Sera que rola?
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meu ponto de vista tem embasamento no que foi projetado e exaustivamente testado pela engenharia da vw
de gra?a não está lá … isso eu garanto pra vocês, seja por emissão de poluentes, consumo, suavidade, etc, etc, etc, etc, a engenharia da vw não colocou de gr?tis os pinos ...
qnto ao consumo, eu me importo sim, carro preparado pra mim tem que ser o mais próximo de um original (prefiro equil?bro ao invós da brutalidade), afinal, mesmo que eu tome pau por ae, o carro é meu, e não vai ser acelerando com os outros que eu vou me divertir - não que não seja bom deixar alguns pra tr?s - é legal ir pras curvas e tal, e ver quem fala mais alto com um conjunto mais equlibrado.
deixando isso de lado, tem um post perdido do jr (overspeed) falando sobre condensação no coletor, quem se dispuser a procurar, que o faça hehehe
respodendo a você ka, nem vou me extender muito pq sei que nossas filosofias são diferentes ... ok é
1 - daniel, vc ta esquecendo que não é por causa de alguns pinos na admissão q vc vai ganhar km/litros em consumo num motor preparado.
não esquece tb q ng recomendou tirar os pinos de um motor todo original.
**máxima popular : de migalha em migalha, a galinha enxe o papo , uns pinos a menos ali, um aquecimento a menos ali, e já se foram 0.5 km/l (supondo, ok?) a menos …
qnto ao motor ser original, pelo que o fl?vio tem em mente, o carro dele não vai ser nenhum turbo-a da vida a ponto de se justificar modificar tanta coisa as custas de um pequeno ganho... outra coisa, não é 100% do tempo que vc anda com pressão positiva no coletor, eae ?? como fica nessa fase ?? o motor é turbo, mas não está turbo, se é que me entende hehe **
2 - quanto a ser carro de pista ou não, me desculpe mas não tem nada a ver.
se fosse assim, vc iria preparar um motor com a giglagem original, pois não é um carro de pista e não pode ter aumento no consumo em troca de maior potência.
se for pra ganhar 15 cv e eu precisar fazer 4 ao invós de 8 km/l, pode crer que eu fico com os 8 km/l e tomo buxa de outro nego …
qnto ao item 3 que seriam a retirar os pinos, já foi dito acima que de gra?a eles não estão lá, considere como resposta o já afirmado .. ok ..
@ fluff : sem comentários né meu … vc tem um turbo-b e gosta de andar na rua ... virava 13 e pouquinhos nos 402mts, pro brasil é quase que um carro de pista ...
bão, that s it
não quero criar atritos ok é portanto caso eu tenha parecido impertinente, favor não pensar dessa maneira, pq não foi essa a intenção
[]?s
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blz pessoal
minhas considerações a respeito do assunto…
as aletas estão lá por questáes de funcionamento a frio do motor. servem para proporcionar uma grande superficie de troca de calor entre o combustivel e o coletor.
quando ligamos o carro o coletor esta na temperatura ambiente, com isso muito combustivel vai condensar ou nem chegar a vaporizar e vai ficar depositado nas paredes do coletor. esse efeito diminui bastante depois com o aumento da temperatura do motor, mas nao desaparece por completo nunca. acontece inclusive em motores com injecao multiponto sequencial funcionando a quente.
sendo assim as aletas vao ajudar no funcionamento a frio, em dirigibilidade e consumo (consequentemente emissoes tambem). quando o motor atinge a temperatura normal de funcionamento o efeito ja perde importancia. mas colocar mais área dentro do coletor nao pode ser feito de gra?a , em algum lugar vai ter que haver uma perda, e essa perda eh a maior restricao ao fluxo.
para o caso do fravio, vejam onde ele mora... qual a temperatura mais baixa do ano em recife, qual a media? começou a melhorar o negocio nao? e qual o uso do carro, trajetos curtos ou longosó se forem longos, melhor ainda.
acredito que na aplicação em questao seja possivel tirar as aletas com ganhos que superem os eventuais prejuizos.
jah o bico, nao eh bom colocar ele no coletor caso as aletas sejam retiradas... nao me parece que vai distribuir bem o combustivel entre os cilindros, com certeza vai distribuir pior em relacao a instalacao na tampa de pressurizacao.
caso as aletas sejam mantidas, o bico pode ficar la por baixo mesmo.
abraços...
