Será q isso é serio??? vamos discutir
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isso não é verdade.
fazer peças de aluminio billet, que é pegar um bloco solido e usinar/tornear até chegar ao formato da peça é otimo pra fazer peças de acabamento… pra peças de alta resistencia não é nem de longe o melhor metodo.
abs..
martin
entao qual seria a maneira para se obter um ?timo resultado em termos de resistencia da peça??
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isso não é verdade.
fazer peças de aluminio billet, que é pegar um bloco solido e usinar/tornear até chegar ao formato da peça é otimo pra fazer peças de acabamento… pra peças de alta resistencia não é nem de longe o melhor metodo.
abs..
martin
martin, pelo que sei, li e aprendi, as peças de billet que são carved numa maquina de cnc são mais resistentes do que as peças forjadas porque o material a cada vez que é aquecido e depois esfriado vai perdendo resistencia, e as peças forjadsa tem que ser aquecidas e receber uma tal pressão pra ficarem na forma e resist?ncia desejada… já uma peça machined pode ter o bloco pré pressionado pra ter mais resist?ncia e é só torneada com a m?quina, assim não precisando de ser re-aquecida e perdendo resistencia...
tanto que as rodsa mais leves e resistentes do mercado sao as 3 piece que tem o miolo que é onde recebe maior atrito, pressao e tal feitas numa maquina de cnc... tanto pela bbs, oz, entre outras, qt pelos chip foose e boyd coddington da vida...
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outra coisa só pra constar, pra quem acha que alumínio é tudo igual, existe um tratamento térmico que se faz chamado envelhecimento que pode faz?-lo ficar até mais resistente e menos flexível que o aío. portanto, só depois que o pessoal começar a usar mesmo pra gente ver. e liga de alumínio para uso aeroespacial é muito boa e cara mesmo devido aos componentes da liga.
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ordones, o martin tem raz?o. uma peça usinada nunca vai ser mais resistente que uma forjada, mas isso é devido é microestrutura do material forjado. é meio dificil de explicar, mas o martin tem raz?o.
ah ta, entendi reuel…
aqui, alumínio grade 640 é bem resistente? pq que é leve eu sei, mas qt a resist?ncia num tneho infos nenhuma... minhas rodas 5zigen fighter 17x7 sao feitas dessa liga, forjadas, pesam 6.4kg cada.... só q num sei qt a força delas...
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sempre soube que ligas de alumínio são muito mais rig?das do que aão e do que tit?nio. e que quebram em vez de entortar como tit?nio e aío.
existem ligas de aluminio e ligas de aluminio…
as mais comerciais tem pouca resist?ncia mecânica mas são bem flexíveis
ligas de alumínio com as características que vc está falando são tratadas ou são ligas especiais que são muito caras.
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ah ta, entendi reuel…
aqui, alumínio grade 640 é bem resistente? pq que é leve eu sei, mas qt a resist?ncia num tneho infos nenhuma... minhas rodas 5zigen fighter 17x7 sao feitas dessa liga, forjadas, pesam 6.4kg cada.... só q num sei qt a força delas...
o peso específico de qualquer liga de alumínio é bem baixo. depende dos elementos de liga que tem na sua roda. essa aí especificamente eu não sei. tenho um material que fala sobre isso mas tá lá em casa. se eu lembrar eu posto aqui amanhã.
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quanto é o coeficiente de dilatação de uma biela dessas?
uma biela em trabalho normal deve atingir por volta de 200 ?c, duvido muito que dilatem tanto assim a ponto de impedir o uso do motor frio.
sinceramente ainda não sei o pq de não usar biela de alumínio em street, só se houver algum problema que envolva fadiga.
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bielas de alumínio são usadas em motores dragsters devido ao seu peso ser menor em relação é resist?ncia solicitada, principalmente quando a liga é a 7075.
essa liga é extremamente rígida, usada em trem de pouso da aeronave p-16 tracker, o avião da fab que pousava no porta-aviões minas gerais (hoje aposentado, assim como esse avião).
vi uma vez essa liga quebrada, parecendo desfolhar, como um galho quebrado, cheio de fibras. é um alumínio muito duro e resistente é tração, mas é fr?gil a impactos muito fortes.
apesar dessas características, uma biela não pode ser feita de alumínio para uso em motores de rua, simplesmente porque teriam que trabalhar muito tempo. lembrem-se que os motores dragster trocam as bielas de alumínio a cada competição.
trabalhar muito tempo significa um esforão de tração-compressão para o qual o alumínio não tem resist?ncia. é a chamada fadiga de material, que acaba gerando trincas entre os gr?os metálicos da liga e que crescem até constituirem-se em fraturas da peça. todo avião, feito principalmente em alumínio, tem um tempo de vida para sua estrutura, depois não valem mais nada.
no caso das bielas, apesar de fortes, quebrariam em pouco tempo, devido é ciclagem tração-compressão em processo de fadiga, puxando e empurrando os pistões. é por isso que os americanos não vendem bielas de alumínio para motores de rua.
o mesmo vale para as bielas de alumínio 7075 da uzina. só servem para motores de arrancada e devem ser substitu?das com relativa frequência, que só a experiencia vai dizer (alguém vai ter que quebrar uma delas e anotar o tempo de uso,,,).
abraço.
chico biela