Turbinando o sevel 1.9
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putkillparajo sabe qto tempo eu procurava tabela de vazão dos bicos iwp ?..acho que uns 10 anos
bosch tem com todos os detalhes…marelli nunca tinha visto... muito, mas muito obrigado lancia
tenho estes outros .pdf que posso divulgar e talvez lhe sejam úteis.
[fuel injector spec guide](fuel injector spec guide)
[marelli spray & injector angle](marelli spray & injector angle)
[marelli spray pattern](marelli spray pattern)
[marelli iwp023](marelli iwp023)
obrigadão serão de grande valia
[outras tabelas neste link.](outras tabelas neste link.)
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esse homem é uma enciclopedia ambulante =d
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prezados, praticamente tudo pronto no tipo, só falta chegar a wastegate turbosmart, anda-se numa boa até 1,0 bar sem problemas mas, o câmbio está curto demais.
200km/h com 6000 giros em 5ª e ele pede mais marcha.
que me conste no brasil só se acha o pinhão e a coroa para o cambio do fiat tipo na sapinho.
só que a relação é de 2,78 ou seja, 18 dentes no pinhão para 49 dentes na coroa (mais ou menos isso, contei olhando para a foto).
e custa a bagatela de 2.000 dilmas…
o diferencial original tem a relação de engrenagens de 3,94 e passar para 2,78 me parece excessivo.
o ideal seria na ordem 3,56 dos tipos 16v.
na itália achava-se uns 10 anos atrás um pinhão/coroa de 3,16 e dizia-se que era excessivo, quanto mais os de 2,78 do sapinho.
quem puder dar qualquer dica de onde achar e opinar sobre qual seria a melhor relação agradeço imensamente.
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lancia, seguinte
3,59 é a relação usada nos câmbios de uno 1.5 e 1.6r carburado. qualquer câmbio velho em desmanche vc encontra.
3,16 é a relação usada no câmbio do tempra turbo. é relação pra dar 300km/h de final, mas vai saber né eu gosto bastante do acerto do tt na estrada, 100km/h com apenas 2mil rpm.
os câmbios fiat são bem parecidos e termos de projeto, e na argentina muita gente monta o eixo primário do tempra na caixa do tipo, podendo usar o diferencial da familia tempra (3,56) e ganhar uma vasta gama de relações.
se vc quer algo personalizado, tem o bertolotti aqui no sul que faz sob medida, e modestia a parte como dizemos aqui no sul dá de relho no sapinho vulgo muito melhor
http://www.preparados.com.br/topic/43677-relacoes-de-marchas-de-quase-tds-os-fiats/
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lancia, esse painel dgt + sensor de velocidade consegue medir até qual velocidade?
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ia falar mais ou menos o que o menegotto falou. as relações da família marea não serviriam?
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lancia, seguinte
3,59 é a relação usada nos câmbios de uno 1.5 e 1.6r carburado. qualquer câmbio velho em desmanche vc encontra.
3,16 é a relação usada no câmbio do tempra turbo. é relação pra dar 300km/h de final, mas vai saber né eu gosto bastante do acerto do tt na estrada, 100km/h com apenas 2mil rpm.
os câmbios fiat são bem parecidos e termos de projeto, e na argentina muita gente monta o eixo primário do tempra na caixa do tipo, podendo usar o diferencial da familia tempra (3,56) e ganhar uma vasta gama de relações.
se vc quer algo personalizado, tem o bertolotti aqui no sul que faz sob medida, e modestia a parte como dizemos aqui no sul dá de relho no sapinho vulgo muito melhor
beleza pura menegotto, se explicasse mais ia estragar…obrigado.
vou entrar em contato com o bertolotti e vou optar entre o 3,56 e o 3,16 já que 100km/h com aproximadamente 2500 rpm em quinta é exatamente o que eu quero.
com a relação original, 100km/h leva 3000 giros, muito alto para a característica do motor atual.
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lancia, esse painel dgt + sensor de velocidade consegue medir até qual velocidade?
quando eu o trouxe, precisei exercitá-lo para ver se funcionava e se adaptava corretamente com o sender do tempra.
coloquei o sender numa furadeira de velocidade variável e o conjunto sender+painel atingiu 300km/h.
