Valor da r/l
-
os valores de r/l dependem do projeto do motor.
r é metade do curso do pistão
l é a dist?ncia entre os centros da biela (onde vão as bronzinas e o pino de pistão)
quanto maior é o valor de r em relação ao comprimento l da biela, maior é o ?ngulo máximo que ela faz em relação ao eixo longitudinal do cilindro, forçando lateralmente o pistão contra o cilindro. isso pode dizer o quanto o pistão e o cilindro se desgastam com o uso: quanto maior r/l, maior o desgaste de ambos.
os motores vw ar tám bielas com 137 mm entre centros e curso de 69 mm, resultando r/l = 0,25.
os motores vw ar 2300 tám bielas originais e curso de 82 mm, dando r/l = 0,306.
bielas mais longas para vw ar são de 5,7 e de 6 , utilizadas em motores com até 90 mm de curso. no caso extremo, 6 e 90 mm, r/l = 0,295.
quanto menor o valor de r/l, melhor será para o pistão, pois o esforão lateral sobre o cilindro será menor e menor será seu desgaste.
os motores ap biela longa surgiram para consertar um erro de projeto que ocorreu com o primeiro 1800. esse motor foi feito com as bielas do motor passat md-270, com o curso aumentado para 86,4 mm. a relação r/l ficou em 0,318, tornando o motor ?spero em seu funcionamento em altas rotações. a biela antiga é forte, mas é mais curta que a do vw ar, com cerca de 136 mm. para resolver esse problema e permitir a exist?ncia do motor vw ap 2.0, a biela cresceu para 144 mm, fazendo r/l ficar em 0,300 no 1.8 e 0,322 no 2.0 (curso de 92,8 mm, se estiver correto). observem o valor do 2.0, o que explica a aspereza desse motor acima dos 5000 rpm.
motor ap biela longa eficiente como a vw propalou é balela, pois esse motor foi criado para resolver problema técnico de desgaste acentuado nas paredes dos cilindros dos primeiros motores vw ap…
já o vw ar sempre teve valores de r/l excelentes em termos de projeto, uma das razões de sua durabilidade no passado, quando todos os motores estavam sob as mesmas condições de uso (gasolina ruim, todos carburados, óleos de média qualidade, etc).
abraço.
-
obrigado pela correção, é o que dá mexer só com os refrigerados a ar.
abraço.
chico biela
-
aki tem um que corre na arrancada
tem escrito atraz: bx-macho