Massa epoxi resistente a alta e baixa temperatura
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rodrigo te digo que voce vai ter dificuldades nisso mas por favor continue informando aqui no forum …
eu a um tempo atraz estive procurando uma resina que suportasse temperaturas altas por causa de um aquecedor de liquidos por imersao que estavamos fazendo .. era basicamente uma capsula de aluminio com um queimador de gas dentro ... na uniao da carca?a com os dutos de escape agente precisava de uma resina ...a que eu achei que mais me satisfez doi a dp-810 da 3m ... ela é acrilica tem boa resistencia mecanica e adere bem ao aluminio ... porem com o tempo após testes de mais ou menos 5 ou 6 meses foram desmontados os aquecedores
a encrenca maior é que aonde o fogo pega diretamente a resina deteriora muito ... calor tudo bem .. mas a atmosfera de gases +alta temperatura e mutias varia?oes desde 20?ateh 800? vai tornar a tarefa de achar alguma cosia que aguente muito dificil ...
nao sei na parte de admissao eu tenho certeza que da com esta resina q eu mencionei ali em cima ... agora pra parte de escape eh praticamente impossivel ..
pode ser que aguente 1 dia .. 1 mes ... mas muito mais q isso nao vai funcionar
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interessante esse seu comentário….....realmente acho que vai ser complicado. na verdade vou tirar o máximo possível na mini retifica quero deixar praticamente 100% mas sempre vai ficar aquele degrauzinho .....? justamente ali que eu gostaria de fazer uma transição suave para o escape
realmente um fator que complica bastante ali é receber chama......não tem muito o que fazer viu
na admissão, preciso ter muita certeza do que colocar.....porque qualquer problema vai direto para dentro do motor. no escape, o máximo que pode acontecer é cuspir pelo escapamento.....
vai estupra demais as partes de cima dos dutos e quer encher as partes debaixo pra nao aumentar demais o volume?
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então, foi o que eu disse acima, quero somente eliminar o minimo de degrau após a utlização da mini retifica para equalizar os dutos é normal uma diferença de área de aproximadamente 25-30% entre o cabeçote e o escapamento, mas eu quero que essa transição seja o mais suave possível, para não gerar turbulencia e prejudicar o esvaziamento do cilindro, inclusive evitar retorno de gases.
no caso da admissão, qualquer degrau prejudica meu enchimento volum?trico, se bem que o retrabalho na admissão é muito menor do no escape…embora no v8 a admissão seja extremamente dificil de marcar a área correta para desbastar....
l? fora eles fazem essa junção perfeita soldando os dutos e usinando posteriormente. mas ai já é coisa para carro de pista.....que não é meu caso.
quero fazer o mais perfeito possível, dentro das possibilidades de um carro de rua.
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não da pra soldar e usinar de novo?
melhor negócio.
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e.x.a.t.a.m.e.n.t.e isso que eles fazem lá fora nos carros de pista …... mas ai é complicado pra mim né é nesse caso o processo é bem mais complexo....
talvez eu esteja me preocupando com um nivel de detalhes que nem carros top daqui se preocupam...... mas é que sou chato pra kct.....e não quero deixar passar algo que eu sei que pode fazer a diferença.....
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na empresa em que trabalho, fabricamos massa cer?mica, que com certeza você poderia usar na admissão do seu carro…
tem aderencia e resistencia mecanica que nem da pra comparar com 3m e loctite o negocio é utilizamos em equipamentos de mineração onde o aão é desgastado devido ao atrito e aplicamos para ter uma maior durabilidade que proprio aío, tmb é utilizado em bombas centrifugas que ocorre excesso de desgaste, seja por cavitação ou por atrito devido ao flu?do bombeado ou ainda por corrosão por acidez, nas carca?as e rotores, sempre a massa tendo uma vida util maior que a metalurgia da bomba....
claro que o preão está distante dos 3m e loctite da vida
não trabalho na area de revestimentos mas se não me engano, a temp. maxima suportada por essas massas são de 200 ou 300?c...
da uma olhadinha ai no site http://www.chesterton.com/ e clica em arc composites
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e.x.a.t.a.m.e.n.t.e isso que eles fazem lá fora nos carros de pista …... mas ai é complicado pra mim né é nesse caso o processo é bem mais complexo....
talvez eu esteja me preocupando com um nivel de detalhes que nem carros top daqui se preocupam...... mas é que sou chato pra kct.....e não quero deixar passar algo que eu sei que pode fazer a diferença.....
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u?.. vc quer ser chato mas sem gastar nada? hahahahaha
manda preencher de solda aonde vc precisa e dá-lhe lixar de novo, só vai precisar de uma mini-retífica pra trabalhar com aío, essas dremel eu acho que só vão bem em alumínio.
vai ser o tipo do trampo pra não dar dor de cabeça nunca mais.