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bom, a segunda remontagem do motor foi devido à queima da junta dos coletores de admissão e escapamento.
porém desde ontem venho observando um vazamento de água pela mangueira do radiador, por mais bem apertada que está a braçadeira.
resumindo, tem algum cilindro(s) pressurizando o sistema de arrefecimento (vazamento de compressão pela junta do cabeçote).
retirei a tampa do reservatório de expansão e percebi um forte sopro de alguns psi confirmando o diagnóstico.
como a junta não é sabó que não precisa de retorque, é uma de aço com alma de amianto, fui medir o torque e realmente, sem poder precisar em quanto ele estava, percebi alguns parafusos frouxos.
logicamente se soltaram não porque eu não apertei mas porque a junta cedeu.
passei a reapertar meio que sem muito rumo, mais no sentimento e prática pois estas juntas nunca vem com nenhum detalhe quanto a instalação e deparei que duas roscas no bloco espanaram.
bom, parei tudo, comecei a catar helicoil e fazer a devida desmontagem (3ª) para colocar helicoil em todas as roscas (m10), espanadas ou não.
vou tentar também fazer uma ferramenta que permita desapertar os parafusos que se encontram detrás da gaiola sem precisar mexer na calibração nos tuchos do comando.
a da raven é uma titica pois espana no primeiro aperto.
bom, as perguntas agora são: como apertar estas juntasó qual torque? precisam realmente de reaperto após 1000km?
quero ver se paro de desmontar este motor, isso já está parecendo um sintoma patológico de compulsão/obsessão…
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lancia será que a rosca que espanou não vou do parafuso? e não do bloco, eu acho que helicoil não vai aguentar o torque do cabeçote, talvez não seria o caso pesquisar se tem parafuso compativel com rosca maior e fazer rosca maior no bloco? porque se não aguentar o helicoil ai para fazer rosca maior terá que ser muito maior ai não da certo.
junta com amianto no meio tem que reapertar depois que esquenta o motor e depois dos 1000km, aquela ferramenta da haven espana mesmo, eu não cheguei a fazer nela mas tenho planos para ela, cortar a chave e soldar um soquete com solda mig ou tig com material duro como por exemplo um 4340, p20 ou algo parecido.
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lancia, esse painel dgt + sensor de velocidade consegue medir até qual velocidade?
quando eu o trouxe, precisei exercitá-lo para ver se funcionava e se adaptava corretamente com o sender do tempra.
coloquei o sender numa furadeira de velocidade variável e o conjunto sender+painel atingiu 300km/h.
hehe não da ideia pra essa galera que daqui a pouco tao fazendo videos do carro a 3oo km/h
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só pra participar um pouco do tópico, tambem tenho um sevel turbo , só que 1.6, levei para o dinamometro dynojet .
coletor uno turbo
turbina holset he221w
fueltech ft300
bicos deka 80lbs
o resto tudo original do carburado…
parabéns pelos 255 hp.
gostaria de medir o meu também mas não para de acontecer pepinos, por mais que eu tente me precaver antecipadamente…
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lancia será que a rosca que espanou não vou do parafuso? e não do bloco, eu acho que helicoil não vai aguentar o torque do cabeçote, talvez não seria o caso pesquisar se tem parafuso compativel com rosca maior e fazer rosca maior no bloco? porque se não aguentar o helicoil ai para fazer rosca maior terá que ser muito maior ai não da certo.
junta com amianto no meio tem que reapertar depois que esquenta o motor e depois dos 1000km, aquela ferramenta da haven espana mesmo, eu não cheguei a fazer nela mas tenho planos para ela, cortar a chave e soldar um soquete com solda mig ou tig com material duro como por exemplo um 4340, p20 ou algo parecido.
marcos, não foi o parafuso não, tenho ele nas mãos.
foram três roscas do bloco que dançaram.
pensando bem, já passaram mais de 15 juntas neste bloco com os devidos apertos então já era tempo da patativa piar (machado de assis).
discordo de você quanto aos helicoil não aguentarem o tranco.
fizemos várias experiências em fábrica e os hc aguentam o dobro de esforço aplicado na rosca sendo ela a metade do comprimento da rosca primária.
o esforço no parafuso também é mais uniforme e o atrito entre as roscas é 90% menos durante o aperto.
em um determinado modelo da série s, a mercedes colocou helicoil em todas as roscas do cabeçote, vem assim de fábrica.
e quanto ao torque? estou pensando em não usar mais a junta com amianto e conseguir uma toda de aço.
nestas, como fica o aperto? vi em vários forum, inclusive nesse, recomendações desde 6 até 12 kg mas ai não se pode usar os parafusos originais e sim prisioneiros.
onde encontrá-los?
a spa tem um jogo de 10 prisioneiros com comprimento de 114mm porém com rosca m11. alguém já usou-os num bloco sevel?
pelo menos se precisar abrir rosca m11 não precisarei dos helicoil.
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lancia para aguentar esse torque os helicoil são de material mais duro ou é o normal mesmo? bom se aguenta blz, é bom saber.
quanto a junta, eu usei várias juntas do cabeçote e não aguentam mesmo sabó, tem relação com o acerto, mas se usar bastante pressão de turbo mais cedo ou mais tarde (bom acerto) vai pro saco, ai é desmontagem, troca de parafusos, óleo, limpeza e o trampo dos inf**** que vai enchendo o saco de ficar fazendo isso, então junta de aço é a melhor opção ai faça um bom acerto que não terás problema visto que a junta normal seria um fusível no sentido de estragar o motor com o turbo, eu uso 12kgfm bom isso no meu torquimetro de vara vagabundo então deve menos um pouco.
