Lubrificação extra
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fala galera montei um 1600 no meu velho 64 e queria saber alguns detalhes sobre o circuito extra de lubrificação , ja que pretendo montar um turbo num futuro nao muito distante … sei que o duplo circuito com radiador de oleo extra é essencial , mas não sei os detalhes da montagem , se o retorno cai no carter ou retorna pra bomba , etc ... apenas o esquema do circuito pra ser mais exato ... desde ja agradeão ...
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a primeira coisa que você já pode providenciar no seu 1600 atual será a utilização da refrigeração original da kombi moderna, que é a mais eficiente. o radiador de óleo da kombi é montado num suporte de alumínio para desloc?-lo do fluxo de ar que vai refrigerar o cilindro 3 e 4. só com esse sistema você já vai poder usar seu 1600 sem riscos de estragar por alta tempertura, mesmo com o po embaixo por muito tempo.
quanto a turbinar, procure tópicos que falem a respeito, os segredos são muitos e atenção especial dever? ser dada aos detalhes, pois eles não existem no motor vw ar. todo motor moderno hoje já tem os aperfei?oamentos necessários para lidar com potências específicas altas; já o vw ar, antes de potencializ?-lo, terá que incorporar todos os melhoramentos necessários.
o caminho é longo… mas vale a pena, principalmente depois de passar por cima de um ap... não que esse motor seja superado pelo vw ar, é que o fusca é mais leve que qualquer gol e derivados, acelera mais, principalmente na rua (não faça corridas nas ruas, r-ach-as, vê para as pistas de arrancada ).
abraço.
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a primeira coisa que você já pode providenciar no seu 1600 atual será a utilização da refrigeração original da kombi moderna, que é a mais eficiente. o radiador de óleo da kombi é montado num suporte de alumínio para desloc?-lo do fluxo de ar que vai refrigerar o cilindro 3 e 4. só com esse sistema você já vai poder usar seu 1600 sem riscos de estragar por alta tempertura, mesmo com o po embaixo por muito tempo.
quanto a turbinar, procure tópicos que falem a respeito, os segredos são muitos e atenção especial dever? ser dada aos detalhes, pois eles não existem no motor vw ar. todo motor moderno hoje já tem os aperfei?oamentos necessários para lidar com potências específicas altas; já o vw ar, antes de potencializ?-lo, terá que incorporar todos os melhoramentos necessários.
o caminho é longo… mas vale a pena, principalmente depois de passar por cima de um ap... não que esse motor seja superado pelo vw ar, é que o fusca é mais leve que qualquer gol e derivados, acelera mais, principalmente na rua (não faça corridas nas ruas, r-ach-as, vê para as pistas de arrancada ).
abraço.
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fala chico biela faz tempo hein então estás por aqui … bom , muito provavelmente vc não deva se lembrar , mas a alteração para 1600 foi uma sugestão sua e do dinas lá do outro fórum ...
... fazem uns 3 meses desde então e eu desmontei o velho 1200 , e após constatar ele estar irrecuperavel (havia muitas folgas , que ocasionavam em fuga de oleo e perda de pressao na linha) , decidi de vez pela alteração ... desde o garimpo de peças em boas condições para as solex 32 , até a montagem completa do motor , foi tudo realizado por mim mesmo ... a vw disponibilizou em seu site uma apostila didatica sobre o 1600 que é muito util , e graças a uns contatos que eu tenho com o pessoal do senai daqui de santos algumas tabelas de torque me foram disponibilizadas ... tive grande problema com a adaptação do volante do motor , pois como vc deve saber , o volante dos motores mais modernos não entra na caixa do 1200 ... então tive que usar o proprio motor do 1200 , com furação adaptada para os pinos-guia do vira do 1600 e com uma bucha externa colocada sob pressão para conseguir encaixar o volante no retentor sem haver folgas , pois o diametro daquela flange é menor no 1200 tambem ... para minha surpresa , a embreagem respondeu bem ao motor mais forte e não esta patinando , mas ainda ha um vazamento de um pequeno fio de oleo , por isso retirei o motor hj para resolver por completo , me parece que está vazando pela antiga furação dos pinos do 1200 que ficaram abertos , ja que a bucha encaixou perfeitamente com o retentor e a flange esta totalmente seca ... tapei os furos e certamente agora todos os problemas foram sanados ...
