Retardado de ponto via roda fúnica
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kra, pra retardar o ponto, melhor usar um equipamento que trabalhe entre a ecu e a bobina. pela roda fonica eu nunca vi um equipamento que faça, e tb nao consegui desenvolver um. é muito mais dificil variar virtualmente a posicao da polia interceptando e alterando o sinal da roda fonica do que atrasar o sinal proporcionalmente pelo fio da bobina mesmo. o problema é que sempre pra atrasar, vc acaba tendo que cortar o sinal da roda fonica por 1 volta pra alterar a referencia que a ecu tem da posicao da polia. pra avancar nao, basta vc simular os dentes faltantes antes da hora. pode reparar que em um modulo de avanco pra gnv, quando vc liga o avanco, nao tem falha, mas quando desliga, o motor da uma falhadinha de 1 ciclo, pois vc tem que cortar o sinal e passar a mandar os dentes faltantes na hora certa, pois alem da ecu monitorar a passagem dos dentes faltantes, ela tb conta em qual dentes está, por exemplo, os dentes faltantes passaram pelo sensor, a ecu identifica o dente numero 1, ela vai contando até o 58 e com isso detecta 1 volta da polia, obviamente, o proximo dente será o primeiro. pra fazer o ponto atrasar, o equipamento deveria enviar o sinal de 1 dente virtual que nao existe na polia fisicamente nesse espaco dos dentes faltantes, soh que se fizesse isso, a ecu detectaria como o dente numero 59, entende? ela nunca vai detectar isso, na verdade vai detectar como dente numero 1 mesmo. entao nao da certo. pra voltar ao normal, o variador de avanco deixa de enviar os sinais e volta a enviar no dente numero 1, assim, a ecu terá o espaco necessario pra detectar o dente numero 1 e assim o ponto volta ao normal. pra avancar o ponto em 6 graus, o variador corta o sinal do dente 58, e envia um sinal virtual no dente 60, que nao existe fisicamente na polia. pra avancar 3 graus, ele inverte o sinal, quando o sinal eh de subida, ele envia de descida, e vice-versa, assim consegue avancar meio dente, ou seja, 3 graus, pois a ecu detecta o sinal de subida (da parte baixa do dente da polia para a alta), e o sinal de descida (da alta pra baixa) assim invertendo os sinais vc consegue variar 3 graus…
por isso eh mais facil pela bobina mesmo, vc calcula quando tempo levou o ultimo ciclo, que no motor 4 cilindros equivale a 180 graus, e aplica um delay proporcional em tempo, referente a quantidade de graus que quer atrasar, tanto no inicio da inducao da bobina quanto no fim que eh onde a faisca eh gerada.
tenho isso projetado e testado em simulador, que indica que funciona perfeito, mas nao montei um ainda pra testar
tb preciso disso no meu carro pra ver se para de trincar pistao, derreter vela, valvula de escape e etc...
nao colocaria 1k nesse motor nao. corre o risco de trincar canaleta sim.
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mero espectador, mas vamos lá…
1 - tá rodando no álcool?? (sei, pergunta meio besta...)
2 - via de regra, um bom gerenciador faz o retardo de ponto com base na na rotação ou pressão, certo? não seria esse o caso??
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resposta da 1
foi virado para o alcool
resposta 2 ele comprou o turbolink com atraso de ponto e scanner e o caralho a quatro na hora que colocou no carro não funcionou.
ele entrou em contato com a turbolink e eles informaram que aquele modulo não se dava bem com o magnetti marelli 1ab, mas só falaram isso depois da venda.
gaucho
no meu ponto de vista e pelo conhecimento que tenho não da para comparar mi com step a a tecnologia embarcada e bem diferente.
para um uso perfeito e recomendado utilizar um modulo de atraso sem gambi.