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lancia para aguentar esse torque os helicoil são de material mais duro ou é o normal mesmo? bom se aguenta blz, é bom saber.
quanto a junta, eu usei várias juntas do cabeçote e não aguentam mesmo sabó, tem relação com o acerto, mas se usar bastante pressão de turbo mais cedo ou mais tarde (bom acerto) vai pro saco, ai é desmontagem, troca de parafusos, óleo, limpeza e o trampo dos inf**** que vai enchendo o saco de ficar fazendo isso, então junta de aço é a melhor opção ai faça um bom acerto que não terás problema visto que a junta normal seria um fusível no sentido de estragar o motor com o turbo, eu uso 12kgfm bom isso no meu torquimetro de vara vagabundo então deve menos um pouco.
falo do helicoil normal, podes ter certeza que é, no mínimo, duas vezes mais forte que rosca normal.
ok quanto a junta toda de aço, vou partir para ela.
e os parafusos para esse aperto todo de 12 kgfm?
seriam os normais de fábrica 10.9 m10x1,25.
aguentariam este torque todo sem partir ou esticar demais?
e torquímetro de vara não é vagabundo não pois é o único que não descalibra. basta conferir se o ponteiro está centrado marcando zero em descanso.
a precisão dele é satisfatória se a agulha for fina e estiver correndo certinho em cima da tabela da marcação.
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lancia sinceramente nunca vi rosca de bloco espanar… é bem provável que tenha quebrado os parafusos ou ao menos a rosca deles...
os parafusos deste motor aguentam um bom aperto, pois são bem curtos em comparação aos de um ap por ex.
caso precise de mais aperto, pode recorrer a prisioneiros arp... teria que importar, 45 dias pra chegar... mas aguentam o tranco rindo. eu não creio que precise pois toda junta de aço pede 2kg+ 2x90º o que dá 11-13kg
quanto a junta, www.racerpreparacoes.com.br - fernando kfoury ele traz peças da argentina pois ele prepara muito motor sevel, como vc não se importa muito com valores mas sim qualidade ele tem junta de aço 100%, porém o preço é nada convidativo.
outra opção, que nunca estudei mas agora seria um bom momento, é avaliar a junta do linea. talvez com algumas pequenas modificações vc possa usa-lá, com a qualidade de junta original.
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caro menegotto, muito grato pelas dicas.
agora no início da noite me debrucei (literalmente) sobre o bloco para entender o que ocorreu.
por hábito de p&d busco sempre o motivo do problema antes de tentar consertá-lo.
e aí apareceu o motivo do espanação das 3 das 5 roscas da parte da frente.
no bloco, as roscas tem uma profundidade de exatos 1 , ou seja, 25,4mm.
acontece que na montagem normal sobra, se não me engano, quatro ou cinco fios de rosca somente antes que a ponta do parafuso toque o fundo, após aperto e com espessura de junta original.
como o cabeçote teve 2,7mm de plaina e o bloco, por sua vez, 0,5mm para o encaixe dos pistões 2.4 da gm o parafuso no seu comprimento original tocou o fundo da rosca.
e eu todo feliz, pensando que estava torqueando a junta…
o torque lido no torquímetro foi do parafuso tocando o fundo da rosca e tudo funcionou até que a junta afroixou com aquecimento e começou a vazar pressão para o sistema de arrefecimento.
e assim três deles sacaram a rosca feita no bloco. quando desmontei tudo, ela veio grudadinha em volta das roscas dos parafusos.
realmente numa guerra entre parafusos e roscas no bloco, o aço deste último não tem chance de ganhar - os 10.9 são muito mais fortes.
outro detalhe, na parte de trás existe uns sete milímetros de sobra nas roscas e aí confirma o porque só nos parafusos da frente deu o galho.
bom, agora mais tranquilo, temos as seguintes definições:
1 - com o depoimento do menegotto posso usar os parafusos originais só que calçados com arruelas inox de modo a não auto-espanar as roscas no bloco.
2 - nunca houve problema de junta também pois ela estava sem o aperto correto desde o início. posso usar a de aço mais amianto pois tenho uma de back-up.
3 - aguardar a chegada dos helicoil m10 para recuperar as roscas perdidas na parte da frente.
4 - não preciso passar helicoil em todas as roscas já que as roscas que estão inteiras permanecerão em boas condições.
valeu a lição e espero que a minha tragédia sirva para que ninguém faça a mesma besteira de montar cabeçotes sem medir profundidades de rosca após modificações, mesmo sendo elas aparentemente de pequeno vulto.