Ajuda primeiro ap turbo
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boas gurizada,
recém montei meu primeiro ap turbo sendo um 1.8 gasolina passado para alcool com uma turbina r449 master power (.42.63 ).
só em considerações gerais, o motor foi retirado do carro e feito embronzinamento completo mancal e biela, bomba de oleo nova original, cabeçote retificado por completo, junta de aço, bomba kadett 3 bar, linha em 8mm ida e volta, dosador hp.
minha dúvida a seguinte:
utilizarei um carburador 2e
pn: 026.129.015.10
21-25
gostaria de receber de vocês alguma base inicial para acerto do carro, em relação a ponto e carburação.
meu distribuidor eu trabalhei para que tivesse avanço centrífugo de 7 graus ou seja, trabalharia de 14-22 graus.
estaria correto?
percebi no forum que tem bastante gente que tem duvidas em relação a isso, porem abri esse topico para ser mais especifico em relação ao tipo de acerto do meu carro, consequentemente ajudando próximos.
no aguardo.
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achei alto 27…
mas como não tenho tanto parâmetro assim...
depende da taxa também, mas enfim. tens dica de caneta do ar pra começar o acerto é montei o 2e inicialmente com 1º estagio em 155 e segundo em 220, a caneta que está nele ´´e uma 155/70, minha meta é andar com 1kg, taxa original de gasolina. pressao inicial de comb 0.3bar, uso dosador hp. velas grau 7são muito quentes pra turbo ou posso usar com essa configuração? tem como estimar mais ou menos a que faixa de rpm a turbina pegaria com a configuração do meu motor nesse estado ? tenho instalado no carro uma wide lsu 4.2 e uma wide da odg, o acerto inicialmente poderia ficar em 0.85? ou que valor de sonda seria melhor pro meu caso.? inicialmente é isso, sexta-feira passo para os testes práticos, mas queria algumas dicas de gigles e canetas pra ja deixar em mãos pra poder realizar o acerto.
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o ponto depende de varios fatores, inclusive taxa.
vou te dizer como ta o meu para vc tirar por ideia (mas meu carro nao é muito parametro pra ninguem porque é uma salada de frutas rs).
assim
carb meu é maior 22 26
inicial 147.5 - 200
+econostat original 139
só que assim dava falta na transicao dos estagios.. soquei mais 2 econostat, (ta meio rico mas)… um no alto primeira boca e um no fundo da segunda (nao da mais buraco) compensa
isso porque tenho cabecote preparado tb.
turbina é grande a sua, acho que vai pegar meio tarde (depende de varios fatores tb).
velas no minimo 9
ponto original alcool do carro é 14 (se nao me falha a memoria) porem como nossa taxa é gasolina adiantei pra 17 ficou bom. avanca 10 graus. e soco 1.5bar de maxima.
mas tenho intercoolerzinho de leve.
cuidado com a agulha do carb , ela pode restringir,, o meu inicial fica 0,1 bar rs... soca uns 0.4 bar a mais que a pressao da turbina.
ja a leitura da sonda no nosso caso vai ser meio doido, nao sei se foi porque parti a junta agora mas ela varia a cada vez que ando com o carro, ja chegou a ficar 0.80 de lenta (riquissimo) mas ja ficou 1.01 1.10 .. (vai entender oo).....e andando pra nossa taxa pra ficar bom é 0.85~0.90.. isso andando de boa.
a falta de taxa vai matar nosso carro de lenta.
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achei alto 27…
mas como não tenho tanto parâmetro assim...
depende da taxa também, mas enfim. tens dica de caneta do ar pra começar o acerto é montei o 2e inicialmente com 1º estagio em 155 e segundo em 220, a caneta que está nele ´´e uma 155/70, minha meta é andar com 1kg, taxa original de gasolina. pressao inicial de comb 0.3bar, uso dosador hp. velas grau 7são muito quentes pra turbo ou posso usar com essa configuração? tem como estimar mais ou menos a que faixa de rpm a turbina pegaria com a configuração do meu motor nesse estado ? tenho instalado no carro uma wide lsu 4.2 e uma wide da odg, o acerto inicialmente poderia ficar em 0.85? ou que valor de sonda seria melhor pro meu caso.? inicialmente é isso, sexta-feira passo para os testes práticos, mas queria algumas dicas de gigles e canetas pra ja deixar em mãos pra poder realizar o acerto.
amigo, usa vela grau 8 pra cima(se for ngk).... no mínimo uma bp8es.. por usar taxa gasolina pode vir com esse acerto de ponto.. já que vc deixou avançando 7/8 graus..sai de 15 ou 16 inicial... eu recomendo vir em pelo menos 0.82 em wot e pressão máxima pra dentro(é o que eu busco no meu acerto)... em média/baixa carga eu miro entre 0.95 a 1.01
abraço
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pois então, estou na briga da caneta de baixa. a que melhor se comportou no meu carro foi uma 140/80 mas eu acho que dá exesso em sonda, nisso passei uma broquinha um poco maior na caneta ( dei pt no calibre) e o carro ficou bom de baixa porém sonda na lenta dá 0.86 0.78. tenho a leve impressão que a minha agulha ( nova) ta dando uma rateada. pressão inicial de comb em 0.3. em lenta a sonda teria que ficar em quanto ( pra ter uma certo fino em baixa pra não ser garganta ), e outra duvida, gigles de 1º e de segundo pra 1kg de pressao no meu 1.8 é com que base poderia começar ?