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jah o bico, nao eh bom colocar ele no coletor caso as aletas sejam retiradas… nao me parece que vai distribuir bem o combustivel entre os cilindros, com certeza vai distribuir pior em relacao a instalacao na tampa de pressurizacao.
caso as aletas sejam mantidas, o bico pode ficar la por baixo mesmo.
abraços...
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magavilha, o bico vai mandar alcool pulverizado certinho e logo de cara vai bater nas aletas e virar liquido novamente
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ka não precisa nem contar isso é basico, para quem entende de mecanica, a menos de tudo qu se fale aqui tenha que se provar, ai vai ficar dificil conversar, acredito que o intuito do forum é cada um colocar suas experiencias e o que sabe tanto no prático como no teorico, cabe a cada um aceitar ou não.
acho que ninguem tem de provar nada quem entende vai saber se o que está sendo dito é aceitavel ou não.
abs
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vc tem raz?o, não vou perder tempo tentando convencer gregos e troianos. devo falar o que sei ( e não o que eu acho que ? ) e acredita quem quiser =)
quem conhece preparação (quem prepara motor, quem meche, quem ja cansou de fzr, e não quem só fala do contra sem nunca sequer ter testado o que ta falando) sabe o adianto que da na real em conjunto com o acerto
cara, nesses 18 anos que estou ligado em preparação de motores, que sou rato de oficina e preparador do carros (foram 9) que tive, ja vi muuita gente preparar motor e após um tempo, a pessoa despreparar o motor pra trocar de carro ou pq não quer mais carro mexido por causa de consumo ou outros motivos. e ninguem pos devolta a tal grelha e ninguem reclamou que o carro passou a beber mais do que qdo era original.
q coisa né? =p
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e ae trutaiada
nun intendo como ces fica nessa ae
a parada eh firmeza qualque mane sabe
da fita ae dus pino
vagabundo ae quê dexa us pinu e dis que eh melho
intao
faz o trampo ae du geito de o 6
coloca mais pinu lah no peh do coletor
coloca ae uns trinta quarenta pinu a mais
v lah se eh issu mesmo
v lah se o carango vai corre mais
*** editado pela moderação ***
flw
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e ae trutaiada
nun intendo como ces fica nessa ae
a parada eh firmeza qualque mane sabe
da fita ae dus pino
vagabundo ae quê dexa us pinu e dis que eh melho
intao
faz o trampo ae du geito de o 6
coloca mais pinu lah no peh do coletor
coloca ae uns trinta quarenta pinu a mais
v lah se eh issu mesmo
v lah se o carango vai corre mais
caralho
zeh rruela eh foda
flw
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aehahuhuuhaeuheauhaeuahaeuaeuahauhaeuhae
tio, relaxa, sei que você não tem a mesma paciência que eu, mas por favor né?çãooo estressa
lemos muita coisa que sabemos na ra?a não ser a real, mas faz parte, é a vida
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vc tem raz?o, não vou perder tempo tentando convencer gregos e troianos. devo falar o que sei ( e não o que eu acho que ? ) e acredita quem quiser =)
quem conhece preparação (quem prepara motor, quem meche, quem ja cansou de fzr, e não quem só fala do contra sem nunca sequer ter testado o que ta falando) sabe o adianto que da na real em conjunto com o acerto
cara, nesses 18 anos que estou ligado em preparação de motores, que sou rato de oficina e preparador do carros (foram 9) que tive, ja vi muuita gente preparar motor e após um tempo, a pessoa despreparar o motor pra trocar de carro ou pq não quer mais carro mexido por causa de consumo ou outros motivos. e ninguem pos devolta a tal grelha e ninguem reclamou que o carro passou a beber mais do que qdo era original.
q coisa né? =p
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cara voce para min ainda é muito novo, pois eu mecho com preparação dede que fazia engenharia e corria de rally ao mesmo tempo, isso desde 1974.
acredito que é um pouco mais de tempo só do que voce e nem por isso tento impor a minhas idéias e conceitos porque o que vale é a mente aberta.
que coisa né ?
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cara voce para min ainda é muito novo, pois eu mecho com preparação dede que fazia engenharia e corria de rally ao mesmo tempo, isso desde 1974.
acredito que é um pouco mais de tempo só do que voce e nem por isso tento impor a minhas idéias e conceitos porque o que vale é a mente aberta.
que coisa né ?