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existe uma meleca preta (uma massa) é base de algum po metálico (q eu nao lembro qual ?) que usa para consertar barramento de m?quina fudido que talvez sirva para isso que vc quer, só nao sei até qtos graus aguenta o baguio.
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conheão uma massa dessas, é realmente de outro mundo, parece q vira aío após a cura completa.
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existe uma meleca preta (uma massa) é base de algum po metálico (q eu nao lembro qual ?) que usa para consertar barramento de m?quina fudido que talvez sirva para isso que vc quer, só nao sei até qtos graus aguenta o baguio.
mas com certeza existe alguma resina industrial tipo essas da loctite q serve para isso q vc quer fazer.
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conheão uma massa dessas, é realmente de outro mundo, parece q vira aío após a cura completa.
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se vocês conseguirem algo tem como me avisar ?
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u?.. vc quer ser chato mas sem gastar nada? hahahahaha
manda preencher de solda aonde vc precisa e dá-lhe lixar de novo, só vai precisar de uma mini-retífica pra trabalhar com aío, essas dremel eu acho que só vão bem em alumínio.
vai ser o tipo do trampo pra não dar dor de cabeça nunca mais.
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não é questão de gastar…......? questão de ter algo que eu só vou conseguir desmontar passando a serra
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na empresa em que trabalho, fabricamos massa cer?mica, que com certeza você poderia usar na admissão do seu carro…
tem aderencia e resistencia mecanica que nem da pra comparar com 3m e loctite o negocio ? utilizamos em equipamentos de mineração onde o aão é desgastado devido ao atrito e aplicamos para ter uma maior durabilidade que proprio aío, tmb é utilizado em bombas centrifugas que ocorre excesso de desgaste, seja por cavitação ou por atrito devido ao flu?do bombeado ou ainda por corrosão por acidez, nas carca?as e rotores, sempre a massa tendo uma vida util maior que a metalurgia da bomba....
claro que o preão está distante dos 3m e loctite da vida
não trabalho na area de revestimentos mas se não me engano, a temp. maxima suportada por essas massas são de 200 ou 300?c...
da uma olhadinha ai no site http://www.chesterton.com/ e clica em arc composites
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vou dar uma olhada em detalhes …......mas pelo visto só vende em balde...
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se vocês conseguirem algo tem como me avisar ?
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sei o telefone de uma pessoa q conhece o nome dessa massa, vou te passar em mp.
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deixa ver se eu entendi… vc quer igualar só na junção entre os coletores e cabeçote é o port matching clássico é
se for isso, não invente novidade... qualquer coisa que vc cole aí vai provavelmente descascar, descamar, contaminar etc...
siga o que falaram acima de soldar e retificar posteriormente... vc entendeu errado, não é soldar o coletor no cabecote, grudado... e sim preencher com solda onde vc acha que falta material e refazer o duto nesse local, mas o coletor separado do cabecote claro...
primeiro vc vai ter que fazer uma marcação com algum material que pinte as superficies depois de torqueado no lugar pra ver exatamente onde sobra e onde falta material... depois separa novamente as peças e preenche de solda onde precisar... exatamente como fazem quando se consertam galerias de água corroidas nos cabeçotes... fazem aquele bolo de solda e depois desbastam pra ficar na medida certa...
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deixa ver se eu entendi… vc quer igualar só na junção entre os coletores e cabeçote é o port matching clássico é
se for isso, não invente novidade... qualquer coisa que vc cole aí vai provavelmente descascar, descamar, contaminar etc…
siga o que falaram acima de soldar e retificar posteriormente… vc entendeu errado, não é soldar o coletor no cabecote, grudado... e sim preencher com solda onde vc acha que falta material e refazer o duto nesse local, mas o coletor separado do cabecote claro...
primeiro vc vai ter que fazer uma marcação com algum material que pinte as superficies depois de torqueado no lugar pra ver exatamente onde sobra e onde falta material... depois separa novamente as peças e preenche de solda onde precisar... exatamente como fazem quando se consertam galerias de água corroidas nos cabeçotes... fazem aquele bolo de solda e depois desbastam pra ficar na medida certa...
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não pode generelizar, tem produtos que aplicados de maneira correta duram mais que o material do cabeçote….
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era exatamente isso q eu queria fazer… soldar um ponto do coletor, pra igualar com o cabeçote... mas tenho medo de o coletor de ferro fundido enfraquecer na parte onde foi soldado... tem risco?
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não pode generelizar, tem produtos que aplicados de maneira correta duram mais que o material do cabeçote….
