Avaliação “ citroën ds3 sport 1.6 16v 2012
-
fotos: marcus lauria
a linha ds foi criada para ser um produto diferenciado dentro dos já oferecidos pela citroën. no que se refere à qualidade de materiais empregados, estilo marcante e dirigibilidade acima da média. todos esses requisitos estão empregados nos modelos ds da marca francesa. além do ds3, o primeiro hatch da linha premium vendido no brasil, existem ainda o ds4, que chega em 2013 e o ds5, previsto para o salão de são paulo deste ano.
baseado no citroën c3, o ds3 exibe formas bem radicais, com linhas mais arredondas e elementos que se destacam na carroceria. visto de frente, destaque para o filete vertical com luzes de led, que fazem conjunto com os faróis de neblina nas extremidades do para-choque. o modelo exibe grandes faróis que vão se afinado em direção ao centro do para-choque. está lá à tradicional grade cromada com o duplo chevron e a entrada de ar com formato trapezoidal. uma grade do tipo colméia completa o visual, com muito apelo esportivo.
visto de lado, chamam à atenção as linhas ousadas e agressivas, como por exemplo, a coluna central em formado de “barbatana de tubarão†que destoa do restante das formas do carro. um filete cromado na base da porta oferece certo requinte ao ds3. na parte traseira, a marca optou pela discrição, com linhas mais suaves e menos radicais, com a adoção de lanternas quadradas e pequenas, que invadem a lateral, a única peça que chama a atenção é o logotipo com o nome do carro no centro do porta-malas.
seguindo a tradição desses modelos premium, a citroën oferece vários acessórios para personalizar a carroceria e o interior do carro. o mesmo ocorre com os seus rivais, o mini cooper e o audi a1. no caso do modelo francês, porém, o ds3 usa artifícios inéditos e criativos, como na parte interna, onde existem cinco opções para as faixas no painel, e que podem ser usadas na manopla do câmbio. além da chave do carro reproduzir a cor da carroceria. por fora, destaque para as oito opções de cores da carroceria, quatro adesivos de teto e três faixas, essas ainda podem ser combinadas com as cores das calotas centrais das rodas, formando um verdadeiro carnaval de cores, de acordo com o gosto do dono.
por dentro o requinte da marca francesa é exaltado em peças que são compartilhadas com outros modelos da linha, como o volante, o mesmo usado do c3 picasso, com boa empunhadura e a base achatada, típico dos modelos esportivos. os materiais utilizados estão acima da média e possuem encaixes perfeitos e são agradáveis ao toque. uma curiosidade do interior fica por conta da faixa que atravessa o painel, que pode ser amarela, branca e vermelha, para combinar com a cor da carroceria do carro.