quanto ao turbo é apenas mais um projeto maluco meu ... eu não queria montar canhão , porque não pretendo abrir mão das rodas de 5 furos , e com elas a questão dos freios fica muito complicada , sem falar na embreagem que certamente esta trabalhando no limite ... o sistema do 1200 é muito r?stico , não existem molas de amortecimento e o diametro do disco , bem como a face de atrito é bem menor que no 1600 , portanto não ha viabilidade em se montar no velho fusca , a nao ser que eu modifique toda a caixa de cambio , colocando rodas de 4 furos e freios a disco além de , no minimo , uma embreagem de kombi diesel ... mas eu ja estou com planos de montar uma brasilia apenas para tal finalidade , ja adquiri outra dupla de solex , só está dificil achar as borboletas de 34 mm , o plano envolve um motor 1800 com turbo ... por isso o meu interesse em saber sobre o circuito duplo de lubrificação , pois será indispensavel de qualquer forma , essa experiencia está sendo de grande valia pra mim ... não imaginava que um motor poderia ser tão simples e isso está me tornando fanatico pelo velho vw ... ao contrario dos antigos que aprendiam com motores a ar e depois partiram pros a agua , eu estou seguindo a contra-mão , comecei mexendo em motor a agua e estou ca?ndo no vw a ar ...
mais umas perguntas : o que é diferente no radiador da kombi ??? essa peça de aluminio que vc citou é como se fosse uma flange ??? é compativel com qualquer 1600 ??? lembrando que o que estou usando é anterior ao 83 , portanto é aquele que o pessoal chama de motor de prisioneiro pequeno ...
... como vc lida bastante com vw a ar , se conhecer alguem que precise de peças de 1200 , eu possuo muitas em ótimas condições ... estou vendendo porque não vai me ter mais utilidade alguma e eu sei da dificuldade de se achar peças em boas condições pra esse motor ... desde já agradeão ...
abraços ...
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bem, vou me meter no tópico, pois modificações como as citadas acima estão sendo feitas no meu motor
comeão pela carca?a da vento?nha. não se trata desse modelo da foto, mas dá pra ter uma idéia:
essa aí é muito semelhante ao sistema antigo da kombi (ali?s, vw a ar em geral). note que a foto é da parte de tr?s do motor. ela é do tipo que comporta apenas o radiador de óleo deste tipo:
uma foto do meu motor antes da modificação:
a carca?a da vento?nha do tipo moderno de refrigeração, se assemelha é essa aqui:
note que apareceu um anexo. surgiu porque o radiador foi deslocado para fora do caminho que o ar percorre até chegar aos cilindros 3 e 4. existe uma peça em alumínio para deslocar o radiador. no brasil, infelizmente, ainda é usado o radiador da foto acima.
ainda bem que numa sorte grande eu achei isso aqui:
esse radiador equipou os famosos motores planos da vw. porém, não é muito comum de se ver essa peça de alumínio ao lado dele. nos outros mercados fora do brasil, era esse o radiador que equipava os fuscas, m?xico, eua, alemanha…
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eu fiz essa alteração no meu 1974 1600
a caixa de ventilação original foi substitu?da por uma da kombi 1984, com o radiador deslocado…
agora é inverno então não consegui testá-lo no calor, mas fiz uma viagem com serra e a temperatura do óleo ficou mais estável...
antes com a outra refrigeração, a temperatura variava muito, chegava a 100 graus numa subida mais forçada. e com essa nova, não passou de 80...
