Gsi dando dor de cabeça…
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na semana passada (sexta-feira) o gsi começou a fazer um barulho no motor… parei na oficina e descobri que quebrou dinovo a ponta do virabrequim, pelo menos dessa vez não rodou de vez e não perdi o cabeçote...
que pena vou ter que abaixar a pressão do turbo e andar com menos potência, acho que terei que parar nos 300cv s...
consegui cotar uma empresa que faz vira forjado, porem não dá pra gastar r$ 3.800,00 em um vira pro corsa né...
se aguem souber ou conseguir descobrir (que eu ainda não achei) se existe vira em aço pra esse motor (c16xe) memso fora do brasil eu agradeço.
abraços,
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o meu virou pela segunda vez…e agora num teve mais jeito, tive que comprar outro
mas meu irmão andou falando com um cara do senai e ele disse que isso acontece muito nos carros que tem ac, pra resolver isso teria que fazer umas adaptações... ele chegou a me falar por alto o que era mas pra ser sincero num prestei atenção... snme era algo relacionado a aumentar o rasgo da chaveta pra que ela entre mais no encaixe e montar com um produto da loctaite que é especifico pra preencher folgas... algo assim...
ele falou que isso acontece mesmo em carro original, principalmente carro que tem ac (mesmo que num use muito o ac), usado muito em estrada ou sob condições de maior stress (nosso caso)
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streit…o que quebra é a pontinha do vira, que tem uma chaveta onde vai uma polia, nesta polia interna é vc que prende a polia externa que vai a correia de serviço, etc...
num tem nada a ver com os mancais
mas ela não quebra pq está havendo deflexão no virabrequim?
ou então é pq o canal da chaveta é mal dimensionado por si só… ai nesse caso será que não tem como fazer tipo um embuchamento com uma nova chaveta mais parruda e usando um aço mais forte temperado?
partir para um vb inteiro forjado só por causa da pontinha não compensa.
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oi, então das duas vezes que quebrei a ponta do vira o carro já não tinha mais ar-condicionado, não é que está com algum vazamento, não tem mais nada do ar, nem compressor nem nada, então não tem mais o peso do compressor pro motor virar.
acho que o problema está sendo excesso de torque.
a chaveta não é problema, eu fiz uma engrenagem forjada porque já tive problemas com essa chaveta.
o calcanhar de aquiles é que o vira é de ferro fundido e a ponta é muito fina.
vou tentar achar fora daqui um vira mais resistente… se não achar vou fazer um teste com um vira de montana que provavelmente deve ser mais resistente, mas isso é ultima opção pois tb terei que trocar os pistões.
abraços.
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se num tem mais nada de compressor…esquece vira de montana... primeiro que vc vai ter que trocar pistões e fazer um 1.8 que vc num gosta...e em segundo lugar que o meu motor é de montana e to tendo problemas com ele aspro... ai acho que o negócio é tentar outra solução mesmo
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não… meu carro quando quebrou o vira da primeira vez e agora (8.000 km depois) já não tinha mais ar-condiciondo, e não é que não está funcionando, eu arranquei o compressor, o radiador as mangueiras, etc... então não tem o peso do compressor pro motor virar.
está quebrando por excesso de torque, por isso que preciso de um vira forjado. assim qe eu retirar esse segundo vira tiro umas fotos e posto aqui.
abraços.
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esse vira é de que? ferro fundido?
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bem sendo o problema torque, e imaginando que o resto é tudo forjado, sera que não vale apena vc tentar usar uns comandos mais graduados para conseguir girar um pouco maisó assim vc continua com a potencia atual, porem com menos torque. derepente o estres sobre a vira fica menor.
alias eu to pensando em faz um upgrade pra um comando para tuchos mecânicos, ou seja podemos negociar o meu comando atual
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tio américa, se vc tiver me mande os gráficos do seus comandos que eu passo pro dalton pra ele me dizer se servem pra mim… já pensei nessa hipótese de colocar um comando mais bravo pra aumentar o giro e diminuir o torque...
o que vc tem de informações sobre esse seu (s) comando?
a... hoje comprei em um desmanche um vira de corsa 1.6 zerado std, paguei r$ 200,00 e já mandei nitratar. a minha embreagem tb estava no osso já aproveitei e mandei refazer... até que durou bem, quase 40.000km.
abraços,
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up
ae tio america, tem infos do comando???
ajuda a galera aí
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acho difícil estar sendo quebrado por excesso de torque, pois para isso teria que ter algo na ponta do vira que oferecesse muita resistencia para esse torque ser aplicado lá… o torque, seja lá quanto for, é aplicado apenas onde se oferece resistencia, no caso no acoplamento volante/plato edit* cambio, dif, homocineticas, etc..
tem que ver direitinho, pois é bastante comum essa ponta dar problema, com ou sem ar...