Fuelbox
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que bom ver
vc pretende alimentar os mesmos 1,0 kg de pressão de turbo com os 4 bicos q vc já tinha (quando usava ie original e suplementar) ou vai colocar bicos maiores??
tá usando o reguldor de pressão original tb?
abraços e sucesso no projeto
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não, aí está o detalhe, preciso arrumar bicos de baixa impedancia e alta vazao pra alimentar com apenas 4 bicos
desde que turbinei esse carro (em 2003, ja sao mais de 4 anos), tive que instalar um hpi, pois os fire trabalham com regulador de pressao dentro do tanque, e pressao estavel, sem retorno (sistema returnless) entao pra que seja possivel aumentar a pressao do combustivel junto com a pressao de turbo, é necessario passar uma mangueira de retorno, e instalar um dosador no motor pra poder ligar a tomada de pressao.
resumindo, nao estou usando dosador original do meu carro, estou usando agora um dosador da lp, que faz o trabalho do dosador da flauta da maioria dos carros.
entao, se o carro ja possui um dosador na flauta, nao é necessario modificar nada.
muito obrigado pelo apoio precisando de alguma coisa relacionada a alimentação, ja posso dizer que posso ajudar
alias, estamos pra instalar o sistema em 2 147, mas agora depende dos 2 donos agilizarem a instalacao das paradas pra i.e. (coletor, bomba, dosador, etc)
abraço
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parabéns
pelo que deu pra acompanhar tá ficando
dúvidas:
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o foco principal da fuelbox será + o de competição?
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dá pra pensar numa fuelbox flex ?
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nao, o foco não é apenas competição. o foco tudo o que precise de um sistema preciso. um sistema preciso é bem vindo tanto no uso diario quanto em competição. claro que ela possui ferramentas, que serão mais utilizadas em competição, mas nada impede de usar no dia a dia. tambem será possivel criar uma versao mais enxuta pro uso comum, sem alguns recursos… enfim, tem muita parte comercial ainda pra trabalhar, mas o foco agora é o desenvolvimento do sistema como uma plataforma estavel, segura e confiavel como base pra varios produtos, variando apenas os recursos disponivels, mas sempre com a mesma qualidade e precisao.
pra vc ver, estou usando no meu palio, uso do dia a dia, entao não da pra dizer que é voltado pra competicao, porem, o sistema possui até pirometro integrado, o que seria mais voltado pra competição... porem, pense em um sistema que nao permite o uso diario por nao dar acerto legal, ficar morrendo e etc, da pra dizer que isso é voltado pra competicao pq em competição é po embaixo e pronto, e no uso diario é que a coisa tem que ser mais precisa e confiavel? e se vc tiver um sistema que permite o uso diario, na competição? será que nao trar? vantagens por ter um acerto tao preciso que permite o uso diario? acho que sim né?
entao no meu ponto de vista, criar um equipamento que permita o uso diaro é mais dificil que o de competicao pensando na precisao e estabilidade do funcionamento do motor com esse equipamento, por outro lado, pra competição, requer mais dados, como o pirometro por exemplo, mas a base que é o controle de injecao de combustivel e ignicao, na minha opiniao, tem que ser perfeito tanto na rua quanto na pista...
nao sei se deu pra entender pq acabei dando muita volta... heheheheh...
sobre o flex, até é possivel, mas pra dizer que tenho um sistema flex, preciso alem de desenvolver varias correcoes, testar estrategias de partida que atendam tanto uma proporcao quanto outra, correcoes na aceleracao rapida, correcoes quando frio, e qqr outra situacao em que o mapa não atenda aos 2 combustiveis.
ex, na tabela de correcao por temp do motor, quanto mais alcool, maior tem que ser o delta, entao apenas 1 tabela não atende, o sistema deve ter uma maneira de identificar o combustivel, e parametros pra exagerar as tabelas de correcao dependendo do combustivel... isso tudo ainda vou estudar... mas, como é um modulo totalmente aberto a calibração, nada impede de vc regular pra um combustivel ou pra outro. nao vejo muita necessidade de suportar trocas entre os 2 combustiveis com muita frequencia não. desde que turbinei meu carro, nunca mais usei gasolina nem quero usar, nao acredito que quem tenha um carro preparado pra andar bem com alcool, va andar com gasolina...
