da minha namorada a iluminação é precária também.
enfim, esa lei deveria ser mais razoável, tipo proibir xenon azul 8.000k em diante. proibir alta potencia como acontece com os kits de 55w.
xenon cega tanto quanto uma lampada de 100w halogena instalada. tudo depende da regulagem do farol.
-
ta beleza entao.
minha honda stream aqui no japao sai com xenon de fabrica, farol refletor, sem regulador de altura, se limpador de farol como se fosse um adaptado.
nao ofusca e sabe porque? porque e luz branca e nao essas bosta azul que o pessoal coloca.
brasil vai continuar andando pra traz muiiiiito ainda. isso que me deixa puto
depois posta foto do seu farol
-
exato…
xenon tem que ser em farol tipo projetor...
para quem esta mal informado
existe lâmpadas para projetor e para refletor.
retirado da dns
resolução nº 294 de 17 de outubro de 2008
altera a resolução nº 227/2007, de 09 de fevereiro,
do contran, que estabelece requisitos referentes
aos sistemas de iluminação e sinalização de
veículos.
o conselho nacional de trânsito – contran, usando da
competência que lhe confere o artigo 12 da lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o código de trânsito brasileiro - ctb, e conforme o decreto n.º 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do sistema nacional de trânsito; e, considerando o constante do processo nº 80001.003214/2008-22, resolve:
art. 1º acrescentar os §§ 7º e 8º ao artigo 1º da resolução nº 227/2007, com a
seguinte redação:
“art. 1º …..............................................................
..............................................
7º fica limitado o funcionamento simultâneo de no máximo 8 (oito) faróis,
independentemente de suas finalidades.
8º a identificação, localização e forma correta de utilização dos dispositivos
luminosos deverão constar no manual do veículo”.
art. 2º acrescenta à resolução nº 227/07-contran o artigo 8º, com a seguinte redação:
art. 8º até a efetiva adequação das exigências estabelecidas nesta resolução, os veículos mencionados deverão estar em conformidade com o disposto nas resoluções nº 680/87 e 692/88-contran.
art. 3º alterar os seguintes itens do anexo da resolução nº 227/2007 -
contran, que passam a vigorar com a seguinte redação:
anexo i, item 3.23: lâmpadas devem ser fixadas no veículo de tal modo que
possam ser substituídas de acordo com as informações constantes no manual do proprietário;caso seja necessária a utilização de ferramentas fora de padrão ou não disponíveis no mercado(ferramentas especiais), estas deverão ser fornecidas pelo fabricante com o veículo.
anexo i, item 4.3.6.1.2: dependendo da altura de montagem (h), em metros, da
borda inferior da superfície aparente, na direção do eixo de referência do farol baixo, medida com o veículo sem carga, a inclinação vertical da linha de corte do farol baixo deverá, sob todas as condições estáticas estabelecidas no apêndice 3 deste anexo, permanecer dentro dos seguintes limites:
h < 0,8
limites: entre – 0,5% e – 2,5%
regulagem inicial: entre -1,0% e – 1,5%
0,8 ≤ h ≤ 1,0
limites: entre – 0,5% e – 2,5%
regulagem inicial: entre -1,0% e – 1,5%
ou , a critério do fabricante,
limites: entre -1,0% e -3,0%
regulagem inicial: entre -1,5% e -2,0%
1,0< h ≤1.2
limites: entre -1,0% e -3,0%
regulagem inicial entre: -1,5% e -2,0%
os limites acima e os valores de regulagem inicial estão sumarizados no
diagrama a seguir. para os veículos cuja altura dos faróis principais excedem a altura de 1200mm, os limites para a inclinação vertical da linha de corte deverão estar entre -1,5% e -3,5%. a regulagem inicial deverá estar entre -2% e -2,5%.
os limites prescritos no item 4.3.6.1 são aplicáveis apenas aos veículos equipados com o dispositivo de regulagem de altura do farol descrito no item 4.3.6.2.