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valeu galera … todas as sugestáes estão sendo muito uteis ... estou providenciando esse sistema deslocado de refrigeração ...
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marco,
as fotos ficaram ótimas e bem explicativas. o suporte para o radiador de óleo de alumínio é bem raro de ser encontrado. a grande maioria é para o radiador de aão comum. a diferença de refrigeração é pequena, não chega a complicar.
fiasa,
… o volante dos motores mais modernos não entra na caixa do 1200 ... então tive que usar o proprio motor do 1200 , com furação adaptada para os pinos-guia do vira do 1600 e com uma bucha externa colocada sob pressão para conseguir encaixar o volante no retentor sem haver folgas , pois o diametro daquela flange é menor no 1200 tambem ...
==> o volante dos fuscas 1967 são iguais em di?metro aos dos 1200 e se encaixam no virabrequim mais novo. meu primeiro fusca era desse ano e, para instalar um 1700 nele, tive que usar o volante do 1300. a embreagem é que patinava de vez em quando.
ja adquiri outra dupla de solex , só está dificil achar as borboletas de 34 mm , o plano envolve um motor 1800 com turbo ...
==> use as 32 mm mesmo, a diferença é imperceptível a nível de xxx.
o que é diferente no radiador da kombi ??? essa peça de aluminio que vc citou é como se fosse uma flange ??? é compativel com qualquer 1600 ??? lembrando que o que estou usando é anterior ao 83 , portanto é aquele que o pessoal chama de motor de prisioneiro pequeno...
==> as fotos do marco explicam bem. esse suporte não é compatével com os motores que usam o radiador dentro da caixa de ventilação, por causa dos furos na carca?a do motor serem menores. isso não impede de ser adaptado o suporte. no suporte, os prisioneiros de 8 mm devem ser removidos e, em seu lugar, usar parafusos e porcas de 6 mm, com comprimento compatével (qualquer loja de parafusos tem a medida que precisar); o prisioneiro de 6 mm que fica na carca?a deve ser substitu?do por outro mais longo e usar uma arruela para que a porca seja bem colocada, pois o furo é para parafuso de 8 mm. nas lojas de parafusos é comum se encontrar arames rolados , que são varetas de aão de vêrios di?metros com roscas em mil?metros e em polegadas, e com eles se faz novos prisioneiros cortando-os na medida necessária. no motor vw ar, as medidas são em mil?metros.
... como vc lida bastante com vw a ar , se conhecer alguem que precise de peças de 1200 , eu possuo muitas em ótimas condições ... estou vendendo porque não vai me ter mais utilidade alguma e eu sei da dificuldade de se achar peças em boas condições pra esse motor ... desde já agradeão ...
==> no site www.fuscaclube.com.br existe um fórum www.fuscafloripa.com.br semelhante ao preparados.com.br e tem uma seção de peças. anuncie lá, só dá fuscaman?acos. essa é uma das razões de eu ter sumido um pouco do preparados. também sou sócio do fusca clube brasil, onde h? muita procura por peças originais dos 1200. vou perguntar quem precisa de algo.
abraço.
chico biela.
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blz … valeu pela força ...
do volante dos 67 eu ja sabia , porém um volante desses é mosca albina por aqui ... no entanto ja esta resolvido ... eu fiz a adaptação no proprio volante do 1200 , inclusive usando a embreagem do mesmo e embora o sistema seja arcaico , nao patina muito ...
quanto ao radiador , agradeão pela sugestão e ja estou vendo os meios para se adapta-lo , bem como a respectiva capelinha ... aproveito que o motor esta fora e faão tudo num so pacote ...
eu ja anunciei ha tempos o motor inteiro no fusca clube , mas nao interessou a ninguem ... talvez as peças em separado interessem ... só nao vendo o distribuidor (impecavel inclusive , estou usando no 1600) e a solex 28 que eu faão questão de guardar ... o resto tenho quase tudo ...