ja uma mudança entre alcool e metanol acredito que seja mais frequente pro pessoal de pista
por favor, discuta o assunto coloquei o meu ponto de vista, coloque o seu tambem
abraço
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alias, estamos pra instalar o sistema em 2 147, mas agora depende dos 2 donos agilizarem a instalacao das paradas pra i.e. (coletor, bomba, dosador, etc)
abraço
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ok, já tenho tudo isso q vc citou, pois vamos montar inicialmente com um his aspro pra ver como fica, pois ainda não tenho o conjunto de polia fúnica e bobinas duplas (o q seria ideal pra instalar o gerenciador com já com o controle de ponto). o meu ainda é com distribuidor com ignição eletronica…
mas aos poucos a gente vai fazendo os ups, e seu gerenciador ainda está nos meus planos futuros
abraços
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desde que turbinei meu carro, nunca mais usei gasolina nem quero usar, nao acredito que quem tenha um carro preparado pra andar bem com alcool, va andar com gasolina…
por favor, discuta o assunto coloquei o meu ponto de vista, coloque o seu tambem
abraço
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creio que tem sim quem queira turbinar na gasolina… agora uma vez turbinado no etanol não vejo lágica mudar para gasolina.....
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ok, já tenho tudo isso q vc citou, pois vamos montar inicialmente com um his aspro pra ver como fica, pois ainda não tenho o conjunto de polia fúnica e bobinas duplas (o q seria ideal pra instalar o gerenciador com já com o controle de ponto). o meu ainda é com distribuidor com ignição eletronica…
mas aos poucos a gente vai fazendo os ups, e seu gerenciador ainda está nos meus planos futuros
abraços
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rapaz, lembre-se que é modular, e é tranquilamente possivel montar com ignicao original e a fuelbox controlando apenas os bicos, e depois colocar a polia e as 2 bobinas e adicionar o modulo de ignicao na fuelbox. um é ligado ao outro e pronto. o trabalho da montagem pra parte de combustivel não será perdido pra colocar a ignicao depois…
creio que tem sim quem queira turbinar na gasolina… agora uma vez turbinado no etanol não vejo lágica mudar para gasolina.....
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eu sei, mas o sistema é totalmente regulavel, existe um parametro que se chama fator geral que é um fator de exagero aplicado no tempo de injecao final calculado, com esse fator, é possivel fazer a conversao tranquilamente.
o que eu quis dizer, é que um sistema flex no meu entendimento, seria vc parar num posto, com alcool no tanque, e encher com gasolina, e bater na chave e sair andando, e vice-versa, automaticamente, sem ter que mexer em nenhum parametro, apesar de vc ter acesso a mexer nos parametros por ser um sistema aberto e mapeavel. isso de se virar sozinho eu pretendo fazer, mas muito mais pra frente, porque, covenhamos, ninguem fica mudando de combustivel toda hora, e se precisar mudar, da uma reguladinha e pronto entende?
ja o metanol, é mais comum vc andar com o carro com alcool, e quando for competir meter metanol…. depois pra andar na rua, botar alcool denovo...
mas lembre-se que o sistema possui 4 mapas de combustivel/ponto, vc pode por um pra gasolina, um pra alcool e um pra metanol, ainda sobra um
pra mudar entre um mapa e outro, é 1 botao... e pode ser mudado com o motor em funcionamento tranquilamente...
qqr hora vou filmar mais detalhado essa mudança, quando tiver mais bem regulado...
um abraço
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lost postado ontem, 05:52 pm
o que eu quis dizer, é que um sistema flex no meu entendimento, seria vc parar num posto, com alcool no tanque, e encher com gasolina, e bater na chave e sair andando, e vice-versa, automaticamente, sem ter que mexer em nenhum parametro, apesar de vc ter acesso a mexer nos parametros por ser um sistema aberto e mapeavel. isso de se virar sozinho eu pretendo fazer, mas muito mais pra frente, porque, covenhamos, ninguem fica mudando de combustivel toda hora, e se precisar mudar, da uma reguladinha e pronto entende?