anexo i, item 4.3.6.2.1: no caso em que um dispositivo de regulagem de farol for aplicado, este deve ser automático e deve satisfazer os requisitos dos parágrafos 4.3.6.1.1 e 4.3.6.1.2
anexo i, item 4.3.6.2.2: os dispositivos de regulagem manual do tipo contínuo ou gradual, podem ser permitidos desde que tenham uma posição de repouso que permita que os faróis possam retornar à inclinação vertical inicial indicada no parágrafo 4.3.6.1.1, através dos parafusos de regulagem ou outros meios similares.
opaaa, farol com regulagem manual tb ta liberado
anexo i, item 4.3.9 outros requisitos: os requisitos do parágrafo 3.5.2 não se
aplicam aos faróis baixos.
faróis baixos com uma fonte luminosa tendo um fluxo luminoso objetivo que
exceda a 2.000 lúmens devem ser instalados somente conjuntamente com a instalação do(s)dispositivo(s) da limpeza do farol(4). adicionalmente, quanto à inclinação vertical, se aplicam as prescrições dos parágrafos 4.3.6.2.1 e 4.3.6.2.2.
**somente a lâmpada que exceda 2.000 lúmens vai ser obrigatório a instalação do esguicho de água, mas aí vem a pergunta. quantos lúmens produz a minha????
como eles vão medir isso???? eles não têm nem bafômetro, duvido muitos que eles vão ter um aparelho que meça isso…**
somente o farol baixo pode ser utilizado pra produzir iluminação de curva se a
iluminação de farol angular (de curva) é obtida por um movimento horizontal do farol completo ou do ponto de junção da linha de corte (do defletor), ela poderá funcionar somente se o veículo estiver sendo conduzido para frente; isto não se aplica se a iluminação angular for obtida para um esterçamento à direita em tráfego do lado direito.
anexo i, item 4.8 lanterna de freio: dois dispositivos das categorias s1 ou s2
e um dispositivo da categoria s3 obrigatória na classificação m1 e opcional para as demais classificações de veículo.
anexo i, item 4.15.4.2: na altura, acima do solo, não inferior a 250mm nem
superior a 1000mm, (máximo 1500mm se a carroçaria não permitir mantê-lo dentro dos 1000mm especificados anteriormente).
art. 4º o artigo 7º da resolução nº 227/2007, passa a vigorar com a seguinte
redação:
“art. 7º esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, produzindo
efeitos a partir de 01/01/2009, sendo facultado antecipar sua adoção total ou parcial, ficando convalidadas, até esta data, as características dos veículos fabricados de acordo com as resoluções nºs 680/87 e 692/88-contran.”
que resoluções são estas???? 680/87 e 692/88
art. 5º esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.
alfredo peres da silva
presidente
marcelo paiva dos santos
ministério da justiça
rui césar da silveira barbosa
ministério da defesa
edson dias gonçalves
ministério dos transportes
valter chaves costa
ministério da saúde
jose antonio silvério
ministério da ciência e tecnologia
carlos alberto ferreira dos santos
ministério do meio ambiente
luiz carlos bertotto
ministério das cidades
olha o nome dos cornos aí
-
10. cor
a cor da fonte de luz deve ser medida em uma esfera integradora usando-se um sistema de
medição que mostre as coordenadas de cromaticidade cie da luz recebida com uma
resolução de ± 0,002. a figura a seguir mostra a área de tolerância de cor branca e a área de
tolerância restrita para as fontes de luz de descarga de gás d1r, d1s, d2r, d2s, d3r, d3s,
d4r e d4s.
-
ja tava demorando
eu comecei a não gostar de xenon quando qualquer um que comprava um carro sportsescapadeadventuresuperduperrallye colocava xenão e saia as 8:00 da manhã com a luz azul, colando no cú de todo mundo na avenida de 50km/h se achando o foda.
na fuculdade mesmo, todo mundo do xuning e do racha, coloca um jk no final do escape e xenão e ta abalando
fora que esta bosta cega quem está no sentido contrário quando adaptado em carro que originalmente usa halogena.
ah, na chuva a noite, ninguem vê nada…nem o dono do carro, nem quem está no sentido oposto.
uso minhas crystal vision e já ilumina perfeitamente...não cega ninguem e custa r$90,00.