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mais mente aberta do q eu tenho? cara, vc realmente não me conhece hehehe basta me mostrar e provar que 1+1=3 q ta tudo bem hehehehehe
não entendi o pq do teu post em tom agressivo, não to impondo nada aqui, mesmo pq não ganho absolutamente nada com isso.
a única coisa que tento evitar é que as pessoas comentam erros e percam tempo e dinheiro desncessariamente. só isso.
quantas e quantas pessoas aqui mesmo nesse forum ja tentaram fzr coisas que eu desconselhei e se deram mal? vc ja deve ter visto.
quantas e quantas pessoas aqui mesmo nesse forum ja tentaram fzr coisas que aconselhei e depois voltaram aqui com um sorriso de orelha a orelha? vc tb ja deve ter visto
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mais mente aberta do q eu tenho? cara, vc realmente não me conhece hehehe basta me mostrar e provar que 1+1=3 q ta tudo bem hehehehehe
não entendi o pq do teu post em tom agressivo, não to impondo nada aqui, mesmo pq não ganho absolutamente nada com isso.
a única coisa que tento evitar é que as pessoas comentam erros e percam tempo e dinheiro desncessariamente. só isso.
quantas e quantas pessoas aqui mesmo nesse forum ja tentaram fzr coisas que eu desconselhei e se deram mal? vc ja deve ter visto.
quantas e quantas pessoas aqui mesmo nesse forum ja tentaram fzr coisas que aconselhei e depois voltaram aqui com um sorriso de orelha a orelha? vc tb ja deve ter visto
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na verdade, desculpe se fui agressivo, não era minha intenção, é que eu faão diferente, coloco minhas idéias se quiserem aceitar tudo bem se não quiserem vão se lembrar quando der errado, mas minha obrigação ou cumpri que foi a de não esconder nada e de orientar, talvez por isso a nossa divergencia.
veja tem muita coisa que não concordo nesse tópico pois tudo que está ai eu já usei, postei minha opinião e percebi que o pessoal nem se tocou, mas nem por isso eu insisti, pois quando não funcionar ai vão lembrar do que postei.
abraços - ernest
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na verdade, desculpe se fui agressivo, não era minha intenção, é que eu faão diferente, coloco minhas idéias se quiserem aceitar tudo bem se não quiserem vão se lembrar quando der errado, mas minha obrigação ou cumpri que foi a de não esconder nada e de orientar, talvez por isso a nossa divergencia.
veja tem muita coisa que não concordo nesse tópico pois tudo que está ai eu já usei, postei minha opinião e percebi que o pessoal nem se tocou, mas nem por isso eu insisti, pois quando não funcionar ai vão lembrar do que postei.
abraços - ernest
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internet é muito complicada mesmo pra se expressar. ambos estamos falando a mesma coisa.
o que vc escreveu acima é bem o q penso e tb o que muitas vzs acontece com meus coments. ambos pensamos a mesma coisa a respeito.
ah, mp pra vc.
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a questão é simples pacas…. os pinos servem pra aquecer a mistura por diversos motivos:
1- qdo a mistura esta a baixa temperatura ( considere 15?c o alcool o que nem é tão baixo assim) o combustivel começa a perder sua caracter?sica de ficar vaporizado, como a velocidade que a mistura passa pelo coletor é alta a temperatura no mesmo chega a abaixar quase uma dezena de ?c, como uma parte do alcool não vai mais ser arrastada porque ficou condensada a mistura fica pobre, para evitar isso a fabrica aqueceu a mistura fazendo com que ela trombasse contra as aletas (o nome correto dos pinos) aquecidas, caso contrário vc teira que enriquecer a mistura o que causa aumento de consumo e maior emissão qdo o motor estiver em temperatura de funcionamento normal.
como o carro é feito pra atender uma média de usuários e emitir pouca poluição (ninguem faz coc? na sala de casa né ?) a fabrica usa um outro sistema de enriquecimento chamado afogador, que enriquece apenas um pouco e junto com o aquecimento torna o carro usável eqto estiver na fase de aquecimento sem que emita muito mais do que o permitido/projetado
qdo vc tem um carro e coloca um kit turbo vc naturalmente enriquece a mistura pra ganhar torque e esquece emissão de poluentes, tanto assim que em 90% dos carros turbo carburados vc desliga o afogador (ou nem sua ele mesmo qdo o carro tá frio)
2- uma segunda função das aletas é causar turbilhonamento na mistura para que a mesma fique o mais homog?nea possível (misturar o combustivel com o ar), assim aliado ao aquecimento da mistura vc pode manter a mesma um pouco mais pobre melhorando o consumo e emissão.