ok. é que rodei num fiesta 1.6 flex e fiquei impressionado parece que tá na gasolina hoje rodo com um aspro+fueltec+álcool, excelente para preparados, cujo funcionamento fica devendo um pouco pra ie originais em uso urbano.
carbon postado hoje, 11:04 am
já sabe o que penso sobre seu projeto.
muita força que o sucesso é inevitável.
abração perdido.
x2
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ok. é que rodei num fiesta 1.6 flex e fiquei impressionado parece que tá na gasolina hoje rodo com um aspro+fueltec+álcool, excelente para preparados, cujo funcionamento fica devendo um pouco pra ie originais em uso urbano.
x2
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não entendi muito bem sua colocação.
o fiesta flex, com a i.e. flex dele original, danda como se fosse gasolina? se for isso, normal, tem que ser assim mesmo. mas ser flex, não é apenas andar perfeito com alcool. a parte complicada, é o mesmo sistema, lidar com os 2 combustiveis dinamicamente, onde vc possa rodar no alcool puro até o fim do tanque, e abastecer com gasolina, dar na chave e estar tudo certo, ou vice-versa. é ai que esta o significado de ser flex .
o meu sistema hoje roda perfeitamente com alcool, ou gasolina. porem, precisa de parametrizacao pra cada combustivel, o que faz com que ele nao seja flex , apesar de poder rodar com qqr combustivel, desde que parametrizado.
quanto ao sistema que vc usa atualmente, estou trabalhando no meu sistema para que nao deva nada ao funcionamento de um carro com a i.e. original.
quanto mais perfeito pra uso urbano, melhor ainda pra pista.
o pessoa confunde um pouco, talvez achando que um equipamento bom, funciona bem na pista e nao em uso urbano, mas pra mim é o contrario, quanto melhor em uso urbano, melhor ainda em pista. resumindo, o uso urbano na minha opiniao exige mais precisao e dinamismo que pista.
um abraço.
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? que os carros adaptados para alcool ou mesmo os flex antigos sempre apresentavam algumas pequenas anomalias, tais como partida difácil ou falhas quando frios, já o fiesta que citei, rodando no álcool (desculpe, não coloquei ), mesmo com tempo frio, tinha funcionamento liso e pegava no primeiro click
lost postado hoje, 09:24 am
quanto ao sistema que vc usa atualmente, estou trabalhando no meu sistema para que nao deva nada ao funcionamento de um carro com a i.e. original.
quanto mais perfeito pra uso urbano, melhor ainda pra pista.
o pessoa confunde um pouco, talvez achando que um equipamento bom, funciona bem na pista e nao em uso urbano, mas pra mim é o contrario, quanto melhor em uso urbano, melhor ainda em pista. resumindo, o uso urbano na minha opiniao exige mais precisao e dinamismo que pista.
um abraço.
concordo plenamente com isso
será que demora muito ainda pra sair?? também tá na fila hehehehe
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kra, é um sistema modular, o que significa que é separado em pedacos individuais, mas que conversam entre si.
pra quem quiser testar a parte de alimentação, já seria possivel. apesar de o modulo de ignicao ainda nao está pronto, ele será conectado ao modulo principal, entao o trabalho inicial pra instalar a fuelbox apenas para alimentação, não seria perdido. assim, quando o modulo de ignicao ficar pronto, é só adicionar ao conjunto
dessa maneira, nao demora nao. quem tiver real interesse, podemos começar a conversar. se for esperar a ignicao ficar pronta, vai demorar um pouco mais. mas lembro que não é necessário pois nao será lancada uma segunda versão com a ignição, mas sim um modulo adicional.
claro que tudo ainda esta em teste, apesar de funcionando perfeitamente, e neste momento, como ainda nao está no mercado , o valor seria mais baixo do que quando estiver realmente no mercado. ainda estou trabalhando pra chegar em um valor que valha a pena como teste, e que valha a pena pra mim tambem, claro.
mas considero uma boa fazer algumas instalações agora, pois sair? mais barato que depois, e com isso, só os mais proximos terão essa vantagem .
queria lembrar que amanha far? 1 semana que estou rodando apenas com a fuelbox. o consumo está estavel em 5.5km/l. com a original fazia 7.5. pretendo calibrar melhor isso em dinamometro, pq na rua é complicado regular a area de mais carga do mapa.
um abraço