[] s
-
ja tava demorando
eu comecei a não gostar de xenon quando qualquer um que comprava um carro sportsescapadeadventuresuperduperrallye colocava xenão e saia as 8:00 da manhã com a luz azul, colando no cú de todo mundo na avenida de 50km/h se achando o foda.
na fuculdade mesmo, todo mundo do xuning e do racha, coloca um jk no final do escape e xenão e ta abalando
fora que esta bosta cega quem está no sentido contrário quando adaptado em carro que originalmente usa halogena.
ah, na chuva a noite, ninguem vê nada…nem o dono do carro, nem quem está no sentido oposto.
uso minhas crystal vision e já ilumina perfeitamente...não cega ninguem e custa r$90,00.
[] s[/quote]
na chuva o meu ilumina e muito bem. 4300k.
-
na chuva o meu ilumina e muito bem. 4300k.
o meu tb, 6000k e 3000k
e outra, li a resolução e comentei em outro forum tb.
acima de 2000 lumens, tá bom então vai proibir essas lampadas gpthunder, blue vision, diamond vision da vida pq na embalagem consta 6000k, 7000k, 4500k e como otoridade é burra vai ver né.
pra mim essa será mais uma resolução morta, que tá lá mas ninguem nem sabe que existe.
teria que ter o bom senso, igual fizeram com o rebaixado, nego que colocar xenon, coloca e vai fazer vistoria po. ta regulado, dentro dos aspectos toleraveis de uso, beleza, coloca nos doc e rode feliz.
a culpa nao é do xenon, memso sendo xingling, e sim dos zé ruelas que colocam e nao regulam o farol, seja com ou sem projetor. um exemplo, amiga minha tinha um astra gsi com xenon 10.000k, cegava pra porra, e olha que o farol do astra tem o projetor.
o proprio adriano no s3 colocou xenon de 55w e o faorl tem tuda essa baboseira de regulagem, esquichinho, projetor etc… resultado, cega.
-
infelizmente no brasil as autoridades preferem proibir a regulamentar o correto uso dos farois. no japão até carros populares (keis) saem de fabrica com farois tipo hdi e nem por isso utilizam farois do tipo projetor. uso xenon a mais de ano. desde que esteja bem regulado é como se fosse um farol normal. farol desregulado, mesmo os originais, atrapalham a visão de quem vem em sentido contrário. não vejo o por quê de se proibir algo que deve ser utilizado para aumentar a segurança dos motoristas e por conseguinte dos transeuntes. acho justo punição de quem trafega com os farois desregulados. mais uma vez os bons terão que pagar pela minoria…
-
eu não estou nem ai… rs
tenho xenon de 3.000 k nas neblinas (ilumina absurdamente bem na chuva e na neblina)
e nao pretendo tirar…
meu carro eh baixo, usa alcool como combustivel (deveria usar gasolina), tem potencia alterada...
emfim.. um abraço nas crianças
-
to doido atras de um farol pra ele com projetor, mas nao existe. poxa, tem ate pra gol caixa e g3 e nao tem pro bola.
onde encontrou ?? tem o link ??
infelizmente no brasil as autoridades preferem proibir a regulamentar o correto uso dos farois. uso xenon a mais de ano. desde que esteja bem regulado é como se fosse um farol normal. farol desregulado, mesmo os originais, atrapalham a visão de quem vem em sentido contrário. não vejo o por quê de se proibir algo que deve ser utilizado para aumentar a segurança dos motoristas e por conseguinte dos transeuntes. acho justo punição de quem trafega com os farois desregulados. mais uma vez os bons terão que pagar pela minoria…
penso igual…
e, aproveitando.... q/ raio de sujeira alien é essa q/ desvia a luz dos faróis, p/ precisar de limpador ??? é pegadinha, né ??