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pois então, estou na briga da caneta de baixa. a que melhor se comportou no meu carro foi uma 140/80 mas eu acho que dá exesso em sonda, nisso passei uma broquinha um poco maior na caneta ( dei pt no calibre) e o carro ficou bom de baixa porém sonda na lenta dá 0.86 0.78. tenho a leve impressão que a minha agulha ( nova) ta dando uma rateada. pressão inicial de comb em 0.3. em lenta a sonda teria que ficar em quanto ( pra ter uma certo fino em baixa pra não ser garganta ), e outra duvida, gigles de 1º e de segundo pra 1kg de pressao no meu 1.8 é com que base poderia começar ?
olha, nosso tipo de acerto muda conforme o carro é alterado, ex, pelo fato de termos pouca taxa para o alcool o nosso carro nao vai andar bem com sonda 1.00 por ex. o que tecnicamente seria uma mistura perfeita.
meu carro só comeca a desenvolver de baixa com 0.90~0.95 no maximo… com 1 ou acima fica quase que em desaceleração.
outra coisa é a lenta. por varias vezes consegui manter em 1.00 ou 1.20... de boa, porém o carro apaga com certa facilidade, ou (pelo fato de eu ter ar condicionado) nao consigo deixar nisso.
a melhor caneta comigo foi justamente essa 140/80, da um pouco de excesso de 1 e segunda marcha saindo devagar, as vezes até embola, mas nao consegui outra.
assim como gicle da primeira boca, boto 140 (maioria dos ap 1.8 e o meu eh 1.6) o carro em ponto morto nao consegue acelerar, soh sai barulho de ar.
boto 145 começa a ficar bom. pra ficar bom eh 150. porém esbarramos na limitacao tecnica de.. manter uns 80km;h enconstando no acelerador a sonda fica 0.82+- o que teoricamente é rico demais para a situacao.
ou seja, nao consegui mudar muito, ou vc trabalha com mistura pobre e se acostuma com o carro pobre até entrar o econostat e acordar o carro, ou vc deixa ele um pouco rico de baixa, que também é bom, pois numa pisada boa, cada desaceleração ou mudança de marcha o carburador encharca e resfria tudo. a sonda chega bater 0,65 comigo.
a pressao inicial da minha agulha é 0.1 rs.. e olhe lá.. mas minha vazao eh 300, antes com 250 acho eu tinha 0.2 inicial.. nao precisa botar muito pois bomba eletrica tem muita vazao, tira a mangueira, liga a bomba e encha uma garrafa pet pra ver
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pois então, estou na briga da caneta de baixa. a que melhor se comportou no meu carro foi uma 140/80 mas eu acho que dá exesso em sonda, nisso passei uma broquinha um poco maior na caneta ( dei pt no calibre) e o carro ficou bom de baixa porém sonda na lenta dá 0.86 0.78. tenho a leve impressão que a minha agulha ( nova) ta dando uma rateada. pressão inicial de comb em 0.3. em lenta a sonda teria que ficar em quanto ( pra ter uma certo fino em baixa pra não ser garganta ), e outra duvida, gigles de 1º e de segundo pra 1kg de pressao no meu 1.8 é com que base poderia começar ?
olha, nosso tipo de acerto muda conforme o carro é alterado, ex, pelo fato de termos pouca taxa para o alcool o nosso carro nao vai andar bem com sonda 1.00 por ex. o que tecnicamente seria uma mistura perfeita.
meu carro só comeca a desenvolver de baixa com 0.90~0.95 no maximo… com 1 ou acima fica quase que em desaceleração.
outra coisa é a lenta. por varias vezes consegui manter em 1.00 ou 1.20... de boa, porém o carro apaga com certa facilidade, ou (pelo fato de eu ter ar condicionado) nao consigo deixar nisso.
a melhor caneta comigo foi justamente essa 140/80, da um pouco de excesso de 1 e segunda marcha saindo devagar, as vezes até embola, mas nao consegui outra.
assim como gicle da primeira boca, boto 140 (maioria dos ap 1.8 e o meu eh 1.6) o carro em ponto morto nao consegue acelerar, soh sai barulho de ar.
boto 145 começa a ficar bom. pra ficar bom eh 150. porém esbarramos na limitacao tecnica de.. manter uns 80km;h enconstando no acelerador a sonda fica 0.82+- o que teoricamente é rico demais para a situacao.
ou seja, nao consegui mudar muito, ou vc trabalha com mistura pobre e se acostuma com o carro pobre até entrar o econostat e acordar o carro, ou vc deixa ele um pouco rico de baixa, que também é bom, pois numa pisada boa, cada desaceleração ou mudança de marcha o carburador encharca e resfria tudo. a sonda chega bater 0,65 comigo.
a pressao inicial da minha agulha é 0.1 rs.. e olhe lá.. mas minha vazao eh 300, antes com 250 acho eu tinha 0.2 inicial.. nao precisa botar muito pois bomba eletrica tem muita vazao, tira a mangueira, liga a bomba e encha uma garrafa pet pra ver
exato.. tem que atender esse detalhe que o milan citou.... mira o lambda em 1.00 e ve a reação do carro, vai engordando e sentindo...
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tecnologia complicando sua vida kkk
fase aspro mais facil ir na sensibilidade…