nos carros turbo acaba se tirando as aletas porque vc precisa enriquecer a mistura de qualquer forma pra poder alimentar a potência que vem a mais, então mesmo condensando uma parte ainda sobre combustivel na mistura suficiente pra dar dirigibilidade a frio, da mesma forma qdo vc tem pressão de turbo a mistura já recebe mais turbilhonamento naturalmente, então as aletas perdem boa parte da sua função, mas (sempre tem o ,mas ) tbm ocorre que por vc ter uma msitura mais rica existir? mais alcool e consequentemente qdo vc injeta mais deste combustivel vc abaixa mais a temperatura do coletor o que pode causar falha na alimentação em regimes de transientes, por exemplo vc vem com o carro a uns sei lá... 3.000rpm bem na casquinha e afunda o po de uma vez**, dependendo do acerto** que tiver o carro, dá uma apagada uns instantes (coisa de menos de segundo) e aí cresce de vez isso acontece porque nessa hora vc injeta muito alcool que rouba a temperatura do coletor e por alguns instantes o alcool que deveria entrar vai condensar nas paredes até que o regime de fluxo se reestabele?a…. vc pode minimizar isso com um paciencioso acerto de primeiro estágio, mas o efeito sempre vai estra lá...podendo ser algo grotesco ou algo aceitável normalmente....
certamente se vc tiver as aletas o acerto é mais facil porque o efeito não acontece, só que vc perde fluxo (obvio) e perde potência tbm porque a mistura vai sempre entrar mais quente, o que não é algo que donos de carro turbo desejem (temperatura de admissão mais alta porque causa detonação)... o qto influencia é algo que é dificil de ser mensurado porque vc muda de aplicação aberta (diversos perfis de usuário e de utilização) pra perfil definido (? o seu carro pro seu uso e seu gosto particular)
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a questão é simples pacas…. os pinos servem pra aquecer a mistura por diversos motivos:
1- qdo a mistura esta a baixa temperatura ( considere 15?c o alcool o que nem é tão baixo assim) o combustivel começa a perder sua caracter?sica de ficar vaporizado, como a velocidade que a mistura passa pelo coletor é alta a temperatura no mesmo chega a abaixar quase uma dezena de ?c, como uma parte do alcool não vai mais ser arrastada porque ficou condensada a mistura fica pobre, para evitar isso a fabrica aqueceu a mistura fazendo com que ela trombasse contra as aletas (o nome correto dos pinos) aquecidas, caso contrário vc teira que enriquecer a mistura o que causa aumento de consumo e maior emissão qdo o motor estiver em temperatura de funcionamento normal.
como o carro é feito pra atender uma média de usuários e emitir pouca poluição (ninguem faz coc? na sala de casa né ?) a fabrica usa um outro sistema de enriquecimento chamado afogador, que enriquece apenas um pouco e junto com o aquecimento torna o carro usável eqto estiver na fase de aquecimento sem que emita muito mais do que o permitido/projetado
qdo vc tem um carro e coloca um kit turbo vc naturalmente enriquece a mistura pra ganhar torque e esquece emissão de poluentes, tanto assim que em 90% dos carros turbo carburados vc desliga o afogador (ou nem sua ele mesmo qdo o carro tá frio)
2- uma segunda função das aletas é causar turbilhonamento na mistura para que a mesma fique o mais homog?nea possível (misturar o combustivel com o ar), assim aliado ao aquecimento da mistura vc pode manter a mesma um pouco mais pobre melhorando o consumo e emissão.