-
quanto mais k tiver o kit, menos ilumina e mais perto do roxo fica, quanto menor o k, mais ilumina
um farol de 3000 k ilumina muito mais que um de 14.000 k
agora puta que pariu…..ao inves de fazerem estradas de qualidade para evitarem acidentes ficam inventando leis e mais leis para arrecadar mais dinheiro com multa. acho o seguinte, como ja foi citado acima, devera ser multado a pessoa que estiver com farol desregulado. tem muito carro de fabrica que usa xenon e nao tem limpador de farol e reguagem automatica, e ai, como vai ficar esses carros ?? brasil ta perdido mesmo com essas leis
-
steve,numa regulagem de faróis o esq. sempre tem que ser um pouco mais baixo mesmo,não é só para o sentido contrário,pra quem anda atrás do motorista que está a frente,não ofusca o retrovisor do lado dele.o cara que regulou sabe mesmo.
tenho a quase 1ano e nunca ninguém reclamou,a regulagem ta perfeita,ilumina bem e não incomoda.o lance é que não regulam mais baixo,principalmente nos carros mais altos,pick ups,vans,etc é mais fácil proibir do quer ter algum tipo de fiscalização,normal coisas/leis desse tipo por aqui.
preparem o bolso,as lâmpadas milagrosas vão triplicar de preço.
raza, finalmente um dono de g3 que tem a mesma opinião que eu tive no meu ex gol (bi-parábola) e adorava. nunca levei farol alto andando só com o xenon. curioso é que na bandeirantes, voltando de piracicaba à noite, se eu ligasse o farol alto o pessoal no sentido contrário ficava bem incomodado (e o alto era halógena normal amarelona mesmo, 100% original) dando farol. com o xenon nunca aconteceu. o problema mesmo é em refletor h4, acaba tendo um glare muito forte e ofusca mesmo.
inclusive até meu pai, que é um chato do c…. com farol (fica dando farol alto até pra quem tá de milha na cidade hehehehehe) não reclamava se eu estivesse atrás ou cruzasse com ele no trânsito.
uma pena proibirem assim, do nada... mas acho uma atitude certa, pq, como o tb falou, o pessoal está ligando para aparecer, e pau no c. dos outros se estão ou não ofuscados.
eu não estou nem ai… rs
tenho xenon de 3.000 k nas neblinas (ilumina absurdamente bem na chuva e na neblina)
e nao pretendo tirar…
meu carro eh baixo, usa alcool como combustivel (deveria usar gasolina), tem potencia alterada...
emfim.. um abraço nas crianças
-
bom…eu uso na moto e no gol tbm...
na moto já cheguei a andar com ele regulado um pouco mais pra cima do que o normal...justamente pra bater no espelho dos carros no corredor...por questão de segurança mesmo... é bom ser visto...logo abriam caminho...
mas estava encomodando d+ os outros motoristas e por isso voltei a regulagem normal...
e depois disso nunca mais levei farol alto..
-
é… e tem um pequeno detalhe que me deixa com a pulga atrás da orelha:
_“art. 7º esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, produzindo
efeitos a partir de 01/01/2009, sendo facultado antecipar sua adoção total ou parcial, ficando convalidadas, até esta data, as características dos veículos fabricados de acordo com as resoluções nºs 680/87 e 692/88-contran.”_ (detalhe para o negrito)
minha personalidade desconfiada diz que os pmr s vão ter uma caixinha gooooorda nesse final de ano, com o pessoal incauto que vai pegar a estrada nestes finais de semana de dezembro ainda com o xenon instalado, acreditando que a resolução só entra em vigor em 1.o de janeiro. não sou advogado, mas que esse trechinho abre um puta precedente pros pmrs fazerem a festa, não tenho a menor dúvida
ps: amanhã já tiro do meu carro…
-
onde encontrou ?? tem o link ??
pequeno detalhes, mas o formato, pela foto é muito parecido com a linha quadrada.
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/93-94-95-96…sq5faccessories
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/90-95-vw-co…sq5faccessories
pro bola, teria do golf mkiii ele faz a curva igual da gradinha, pena que a seta é embutida e teria qu fazer funilaria no paralama pra tampar o lugar da seta, ficando meio estranho.
ate fuscão fafa de belem de farol com projetor rsrsrs
http://shop.ebay.com/items/__projector-vw?….m14&_pgn=2
to so esperando as condições $$$ melhorarem e vou arriscar comprar os projetores, um par daquele farol gti/tsi rcd pra cortar e fundir os projetores nele. projeto por enquanto.