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tem o fireplus
http://www.preparados.com.br/forum/index.p…80&#entry619198
o que vcs acham dele ??
quem utiliza quem utilizou ???
no caso seria só o modulo de atraso.
ps - para quem estranhar as respostas sou irmão dele e tambem estou na fila para dar um up na minha 1.6 16v
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resposta da 1
foi virado para o alcool
resposta 2 ele comprou o turbolink com atraso de ponto e scanner e o caralho a quatro na hora que colocou no carro não funcionou.
ele entrou em contato com a turbolink e eles informaram que aquele modulo não se dava bem com o magnetti marelli 1ab, mas só falaram isso depois da venda.
gaucho
no meu ponto de vista e pelo conhecimento que tenho não da para comparar mi com step a a tecnologia embarcada e bem diferente.
para um uso perfeito e recomendado utilizar um modulo de atraso sem gambi.
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e tal de turbolink e da hard ?
disse que não funfa com a ecu avb?? uns dos mod mais usando em preparação basica.
sacanagem hein depois que vendeu vem fala que não funfa.
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e tal de turbolink e da hard ?
disse que não funfa com a ecu avb?? uns dos mod mais usando em preparação basica.
sacanagem hein depois que vendeu vem fala que não funfa.
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? esse mesmo
a ecu é iaw 1ab
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tem muitos no mercado… mas todos são gerenciadores de bicos e atrasadores de ponto... somente atrasador de ponto não conheão fora a msd 6 btm que é uma baba de cara, é somente uma ignicao amplificada e muito b?sica...
eu uso bico extra, com meg, e ele atrasa o ponto quando necessario...
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1ab = usada no 1.6 16v de palio e no gol gti (tbm usou p8 igual de tempra nos bola)
1avb = usada nos motores ap
não são a mesma injeção…
porque num faz um remapeamento ?... essa central funciona com correções em cima de um valor b?sico... bota ponto até onde a turbina começa a pressurizar, e tira em uma combinação onde exista giro mais alto, tps aberto mais do que uma determinada posião e pressão no coletor acima da atmosf?rica... funciona muito bem...
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1ab = usada no 1.6 16v de palio e no gol gti (tbm usou p8 igual de tempra nos bola)
1avb = usada nos motores ap
não são a mesma injeção…
porque num faz um remapeamento ?... essa central funciona com correções em cima de um valor b?sico... bota ponto até onde a turbina começa a pressurizar, e tira em uma combinação onde exista giro mais alto, tps aberto mais do que uma determinada posião e pressão no coletor acima da atmosf?rica... funciona muito bem...
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ja embolando o meio de campo,poderia da uma trocada em miudos(quero dize,mastiga o trem, pra mim entende ) e mais sei que vc trabalha com reprogramação de chip,sei que tem muitas variaveis pra se altera um chip ainda mais em se tratando de preparação,mais a grosso modo como se determina a quantidade suportavel de avanço de ignição num motor turbo?sei que na pratica do dia a dia se tem ja alguns parametros mais como sabe o limite ou proximo dele eu poderia chega.
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que estranho…
no siena eu rodava regularmente com 1,2kg e nunca bateu pino... quebrou canaleta duas vezes por excesso de pressão, mas nunca tive problema com ponto.
o melhor mesmo é fazer chip com menos ponto em alta com carga.
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a? que tá… pressão em só não quebra canaleta... quebra biela...
o que quebra canaleta é batida de pino... não necessariamente vc nota ela, principalmente em alta rpm...
seu carro batia pino sim e a gente nem percebe... só os efeitos (canaleta)
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a? que tá… pressão em só não quebra canaleta... quebra biela...
o que quebra canaleta é batida de pino... não necessariamente vc nota ela, principalmente em alta rpm...
seu carro batia pino sim e a gente nem percebe... só os efeitos (canaleta)
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o problema é que nas duas vezes que quebrou canaleta, foi em torno de 3000 rpm, justamente na hora da patada da turbina… nessa rotação é totalmente possível de se ouvir uma grilada do motor.
e se grilasse nessa ocasi?o, grilaria em outras.
