nikolas tombazis tem larga experiência na fórmula 1, com passagens pela benetton, ferrari e mclaren
a equipe de fórmula 1 manor nomeou o ex-projetista chefe da ferrari, nikolas tombazis, como seu novo chefe de aerodinâmica.
tombazis trabalha na fórmula 1 desde 1992, tendo passagens pela benetton, mclaren e ferrari.
o grego de 47 anos se juntou à equipe de maranello em 2006 e foi seu projetista chefe até deixá-la no final da temporada de 2014.
tombazis trabalhou na ferrari entre 1997/2003, antes de sair para a mclaren e ficar um período de dois anos antes de retornar para a equipe italiana.
ele começa no manor imediatamente e sob a liderança do diretor técnico john mcquilliam.
“estou muito feliz por se juntar à equipe manor f1 neste momento emocionante no seu desenvolvimento”, disse tombazis.
“a equipe tem planos impressionantes e está investindo em todas as áreas para alcançar suas ambições, por isso estou muito ansioso para fazer parte da jornada”, disse.
“a equipe de projetistas existente já é muito forte e estou ansioso para trabalhar com um grande grupo de pessoas para aproveitar ao máximo as oportunidades que temos pela frente e ajudar a progredir nas próximas temporadas.”
depois de estudar na universidade de cambridge e no imperial college de londres, tombazis começou sua carreira na benetton em novembro de 1992 sob comando de ross brawn, tornando-se chefe de aerodinâmica apenas dois anos mais tarde.
brawn recrutou-o para a ferrari em fevereiro de 1997, e ele tornou-se chefe de aerodinâmica em maranello em julho de 1998.
ele se juntou a mclaren em abril de 2004 como engenheiro-chefe (aerodinâmica). mais tarde, ele tornou-se diretor do projeto do veículo, mas depois de apenas dois anos em woking ele voltou à ferrari como projetista chefe, mantendo-se um membro-chave da equipe italiana desde então.
mcquilliam acrescentou: “estou muito satisfeito em anunciar nikolas na posição de chefe de aerodinâmica. eu acredito que esta nomeação vai ajudar a amplificar os esforços de uma equipe de projetistas muito talentosa que, nos últimos anos, não teve a oportunidade de mostrar toda a extensão da sua experiência e capacidades”.