mas reza a lenda que a marca junin (procurei procurei no google e nao achei nada sobre ela - mas no ml os farois com projetores sao dessa marca ou sonar) que ela está desenvolvendo um farol pro vw bola pq o importador oficial ta recebendo muitos pedidos de clientes querendo o farol pro bola e ele ja enviou o modelo pros caras fazerem. esperar e ver pra quando né.
outro farol que quase ficaria deboa no vw bola é dos audi a4 antigos, se nao fosse o detalhe reto \ ====/ onde tem a grade, acho que ele encaixaria no bola precisando de pouquissima adaptações e ficaria legal.
enfim, isso tudo basiei pelas fotos, pra tira teima tem q pegar o farol e colocar do lado pra ver. pena q nos ferro velhos daqui nao acha nem o simples pra comparação.
-
galera, eu viajo e viajo muito
de dia, de noite, madrugada, chuva, sol, neblina.
xenon no sentido contrario atrapalha?? sim mas somente quando o farol esta desregulado. nao tenho xenon no meu carro, uso lampadas comuns. a norma determina que o carro tenha regulagem de altura do farol e limpador dos farois. o meu tem regulagem de altura de fabrica e os lavavores eu vou implantar os do marea hlx.
se utilizar lampadas de 4300k e ter um par daquelas cool alguma coisa no porta-luvas para mostrar para as otoridades, acho que passa. deixando o farol beem reguladinho, sem ofuscar quem vem no sentido contrario, nao vejo mal nenhum em permitir que se use em conjuntos oticos que nao foram projetados para o uso do xenão .
acho um absurdo inventarem leis para proibir o uso disso ou daquilo, quando ninguem fiscaliza o que é importante. como disse, viajo muito. não é didifil encontrar caminhoes com luzes traseiras apagadas, muito fracas (com a lente suja por dentro), sem pisca, sem luz de freio, largando detritos pela estrada (pedras, areia, agua [vida parachoque dianteiro do meu carro]) e não fiscalizarem se determinadas regras estão sendo cumpridas.
sinceramente, vai ser mais uma lei que vai existir e não vai funcionar.
que eu me lembre ficou proibido o uso de lampadas acima de 6000k, mas ta cheio de gente andando com lampadas de 100w (que por sinal são para uso exclusivo em off-road, é lei ) azul, vermelha, verde e otoridade fdp nenhuma faz nada para evitar.
vai existir a febre de caça aos xenons, como houve na caça a quem estava dirigindo bebado (ou melhor, dirigindo após engerir 10ml de alcool).
março, abril.. por ai… vou me dar de presente 3 kits de 4300k, alto, baixo e milhas. se bobear, compro um para usar na luz e ré.
[]s
gustavo
-
nesse outro polo meu eu nem coloquei o xenon que tirei do outro.
vendi por 200 pila o kit para um amigo.
aí coloquei philips cristal vision de 55w - 4300k no farol baixo e nos milhas.
ficou muito melhor do que com o xenon que eu tinha (8000k), na minha opinião. ilumina branco mesmo.
qto a legislação, nem comento nada. de novo essa palhaçada aqui nesse lugarzinho. tomara que não vire a mesma palhaçada que virou o insulfilm.
-
xenon da ré???????? caramba, vc é a segunda pessoa que vejo falar isso 20volts rsrsrsrs; sei q tem um maluco deum golf abelvolks da vida branco, com xenon na ré,mas pra que isso???? ai já é bobeira né. rsrs
cara, nem precisa de xenon na luz alta, so na baixa e milha ta otimo, vai por mim. quando aciono a luz alta halogena do meu, ela ainda vai além do xenon, tudo isso pq o xenon ta regulado pra baixo pra nao ofuscar, como ja falei, farol cibié gol tsi/gti.
agora quanto ao ricardo, cara, se vc tá achando a cristal vision melhor qu eo xenon então tem coisa errada. experimenta o xenon 6000k ou 4.300k que vc verá a diferença.
ja falaram em outros tocpios, xenon 8000k pra cima, na cidade aparenta iluminar mais por causa das luzes dos postes, ai dá o contraste azul no chão.
bem eu to feliz com os meus, e vou bolar alguma caixinha pra cobrir os reatores na hora da vistoria, caso encham o saco. vou falar que é cristal vision e eurodezing que eu tenho as caixinhas delas aqui.