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gaucho
no meu ponto de vista e pelo conhecimento que tenho não da para comparar mi com step a a tecnologia embarcada e bem diferente.
a mesma equipe q regulou a fam?lia gol tb regulou a fam?lia polio até 1.6 16v.
meu amigo participou e ficou responsável pelo gol gti 16v.
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,mais a grosso modo como se determina a quantidade suportavel de avanço de ignição num motor turbo?sei que na pratica do dia a dia se tem ja alguns parametros mais como sabe o limite ou proximo dele eu poderia chega.
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vai dando ponto em cima do dino até a potência parar de crescer…...........ou então é só monitorar a variação do sensor de detonação.
a potência estando no limite é bom q se atrase uns 2 graus p segurança.
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o problema é que nas duas vezes que quebrou canaleta, foi em torno de 3000 rpm, justamente na hora da patada da turbina… nessa rotação é totalmente possível de se ouvir uma grilada do motor.
e se grilasse nessa ocasi?o, grilaria em outras.
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geralmente, as condicoes ideais pra bater pino sao alta carga ( tinha ) giro de torque ( estava ).
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e quando a gente chega a oubir a batida de pino é pq já virou quase predetonacao mesmo…
os sensores ks são muito mais sensiveis que nosso ouvido e sabem o que procurar..
eu por exemplo, nunca ouvi o tempra grilar... não que ele não possa ter grilado...
se quebrar uma canaleta, teria certeza que grilou, em alguns momentos...
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claro q quebra
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não, não quebra… diretamente não...
pressão num carro regulado, gera torque, torque quebra biela, não canaleta...
o que quebra canaleta é vibração anormal... causado por batida de pino por exemplo...
quando a gente fala que pressao quebra canaleta é na verdade pressão + carro mal regulado, ou pressão em excesso, causa grilada ou predetonacao, e ela sim causa quebra canaleta... mas nao a pressão diretamente...
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não, não quebra… diretamente não...
pressão num carro regulado, gera torque, torque quebra biela, não canaleta...
o que quebra canaleta é vibração anormal... causado por batida de pino por exemplo...
quando a gente fala que pressao quebra canaleta é na verdade pressão + carro mal regulado, ou pressão em excesso, causa grilada ou predetonacao, e ela sim causa quebra canaleta... mas nao a pressão diretamente...
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o que quebra biela é potencia, se tá com 0.4 ou 4.0 kilo nao importa
(excesso de giro tb, mas nao é o caso daqui)
canaleta de pistao pode ser:
folga de cilindro incorreta
oleo ruim ou pouco oleo
mistura pobre
vela quente (pre-ignicao. predetonacao, acho que esse termo nem existe)
traduzindo tudo isso em uma palavra: temperatura
(note que tudo isso aí em cima citado, eleva temperatura da camara)
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pressao + ponto nao proprio pra essa pressao, quebram a canaleta
a pressao aumenta a velocidade da queima da mistura, que faz com que o pico de pressao na camara aconteca mais cedo do que quando nao h? essa pressao, e isso requer retardo no ponto, pra que esse pico de pressao nao aconteca cedo demais. se acontecer cedo demais, alem de ja comecar a forcar o pistao/biela/virabrequim/mancais, isso causa o aquecimento excessivo da camara, que ocasiona detonacao, que ajuda a aquecer mais ainda e gerar a pre-ignicao. ai vai tudo pro saco.
eh uma sequencia, e tudo esta relacionado. seja a mistura pobre, que causa o aquecimento, ou a vela errada pro setup, ou mesmo o ponto errado, mesmo com mistura rica, gera aquecimento, detonacao e entao a pre-ignicao acaba o trabalho.
querem ouvir o motor bater pino, usem um amplificador qualquer, pode ser um gravadorzinho ou qqr coisa que tenha entrada de microfone, ligado ao ks e curta todos os sons que o motor faz. ai sim da pra ouvir as batidas de pino perfeitamente. meu motor ja quebrou varias vezes, todas indicaram essa sequencia, e em nenhuma eu ouvi qqr coisa, e olha que tenho um ouvido razoavel hein