nos carros turbo acaba se tirando as aletas porque vc precisa enriquecer a mistura de qualquer forma pra poder alimentar a potência que vem a mais, então mesmo condensando uma parte ainda sobre combustivel na mistura suficiente pra dar dirigibilidade a frio, da mesma forma qdo vc tem pressão de turbo a mistura já recebe mais turbilhonamento naturalmente, então as aletas perdem boa parte da sua função, mas (sempre tem o ,mas ) tbm ocorre que por vc ter uma msitura mais rica existir? mais alcool e consequentemente qdo vc injeta mais deste combustivel vc abaixa mais a temperatura do coletor o que pode causar falha na alimentação em regimes de transientes, por exemplo vc vem com o carro a uns sei lá... 3.000rpm bem na casquinha e afunda o po de uma vez**, dependendo do acerto** que tiver o carro, dá uma apagada uns instantes (coisa de menos de segundo) e aí cresce de vez isso acontece porque nessa hora vc injeta muito alcool que rouba a temperatura do coletor e por alguns instantes o alcool que deveria entrar vai condensar nas paredes até que o regime de fluxo se reestabele?a…. vc pode minimizar isso com um paciencioso acerto de primeiro estágio, mas o efeito sempre vai estra lá...podendo ser algo grotesco ou algo aceitável normalmente....
certamente se vc tiver as aletas o acerto é mais facil porque o efeito não acontece, só que vc perde fluxo (obvio) e perde potência tbm porque a mistura vai sempre entrar mais quente, o que não é algo que donos de carro turbo desejem (temperatura de admissão mais alta porque causa detonação)... o qto influencia é algo que é dificil de ser mensurado porque vc muda de aplicação aberta (diversos perfis de usuário e de utilização) pra perfil definido (? o seu carro pro seu uso e seu gosto particular)
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me desculpem…mas não entendi nada é um dos raros casos onde vejo alguem escrever com sotaque
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sotaque paulistano hehehe conheão ele pessoalmente, o cara é gente fina, só um pouco psico com carros preparados. ja falei algumas vezes pra ele néçãooo digitar com sotaque aqui no forum hehehe
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grande over, disse o que faltava para ser dito …
cada um faz o que quer, tendo em vista o que pode acontecer..
@ dnt-turbo : mano a parada é a seguinte, cada um tem o seu pto de vista ... se vc monta c/ biela de simca, cabeçote de gordini e turbo de avião da dácada de 40 não cabe a mim criticar, mas tenho total direito de falar que tem coisa melhor he he he ... portanto, respeite o meu ponto de vista, eu respeito o seu, e agente fica a pampa ...
@ ka, nem preciso falar que vc foi provocativo, mas tá loonge de me deixar estressado, afinal, depois de tanto discutir ctigo nem rola de ficar discutindo essas coisas, afinal a minha linha de pensamento difere da sua ...
abraços
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magavilha, o bico vai mandar alcool pulverizado certinho e logo de cara vai bater nas aletas e virar liquido novamente
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só uma parcela ?nfima do álcool saindo do bico deixa de ser láquida, e é em função da redução na pressão (expansão de p_comb para p_coletor)…
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alguem pode fazer o resumo…..........hehehehhe.??????????
no meu caso:
1-deixa os pinos
2-bota o bico na tampa de pressurizacao(mufla)
3-pode usar sua bombinha de monza mesmo que ela(s) com 3,0 bar de pressao dão conta do recado.........lindamente...
apenas opiniao pessoal....
baseado em fatos reais
; )
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fr?vio:
tira os pinos. quanto menor a restrição do sistema de admissão melhor ser?. vc consegue mais potência usando uma pressão de turbo menor. com isso vc tb poupa seu equipamento e gasta menos combustável. ao contrário do que alguem disse, ter uma admissão livre em um carro turbo é tão ou mesmo mais importante do que num aspirado.
coloca o bico na pressurização. a mistura se tornar? mais homog?nea além do fato de ser mais fácil de colocar ali do que no coletor.
mas lembre-se, nada melhor do que usar intercooler e uma boa injeção eletrúnica. abraços e boa sorte.
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bom.. vamos lah…
aki eh kente pra caralho... ta chovendo e bate 26 graus lah fora...
36 graus eh normal ....
a ideia de por o pino no coletor se baseia pelo simples fato de nao kerer cuspir alcool em cima do tbi e/ou em cima do bico original...
se bem que o bico original ja pulsa em cima da borboleta, mais não sobre pressao (quando turbo, claro), da? tenho medo de escorrer pelo eixo e danificar os sensores...
mais, pensando bem, sobre pressao ele vai vazar (se tiver que vazar) tanto com um (o original) ou 2 bicos entao ta decidido, bico na tampa
agora, os pinos, aki eh kente bagaray, acho que eles vao para o c?u
meu carro bate pino as vezes original, imagina turbo (kente)... pra que mais kero aquecer mais essa jo?a?
intercooler esta no projeto (futuro)...