Efeito ram air para carro
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quando a correção de combustivel pela injeção.
os mapas de combustivel que possuem map são construidos por pressão no coletor (bar) x rotação.
portanto se voce possuir uma admissão menos restritiva, provavelmente voce estará saltando de coluna (pressão no coletor) e consequentemente o mapa passar? a ler um valor de combustivel superior ao lido anteriormente.
no mapa mostrado abaixo, se voce estava com uma pressão no coletor de 865mbar no coletor e com um ram air voce está conseguindo 923mbar, verificando no mapa ( em uma mesma rotação, por exemplo 5000rpms ) voce está saltando de 498msegundos de fechamento do bico para 529msegundos de fechamento do bico. isto significa que o carro estará injetando mais combustivel sim
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metade da grade???
huahuahuahuahuahue e o arrefecimento???
hehehehe
sei lá… me diz como ele mediu a pressão?
preza isso... eu quero fazer uma entrada no choques tbm.... mas muuuito grande... hehehe
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na fueltech mostra isso ai cara
vou ver se tiro uma foto do lance
e por que afetaria tanto assim o arrefecimento? o radiador fica na outra metade da grade
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a que velocidade ????
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bah, naum sei exatamente a velocidade, mas é dando vdo né….hehhee
naum cheguei a andar com ele dando vdo
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vocês poderiam tentar pegar uns relóginhos de pressão de turbo ou vacu?metro e adaptar na entrada do cai para ver se marca alguma diferença esse ram air e em qual velocidade.
outra coisa maneira seria medir com o multimetro a sonda lamba e ver se dá alguma diferença na leitura com o ram air e sem ele. em teoria a mistura dever? ficar um pouquinho mais pobre com o ram air do que sem quando em wot.
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eu não sei…
a pressão do ar ali dentro do ram air em woot principalmente é tão pequena que seria necessário um man?metro que marcasse tipo 1kg...
e outra... hehehe...
eu conheão man?metro plugado em mufla pra turbo..... hehehe.... nunca vi um eskema que manovacu?metro ou de pressão instalado em um ram air... hehehe...
acho que nem daria pra medir a olho né.... só com algum equipamento eletrúnico...
no meu carro tem o vafc que monitora tbm o sensor map... ae seria facil... mas o equipamento custa por ae seus 1500 reais... =/
afc (air fuel controller) geralmente tem este tipo de funcionalidade... agora resta saber se dá pra adaptar um mult?metro no sensor map do cara que for testar isso...
só consigo enchergar solução pra esta questão assim... apelando pra tecnologia embarcada... custosa...
comprei os tubos ontem... 2 de 3pol e 5 metros e 2 de 2,75 pol...
preciso descolar uma prancha de vidro grande o suficiente pra testar a baga?a... mas a empolgação de ontem baixou hoje... hehehe... nao to tão confiante de que vou conseguir enchergar os pontos de baixa pressão como eu tinha planejado/comentado...
mas de qq forma... se eu o fizer, posto fotos aki do teste... hehe
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a? eh que tá a dúvida felipe…
teoricamente, rugoso leva vantagem...
que vontade de adaptar um veloc?metro (feito com calculadora digital) numa ventoinha e ver a que velocidade passa o fluxo dentro do tubo rugoso e um liso... hehhe
só assim mesmo pra matar nossas dúvidas...
cada vez que eu leio este tópico eu tenho uma ideia diferente... rrrrrr.. preciso começar a colocar tudo em prática... hahaha
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não é nehhum método cient?fico..mas achei interessante..
peguei o condu?te eletrico amarelo (corrugado) de 3/4 e soprei…
o barulho do ar correndo é feio mesmo...
depois soprei numa mangueira de jardim q era um pouco mais fina (mas era pouco mesmo)...
pela maior área, era de se esperar q eu precisasse fazer mais força pra soprar...
mas , pelo contrário..pareceu q eu fazia menos esforão pra soprar...
copm os 2 eu não consegu? empurarr com o sopro uma bolinha de borracha...
dai fiz o caminho inverso..tentei sugar uma folha de papel com os 2...
com a mangueira: uxei o papel mais rápido..mas depois q puxei e este tapou a entrada da mangueira, eu precisei fazer força pra segura o papel pra não cair...
com o conduite, eu fiz a mesma força pra sugar..o papel deu uma levantada, hesitou em subir até o tubo..qdo subiu, tapei a entrada...
mas a força que fiz pra segur?-lo sem cair foi bem menor do q com a mangueira...
talvez por isso os tubos de aspiradores de pos sejam corrugados e não lisos..
já os inaladores caseiros e compressores de ar (sopradores) tem uma mangueira reta...
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acho q é o mesmo princ?pio de polir os dutos…
qnto menos obst?culos, mais velocidade...