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eu não tenho a experiencia que vc demonstrou ter nos topicos anteriores, por isso eu pergunto…
vc me garante que um material ceramico, polimero, resina etc... colado a um coletor de escape e de admissao vai aguentar igual como uma solda ?? não vai derreter, descamar, descolar, quebrar e jogar estilha?os dentro do motor ?
vc daria garantia de um servião desse se fosse vc o executor do servião é
ou melhor... se fosse seu carro, vc preferiria colar um material desses ao invós de soldar e retificar ?
pergunto pq eu hoje, mesmo acreditando no que vc fala do material, não teria coragem...
e olha que com 16 anos eu tampei um buraco num miniprogressivo dum gol 1.6 que minha tia deixava comigo com durepoxi , nojeira total... esse carro andou anos com esse buraco tampado de durepoxi depois da borboleta nunca deu problema... mas, foi sorte...
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eu não tenho a experiencia que vc demonstrou ter nos topicos anteriores, por isso eu pergunto…
vc me garante que um material ceramico, polimero, resina etc... colado a um coletor de escape e de admissao vai aguentar igual como uma solda ?? não vai derreter, descamar, descolar, quebrar e jogar estilha?os dentro do motor ?
vc daria garantia de um servião desse se fosse vc o executor do servião é
ou melhor... se fosse seu carro, vc preferiria colar um material desses ao invós de soldar e retificar ?
pergunto pq eu hoje, mesmo acreditando no que vc fala do material, não teria coragem...
e olha que com 16 anos eu tampei um buraco num miniprogressivo dum gol 1.6 que minha tia deixava comigo com durepoxi , nojeira total… esse carro andou anos com esse buraco tampado de durepoxi depois da borboleta nunca deu problema… mas, foi sorte...
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os miniprogressivos mais nervosos que já vê eram finiiiiiiiinhos de tão reabertos e cheeeeios de durepox
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estou quase me convencendo a:
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abrir o duto com a mini-retifica,
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colocar a junta retrabalhada,
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dar o torque correto,
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com o cabeçote desmontado, eliminar qualquer degrau residual utilizando lixa…..
acredito que com o torque correto eu consiga esmagar a junta em aproximadamente 30%. se ambos os dutos e junta estiverem casando 100%, a turbulencia será praticamente irris?ria.
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eu não tenho a experiencia que vc demonstrou ter nos topicos anteriores, por isso eu pergunto…
vc me garante que um material ceramico, polimero, resina etc... colado a um coletor de escape e de admissao vai aguentar igual como uma solda ?? não vai derreter, descamar, descolar, quebrar e jogar estilha?os dentro do motor ?
vc daria garantia de um servião desse se fosse vc o executor do servião é
ou melhor... se fosse seu carro, vc preferiria colar um material desses ao invós de soldar e retificar ?
pergunto pq eu hoje, mesmo acreditando no que vc fala do material, não teria coragem...
e olha que com 16 anos eu tampei um buraco num miniprogressivo dum gol 1.6 que minha tia deixava comigo com durepoxi , nojeira total... esse carro andou anos com esse buraco tampado de durepoxi depois da borboleta nunca deu problema... mas, foi sorte...
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não garanto que qualquer material ceramico, colado a um coletor de admissão va aguentar igual a uma solda, principalmente pq existe muito lixo no mercado
agora existem os revestimentos ceramicos que esses eu garanto que vão ter uma vida util maior que solda feita em um cabeçote, e que são aplicados em equipamentos que custam algumas centenas de vezes mais que o meu carro mas é algo que tem um custo elevado, que não da nem pra comparar com qualquer revestimento ceramico 3m ou loctite…
se o amigo estivesse aqui, dependendo da quantidade a ser aplicada, que creio que seja pouca, daria pra fazer sem custo nenhum o seu cabeçote... mas te digo uma coisa, tem que ser usinado/retificado antes de ter completado sua cura, pq depois não tem como em uma aplicação em uma bomba de vacuo aqui, o responsavel pela usinagem do material teimou que estava acostumado a mandrilhar este material depois da sua cura completa... resultado, muitas horas na mandrilhadora e a unica ferramenta que não ficou cega foi o diamante
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resultado, muitas horas na mandrilhadora e a unica ferramenta que não ficou cega foi o diamante
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esse q eu vejo q eh o grande problema … altas temperaturas .. a ceramica por suas caracteristicas estruturais aguenta uma temperatura absurda por ter liga?oes fortes .. porem quando submetida a uma varia?ao muito rapida de temperatura , nao trabalha absolutamente por nao deformar nem um pouco plasticamente .. sendo assim eh dificil algo ceramico ficar sendo submetido a temperaturas altas e baixas somado a vibra?oes e chama e nao desprender , rachar ou lascar ..