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não se aplicam as mesmas f?rmulas pros dois estados da matéria… gasoso e láquido...
os dutos são polidos pq as micro got?culas de combustável podem aderir a pequenas imperfeições, criando assim cotas maiores, ou mesmo um rio no tudo, por isso do polimento...
o ar aspirado não tem humidade suficiente pra aderir ?s paredes...
só que aí eu pergunto...
se rugoso é tão melhor na teoria...
como é que uma fabricante feito aem, skunk2, toda racing, (todas gringas e com bom capital pra investir em pesquisa) não usam ou possuem um tubo rugoso?
alguma razão deve de se ter...
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só pra dar uma idéia…
retirado do best cars: a nova( já é velha, a mais atual tem 175cv) yamaha yzf r1 despeja 172cv de potência a 12.500 rpm... com a pressão aerodin?mica no sistema de admissão forçada de ar pode chagar a 180cv
tem que se levar em consideração a velocidade em que se atinge essa potência e sistema de admissão que deve ser perfeito.
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estas são algumas das usadas lá fora…em vêrias aplicações.
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essa que o tb postou é corrugada pra ficar não-colabável (achatével), conduite corrugado também é assim. a parede do corrugado é bem mais fina que a do liso, e o corrugado vc pode aplicar concreto em volta que ele não achata. a do aspirador de po é corrugada pra dar flexibilidade.
a b&w, fabricante de caixas ac?sticas, usa um método de construção similar ao da bola de golfe nos dutos das suas caixas, mas é por um motivo mais prático: em mecânica dos fluidos, qualquer fluido que passa por um conduto tem velocidade máxima no centro desse conduto e mínima nas paredes (basta pensar num rio: o meio é uma baita corredeira, as margens sempre estarão mais devagar). pois bem, muita velocidade do ar no interior do duto dá sopro, algo que vc não quer ouvir no meio da sua mêsica, então o que eles fizeram é aplicar esse princ?pio da bola de golfe, de maneira a criar uma turbulencia tendente a equalizar a velocidade das bordas com a do centro do duto, diminuindo a velocidade de pico do ar e o tal do sopro.
não sei se é exatamente isso o que se busca pra dar o efeito ram-air. seria legal discutir se essa velocidade mais uniforme dada pela rugosidade da parede do duto seria h?bil a empurrar um maior volume de ar pra dentro da tbi, ou não. acho que uma corneta, pra trocar volume por pressão, daria mais resultado, mas posso estar errado.
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cris… me ajuda a entender isso aí, por favor....
com o baixo ponto de fulgor do álcool...a nuvem que vc falou é no sentido gasoso mesmo ou gotinhasó quando limpei os bicos, parecia que ele faz mini-gotinhas... como se fosse.... uma nuvem de serração mesmo, saca... mais densa... aí fiquei meio sem saber...
o bocal de ar da caixa de filtro de ar do corsa, que é um ram-air de pereba... dá conta? já dá esse efeito?
se o combustável (alcool) é pulverizado assim belezinha, pq o uno álcool original da minha m?e tem uma tomada de ar quente do escapamento?
são só dúvidas... minha intenção não é negar o que ninguém está falando, ok?
[]s
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o combustivel nao pode entrar gotejando pq senão não queima..ele tem q ser pulverizado..tanto a gasosa como o alcool
o bico tem q mandar no estilo nuvem ..como aqueles vaporizadores q as veinha colocam água e ficam tacando na samambaia (ou a tiazinha da limpeza usa pra jogar alcool nos vidros)
bico gotejando não é legal pq não vai queimar bem…a? pode ser estanqueidade zoada, ou só um bico bem sujo q atrapalha a formação do leque ....
teu corsa é mpfi?
o alcool abaixo de 15oc não queima muito bem..? mais difácil de dar a partida...
pra evitar q vc fique 1 hora tentando ligar um carro a alcool de manhã, e na sequencia o caro morresse, usavam os coletores com aquecimento...
nos multiponto vc despreza isso..vc vaicuspir na boca da válvula e o calor gerado pela c?mara vai blza...
só q no monoponto ou no carburado..vc mija alcool lá em cima, ele temq passar todo o coletor até chegar a válvula..
mas o coletor é de metal e metal absorve temperatura...vc vai roubar o calor da mistura q tá descendo e nessas vc atrapalha a queima...
por isso o coletor aquecido e a preocupação do ram air ou cai atrapalhar a emulsificação...
os unos fiasa eram todos monoponto...se bem q após 2000 os alcool usavam injeção, cabeçote, borboleta e coletor dos palios mpi
mas.....seja cai , ran-air ou mangueira e caixa de filtro originebas, vc vai captar ar na temp ambiente...vc não baixa disso..mas é mais frio q a temp q vc suga dentro do cofre na maioria dos carros....
se o coletor for aquecido, a termac trabaklhar direitino, o ram-air ou um simpels cai não vai atrapalhar em nada a emulsificação do alcool no carburado